Narcoditadura

Narcoditadura Percival de Souza




Resenhas - Narcoditadura


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Antonio Maluco 14/09/2023

Policial
O livro conta histórias de vários personagens que são bandidos e advogados e políticos que fazem parte da história criminal desse país e na introdução fala que o livro vai ser um Cidade de Deus mas é só em algumas partes do livro e fala mais em teoria do que aventuras nas favelas brasileiras
comentários(0)comente



Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento: "Narcoditadura"

Obra: Narcoditadura: O caso Tim Lopes, crime organizado e jornalismo investigativo no Brasil

Autor: Percival de Souza

Ano de publicação: 2002

Editora: Labortexto Editorial

Páginas: 272

Síntese:

"Narcoditadura" é um livro que conta a história do assassinato do jornalista Tim Lopes, ocorrido em 2002, e sua investigação pelo autor, que é também jornalista e especializado em cobertura policial e criminal. O livro aborda a relação entre o crime organizado e o poder público no Brasil, e como essa aliança afeta o trabalho da imprensa.

O autor descreve como a investigação do assassinato de Tim Lopes revelou uma rede de tráfico de drogas e exploração sexual de menores de idade na favela da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, controlada por uma facção criminosa conhecida como Comando Vermelho. Ele analisa como o poder do Comando Vermelho é resultado de uma relação simbiótica com políticos e autoridades, que fecham os olhos para suas atividades em troca de apoio eleitoral e outras vantagens.

Percival de Souza explica também como o trabalho de jornalistas investigativos como Tim Lopes é ameaçado pela atuação de grupos criminosos, que tentam impedir a divulgação de suas atividades ilícitas e punir aqueles que os denunciam. Ele destaca o papel crucial da imprensa na denúncia da violência e corrupção que permeiam a sociedade brasileira, e defende a necessidade de proteção e apoio aos jornalistas que se arriscam a fazer esse tipo de trabalho.

Além disso, o livro traz relatos pessoais do autor, que acompanhou de perto a investigação do caso Tim Lopes e teve que lidar com a pressão e ameaças dos criminosos. Ele narra os bastidores do jornalismo investigativo e mostra como a apuração de crimes envolvendo poderosos pode ser perigosa e desafiadora.

Conclusão:

"Narcoditadura" é um livro importante para quem deseja entender a relação entre o crime organizado e o poder público no Brasil, bem como a importância do jornalismo investigativo na denúncia da violência e corrupção que afetam a sociedade. O autor oferece uma análise detalhada do caso Tim Lopes e seus desdobramentos, ao mesmo tempo em que compartilha suas experiências como jornalista investigativo. A obra é uma leitura recomendada para quem se interessa por jornalismo, segurança pública e justiça social.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



André Goeldner 23/01/2009

Bom.

Revela parte dos bastidores do crime organizado. Ajuda a entender porque ele é assim: cruel para milhões, lucrativo para alguns.

comentários(0)comente



Gabriel Lucas 03/08/2010

Um vislumbre sobre a literatura do tráfico de drogas, Comando Vermelho e etc. no Rio de Janeiro, escrevendo sobre esta e outras obras:

http://factoide.wordpress.com/2010/08/03/400-contra-um-o-filme-e-a-literatura-do-trafico-do-rio-de-janeiro/
comentários(0)comente



Mari R 19/10/2010

Li durante a Faculdade e não teria terminado de ler se não fosse por isso. É um livro duro, com passagens dolorosas e assustadoras. O livro coloca por terra o mito de que traficantes “cuidam” de suas comunidades. Caso após caso, é mostrado justamente o contrário, que essas comunidades são reféns e sujeitas a todo tipo de violência e de desmandos. A ausência do estado que possibilita essa situação também é fortemente criticada. O único “porém” é a tendência maniqueísta do livro que tende ,principalmente no começo, a atribuir características demoníacas e angelicais no que se refere a Tim Lopes. É possível não ser maniqueísta frente a um caso tão brutal ? Ainda não sei a resposta...
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR