Emburrecimento programado

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

KaelanyS 24/04/2024

Legal
O livro foi meio polêmico pra mim porque ao mesmo tempo que concordei e achei algumas idéias legais/que faziam sentido, também percebi mais ou menos pela metade e final do livro que ele tem um certo "enviezamento", e eu não concordava com algumas outras coisas.
Mas achei a leitura legal, faz a gnt pensar um pouco no tema, com certeza aprendi coisas valiosas lendo ele. Recomendo

Douglas211 23/04/2024

Um desabafo através de suas experiências
O livro do professor John Taylor Gatto foi publicado incialmente em 1992, então não fique chocado se as informações aqui não te surpreenderem muito. O autor comenta que não vai trazer grandes soluções para os problemas apresentados no livro, e ao decorrer vai comentar brevemente que a solução seria o livre mercado junto de um modelo em que as pessoas tem mais liberdade para praticar o homeschooling.

O livro trás muitas ideias e mostra um pouco sobre o sistema norte americano, que se assemelha muito ao modelo brasileiro. Gatto não tem intenção alguma de te convencer ou algo parecido, ele apenas expõe os fatos e cabe a você entender como as coisas de fato funcionam. Praticamente tudo é baseado em relatos e experiência, o que não deixa de ser bem fácil de entender porque é uma realidade bem semelhante a nossa.

Livro extremamente rápido para ler no entanto simplista por não trazer e debater grandes soluções, junto da falta de comparativos, dados e afins.

Recomendo também as ideias de Thomas Sowell e Rothbard em que criticam o modelo educacional global, e conseguem analisar minuciosamente como é um sistema que tem como objetivo a fortificação das instituições ao invés da educação. Gostaria de conhecer mais conteúdos em que abordam os temas com as tecnologias que temos hoje, digo, o fácil acesso a um smartphone creio já ser suficiente para crianças estarem aptas a aprender praticamente o que quiserem.

Um bom livro para trazer novas visões e análise pessoal do autor sobre o sistema educacional americano, no entanto recomendo não criar grandes expectativas.

iacsll 21/04/2024

Decepcionante. Quero meu dinheiro de volta.
A escassez de exemplos práticos e impessoais torna esse livro ruim, em termos de uma análise sociológica. É supérfluo, raso e não cumpre o grande papel ao qual se propôs.

O livro tem pouco mais de cem páginas; quarenta são apenas notas editoriais que enaltecem a obra. Disto, o restante não difere muito. É o mesmo comentário descrevendo o ensino tradicional como "doentio" repetido inúmeras vezes. E só.

Acredito solenemente que ninguém precisa ler um livro como esse para chegar à conclusão de que há algo errado na educação. Afinal, é com esse pensamento que muitos são atraídos para a proposta desse livro. O que é muito frustante: Gatto se apresenta como um Paulo Freire ou um Rubem Alves, mas é tão simplista quanto um simples leitor que é atraído pela proposta.

Nada inovador. Parece até ser um "golpe literário".
Douglas211 23/04/2024minha estante
O livro é de 1992, então creio que ele foi um dos primeiros a trazer esse tema para discussão. Realmente acho que o livro não tem nada de novo para pessoas que já estudaram sobre educação no geral. Fui com grandes expectativas, mas a falta de soluções e dados estatísticos também me frustraram um pouco em relação a obra.

JESSY 09/04/2024

Esclarecedor
Livro muito esclarecedor. Fala muito bem sobre a forma que somos totalmente alienados em um sistema educacional completamente falho. Vale muito a leitura.

Cheirinhodelivro 21/03/2024

Projeto analfabetos funcionais
Esse poderia ser um outro título pra esse livro, mas acredito que muitos não entenderiam. É revoltante saber que somos manipulados desde sempre, onde uma cúpula pseudo-deuses levam adiante planos tão sem escrúpulos. Essas palestras e ensaios unidos nesse livro abre os olhos pra muitas coisas que já sabíamos em relação à porca educação que recebemos nas escolas, mas não sabíamos como explicar. Recomendo que pais e educadores leiam pra ontem! Vcs precisam saber em que teia estamos presos.

Maria18689 02/03/2024

Eu não gosto (e nunca gostei) de livros que são uma coletânea de ensaios/palestras/discursos, porque nunca tem uma linha de raciocínio coerente.
mas eu gostei bastante do pensamento do gatto, só que acho que é mais fácil de ser aplicado nos eua do que em outros lugares?
basicamente só precisa ler o primeiro e o último capítulo (discurso?) pra entender o pensamento dele

Leia.o.livro! 14/02/2024

Urgente!
Leia e descubra o que acontece com os sistemas de educação. Por que tantos problemas, por que tantos fracassos?
Na verdade as escolas não fracassaram, pois cumprem o papel para o qual foram criadas: escolarizar, e não educar.
Dê uma chance a uma boa leitura!
Leia o livro!

Clio0 12/02/2024

Li esse livro por indicação e confesso que o terminei mais por desgosto do que por vontade.

O livro é essencialmente uma série de artigos com as observações generalizantes de autor que jamais fez um trabalho que não fosse localista - em particular de Nova Iorque como ele mesmo afirma no texto.

Sua crítica básica é a forma como o Governo, em particular o estadunidense, molda a educação em favor do regime de mercado e do controle social. Isso já obriga a um parênteses, ele não está errado, mas esse sempre foi o papel da educação em massa: fornecer os meios básicos para a sobrevivência da população e a manutenção do Estado.

Segue-se então uma série de críticas de caráter mais inflamatório do que científico ao sistema educacional, e Gatto o faz através de pequenas anedotas pessoais e observações que não resistem a um olhar mais abrangente. Por exemplo, sua crítica a educação em massa absolutamente ignora o fato de que o cidadão médio não tem a capacidade para ensinar o curriculo escolar proposto para o Ensino Fundamental.

O especialista, que ele tanto crítica, é responsável por uma série de habilidades e competências que ultrapassam seu cargo e que são absorvidas num estado mais amplo que o simples caderno-sobre-a-mesa-de-jantar.

A própria educação em massa foi a única reposta cabível, ainda que obviamente falha, para a necessidade de uma educação ampla e nivelada assim como o suporte para que pais pudessem conciliar trabalho e estudos. Não mencionarei alguns comentários reducionistas - para não dizer misógenos - feitos pelo autor, isso eu deixo a critério de quem for ler.

Uma de suas memória mais destacas se apresenta no início do livro em que ele tenta retratar um óbvio caso de racismo como se fosse simples negligência escolar. Essa e outras falhar básicas de juízo vão pouco a pouco dinamitando sua argumentação que nada mais é do que aquilo que ele mesmo crítica: as falhas no Sistema que todo professor História apresenta no Ensino Médio, mas que a maioria dos estudantes não tem a capacidade ou oportunidade de verdadeiramente entender.

Terminarei essa resenha aqui pois uma análise tópico a tópico seria por demais extensa.

Poupe-se da frustração, já temos muitas nessa vida.
Vania.Cristina 12/02/2024minha estante
Obrigada, Priscilla. Vou fugir desse.

Rafael2292 31/01/2024

Sensacional.
Caraca, lendo este livro se torna mais claro parte da estrutura governamental de poder e domínio.
O autor não se conteve e revelou cirurgicamente como é estrutural o plano do estado de manter as pessoas longe do conhecimento e inteligência.
Recomendo a todos os fortes.

Athis 21/01/2024

O currículo oculto da escolarização obrigatória
John Taylor Gatto foi professor por mais de trinta anos e recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho em Nova York (ganhou três vezes como melhor educador da cidade de Nova York). Ele, neste livro, compilou cinco textos que escreveu a respeito da educação americana e as principais causas de estar ocorrendo um verdadeiro emburrecimento programado na sociedade. Apesar de ser um livro que, como já dito, trata-se de uma análise mais voltada para a educação dos Estados Unidos, o autor conseguiu abranger o cenário de diversos lugares do mundo, uma vez que determinados problemas abordados não são exclusivos de sua nação, como a terceirização da educação para as instituições, quebra das famílias, substituição das comunidades por redes operacionais, entre outros.

John definiu conceitos como rede operacional e comunidade, dedicou um capítulo inteiro a explicar, de forma irônica, os problemas e como ocorre o funcionamento de uma sala de aula, discorreu sobre a escolarização compulsória, massificada e industrial que são extremamente difundidas pela instituição da escola e pela televisão e falou a respeito da importância da formação em diversas áreas extracurriculares para o crescimento e autoconhecimento do indivíduo. Ademais, mostrou consequências negativas que o cenário atual de educação trás para a população e como isso interfere em outras áreas da vida.

O autor trás reflexões e análises que podem (e devem) ser percebidas como problemas que também afligem o Brasil, como já supracitado. Além disso, Gatto aborda possíveis soluções para melhorar a educação. Recomendo a todas as pessoas que buscam entender um pouco melhor a forma funcional da educação como um todo e, principalmente, para aqueles que são pais, uma vez que, sim, eles são a principal classe responsável pela educação intelectual e humanitária de uma criança.

evelynsantoss 14/01/2024

"Ao se refletir sobre a natureza comunitária de famílias institucionais tais como escolas, grandes corporações, faculdades, exércitos, hospitais e órgãos públicos, geralmente se ignora o fato de que não são, de forma nenhuma, comunidades reais, mas redes operacionais. Ao contrário das comunidades, as redes operacionais, como já lhes disse, permitem que as pessoas se associem apenas de um modo muito restrito, que se dá sempre através de um curto espectro de uma ? ou, no máximo, de algumas poucas ? uniformidades específicas."

Luan.NietzsChe 14/01/2024

O currículo oculto da escolarização obrigatória
Neste livro excepcional, o autor John Gatto, um professor, critica duramente a escola, sendo ela um monopólio do governo. A escolarização (hoje, junto a televisão) incapacita nossas crianças de serem quem são, prejudicando muito a educação. Elas são treinadas para não pensarem por si mesmas, são treinadas para obedecer, são treinadas para continuarem pobres intelectualmente, mas não só intelectualmente. Para tanto, John Gatto nos explica as sete lições que somos praticamente obrigados a aprender na escola, essas sete lições que fazem parte de um currículo oculto nosso...
Aqui vai uma forte indicação: leiam esse livro, precisamos dele! Como que um livro desse não é tão conhecido? Não fosse um camarada no Facebook indicando-o e enviando o PDF para quem pedia, eu não teria contato com essa obra magnífica.

Wini 08/01/2024

O professor Taylor Gatto apresenta verdades inconvenientes sobre a escolarização, mostrando que a educação é muito mais do que ir à escola.

Fer2410 17/12/2023

Um baita livro!
Aconselho que todos leiam essa obra. Por vezes é um pouco cansativa, mas nada que faça deixá-la de ser essencial, tanto para pais, quanto para professores. O autor nos coloca em seu patamar, para nos mostrar o quanto a escola prejudica o desenvolvimento das crianças, as privando de ter conhecimentos adequados e que despertem seu real interesse. Sensacional!
Tiago.Boaventura 22/12/2023minha estante
Sempre quis ler esse livro. Como pai de primeira viagem eu tenho esse assunto, a educação, em mais alta conta. Não consigo confiar nem mesmo em escolas particulares para essa tarefa em relação à minha filha. Se o homeschooling fosse possível aqui no Brasil, certamente eu levaria em consideração. Obrigado pela resenha.

Fernanda2219 20/11/2023

Um livro bem técnico, no qual traz grandes ensinamentos, a pesar de não curtir muito a escrita, eu recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6