Dexter no Escuro

Dexter no Escuro Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter no Escuro

Jeffer 03/07/2010

Dexter, Jeff Lindsay, Editora Planeta, Cassius Medauar (tradutor) e leitores-fãs totalmente NO ESCURO
O 3º e pior livro da série, até agora.

Pior no quesito tradução, deixando frases totalmente sem nexo. Olha um exemplo: Certa altura Dexter pensa consigo mesmo: "Mesmo não tendo pouca experiência com sonhos, tenho certeza que o meu subconsciente não estava terrivelmente preocupado com Rita." A frase passa a ter sentido com a história de Dexter e do restante do parágrafo se vc substituir "pouca" por "muita".

Pior na contagem dos mais de 40 (isso mesmo!) erros de português (eu contei e anotei todos os números das pgs.) sendo que tinha página com 3 erros! Alooou, faltou dinheiro pra Editora Planeta contratar um revisor que saiba português? Não sou perfeccionista, mas dava pra ter um mínimo de respeito pelo leitor e não considerá-lo um analfabeto contratando analfabetos como revisores?

E o mais lastimável, o pior conteúdo da série por causa da mudança do escritor no perfil do personagem. Enquanto na série da TV Dexter continua arrasando, neste livro o Lindsay resolveu ir pro lado sobrenatural. É como se na metade da temporada CSI virasse Arquivo X. Ambas são boas, mas uma não tem nada a ver com a outra. E um livro narrado em 1ª pessoa, vc colocar outra 1ª pessoa narrando coisas desde antes do surgimento da humanidade é forçar muuuuuito a barra. Lamento, mas este Dexter definitivamente saiu do rumo.

Aqueles que dizem que é o melhor livro da série só podem estar de gozação ou então estão fazendo resenhas pagas. Ou não são verdadeiros fãs da série. Mesmo!
LCLane 04/07/2010minha estante
Tua resenha ficou perfeita. Também fiquei chocada com a quantidade enorme de erros de português no livro. E olha que eu reclamava dos livros do Vianco, mas estão fichinha perto desse.
Quanto à história, penso o mesmo que tu. O Lindsay simplesmente saiu do prumo. Na minha opinião, "viajou" e desvirtuou completamente o personagem. Repito o meu comentário: Decepcionei!

Camilo 22/08/2010minha estante
Cara, eu nem considerei os erros de tradução e de português . . .

A tradução foi digna do conteúdo, porque realmente acabou com a história de tirar o fôlego dos livros anteriores, principalmente do segundo (Querido e Devotado Dexter) que foi de arrepiar.
Ainda tenho esperanças de um Dexter melhor amanhã.

Sua resenha ficou perfeita mesmo.

Laís 16/09/2010minha estante
Nossa, eu estou lendo o livro agora e ia justamente colocar um comentário aqui sobre os erros de português. Alow! É um aburdo a quantidade de erros de gramática, digitação, concordância, sem contar as frases do além e totalmente sem nexo.
Não basta ler, temos que adivinhar certas partes.
Ou não tinham um revisor pra ver essas coisas (o que é ridículo para uma editora do porte da Planeta) ou o que tinha não sabia português, nossa, francamente. É muita falta de respeito com o leitor. Já basta o fato de todos os livros da série terem algum errinho tosco, mas esse supera de lavada.
Mesmo que a história fosse a mais brilhante da série, o fato do livro ter sido tão mal escrito seria suficiente para derrubar sua moral.

Egídio Pizarro 23/09/2010minha estante
Esses erros de digitação e gramaticais realmente irritaram muito. Quando eu estava na metade do livro, mandei um e-mail para a Editora Planeta reclamando disso.

Eles acabaram de responder. Se comprometeram a prestar mais atenção nisso. Não é lá uma grande resposta, mas ao menos indica que eles já estão cientes da quantidade de erros.

Só para registrar.

Marianne 18/02/2011minha estante
Eu estou sinceramente amando esse livro. Li o segundo faz um tempinho e nem estava afim de ler esse porque o outro não me convenceu. Mas acabei começando a ler este e estou adorando!

Os erros de português atrapalham bastante mesmo, mas aí é culpa da editora e não do autor... A história está ótima! O Dexter é demais, adoro as sacadas sarcásticas dele!

Eli 02/03/2011minha estante
Realmente a tradução deixou a desejar...algumas frases sem coerência e muitos erros de português.
Nunca tinha notado tantos erros em um único livro!
Como citou JLM, também não gostei do lado sobrenatural que a história foi escrita, preferir mil vezes os livros um e dois.

PeuBernardo 14/06/2012minha estante
É impressionante, JLM, concordo totalmente com você. Dexter tem uma proposta clara, ele é frio, lógico e psicologicamente realista(ele é um psicopata criado pelas circunstâncias). Como alguém pretende transformar da noite pro dia essa pessoa em um temente a Molock??? O Jeff Lindsay devia ser preso pelo que fez. Ainda bem que a série se desamarrou totalmente do livro e realmente tornou o personagem um mito. Como tinha de ser.

Bacil 26/12/2014minha estante
hahahahaha melhor resenha! Terminei hoje o livro, o meu é TERCEIRA REIMPRESSÃO com DOIS REVISORES e a quantidade de erros é enorme (!!!!!!) Também achei o livro mais fraco da série até agora..
Parabéns pela resenha!

Adriana 15/03/2015minha estante
Também não curti essa parte sobrenatural, primeiro porque (como falaram) Dexter é extremamente lógico e racional, então achei que o autor fosse encontrar alguma explicação lógica e racional pra esse medo de Dexter, fiquei tentando enxergar algum momento em que hipnotizaram ele, ou que estavam dando alguma droga alucinógena, que ele tivesse em coma, sonhando, o que fosse.. mas a explicação de que Moloch estava chamando Dexter blabla, pelo amor... espero que os próximos sejam melhores, e ainda bem que não fizeram isso na série mesmo, ia ser muito bizarro!
E sobre os erros da edição... prefiro nem comentar

Erick Gagliardi 28/12/2016minha estante
Também não me agradou a questão sobrenatural, não que a temática não me agrade, mas não condiz com o personagem ou com o background dos outros dois livros, sorte que a serie não seguiu estes passos!

Júbis 10/08/2020minha estante
Concordo demais! Parei de ler a série após esse volume, há uns 7 ou 8 anos. Será que o quarto livro é melhor? Espero que sim. A série foi fantástica.

Núbia Cortinhas 23/12/2022minha estante
Ainda não li os livros, mas estou amando a série. Em breve lerei a saga.

_lendoemsaturno 24/12/2022minha estante
Eu vou ver a série assim que acabar os livros, e olha eu recomendo os livros viu ? são maravilhosos. ??

Núbia Cortinhas 24/12/2022minha estante
Imagino!! ?????

Mauricio 16/09/2023

FORA DA CAIXINHA
Dexter continua seu trabalho na perícia da polícia de Miami, o que o deixa antenado para todos os crimes que ocorrem na cidade, principalmente aqueles mais peculiares, como o caso de duas mulheres encontradas carbonizadas, decapitadas e colocadas em pose cerimonial, no lugar das faces haviam cabeças de touro feitas de cerâmica.

Diante desse caso o passageiro das trevas acaba ficando acuado. À medida que as investigações prosseguem, a voz que sempre sussurrava no ouvido de Dexter está quieta, como se tivesse sumido, sem ela, ele começa a se sentir ainda mais vazio, com medo e paranóico, e o pior de tudo é que alguém sabe que ele está vulnerável, esse mesmo alguém que anda espalhando outros corpos da mesma forma que o das mulheres pela cidade.

Enquanto lida com seu problema interno, perseguições e uma invasão a domicílio que acaba no sumiço dos dois filhos da sua futura esposa, Dexter então precisa correr contra o tempo para salvar as crianças, resolver o caso e quem sabe até mesmo o seu casamento.

Dexter No Escuro é bom?
Mais ou menos. Vamos lá, a premissa é ok, porém a trama começa a se perder, os personagens são bem amenos, principalmente a Deb, ela tá quase uma inútil que só chinga nesse livro, o desfecho das crianças é algo nada haver e o final meus amigos, o final é um fiasco.

Conhecemos Dexter como um psicopata, ele é tão doente e cruel quanto os próprios vilões que mata, porém ele segue o código de Henry o que o torna diferente. Neste livro passa a cogitar que uma força sobrenatural é quem o impulsiona a fazer o que faz. Bom, isso muda tudo a partir de agora, veremos o que nos aguarda no próximo romance.

Duda | MiguriGeek 06/05/2020

Até agora esse terceiro livro foi o mais cansativo da série, cheguei até a abandonar a leitura por um tempo.
A história só foi começar a me prender depois da metade do livro e as coisas foram um pouco arrastadas, mas o final continua te deixando intrigada a continuar lendo.
Outra coisa que incomodou bastante é a quantidade de erros que tem no livro.

Dan 15/01/2021

Mais fraco que os anteriores
Apesar de me fazer dar boas risadas, como sempre, achei o terceiro livro da série com muito mistério e enrolação para uma resolução tão fácil e rápida. Você ficava o livro inteiro atirando para todos os lados sem saber de nada e no fim tudo se revela? Sei la. Além disso o Dexter nesse livro ta um trouxa, um bostão mesmo kkkkk o que dá o nome ao livro "Dexter no Escuro". Mas nossa! A resposta não tinha como estar mais na cara e ele estava "mas será?".
Outra coisa: não vejo a hora das histórias se juntarem, por que os livros parecem que são episódios independentes, vamos ver ne.

Leandro 17/03/2013minha estante
O melhor livro de Dexter, porém até agora só li os três primeiros. Engraçadíssimo, bem bolado e impressionante.

Thaisa 12/02/2014minha estante
Eu gostei mais dos dois primeiros livros, mas de acordo com o seu comentário, tenho que concordar que é um traço marcante do Dexter e realmente, fundamental. Afinal, ele acha que é uma COISA, mas tem lá seu lado de humanidade. É isso mesmo, mudou minha visão Pedro.

Carl 17/05/2021

Um Dexter confuso meio presa
Em Dexter no escuro vol 3 vemos um Dexter confuso, com um caso de macumba, que aparentemente intimida a coisa que faz ele querer matar. Por muitas vezes ele é perseguido e seguido por está seita que fica intrigado com Dexter e seu "passageiro das trevas" que é como ele chama a coisa que faz ele querer matar...

Beto37 21/10/2023

Muito bom!
Mais uma obra desse universo sangrento do aclamado Dexter!! Gostei bastante da leitura. É, de fato, uma boa narrativa, e o plot twist foi surpreendente.
O protagonista sem sua ?voz interior?, vê-se completamente sozinho, no escuro. E isso acaba sendo um processo de autoconhecimento para ele em relação a alguns sentimentos que ele não sabia (ou não tinha descoberto ainda) que tinha. Confesso que tinha me esquecido do quanto a Deborah representa meu humor às vezes KKK. E essas crianças de Rita, hein? Ainda estou perplexo, mas veremos o que acontecerá nos próximos livros.

Ana Winchester 10/09/2023

Dexter no Escuro
Dexter pela primeira vez se ver sozinho, sem o seu passageiro sombrio.
Gostei da história, porém achei um pouco fantasiosa (minha opinião é claro.), mas sofri junto com o Dexter em algumas partes, ele foi bem injustiçado nesse livro. A Debs foi super chata nesse livro, realmente não gosto da personagem no livro, espero que isso mude nos próximos.
O final foi muito a cara do Dexter mesmo, só achei corrido, assim como nos outros livros, só que agora mais ainda, esperava mais, pois passei o livro toda ansiosa e curiosa para as explicações e o desfecho.

Camilo 22/08/2010

Totalmente fora do brilhantismo dos livros anteriores.
Atenção: Esse comentário pode conter Spoilers. Se ainda não leu esse livro, não leia esse comentário :)

No prmeiro livro (Dexter a mão esquerda de Deus), Jeff Lindsay escreveu uma obra prima, uma história fantástica que foi igualmente brilhante para as telas pela ShowTime. Dexter Morgan, psicopata, assassino, perito forense. Mas mesmo assim, adorado por todos os seus leitores e espectadores. O motivo? Sua inocência, sua história, seu humor e sua inteligência. Ou melhor, a perfeita harmonia entre suas o vilão e o mocinho coexistindo em um só personagem.

O seu segundo livro (Querido e Devotado Dexter) Jeff fez o inacreditável. Conseguiu tornar a história ainda mais fantástica. Na minha opinião, o segundo livro com Doutor Danco ficou perfeito e sem dúvidas foi o estado da arte do Dexter. Com seu humor capaz de nos fazer rir, com o suspense nos fazendo acelerar o coração e com seu carisma fazendo com que o ante herói assassino fosse mais aplaudido do que nunca.

No terceiro livro Jeff conseguiu destruir tudo que havia criado de fantástico no protagonista da série. Porque? Ele torna o Dexter uma espécie possuído. Como se não bastasse ele acaba com o suspense sobre o futuro do Cody. Para Jeff em seu terceiro livro, todos os assassinos tem uma espécie de "coisa" sobrenatural. Sim, isso já existia antes, mas era uma metáfora, mas a metáfora que Dexter usava (brilhantemente diga-se de passagem) nos dois primeiros livros para descrever o seu sentimento, sua tentação por sangue, comum em vários tipos de psicopatas, tornou-se real. Ele realmente tinha uma coisa, um passageiro das treva dentro dele.

Ainda tenho esperanças que no quarto livro Jeff se esforce para arrumar as coisas, mas pelo que parece, a história foi bruscamente distorcida, de tal forma que seria necessário reescrever o terceiro livro para continuar com o bom e velho Dexter que todos conhecemos.

Anne 27/03/2024

O livro é arrastado, entendiante ao extremo. O autor se perdeu demais nesse livro, o desenvolvimento foi péssimo pra história, o toque de realismo de Dexter sempre foi uma aposta melhor. Apelar pra uma religião distorceu a lógica

Larissa 27/06/2020

Resenha: Dexter no Escuro
"E, por trás de seus olhos sombrios, a fera interior dele rosnou de volta para a minha. Ficamos assim durante um bom tempo, por fora apenas nos encarando, mas por dentro as duas sombras predadoras gritavam seus desafios".

Imagine o Dexter, sem seu querido, íntimo e sombrio passageiro das trevas. Imaginou? Poderíamos dizer um homem quase normal.

No terceiro livro da série, Dexter terá que lidar com um problema que nunca enfrentou antes, um problema pior que qualquer problema externo, um problema interno. Seu passageiro das trevas resolveu abandona-lo sabe-se lá por qual motivo, tendo que o pobre e desamparado Dexter lidar com seu vazio interior. Como se não bastasse Dexter enfim vai casar, fazendo-o ainda mais normal. Sozinho, prestes a casar e já tendo dois pequenos filhos para cuidar, filhos estes que estão longe de ser crianças normais.

"Se eu fosse uma pessoa que só falasse a verdade, diria a ela que seus filhos tinham muito mais chance de causar pesadelos nos outros do que ter pesadelos, mas como não sou impulsionado por um grande desejo de falar a verdade, dei um tapinha nas costas dela".

Esse livro foi a segunda decepção do ano. Depois de Verity, Dexter foi a decepção já anunciada nos primeiros capítulos! Nesse livro acompanhamos um Dexter mais homem comum do que nunca. E na boa, se estou lendo uma série sobre um psicopata tudo o que eu não quero ler é sobre a vida de um homem normal. Nossa o livro demorou HORRORES pra acabar! Além disso o crime foi o menos interessante dos outros dois livros, A Deborah MEU DEUS QUE BOSTA DE POLICIAL. Vou contar já assisti MUITA série com policiais mas nunca vi uma policial mais ruim do que ela. Só pra vocês terem uma noção:

"Por isso, MLK se pronuncia Moloch.
- Ou milk - Deborah falou".

Ela não consegue desvendar as coisas, fica o tempo todo no pé do Dexter, fala palavrões o tempo todo, UM SACO. Quase entro em uma ressaca literária. Embora esteja fazendo a resenha do livro, já adianto dos três primeiros da série esse é o pior.

Mariana 15/12/2022minha estante
Li a serie toda e fica em altos e baixos. Esse também está entre os que achei piores. A premissa é boa, mas o desenrolar é muito fraquinho...

Wania Cris 24/11/2021

Dexter maravilhoso, Debbie não muito...
Terceiro livro do psicopata mais amado de todos os tempos, Dexter está passando um período complicado em que todas as suas certezas são colocadas à prova.

Dexter é maravilhoso até quando está perdido e não tive problema algum com suas divagações, mesmo achando as coisas um tanto repetitivas. O que me incomodou fortemente nesse livro foi a Deborah Morgan, irmã de Dexter. Ela tem crescido na trama e isso é bom, porém, ela está intragável. Incapaz de conversar com quem quer que seja, não há uma única frase em que não estejam presentes pelo menos dois xingamentos e um arrogância absurda a ponto de achar que todas as pessoas do mundo existem para servi-la. Não tenho problemas específicos com o linguajar chulo, desde que seu uso seja justificado na trama e os de Debbie não são, inclusive torna a leitura desagradável. Talvez por isso esse seja o livro mais fraco até o momento...

@renatavarelaescreve 09/03/2022

Ah
Eu vinha lendo a série com gás, mas quando chegou nesse, demorei um pouco mais pra terminar a leitura. O Dexter estar "no escuro" tirou um pouco dá graça do personagem e, consequentemente, do livro. Mas vale a pena ler e continuar a série, os próximos compensam!