As Observações

As Observações Jane Harris

Resenhas - As Observações

Ket 05/05/2023

Boa surpresa!
Esse é um daqueles livros que comprei no escuro (devo ter pago 10,00 em algum balaio de promoção) e a leitura me surpreendeu bastante e positivamente. Essa é uma novela histórica, ambientada durante o período vitoriano, em Glasgow. O diferencial dele é que a trama é contada por uma jovem criada, que a despeito da sua condição social precária, aprendeu a ler e a escrever em algum momento da vida e agora entrega ao leitor o relato de algo fantástico que aconteceu com ela enquanto trabalhava em uma mansão isolada.

A voz na narradora é coloquial, bem-humorada e perspicaz o que faz a gente torcer por ela, mesmo com seus defeitos. A trama não traz grandes reviravoltas, mas é um relato interessante e você se apega a desbocada Bessy enquanto ela tenta desvendar o mistério da morte de sua antecessora na casa.

Curioso e bem escrito.

Nana 08/06/2010

Uma ótima surpresa!
O livro é muito bem escrito, interessante desde o início e desperta uma curiosidade imediata no leitor, mantendo um clima de mistério ao longo dos capítulos.
A estória é contada por Bessy, uma menina esperta, mentirosa e com um passado cheio de problemas.
Ao fugir da mãe, ela encontra a mansão onde vive Arabella, que será a sua nova patroa. Arabella é uma mulher meio maluca, com atitudes estranhas que deixam a menina assustada nos primeiros dias.
Vivendo como empregada na mansão, Bessy vai descobrindo segredos e criando situações com consequências desastrosas. Apesar de estar longe de ser uma boa menina, Bessy tem uma grande admiração por sua patroa e faz de tudo para ajudá-la.
Um livro cativante, com personagens marcantes! Mais uma nova autora para entrar na lista de preferidos!!!
Aninha 09/06/2010minha estante
Ótima resenha, fiquei curiosa e com certeza quero ler tbm! ^^

Claire Scorzi 11/06/2010minha estante
Hum, estive na livraria hoje e folheei esse livro. E fiquei curiosa.

E.kyririm 11/12/2011minha estante
Não conhecia o livro e comprei porque estava na promoção, por 10 reais. Estou lendo e até agora está sendo interessante.

Claudia 04/10/2012minha estante
O LIVRO É ENGRAÇADO E ASSUSTA EM ALGUNS MOMENTOS. MAS O INTERESSANTE É QUE VOCE NÃO PARA DE SE PERGUNTAR AFINAL, MAS QUE DROGA ESTÁ ACONTECENDO , NAQUELE LUGAR?

Norma.Helena 16/12/2016minha estante
Gostei muito de As Observações. Realmente um livro surpreendente. O que mais me encantou foi a forma de se expressar da personagem Bessy. Confesso que no início, achei um tanto entediante a parte que descreve as atividades de pesquisa da personagem Mrs Reid. Mas logo a trama começa a se desenrolar e ficamos envolvidos pela originalidade do enredo. Muito bom!

Marjorie 23/03/2020

As Observações
Comprei esse livro em uma feira, por apenas R$10,00 e me surpreendeu muito. História gostosa, muito bem escrita. Nos prende do começo ao fim com o suspense envolto pela personagem principal. AMEII
Ket 23/03/2020minha estante
Tenho esse livro esperando pra ser lido. Que bom saber que tu gostou!

Nathaly123 04/01/2024

"não é possível cara kkkkkkkkk" acho que essa frase resume
A história é sobre uma menina que sofreu com exploração sexual e arranjou um emprego decente. Com isso, ela começou a trabalhar na casa de uma mulher que já é birutinha da cabeça. A menina então também a aterrorizar o juízo da mulher, pois achou umas anotações e aí manipulou situações para mulher ficar completamente doida. Eu amei esse livro, mas algumas partes as muitas descrições atrapalham o ritmo da leitura. O enredo é interessante e te faz querer saber qual a próxima “pegadinha” da menina. Contudo, a menina cria um vínculo muito forte com a sua patroa e isso explica o final. Sobre final – eu não gostei pois esperava um final diferente para a menina.

Mari M. 17/02/2017

Otimo
Maravilhoso !!! Diferente de tudo o que já li !!! Depois dele sempre procuro pra ver se a autora tem mais titulos traduzidos. Mas infelizmente até agora nada

Patty 02/10/2017

Esperava mais
As Observações conta a história de Bessy, uma irlandesa de 16 anos que foi obrigada pela mãe a se prostituir desde muito nova e após perder seu salvador, decide procurar uma vida decente, onde acaba encontrando o Castelo Haivers e a Sra. Reid, que transforma totalmente a sua vida.
A história é interessante, a descrição dos personagens é muito bem feita, nos fazendo rir, chorar e se irritar junto com eles, porém, confesso que esperava mais dele.
O mistério e o suspense parecem que se arrastam por tempo demais e culmina com um final meio óbvio e que poderia ter sido melhor elaborado.
Não foi uma leitura de todo ruim, mas não diria que o recomendaria muito.