Bordados

Bordados Marjane Satrapi

Resenhas - Bordados

Giliade 03/05/2010

Delicioso!
Todo autor que atinge o estrelato, deve de alguma forma, renegar sua obra-prima. Isso porque, acredito, todas as demais obras acabam sendo alvo de comparações muitas vezes desonestas por parte de seus leitores.
Se a obra-prima de Marjane Satrapi é sua auto-biografia Persépolis, não tenho a menor dúvida que desde então, ela tem tentado de tudo pra dizer que a história de sua vida não era a única coisa interessante que tinha pra dizer. Como eu não procuro estabelecer comparações entre as obras que leio, fico sempre com a mente aberta para me divertir e curtir o que me espera a cada dobrar de página. Com isso, quase sempre ganho. Se sobra algum tempo pra fazer comparações, eu espero a obra terminar e só então, faço alguma análise entre a narrativa e busco os elementos que possivelmente existem entre uma obra e outra. Mas é só!
Dessa forma, quando terminei de ler Bordados, eu só tive uma certeza, a de que Marjane Satrapi poderia muito bem ter escrito mais coisas. A facilidade com que narra o cotidiano iraniano é algo absolutamente incrível! Melhor de tudo, é saber que apesar das diferenças, na essência, somos quase sempre bem parecidos. Salve, salve Marjane!
Fabio 04/05/2010minha estante
É verdade. Essa coisa de comparação funciona para o bem e para o mal, mas é sempre ruim. Ou vc compra pq gostou de outro livro do autor, ou vc le e nao gosta pq nao é parecido com o outro. Uma loucura. Bela resenha, como sempre.

Fernando 05/05/2010minha estante
Eu comparo mesmo e sou feliz assim yeah

Greyheart 03/06/2021minha estante
Doses de lucidez pra começar o dia. 6 da manhã e ganhei um novo olhar. Não me percebo fazendo comparações de forma consciente e geralmente vejo que elejo os preferidos preterindo os demais - seja coleção ou mesmo um punhado de contos numa antologia - apenas se forem mesmo gritantemente desagradáveis pra mim.

Cinara... 25/06/2021

"A vida é assim! Ás vezes você tá montada no cavalo, às vezes é o cavalo que monta em você."

Pode ser no Irã, no Brasil, no Japão mulher fofocando serão sempre as mesmas! ??
"Falar dos outros pelas costas é ventilar o coração..." diz a avó da Marjane ????

Thamiris.Treigher 20/04/2022

Marjane é MARAVILHOSA
Depois de ler Persépolis, fiquei com vontade de ler tudo da maravilhosa Marjane Satrapi.

Com certeza o título não é algo que você está pensando. "Bordado" tem um significado a mais bem diferente no Irã: é a cirurgia de reconstrução do hímen, que muitas adotam no país para conciliar seus próprios desejos com o machismo estrutural imposto socialmente.

Marjane tem um talento único em seus desenhos e suas histórias. Mesmo com tantas situações difíceis, sempre existe um humor incrível em suas narrativas. Nesse livro, várias mulheres se reúnem e contam as diversas experiências que tiveram com os homens. É uma história melhor que a outra! Nesses quadrinhos, Marjane usa uma linguagem um pouco mais "íntima", digamos assim, o que torna tudo mais cômico!

Mais uma vez são apresentadas as lutas e perrengues das mulheres iranianas, que têm uma realidade bem diferente. Mas, no fundo, podemos ver que nossas aflições e aspirações acabam sendo muito parecidas!

Amei amei amei! ??

Simone Brito 01/01/2023

Você sabe o que são "Bordados"?
Marjane Satrapi, escritora franco-iraniana, autora de “Persépolis”, nos brinca com mais um livro interessante, “Bordados”, através do qual nos mostra um pouco da sociedade aristocrática iraniana e o papel da mulher nesse ambiente.
Como todas as mulheres, a iraniana não é diferente, têm desejos, vaidade, carências e necessidades físicas e psíquicas, mas, infelizmente, é obrigada a submeter-se aos costumes e as exigências de um país que ainda as vê como moeda de troca, como troféu a ser exibido aos compatriotas para provar a dignidade de uma família.
Enquanto isso, a opinião de uma mulher nada importa, muito menos suas necessidades, sejam elas quais forem.
E nesse contexto, “Bordados” nos retrata a realidade de várias mulheres que, quando estão entre amigas ou familiares de mesmo sexo, somente nesse momento, conseguem conversar abertamente e externar suas opiniões, anseios e tristezas.
Curioso, intrigante e causador de indignação é a definição desse livro, a começar pelo título. “Bordados” seriam cirurgias para reconstrução do hímen.
Além da autora, que já conhecia, o título do livro me atraiu e “me chamou” a lê-lo, porém, ao finalizar a leitura, fiquei com um nó na garganta só em pensar que ainda possa existir nesse mundo algum país que, de uma forma ou outra, obrigue uma mulher, por vezes, uma menina, a ter que reconstruir o hímen, fazendo um bordado, para manter a honra e a dignidade de uma família.
Embora sendo um livro em quadrinhos, trata de um assunto sério e que nos leva a refletir.

Thainá @thaii.limab 03/08/2022

Mais um livro da Marjane com relatos reais, interessantes e cheios de ensinamentos.

"A vida é assim!
Às vezes você está montada na cavalo, às vezes é o cavalo que monta em você."

Caroline 22/07/2022

Mais uma história extremamente necessária e contada de uma forma que apenas Marjane consegue.
Todas mulheres deveríamos ler e lembrar que essa realidade está próxima de nós.

Paloma 23/06/2020

Queria conhecer essas mulheres...
Foi tão bom reencontrar a Marjane depois de tantos anos que li Persepolis. Ela conta tudo de uma forma muito engraçada, mesmo as histórias das mulheres da família que são envoltas em machismo e tragédias para nós do século 21 ocidental. Como? Com muito talento pra escrever e desenhar.
Além disso, neste livro, Marjane não é protagonista, e o protagonismo fica todo para as mulheres mais velhas com histórias maravilhosas da família dela. Esse livro é demais, recomendo muito a leitura.
Bruno.Costa 23/06/2020minha estante
Excelente resenha! Deu até vontade de ler. Muito obrigado. Vou ver se encontro um Bordados para ler também

Keylla 23/09/2014

"Quando a cobra envelhece é enrabada pela perereca..."
Divertido e leve! Simples assim. Depois que li Persépolis decidi que leria tudo de Marjane. Que escritora fantástica ao retratar sua cultura de forma bem-humorada.
Sempre achei que as iranianas eram mais fechadas em alguns assuntos, mas o que nota-se no livro é um bate papo de comadres conversando em torno do samovar, um bule de chá iraniano. O clube da Luluzinha conversa em geral sobre as experiências amorosas e sexuais das presentes e da vida de outras mulheres, afinal falar dos outros pelas costas é ventilar o coração. Adorei os ditados!

O título do livro, Bordados, não faz referência apenas à conversas entre comadres, mas ao ato de reconstituir a virgindade num país machista e conservador como o Irã.

Adorei o livro, adoro a Marjane e aguardo sempre novidades vindas dela!

Nati Sampaio 21/03/2023

Sou suspeita pra falar, porque amo a Marjane Satrapi de outros carnavais rs. Mas esse livro é tão maravilhoso como o Persepolis! Porém mais íntimo, cômico e com mais críticas.
O feminismo da autora é sútil, mas carregado em todas as páginas.
Maravilhoso!

Fer Paimel 23/12/2021

Irônico e engraçado
Tinha lido Persépolis da autora e fiquei muito curiosa por seus outros quadrinhos. Bordados tem uma temática feminista, mas exposta de uma maneira sutil e leve.
Na realidade, o livro é triste, quando a gente pensa na objetificação dos corpos das mulheres, que são obrigadas a ?bordarem? (reconstruírem) seus hímens para serem aceitas como esposas, já que o casamento pode ser dissolvido pela falta de virgindade da noiva.
Não obstante, a maneira como as personagens discorrem sobre suas vidas faz com que seus relatos sejam cômicos e nos mostra como a sociedade ocidental, tida como ?livre? e ?evoluída?, na verdade ainda está longe de assegurar a igualdade entre os gêneros.
Livro muito curtinho, de ler de uma vez! Recomendo!!

Beatriz.Linhales 08/04/2021

Não consigo desgostar de nada que Marjane escreve
Talvez por ter lido Persépolis, Bordados ficou sem muito brilho. São incomparáveis, mas mesmo assim esse livro tem seu "charme". Comprei logo depois de acabar Persépolis porque estava com fome da escrita da Marjane e não me decepcionei. Acontece que, como é em quadrinhos, acaba tudo tão rápido :(... Bordados conta de um almoço, uma tradição da família Satrapi e as histórias que as mulheres contam enquanto bordam tecidos após a refeição. Vão costurando e compartilhando suas aventuras e é naquele estilo que eu amo de ser simples e complexo, babados de família (amo), etc.
Ainda assim, acho que o livro poderia ter sido unido a outras histórias, para que não ficasse tão curtinho. Senti falta dos vários quadrinhos de contextualização, típicos de Persépolis, mas continuo gostando de Bordados. :)

Wacs 04/08/2021

Amo ler livros sobre culturas diferentes da minha. São quadrinhos diferentes que deixam a história tão gostosa de ser lida que acaba e você nem sente! A autora é a primeira que iraniana a escrever quadrinhos! Além desse, claro, super indico Persepólis dela!

Karla 19/10/2023

Maravilhoso!!! Uma roda de fofoca Phd kkkkkkkkk a história traz várias mulheres ?tricotando?, ou melhor, falando delas mesmas e de outras mulheres, em meio a tabus, costumes e muita furada.

Thayná Krueger 20/03/2023

Graphic Novel cuta e divertida
Para quem procura uma leitura curta que debate questões de gênero de forma divertida, essa pode ser um excelente experiência.

Essa Graphic Novel vai tratar de diversos assuntos relacionados à cultura iraniana, o casamento, o desejo sexual das mulher e outros temos por meio de conversas entre mulheres que descrevem suas experiências e percepções.

"A vida é assim! Ás vezes você está montada no cavalo, às vezes é o cavalo que monta em você."

naeobliqa 13/01/2022

recomendo leitura, muito rápido e gostosinho de ler. é engraçado. em uma roda de bordadeiras sempre é seguro fofocar né kkkkjjkkk