Capitalismo e Colapso Ambiental

Capitalismo e Colapso Ambiental Luiz Marques

Resenhas -

Viviane 18/02/2021

Um livro necessário e urgente
É uma obra muito completa sobre como o capitalismo é o grande causador da crise ambiental em que vivemos, trazendo uma riqueza de dados e estudos que comprovam a gravidade da situação em que nos encontramos em diversos aspectos. O autor traz todo o contexto desde o desmatamento, uso de combustíveis fósseis, carbonização da atmosfera, até os impactos relacionados ao consumo de derivados animais e assim por diante.
Livro essencial para quem quer entender a relação predatória do capitalismo com a natureza.

leportom 25/04/2023

Ou o fim do capitalismo ou o fim da humanidade?
Esse livro não é um ?calhamaço?. Ele é O calhamaço.
Eu demorei dois anos pra ler ele completamente. Um traço daqueles que trabalham com pesquisa é que primeiro você lê aqueles capítulos ou textos que vão contribuir com a tua pesquisa, depois, caso sobre tempo, você lê a obra completa, se quiser.

Pra mim isso sempre foi muito difícil, porque eu odeio não ler um livro inteiro (ou uma série de livro). Por mais que eu demore eu faço esse serviço. Acho que até hoje abandonei apenas um, mas isso não importa. O que é importa é dizer que ?Capitalismo e Colapso Ambiental? do professor Luís Marques foi e segue sendo a principal referência da minha pesquisa de mestrado.

Nesse livro serão apresentados dados que corroboram a tese de que não é possível haver uma adaptação sustentável ao capitalismo. Porque um sistema econômico que é baseado na livre, e infinita, exploração de recursos para uma produção igualmente ilimitada não pode se atentar aos limites ecológicos (biofísicos) do metabolismo da natureza. Não há limitação nesse sistema econômico-produtivo. Nem para a exploração da natureza pelo homem, nem para a exploração do homem pelo homem.

Não é um livro para todos, mas deveria se tornar. Todos deveriam lê-lo para compreender um dos principais, e talvez mais emergentes, desafios da nossa era: superar o capitalismo. E mais, para que possamos passar a basear nossos princípios, desejos e visões de mundo possíveis em bases científicas e não em modelos que já se mostraram, e seguem mostrando, serem incapazes de atender as necessidades de todos (capitalismo).

Jon 17/09/2023

Um marco nesse tipo de literatura
Não é comum no Brasil se ter literatura nesse tema c9m tamanha profundidade e envergadura. Esse é um trabalho sério sobre o meio ambiente e propõe uma reflexão pouco citada no meio acadêmico brasileiro e na situação atual das discussões ambientais. É um enorme dedo a ser posto na mais sensível das feridas da atualidade. Não se assuste se sentir dificuldade para digerir o conteúdo, isso ocorre justamente pela complexidade do tema. É um caminho espinho que invariavelmente muda as pessoas que ousam trilhar. Alerta!: não tem como voltar atrás. Parabéns pelo trabalho prof. Luiz Marques, e pela ousadia.