As Clínicas Públicas De Freud

As Clínicas Públicas De Freud Elizabeth Ann Danto

Resenhas -

Vênus_Alice 15/12/2023

As clínicas públicas de Freud
Confesso que não foi um livro fácil de ler, é muito detalhado e as vezes uma leitura bem lenta, porque pode ser cansativa, mas compensa. As clínicas públicas de Freud foi um projeto e una ação linda, que levava saúde, acesso, educação, alimentação e qualidade de vida às pessoas.
Acontece que era um projeto para todos, no qual a pessoa pagava o que podia- se podia. E os analistas se doavam, reunião e faziam acontecer. Um projeto que nasceu na Viena Vermelha e se espalhou pela Europa e depois a América. E infelizmente, teve fim, com o regime nazista, que via a psicanálise no mesmo patamar do marxismo.

Isso me fez indagar o que teria acontecido se não tivesse ocorrido a Segunda Guerra, será que teríamos no mundo um maior acesso a terapia/análise? Teria mais projetos para os pobres terem acesso ao básico?
Algo a se pensar e tão similar ao nosso SUS, que deve ser apoiado e receber mais recursos.

"Interesse não falta. Faltam oportunidades. Uma formação em psicanálise é ainda muito cara e praticamente inviável para a maioria das pessoas, mesmo em escolas progressistas."

Gislaine.Muterle 28/02/2022

Trabalho incrível! Ótimo para conhecer o início do trabalho com a Psicanálise. Um resgate histórico pormenorizado, atento e no final, uma reflexão e tanto!

Erik 13/02/2021

Livro muito bom e muito rico sobre a história da psicanálise. Vale lembrar que não é um livro teórico, mas histórico.
Contribuiu muito com minha formação, ao passo que me deu fundamentos históricos para posicionar a psicanálise em um contexto político progressista.