Caetés

Caetés Graciliano Ramos

Resenhas - Caetés

anarontani 16/02/2024

o começo é meio confuso, muitos personagens?

lá pro meio achei o narrador muito chorão e lembrando as vezes o romântico werther ou quando ele ficava com raiva da amada lembrava madame bovary?

mas o narrador é muito delirante e essa angústia q ele sente, essa vibe deprê e boêmia me pegou algumas vezes?

lendo sobre o expressionismo e sabendo q o autor se inspirou nessa vertente, me fez entender melhor o narrador/sofredor! entender, não gostar ou aceitar ele!!
Costa 25/02/2024minha estante
Lendo aqui agora e tô tendo essa mesma impressão do início, muitos personagens e meio sem entender o porquê de algumas conversas.
Mas vou persistir, por ser curto, mas não tô achando lá essas coisas.

Rochele6 12/01/2024

O típico "eu quero", "acho que eu quero", mas quando eu consigo, não sei se eu queria tanto assim! Muitas vezes, as pessoas só desejam algo, pelo simples fato de demonstrar poder!

Lutty1 08/09/2023

João Valério, um homem frustrado e sem esperanças. O livro se divide entre um amor impossível que nutre pela esposa de seu empregador e a escrita de seu próprio livro sobre o povoado Caeté. Relata em uma trama complexa sobre os anseios, pretensões e frustrações que envolvem sua existência. Detalhista demais em descrições em que me perdi. Cansativo.

florescerdaleitura 08/12/2022

Somos todos Caetés
O enredo base é a vida de João Valério, guarda livros dos irmãos Teixeira. A narrativa se intercala entre o romance de João com Luísa e sua tentativa de escrever um livro sobre os Caetés, que foram selvagens canibais.

A leitura desse livro me agradou, principalmente pelo final inesperado e pelas reflexões que o personagem faz sobre as similaridades entre a sociedade dita civilizada e a sociedade dos selvagens Caetés.

Minha edição é de 1971 e infelizmente está sem os capítulos 26 e 27. Mas consegui ler os dois capítulos pelo aplicativo Biblion, que têm uma versão mais atual, mas com o mesmo texto.

Apesar desse "perrengue literário" finalizei e recomendo a leitura dessa obra de Graciliano. Boas Leituras

Le 06/09/2022

Legal
Os romances brasileiros não tão contemporâneos são meus favoritos, gosto de aprender novas palavras, as de desuso. A história em Caetés é de amor, ou melhor, de algo proibido que o personagem principal narra na pequena cidade do nordeste. Delícia.

Pax 18/01/2022

Início
Eu particularmente tenho um afeto muito grande por esse livro, pois, foi o primeiro livro que eu realmente li na vida. Foi durante um momento em que eu não estava bem emocionalmente, e estava de viagem em Aparecida de Goiânia, e minha tia me via lendo e perguntava sobre o livro, e me incentivava muito a ler. Infelizmente essa minha tia acabou falecendo por causa da Covid 19.
Acho que o principal "problema" desse livro é a quantidade de personagens. Eu me lembro do João Valério, Luiza, o esposo dela que não lembro o nome, um padre lá, os Siqueira e alguns outros amigos de João Valério. Em certos momentos a leitura acaba ficando meio pesada, não necessariamente chata, mas na parte sentimental dos personagens, o autor soube descrever muito bem!

duda 17/01/2022

não gostei tanto como o outro que li mas é uma leitura importante pra conhecer a literalmente do autor

André Hausmann 19/11/2021

Primeiro livro escrito por Graciliano Ramos que retrata a história de amor, conflitos e poder do protagonista e narrador João Valério que se envolve com Luisa, uma mulher casada. O autor utiliza dos moradores da pequena cidade do interior alagoano para falar e fazer o leitor refletir acerca dos comportamentos, posicionamentos e pensamentos da classe burguesa, e por que não, do povo do país naquele momento. O autor nos fala através de João Valério sobre desilusão, frustração, desejo, ambição e restrição que enfrentamos na vida.
Não vou negar que tive uma dificuldade em ler essa obra. Apesar de gostar da prosa que é simples e direta, o enredo e principalmente o protagonista não me cativaram. E os outros personagens que transitaram ao seu redor houver não apresentam um crescimento no andar do texto.
Já mais para a metade final do livro a narrativa ganha força e o interesse pelas próximas atitudes dos moradores faz com que avancemos na leitura. Por isso digo que valeu a experiência.

Jana 06/10/2021

Ótimo
Segundo livro que li do autor (o 1° foi São Bernardo), não foi tão impactante como o 1°, mas gostei. E refleti sobre como os desejos das pessoas são passageiros, depois que o protagonista não tinha mais obstáculos para viver seu romance, ele simplesmente perdeu o interesse. Às vezes a gente acha que quer muito uma coisa, mas na verdade a gente só quer porque não pode ter, ou porque idealizamos, ou porque a repressão de desejos os torna maiores. Uma reflexão que uma moça não monogâmica fez, ela diz que o paradoxo da relação dela é não ter muito interesse em ficar com outras pessoas. Aí tem gente que larga casamento por uma paixão e quando a paixão acaba, percebe que o sentimento não era o que pensava, jogou fora uma relação verdadeira por ilusões.

Juddy.Garcez 16/05/2021

Graciliano tem uma prosa tão confortável que seu teor deveria pouco importar. Mas importa. Muito e sempre. Como uma boa apaixonada por literatura brasileira eu não poderia escapar da primeira obra deste autor. E em meio a sobressaltos, risos e expressões faladas em voz alta, fui tomada por muitas emoções. Não tenho mais nada a dizer além de que, como João Valério, sou uma caeté.

Ester8 27/04/2021

Ótimo
Gostei muito do livro, o personagem principal me fez sentir ódio dele por não saber o que ele desejava.

Vitor J. 08/03/2021

Caetés
O livro Caetés é um bom livro, que é contado na perspectiva do protagonista João Valério, que tem um paixao com Luisa mulher casada com seu chefe e por seu livro que está tentando escrever. O enredo é recheado de outros personagens que aparecem na trama mas que podem confundir pela quantidade e pela forma que é retratado, pois em momentos o narrador em primeira pessoa chama pelo sobrenome outro personagem e em outro pelo primeiro nome.

Mas tirando isso é um bom livro, eu gostei.

Luciano 14/02/2021

Apesar de não prender tanto quanto os romances que Graciliano escreveria logo depois, "Caetés" traz um estudo de personagem bem interessante. A fortuna crítica no final do livro dá um panorama bem bacana de como a obra tem sido lida desde a sua publicação original.

Strutzel 10/02/2021

Um livro diferente.
Um livro que vc fica esperando pegar no tranco e não pega, contudo, foi bom lê-lo, o narrador tem uma personalidade reflexiva, o que confere grande valor a obra. Este livro me incomodou, me tirou da zona de conforto, pois estou habituado com as leituras fáceis. Fez me ver o que grandes autores são capazes, como sabem conduzir e disciplinar seus personagens. Uma obra artística.