Iniciação à estética

Iniciação à estética Ariano Suassuna

Resenhas - Iniciação à estética

Marcus 07/03/2022

Ariano escreve esse livro com uma delicadeza prazerosa, encanta pelo conteúdo analisado cirurgicamente e pela beleza na qual flui suas palavras.
Termos noção do que se trata a estética é uma necessidade a qualquer um que se coloque a opinar sobre artes. Todos nós consumimos arte em variados níveis, é justo que nos habilitemos a ter clareza sobre seus impactos, sua história e expressões.

Vivi 08/07/2021

Ariano foi um excelente professor além de escritor! Adorei a didática dele, bem claro e objetivo, traz citações pontuais e deveria ser leitura obrigatória na universidade/aulas de literatura.

RogerBoy 10/05/2021

Muito bom!
O livro é um excelente Manual de Estética, escrito pelo aclamado escritor Ariano Suassuna.

Divido em 6 grandes partes ou Livros, discute não somente as diferentes teorias estéticas, mas também diversas problemáticas fundamentais ao estudo da Arte e Estética, como o lugar do Feio na Arte, Arte e Moral, entre outras.

Acredito que a parte mais relevante da obra esteja concentrada nos 4 livros iniciais, sendo os dois últimos exposições da hierarquia e classificação das artes e dos diferentes métodos estéticos.

Um capítulo que me fascinou foi o décimo segundo, sobre a essência do trágico. Já havia lido algumas tragédias como Édipo Rei e Macbeth, porém após leitura do capítulo, meu interesse foi estimulado. Parti para a leitura de Medeia, Prometeu Acorrentado, a Oréstia e quero continuar a leitura de outras obras.

Mada 25/06/2020

Pensar arte não é legislar sobre o artista. Importante!
O tema sempre rende opiniões diversas
e visões diametralmente opostas que muitas vezes resultam de preconceitos estético e artísticos extremamente danosos. Muito importante a leitura que o Suassuna faz sobre estética e o caminho filósofico que ele percorre e se apoia, principalmente para quem trabalha com arte e acaba sofrendo diretamente com os ataques conservadores fundados em pensamentos demasiado estreitos sobre o campo estético, com a finalidade de legislar sobre a arte.

Jaqueline.Sayumi 17/02/2020

Livro bem didático, a linguagem simples permite compreensão mesmo não sendo tão familiarizada com o tema.

Pablo Barra 27/07/2015

O esqueleto da arte
O livro é fantástico de começo ao fim. É como se Ariano Suassuna estivesse na sua frente dando uma aula graciosa e profunda. Não é uma leitura complicada. Amo essa area da Filosofia tão vasta e Ariano Suassuna me lembrou o porquê de tanto amor! Desenvolve cada tópico com extrema clareza e quase como que fazendo pausas para você poder entender direito! Desde a introdução do livro percebemos que o escritor brasileiro queria isso, o aproximamento da filosofia, o entendimento e a paixão por ela! :D Leitura recomendadísiima!