Bordados

Bordados Marjane Satrapi

Resenhas - Bordados

luluzito 09/04/2024

Mulheres fofoqueiras que não descem do salto
Esse é aquele tipo de livro que pegamos para ler despretensiosamente e num piscar de olhos já estamos na última página.

Aqui, vemos mulheres iranianas que se reúnem em uma roda de conversa para falarem sobre suas vidas e sobre a vida de outras moças também, aqui tem bastante fofoca, uma vibe bem Dona Lurdes e Dona Teresa se reunindo na calçada de casa para fofocar sobre os outros vizinhos.

Misturando o doce com o ácido, vemos mulheres com olhares bem apurados em relação ao mundo opressor em que vivem. As histórias que Marjane nos conta nesse livro são muito engraçadas e envolventes, admiro a capacidade que ela possui em prender seus leitores até às últimas páginas, coisa que poucos conseguem fazer hoje em dia.

valmir 02/04/2024

Bordando
Nenhuma HQ da Marjane que li ( Persepolis , e Frango com ameixas) me decepcionou, e novamente uma grata surpresa.
Mulheres se reúnem pra literalmente " fofocar" da vida alheia, enquanto bebem chá.
Com um olhar crítico e apurado pra vida das mulheres nos relacionamentos, sem perder a ironia e o humor , Marjane brilha novamente!

Thams3 31/03/2024

Fofoca? Aceito!
A história desse livro se passa em um único dia, durante a tradição do chá após o almoço em família. Cada mulher vai contar sobre suas experiências "amorosas" e também da experiência de conhecidas no maior estilo taca-lhe pau seguidos de: mas quem somos nós pra julgar não é mesmo!? E nas sutilezas, bom humor e acolhimento que só mulheres podem ter uma com a outra, se fala sobre as mazelas impostas ao gênero.
Depois de Persépolis foi bom demais reencontrar a escrita da autora, que de forma tão "despretensiosa" diz tanto!

A ironia e o humor sarcástico de Marjani tem todo meu coração!

14/03/2024

Vai virar teu vício.
Mulheres do irã, que se reúnem após o almoço pra contar as suas experiências com homens. Envolvendo golpistas, homossexuais enrustidos, galinhas, perversos e entre outros.

É uma história que leva a outra, te fazendo ficar preso no livro.
Classifico esse livro como um livro cheio de fofocas hahaha, além de experiências próprias vemos também experiências de pessoas próximas.

Gabi 13/03/2024

O que tem de curtinho tem de impactante. Satrapi atua como uma participante da roda de conversa da avó e suas amigas, ressaltando justamente os aspectos opressivos daquela geração de mulheres, que encontram apoio umas nas outras. Um pacto muito bonito de se ver em meio à aspereza da realidade misógina.

Gabriela3420 04/03/2024

Bordados
Em “Bordados” acompanhamos uma roda de conversa entre mulheres iranianas de uma mesma família. O assunto? Suas experiências amorosas e sexuais! São experiências variadas, mas que convergem na busca pela liberdade na sociedade machista e tradicional do Irã, especialmente em relação ao papel social imposto às iranianas.
Pode ser no Irã, no Brasil ou na França, quando mulheres se reúnem para falar sobre suas vidas íntimas, a essência da conversa é bem parecida. Por isso me identifiquei muito com o livro, parecia que eu estava na sala, tomando chá junto com as personagens. Os traços da autora junto com o tom irônico do texto se complementam para construir uma narrativa feminista, leve e divertida.

Thiago 21/02/2024

Que livro bommm
Adorei o livro. É mto bom recomendo. Acho que os melhores quadrinhos que eu já li é dessa escritora. Que história, que escrita e que desenhos. Esse livro é uma conversas entre diferentes mulheres de mesma família contando as suas histórias e experiências no amor, na vida e sexuais por viverem no Irã. Espero que todo mundo leia esse livro pq além de curto, ele faz vários ensinamentos!

4??

Mlluna 17/02/2024

Marjane <3
Marjane Satrapi é uma escritora iraniana, da qual sou fã há muitos anos. Sua habilidade de tratar de temas complexos de maneira leve, fluida e divertida nos agracia, mais uma vez, com uma história corriqueira porém um tanto inusitada (talvez aos olhos ocidentais) do que a sociedade iraniana espera de suas mulheres e do que acaba lhes levando a fazer.
Nesse livro, conhecemos a vida sexual de várias mulheres, de diferentes gerações, que fazem parte de seu núcleo familiar e de amigas próximas, e assim descobrimos como veem sua sexualidade e como enxergam ?os bordados? (caso fossem seus ou de conhecidas).
Este livro, apesar de simples e breve, nos traz o feminismo de uma forma cotidiana, nos mostrando que a luta das mulheres árabes por seus direitos e espaço existe, e ganha forma dentro de seus núcleos familiares: nas conversas da hora do chá.

Inspirações Literárias 16/02/2024

Recomendadíssimo!
Mais uma HQ dessa grandiosa e esplêndida quadrinista iraniana.

Em uma conversa que teve bordados entre as vidas acompanhamos as conversas entre mulheres de gerações diferentes que narram suas experiências amorosos, afetivas e sexuais frente a sociedade ocidental e, principalmente, iraniana.
Lethy_21 16/02/2024minha estante
livro interessante, vou ver

Maria 12/02/2024

Quem me indicou disse que seria a minha cara, porque sou bordadeira kskssk eu amei.
Ri de nervoso em vários momentos, mas também achei admirável a resiliência daquelas mulheres.
Rimylles.Silva 12/02/2024minha estante
Amei demais, dei tanta risada!

Maria 12/02/2024minha estante
É muito divertido, são situações tão inusitadas as vezes. Muito bom saber o porquê bordados! Kksks

Artemis 03/01/2024

"Falar ventila o coração"
Maravilhoso, diálogos extremamente realistas,apesar das diferenças culturais e geográficas eu enxerguei muito das mulheres da minha família nessas conversas femininas,gostei como a história mistura a doçura e acidez das interações entre mulheres,ficou incrível.

Mari 24/12/2023

A vida das mulheres no Irã
Nessa grande HQ, a quadrinista iraniana, mais conhecida por ter feito "Persépolis", mostra um pouquinho das conversas que aconteciam nas reuniões de mulheres de sua família e amigas, nos dando o prazer de conhecer suas vidas.

Vinder 19/12/2023

Mais um ótimo livro em quadrinhos dessa escritora iraniana. Com críticas sutis à sociedade iraniana (as vezes nem tão sutis assim), Marjane Satrapi nos prende nos prende do início ao fim.

Ju 15/12/2023

Um recorte no bordado
Apenas um recorte da vida dessas mulheres que se mesclam em todo tipo de personalidade e realização, uma Grafic Novel curta que diz muito mais do que suas palavras e desenhos.

gabriela nagel 11/11/2023

Quando comprei o livro, imaginei que a temática seria outra, mas foi uma leitura muito rapidinha é gostosa