Athis 21/01/2024
O currículo oculto da escolarização obrigatória
John Taylor Gatto foi professor por mais de trinta anos e recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho em Nova York (ganhou três vezes como melhor educador da cidade de Nova York). Ele, neste livro, compilou cinco textos que escreveu a respeito da educação americana e as principais causas de estar ocorrendo um verdadeiro emburrecimento programado na sociedade. Apesar de ser um livro que, como já dito, trata-se de uma análise mais voltada para a educação dos Estados Unidos, o autor conseguiu abranger o cenário de diversos lugares do mundo, uma vez que determinados problemas abordados não são exclusivos de sua nação, como a terceirização da educação para as instituições, quebra das famílias, substituição das comunidades por redes operacionais, entre outros.
John definiu conceitos como rede operacional e comunidade, dedicou um capítulo inteiro a explicar, de forma irônica, os problemas e como ocorre o funcionamento de uma sala de aula, discorreu sobre a escolarização compulsória, massificada e industrial que são extremamente difundidas pela instituição da escola e pela televisão e falou a respeito da importância da formação em diversas áreas extracurriculares para o crescimento e autoconhecimento do indivíduo. Ademais, mostrou consequências negativas que o cenário atual de educação trás para a população e como isso interfere em outras áreas da vida.
O autor trás reflexões e análises que podem (e devem) ser percebidas como problemas que também afligem o Brasil, como já supracitado. Além disso, Gatto aborda possíveis soluções para melhorar a educação. Recomendo a todas as pessoas que buscam entender um pouco melhor a forma funcional da educação como um todo e, principalmente, para aqueles que são pais, uma vez que, sim, eles são a principal classe responsável pela educação intelectual e humanitária de uma criança.