ÁGUAS QUE PASSAM UMA BREVE AVENTURA

ÁGUAS QUE PASSAM UMA BREVE AVENTURA Francisco Lima

Resenhas - ÁGUAS QUE PASSAM UMA BREVE AVENTURA

A soma de todas as páginas 04/01/2023

Uma grata viagem literária, com direito a cheiros e sabores!
Fiz essa leitura aleatoriamente por ser rápida e estar na minha biblioteca do Kindle e, que grata surpresa.
A trama toda é narrada em primeira pessoa, mesmo os pontos de vista dos personagens secundários. E isso faz com que fiquemos muito próximos dos personagens.
Sem contar o fato de que o autor desenrola essa história entre o passado e o presente, mostrando cada passo vivido pelo protagonista Charles.
E o que mais me encantou nessa leitura, foi o fato dela nos apresentar uma história bem realista de como a vida de meninos nordestinos, de classe baixa podem ser superadas.
Pois, nosso protagonista Charles, nos apresenta passo a passo de como foi sua vida desde a infância. Contando suas superações ainda criança até a vida adulta. Mas nada, nem ninguém o impediu de desistir de seus sonhos. Pois ele tinha fé e perseverança para conquistar o que desejava. Foram longos anos nada fáceis. Mas lá estava ele, acreditando.
Uma história realmente perfeita, abraçando uma cultura ainda vivida nos dias de hoje. Talvez não nas grandes cidades, mas nas pequenas interioranas, com toda certeza.
Amei conhecer cada etapa da vida de Charles e me emocionei demais. Meu olhos marejam em muitos pontos da leitura.
Não posso deixar de falar que a leitura também conta um romance bem gostoso.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor e só tenho a agradecer o amor e carinho que ele colocou na criação dessa trama e no personagem de Charles. Passear pela feira no começo da leitura, foi uma grata viagem literária, com direito a cheiros e sabores.

site: https://www.instagram.com/p/Clhn7rXru6m/

Deia tá lendo 17/09/2021

Livro com mensagem
?Águas que passam?
?Charles teve que encarar a realidade a sua volta muito jovem, ainda um menino. Amadureceu cedo para ajudar sua mãe.
?Logo Charles teve que sair da cidade dele e ir morar com os tios, em busca de trabalho e estudo. No início ele se sentia muito só, perdido e com saudade de sua mãe.
?Determinado Charles trabalha com o tio e aos finais de semana na praia para poder mandar mais dinheiro para sua mãe.
?Mas Charles além de dono de uma força de vontade para trabalhar era muito esforçado nos estudos. Aos poucos ele foi se aproximando de Ana, porém ele nunca esqueceu a garota dos cabelos azuis.
?Será que o destino cruzará o caminho deles novamente?
?Quote
" Quando achar que não pode mais seguir em frente; volte e recomece"
?Minha opinião
Charles é o exemplo de que quando se tem força de vontade e foco conseguimos ir longe apesar das dificuldades.
Ele nunca desistiu até alcançar seus sonhos. E que a vida é como um rio às situações passam por mais complicadas que sejam.
Gostei de conhecer o Charles e da lição que aprendi.

Cida 15/02/2021

Uma aventura surpreendente!
Charles aos 14 anos sempre foi um adolescente esforçado estudava e trabalhava para ajudar a sua mãe e fazia suas economias pensando no futuro. Um garoto sonhador persistente. Trabalhava na feira livre e foi nesse local que Charles se apaixonou qd viu a garota do cabelo azul pela segunda vez. Aquele amor a primeira vista que ele nunca esqueceu. O tempo passou, e Charles se despediu da mãe dos amigos e da cidadezinha do interior do nordeste e foi embora para o RJ. Trabalhava em dois empregos, e sempre fazendo suas economias pensando no futuro. Fez muitas amizades e realizou alguns dos seus sonhos. Charles sempre pensava na garota do cabelo azul, pensava na Thaísa a garota que ele deu o primeiro beijo. E agora uma prima que ele viu qd era criança se aproxima aos poucos e algo irá acontecer, Charles terá que tomar uma grande decisão. Esquecer a garota do cabelo azul ou dá uma chance para sua prima que está loucamente apaixonada por ele? Uma leitura envolvente, fluída, rápida, aquele tipo de leitura ótima para sair da ressaca literária. É o segundo livro que leio do autor e super indico.

Mariana (@livroscomcha) 08/11/2019

Uma linda historia, cheia de ensinamentos
Nesse enredo veremos Charles, um garoto humilde que mora no Nordeste do Brasil e vai embora para a Cidade Grande atrás de um futuro melhor e lá reencontra sua prima Ana.
Você verá em como o autor não deixa de abordar a dificuldade do nordestino, da pobreza que se alastra nas familias das pequenas cidades, e em como eles lutam para sobreviver e vão embora para São Paulo ou Rio de Janeiro procurando um fututo melhor.
E é isso que Charles faz, no inicio ele mora com os parentes de sua mãe, mas com vários acontecimentos ele vai embora e se aventura sozinho durante os anos.
Tem romance também, bastante, mas o meu foco, foi ver a persistência de Charles, em como ele supera todos os obstáculos, vendendo bebibas na praia para se sustentar, até entrar em uma faculdade super conceituada e se formar.
O enredo é cativante e espero que em breve tenha o segundo livro, pois o final me deixou com um gostinho de quero mais e garanto que veremos bastante romance ?.

Carol Vasconcelos 29/06/2021

Águas que Passam
🦋Charles vivia no Nordeste, foi abandonado pelo pai, sendo criado com muita dificuldade pela mãe. Desde cedo procurou ajudar em casa, carregava as compras das senhoras na feira e quando estava um pouco mais velhos resolveu tentar vender na feira.

🦋Foi na sua primeira feira, com sem experiência, com vontade e chuva que ele conheceu Laura. A menina não conhecia Charles, mas ajudou o garoto a se esconder da chuva. Foi a primeira e a última vez que se viram, porem foi o suficiente para ele nunca mais esquecer da garota.

🦋Charles vendeu muita coisa no Nordeste e resolveu tentar a vida no Rio de Janeiro, ía viajar com um primo que já morava lá. Ao chegar na casa do tio, onde iria morar, encontra com Ana, sua prima, e recordando as memórias de infância se rende a paixão por ela.

🦋A história de Charles é narrador por ele mesmo em uma palestra, acompanha-se as dificuldades e as soluções inusitadas do menino. Ainda temos a paixão pela prima, e sua paixão não esquecida pela Laura, e ainda uma terceira paixão, ambas as três vão influenciar na história de Charles. Um livro com lições lindas e um enredo incrível.

site: https://www.instagram.com/p/CNi6TtDnm8e/