Guiné-Bissau:

Guiné-Bissau: Odete Costa Semedo

Resenhas - Guiné-Bissau:

Maria 16/01/2022

Uma ótima introdução
O livro Guiné Bissau: história, culturas, sociedade e literatura, escrito por Odete Costa Semedo, é parte da introdução da sua tese de doutorado que visa analisar cantigas de mulheres dentro do contexto sociocultural da Guiné-Bissau. Dessa forma, Odete faz uma introdução à história do país, citando brevemente o período pré-colonial, colonial e pós-colonial, além de fazer um aprofundamento em questões culturais, sobretudo no uso de panos e cabaças e na produção artística por meio de cantigas. Ela traz à tona a relevância da palavra no meio guineense, ou seja, como a tradição oral tem valor e deve ser considerada também como fonte histórica e filosófica dos povoa. Essa palavra se traduz, inclusive, no guineense, uma língua crioula que surge do contato entre os povos nativos e os portugueses, sendo agora considerada uma língua comum entre as diversas etnias do país. Eu leio pensando em como Semedo, além de poeta, é uma incrível estudiosa da oratura do seu país e deveria ser muito mais lida por aqui.