A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano Rick Riordan

Resenhas - A Tumba do Tirano

Aline Michele 09/11/2020

Que livro minha gente, que livro!
Eu comecei ele meio triste, já que no livro anterior eu perdi um personagem que eu amava, então eu comecei esse meio assim, enrolando. Mas logo no inicio com a chegada deles ao Acampamento Júpiter você é envolvida de tal forma na história e começa a ver o quão positiva foi a morte no livro anterior. Contraditório isso né? Eu sei.
Eu digo positiva porquê devido a ela Apolo, que já tinha começado a amadurecer no terceiro livro, realmente toma consciência dos seus atos, demonstra arrependimento pelas coisas que fez enquanto deus, passa a amar os humanos e se importar com eles. É gratificante chegar aqui e ver isso. Ele continua sendo engraçado e mitando em várias referências, mas esse Apolo de hoje é muito melhor que o Apolo do passado.
Como sempre, conhecemos novos personagens e revemos outros e tudo isso é ótimo . Eu particularmente gosto mais do Acampamento Romano. Ler sobre a Décima Segunda Legião Fulminata aquece o coração sabe? Parece que o coletivo lá tem uma importância tão maior que no Meio-sangue (apesar de amar esse acampamento também).
Um das coisas que eu mais gosto no livros do tio é que as histórias vão ficando mais épicas a medida que avançamos nos livros. As batalhas ficam maiores, as histórias ficam mais sérias e a evolução dos personagens é nítida. Exceção nessa saga para a Meg que continua a mesma do primeiro livro e ainda não conseguiu conquistar meu coração. Tirando ela, parece que tudo cresce e fica melhor.
Faltando apenas mais um livro para terminar As Provações eu fico com a esperança de que algo traga o personagem que perdemos de volta, mesmo sabendo que é meio impossível e que o Apolo continue evoluindo, ficando mais humano e não se esquecendo disso caso volte a ser um deus.
sarah 02/12/2021minha estante
Reyna rainha e o resto nadinha!!

Aline Michele 02/12/2021minha estante
Ela tá incrível nesse livro né? Adoro ?

sarah 02/12/2021minha estante
simm!!

Janaína Hanna 30/04/2022minha estante
Exatamente, estou amando acompanhar esse amadurecimento de Apolo, mas ainda não aceitei aquela morte, não acredito ainda.

maluchaiber 21/01/2023minha estante
absurdo isso, a meg sai do relacionamento toxico do padrasto dela, obvio que ela evoluiu.

Janaína Hanna 21/01/2023minha estante
Meg evoluiu demais, ela saiu de um relacionamento abusivo. Ela é maravilhosaaaa

Murilo sibim 04/07/2021

Livro muito bem escrito, com bastante ação, deixando um terreno bem preparado para o desfecho da série! Nele Apolo percebe o quanto ele era um deus horrível e acaba sendo mais ?humanizado?, pois se arrepende de várias atitudes de quando era um deus!
Temos a volta de alguns personagens que deixam a história ainda melhor!
Vamos ver como essa série irá se encerrar no quinto livro!

Albieri 22/01/2024

As aprovações de Apólo - A Tumba Do Tirano
Rick Riordan
????????

Nesse quarto livro dessa série, vemos Apólo e Meg seguindo para o acampamento Júpiter levando um amigo amado com eles, depois dos desafios do labirinto de fogo. Nesse caminho sofrem um ataque de Ghouls e encontram Lavínia uma meio sangue do acampamento Júpiter. Nessa jornada eles enfrentam dois imperadores e um rei morto de Roma, reencontram velhos amigos e lutam para finalizar a missão incumbida a Apólo.

Menos arrastado que o terceiro, Rick soube prender um pouco mais atenção nesse livro e puxou a gente de volta para uma batalha incrível e mostrou que Apólo consegue ser melhor como humano do que como deus.

#asprovacoesdeapolo #atumbadotirano #rickriordan #thetyrantstomb #book #instabook #instalivros #livros #amoler #leitor #leitura #biblioteca #livraria #bookoftheday #picoftheday #livroevida #bookislife

Emillyn5 17/03/2021

Apolo tem se tornado cada vez mais empático e vulnerável. Desde o ????????? ?? ???? eu percebo uma mudança significativa nele, o que contribuiu para que eu finalmente pudesse me afeiçoar ao personagem e me envolver com a trama.
Também adoro ver como os personagens das séries anteriores evoluíram e estão se saindo.
Foi um livro gostoso de ler. Adoro a escrita leve e divertida que é característica do Rick Riordan. Estou ansiosa pelo desfecho desse universo que me ganhou e me fez "refém" no último ano.

12345 18/01/2021

"Esse era Don, o Fauno, um herói."
"Mas, se quero contribuir com essa missão e não só ficar escondido num canto, preciso saber como ? minha voz falhou ? como ser eu de novo."

Esse foi o livro mais lento para mim, mas ainda assim não diminuiu a paixão que eu tenho por essa saga.

Como eu já disse em todas as outras resenhas dos livros anteriores, a evolução do Apolo é simples e linda. A Meg crescendo e ficando madura é uma das melhores coisas para se olhar.

Vemos a confiança que os novos personagens ganham e como eles cativam o coraçãozinho do leitor aos poucos. Eu fiquei tão feliz quando os personagens de HDO voltaram a aparecer nesse livro, tava com tanta saudade do Frank e da Hanzel, e fiquei muito feliz com o final dado pra Reyna, acho que foi sim um final merecido, afinal nem todos queremos um final romântico. Não vou mentir que por um momento eu quis ela com a Thalia, mas como diz a própria Reyna "Por que uma grande amizade sempre tem que se transformar em romance?".

bibia 02/12/2020

preparação pro final
Sinceramente eu não gostei muito desse livro, mas a leitura é super rápida e em um piscar de olhos você acaba e está pra pegar o último
Ele é basicamente uma preparação pro livro final, no qual eu não estou nem um pouco preparada pra dizer adeus ao acampamento meio sangue.
Ps: Ele retratou ainda mais a amizade do Apolo com a Meg e eu acho isso completamente perfeito!!

Juliana.Bragiato 30/03/2020

Eu amo os livros do Rick!

gabspotter 25/11/2023

"? E eu sou filho de Marte ? retrucou Frank." ?
um livro q me tirou da ressaca literária, um livro leve, mt engraçado, com amor, superação, luto e poder.
o final tem informações dms o q eu amei pq gostei de tds elas, só fiquei meio aflita no caso da reyna, mas espero q dê td certo.
tô mt feliz pela lavínia, uma personagem nova com uma incrível personalidade e uma pessoa incrível, fiquei mt feliz por ela e td q ela fez e conquistou.
frank e hazel eu amo vcs dms, o jeito q vcs se preocupam um com o outro é a coisa mais fofa do mundo, lindinhos dms ??.
apolo e meg, a relação de vcs é com ctz a minha parte favorita do livro, EU AMO VOCÊS COM TODO O MEU CORAÇÃOOOOOOOOOOOOOO! e apolo, você é meu personagem favorito de TOA.
o livro td é mt bom e achei meio estranho (mas não ruim) q dois imperadores bom, vcs sabem, em um livro só, só qro ver o último.
espero q o último seja mlhr q é, pq se for, vai ser perfeito. ???

"? Bem, eu fico feliz que a gente tenha conversado sobre isso, assim me sinto bem mais leve por todas as coisas que você já sabia. Eu também ia dizer que você é muito importante para mim e que eu talvez até ame você como uma irmã mais nova, mas? ? Também já sei disso. ? Ela abriu um sorriso torto para mim, provando que Nero deveria mesmo tê-la levado ao dentista quando era mais nova. ? Tudo bem. Você ficou bem menos irritante também."

Tainá 14/10/2021

O melhor do Apolo
No quarto livro nos demos de cara com problemas do início ao fim. Vida normal de um semideus. Mas as coisas são trágicas e tristes.
Com certeza o melhor da série até agora. Vemos um Apolo, ou Lester, cada vez mais humano, sentimental e altruísta. Certamente ele está evoluindo.

Apenas sinto falta de Percy Jackson, a maioria dos antigos protagonistas aparecem, menos Percy.
Mas acho que isso será resolvido no ultimo livro.

Rebeca 03/01/2023

Lelê das ideias
Aqui aprendemos que a artemis se preocupa sim e que a lei de Percy jackson não é refutavel, se ta bom pode ficar ruim

thu 08/03/2022

aaaaaaa
fala sério não aguento mais chorar esses livros só me dão susto
é gente morrendo e voltando a vida
gente morrendo de vdd
sério NÃO TÔ BEM

Amanda 21/02/2023

O livro que Riordan endoidou
Tem sido uma aventura muito gostosa acompanhar tudo o que Apolo e Meg passam libertando os oráculos. E como alguém que começou lá em Percy Jackson, me deixa feliz ver como a escrita do tio Rick evoluiu bastante na questão da diversidade. As coisas parecem genuínas e isso aproxima muito.

Personagens com conexões cada vez maiores e melhores.

Por outro lado, sinto que nesse livro percebemos o desprendimento de Riordan em manter personagens vivos. Chegamos naquele momento em que nem o protagonista está 100% imune. Isso é assustador, mas em um ponto bom.

Neste livro, sinto que fiquei tensa o tempo todo. Achava que tudo poderia dar errado a qualquer momento. A gente até para de esperar o final feliz e só espera que todos saiam minimamente bem da guerra. Mas isso é o que torna a história tão ?próxima da realidade?. Se é que é possível. O cenário de guerra foi bem escrito e as situações também são bem visuais.

Eu adorei. A saga ganhou mesmo meu coração!

Caio Mário 26/04/2021

EMOCIONANTEEEE
A história só melhora com o decorrer dos acontecimentos! Ansioso demais pelo próximo livro aaaaaaa
Ao contrário do anterior, que foi bem triste e que abalou minhas estruturas, essa daqui foi muito emocionante, o Apolo está muito mudado, mais humano, mais consciente... É algo lindo de se ler. Até dá uma vontadezinha de trocar de pai celestial, que no meu caso o meu pai celestial é Hades. Porém, ainda prefiro ele do que Apolo rsrsrs... Mas sim, deixou tentado.
Outra coisa muito boa também é a riqueza do livro, o Riordan consegue juntar muuuuuito informação histórica e montar uma história muito perfeita e maravilhosa, é de arrepiar. E é tudo muito empolgante e engraçado, a relação que o Apolo e a Meg tem é extremamente linda, os dois são muito engraçados, parecem dois irmãos!

Wes 26/03/2021

Não aproveitei muito deste livro, mas acho que é pelo meu atual estado de espírito.

laura 18/05/2021

Lavínia ???
Esse é o penúltimo livro do riordanverso (por enquanto), é um clássico adolescentes tem que salvar o mundo de uma grande ameaça e tal... Mas é ótimo até agora meu favorito de as provações de Apolo.
Se passa no Acampamento Júpiter e reencontra antigos personagens de hdo (Hazel, Frank, Don, Reyna e Dakota) também apresenta novos personagens ótimos, uma é a Lavínia, uma menina hiperativa com cabelo e sombrancelha rosa, viciada em chiclete e apaixonada por uma dríade chamada Carvalho Venenoso.

O maior mistério da história é como Apolo não morre, ele é atacado por 90% do livro, o que sobra dos 90% é dor e sofrimento mas tudo bem KKKKKKKKK.
Enfim gostei muito do desfecho, tirando o que acontece com uma personagem.