Várias Histórias

Várias Histórias Machado de Assis...

Resenhas - Várias Histórias

Daniel 08/01/2022

Sensacional
O livro Várias Histórias de Machado de Assis reune 16 contos dos mais variados temas e assuntos. A seguir eu elenquei os 16 contos de acordo com os que eu menos gostei até os que mais gostei:

16. O cônego ou metafísica do estilo
3. Conto de escola
2. A cartomante
1. Uns braços

amalauxen 27/10/2023

Uma coletânea de contos de Machado de Assis.
As histórias são bem interessantes e quando olhadas de uma maneira poética tem vários significados.
Machado é um gênio e entendê-lo exige mestrado, por isso, fico feliz de compreender uma parcela dos contos.
Lido para a prova da UFRGS

CarsMatheus 13/01/2021

Várias histórias
Dentre os autores que o cânon acadêmico das letras do Brasil me forçam a ler, Machado se destaca como um daqueles que eu gosto de pensar que leria mesmo que não tivesse que fazê-lo para as aulas de literatura.
Dinâmico, ácido, com flashes que retratam a sabedoria dolorosa que o autor construiu em si.
O que vem disso são Várias Histórias, uma melhor que a outra.

Gabi 01/04/2023

Eu amo Machado de Assis
Então não tem muito o que dizer, amo os livros dele, não seria diferente com os contos. O que mais me chamou atenção foi as sínteses críticas de cada conto, muito interessante.

Clara 16/04/2022

o primeiro de machado que eu li, e já quero mais. que escrita sensacional!
mesmo o livro só tendo historias pequenas e a linguagem sendo arcaica, ele consegue te prender muito.

Bia 01/06/2022

Várias histórias é um livro que reune 16 contos de Machado de Assis.
E podemos encontrar de tudo um pouco, os meus preferidos são: a cartomante, o enfermeiro, A causa secreta.
Na verdade acho que todos são especiais e merecem ser conhecidos.

Hannah Bastos 05/04/2021

Não é uma resenha, é um comentário.
Um livro extraordinário, densamente rico que nos envolve em planos diversos, ora estamos no plano onírico, ora no teológico, filosófico, histórico e sociológico.
A releitura desse livro me fez refletir sobre a relevância e a engenhosidade do gênero literário conto.

Amelie 28/11/2022

Quem não curte a escrita do Machado é porque nunca leu os contos. Sério, os contos desse livro são ainda mais incríveis que os de Papéis Avulsos. Alguns tem até um plot twist engraçado, uma genialidade única do autor. Eu recomendo muuito, achei bem divertido (tirando alguns que ele faz no estilo de peça de teatro, acho meio chato)

Luiza Carvalho 31/03/2023

+1 pra UFRGS
Eu geralmente gosto de machado, mas esses contos simplesmente n me pegaram, tiveram uns mais legais do q os outros, mas sla
sim, sei q machado é genial, e eu concordo plenamente, mas senti falta de algo??????
Wilquer.Oliveira 31/03/2023minha estante
Tudo bem nisso, eu creio. Não é possível para alguém ser genial em todos os seus trabalhos

Naiara Heres 26/08/2023

É a primeira vez que tenho contato com a escrita do Machado, gostei bastante dos contos, principalmente o "Um apólogo". Indico a leitura!

Gabriel.Luck 16/03/2023

Bem curto porém tocante
São varias historias de umas 5 ou 10 paginas no máximo, mas mesmo assim não deixam de ser interresantes, como a da agulha e linha, por exemplo. A autor sempre resolve no ultimo parágrafo dar uma espécie de moral a historia, o que para mim foi otimo.
Diria uma otima porta de entrada para machado de assis.

Mariano 14/07/2021

Me tornei o que eu mais temia. O leitor chato que ama machado de Assis
Eu realmente adorei todos os contos. Nos primeiros contos eu fiquei meio perdido na escrita mas depois de um tempo me acostumei e comecei a entender por que Machado de Assis tem esse nome e realmente ele escreve muito bem e de um jeito único, mesmo cada conto tendo suas peculiaridades e semelhanças todos conseguem ser genais. Super recomendo a leitura ainda mais se quiser a começar a ler Machado.

Marina 26/03/2024

Mais um obrigatório da escola
Talvez se eu tivesse lido por conta própria e sem data limite eu achasse melhor, não que o livro seja ruim porém fiquei entendia lendo metade dos contos.

Edson Camara 18/01/2022

17 pérolas geniais da literatura brasileira
17 ótimos contos de Machado para ler e enriquecer-se com a maestria do genial escritor.
Machado passa por todos os temas nesta coletânea, amor, amor platônico, melancolia, tristeza, adultério, significado da vida e metafísica. Uma pequena amostra da genialidade do mestre.