A Chave de Prata

A Chave de Prata H. P. Lovecraft

Resenhas - A Chave de Prata

Marlos 17/10/2021

Sem dúvidas H.P. Lovecraft exerce uma influência muito grande, tanto pela natureza singular de seus contos quanto pela forma com que nos desperta o medo pelo desconhecido, entretanto suas obras precisam ser lidas com cautela tendo em vista que, mesmo evitando-se o anacronismo, não se pode nega que era uma pessoa racista e xenofóbica, tendo em vista sua visão social enviesada.

Nesse pequeno compilado de contos podemos ver os protagonistas vivenciando situações onde a linha entre sonhos e realidade é tão tênue que é impossível nota-la.

Acordar sem saber sem saber se o horror vivido foi real e aconteceu em uma realidade diversa, ou se foi somente um sonho estranho é um sentimento frequente durante a leitura.

Foi uma leitura bem interessante, e traz um pouco do que compõe o gênero horror cósmico.

João Luiz Ramos 16/02/2020

MAIS OU MENOS...
Foi o livro que eu menos gostei do Lovecraft. Destaco os contos: Os Ratos nas Paredes, Os Sonhos na Casa da Bruxa e Sob as Pirâmides. Os outros contos são medianos (na minha opinião).

Igor Rocha 14/03/2021

VOCÊ COSTUMA LER CONTOS?
"Quando as lâmpadas brilharam, vi toda a tapeçaria se agitando horrivelmente, fazendo com que os desenhos um tanto originais executassem uma singular dança da morte".
Confesso que li esse livro já sabendo muito bem o que esperar. Conheço a escrita do Lovecraft (por sinal gosto bastante) e já li outros contos dele.
Esse livro em questão é a coletânea de 6 contos do autor ("A Chave de Prata" é o nome do primeiro), com histórias de temática de horror sobrenatural e que podem ser lidos independentemente da ordem. Particularmente, o conto que eu mais gostei foi "Os Ratos Nas Paredes" porque foi o que teve a vibe mais sobrenatural de todos.
Para quem não está familiarizado com o autor, vou logo avisando que ele tem uma escrita bem progressiva (acabei de criar esse termo ?), ou seja, nas primeiras páginas você vai pensar, "tá, mas... que loucura é essa aqui mesmo" e ao final você vai estar "que interessante como ele conseguiu unir tudo isso".
Ah, outra coisa, por serem contos a presença de diálogos é praticamente zero, o que vai fazer com que a leitura seja um pouco mais lenta. Mais uma coisa, como Lovecraft é um autor que viveu entre os século XIX e XX, sua escrita é um pouco mais rebuscada, mas não é nada que atrapalhe a fluidez da leitura.
Bom, é isso! Sobre essa coletânea em questão, eu admito que gostei de todos os contos, minha única ressalva é que eu achei "Sob as Pirâmides" um pouquinho grande.

Igor Façanha 29/04/2020

Bom!!
O livro tem no total seis conto, sendo eles, A chave de prata, O que a lua traz consigo, Os ratos nas paredes, Os sonhos na casa da bruxa, A rua e Sob as pirâmides. De todos esses contos que fazem parte do livro os que mais chamaram a minha atenção e que conseguiram me prender de verdade foram apenas dois, que são os dois primeiros contos. A chave de prata foi sem duvida o conto mais filosofico de todos os contos que já li de Lovecraft. Nesse conto ele nos leva a uma experiencia onírica através do personagem do conto, com paisagens deslumbrantes de se imaginar. Na apresentação desse conto é dito que muitos criticos consideram o personagem desse conto o alter ego de Lovecraft por ele expor seus pensamentos acerca da vida, da criação artística e busca pela identidade. Já o conto O que a lua traz consigo é bastante curto mas de uma densidade filosófica gigantesca, até um pouco difícil de interpretar, mas a ambientação que ele conseguiu criar nesse conto é igualmente gigantesca, a minha imaginação enquanto lia ia criando uma imagem muito real do que ele tinha escrito ali.
Acho importante dizer que por mais que eu só tenha gostado de apenas dois contos, não achei o livro ruim. Os outros contos que existem no livro ainda são bons mas não me prenderam da mesma forma que esses dois fizeram. Em Os ratos nas paredes eu achei o personagem da historia pouco desenvolvido e não me chamou muito a minha atenção. Em Os sonhos na casa da bruxa a historia já é mais interessante que o ultimo conto, mas parece que Lovecraft tava com uma fixação por ratos nessa época, jabo é! Ele botou mais um rato nesse conto, eu já tava de saco cheio de tanto rato que eu tava lendo, então isso pode ter influenciado que eu não tenha achado mais interessante do que realmente é, mas a historia é boa sim. Ah!!! Só uma curiosidade sobre o conto Sob as piramides. Esse conto foi escrito a pedido de Houdini, o escapista que era famoso. O conto se passa no Egito com o personagem tentendo escapar da merda que se meteu KKKK ihuu. Ei, flw pra vocês!! Tmj e se cuidem!
Avalon 30/12/2020minha estante
Na verdade Sob as Pirâmides foi escrito em colaboração com o Houdini (os dois escreveram juntos), não como um pedido...

Valentin 26/05/2023

Entendi nada
Isso já é um problema que tenho com o Lovecraft, que alguns contos eu simplesmente não consigo entender nem reter nada do que estou lendo. Acredito que seja porque ele traz muita informação de nomes próprios e as vezes umas ideias muito abstratas.

Esse livro em específico foi o mais complicado, porque não consegui me apegar a nenhum conto! Os outros foram melhores.

Kau 20/08/2020

"Odeio a lua - tenho-lhe horror - pois, às vezes, quando ilumina cenas familiares e queridas, transforma-as em coisas estranhas e odiosas."

roseli.ferreiraedu 24/07/2022

Terror cósmico de HP Lovecraft
Lovecraft tem uma importância histórica pra construção do gênero de terror da forma que o conhecemos hoje. Conceitos singulares e a existência de um incompreensível e intangível são suas marcar registradas.

É notável a sensação de que em cada linha lida há a sensação de suspense sem causa aparente. Boa construção de ideias e em todos os contos deste livro o enredo sempre estaca centrada no terror cósmico, aquele que não há razões e nem explicações pra acontecer.

Boa leitura pra quem gosta desse gênero literário.

jusqua 07/01/2022

Mais contos
A escrita é complexa e os pensamentos do autor perturbadores como sempre.
Os contos não foram dos melhores ate então por mim lidos, e nestes foram perceptíveis alguns relatos racistas a que não se tem muito o que comentar.

JL Marcal 06/09/2020

Simplesmente incrível!!
Dos 6 contos lovecraftianos presentes neste livro, os que eu mais gostei foram "Os ratos nas paredes", "Os sonhos na casa da bruxa" e "Sob as pirâmides". Recomendo a leitura, com toda certeza!!!

PsicoFlavia 07/02/2022

É incrível como Lovecraft me faz imaginar os monstros mais horríveis..acho os contos dele meio cansativos, mas acredito que seja pelo fato de não ser o meu gênero preferido de leitura, masssss eu sempre fico curiosa pra saber o destino dos personagens. Em geral eu indico essa leitura

Kit 22/03/2021

Nossa essa coletânea foi difícil, acho que o único conto digno de nota é o da casa da bruxa, que ainda assim foi mais longo do que precisava... será que todos os contos bons ficaram no box anterior?

Ricardo.Rincon 24/07/2021

O mais fraco até agora
Por esse ser o livro com os contos mais fracos do lovecraft na minha opinião, ainda acho um bom livro de contos.

Lunna.Santanna 29/05/2020

Bem razoável
O livro conta com a apresentação de 6 contos, porém se tratando de Lovecraft eu imaginava algo mais avassalador, porém é um livro com uma visão mais filosófica, mais como uma epifania, a leitura é boa mas o tema me desagradou um pouco.

Paulo 28/07/2020

Maestria colossal como seus monstros
Essa cria de Edgar Allan Poe compete com seu mestre na questão excelência de escrita. Tanto a sua imaginação quanto a sua qualidade de descrição são colossos da criação.
Nessa edição da Chronos estão reunidos alguns contos em um livro, todos com histórias aterrorizantes e alguns elementos que se repetem, talvez originados nos pesadelos do autor.
Ignorando seu racismo, sua obra é incrível, e também por vezes tão complexa que custo a ler sua narrativa.

Ps: essa edição, como eu disse, é da Chronos, não da Pandorga.
Avalon 30/12/2020minha estante
A editora é a Pandorga, Chronos é o selo que eles adotam (junto com o selo Vital, por exemplo)

Paulo 31/12/2020minha estante
Ah, sim, pode crer, saquei. Obg por esclarecer rs

Avalon 31/12/2020minha estante
Opa, disponha. ??

Mavi 21/05/2021

Contos de Lovecraft
Os contos que este livro trás para os leitores são muito bons, cheios de suspense e muito mistério, nenhuma novidade sobre o escritor. O conto que eu mais gostei foi o último que ele fez para o Houdini, eu adorei!