Toda Noite é um Abismo

Toda Noite é um Abismo Felipe Teodoro

Resenhas - Toda Noite é um Abismo

Fabio Pedreira 11/04/2020

Desgraçamento Mental
Exemplar cedido pela editora.
Nem tudo são flores. Todo mundo vive dias ruins, mas alguns infelizmente parecem que vivem cercados pela escuridão, e cada dia que passa torna-se cada vez mais difícil se livrar dela.
Alguns são vítimas das circunstâncias, outros não conseguem lidar com as próprias trevas e assim são engolidas por elas. E Toda noite é um abismo vem através de 12 contos mostrar justamente isso.
Felipe Teodoro nos trás um livro muito bom, porém tenso e melancólico, o que pode fazer com que talvez você leia mais devagar, apesar de ser um livro curto.
Eu li praticamente de vez, mas contei com a ajuda de ter contos pequenos e uma linguagem muito boa. A escrita do autor chega a ser poética muitas vezes. Destaque para o primeiro conto, que achei o mais pesadinho, porém, com uma forma de escrever excelente.
Os contos se alternam por vários gêneros, ficção, fantasia, distopia, terror, etc. E cada um deles tem uma linguagem própria, que combina com o tema e a história contada.
Cada conto é muito pequeno para que eu possa falar deles separadamente, por isso posso dizer que é um livro que recomendo muito. Uma leitura que vai agradar quem gosta do estilo.

Girotto Brito 24/03/2020

Há monstros dentro de nós...
"Toda noite é um abismo", de Felipe Teodoro, nos apresenta diversos contos de suspense e terror. A característica marcante do livro é que as histórias nós coloca diante de nossos próprios monstros, da escuridão do subconsciente humano, capaz de nós lançar no abismo.
Vários personagens dialogam com seus monstros.
Três contos, particularmente, me chamaram bastante atenção: "Toca do Coelho", "Aqui todo mundo é feliz" e "Horror no morro". Pelo poder narrativo, criatividade e sutileza em tratar de temas importantes como a violência nas favelas, sequestro e estupro.
Gostei do livro.
Recomendo!

@resenhandodark 22/10/2019

@resenhandodark
A noite e seus escuros não estão apenas do lado de fora, nas calçadas, ruas e vielas, mas também dentro dos nossos corações, dentro das nossas almas. Traumas, paranoias e cicatrizes muitas vezes são o caminho para um lugar escuro, onde monstros sem nome dormem e aguardam o tão esperado despertar. Todo ser humano também é noite, toda existência também é abismo.
As 12 histórias que compõem esse livro abordam essa relação, brotam de um estranhamento, de uma anoitecer: o evento-chave no qual corpos e paisagens são engolidos pela escuridão, são mergulhados em abismos e assim dão voz ao desconhecido, o maior e mais temido medo humano. "Toda noite é um abismo" e, quando você perceber isso nunca mais será o mesmo.

Um livro que possui histórias curtas e tenebrosas, que pode mexer com nosso maior medo “a realidade”, trazendo aspectos como depressão, estupros e alcoolismo. E outros até mesmo com uma semelhança com histórias regionais e algumas características lovecraftiana.

Dentre todas as histórias a que mais me atraiu foi o “Na toca do Coelho”, que tem uma mistura de violência e sexo, que é meu tema favorito no terror. E também o “ Aqui Todo Mundo é Feliz”, essa história já estava presente na DM 2, porém nesta ela contem um final alternativo o que me deixou mais ansiosa por essa leitura, com uma mudança realmente incrível e bizarra.

Thainá - @osonharliterario 05/05/2020

Uma coletânea intensa, sem pudor ou amarras
Inicio essa resenha já dizendo que ler Toda Noite é um Abismo não é fácil, muito menos agradável. A coletânea composta por 12 contos, todos textos escritos pelo autor Felipe Teodoro, trazem um terror psicológico intenso, frenético e sem papas na língua, sendo assim uma leitura que poderá – e deixará – o leitor mal e pensativo durante horas após a sua experiência com o livro.

Nessa coletânea você encontrará assuntos que abordam desde o luto severo de uma mãe à depressão, vícios e loucuras de outros protagonistas, alguns marginalizados pela própria sociedade e esquecidos pela população de bem. Com descrições pesadas e cruas, através de uma escrita direta, o gore é elemento essencial em certas histórias, mesclando o melhor do terror com o pior da realidade.

Cada conto tem o poder de tocar, de diferentes formas, com profundidade o leitor, deixando expostos como os monstros e demônios muitas vezes vivem dentro de nós, do outro, de todos. Sendo assim uma leitura impactante, que gruda na cabeça e não é fácil de ser esquecida, colocada de lado ou até mesmo ignorada.

Por todos esses elementos, deixo aqui o aviso de gatilhos que podem conter no livro. Há cenas fortes e descrições de possíveis estupros, que podem incomodar, chocar e fazer mal a algumas pessoas. Se você é sensível a esse tipo de narrativa, indico que não leia o livro. Lembre-se que a sua saúde mental sempre virá antes, sendo assim prioridade.

Como é uma coletânea de contos, assim como sempre falo, há contos que senti com mais intensidade do que outros, mas num geral é uma coletânea excelente que traz muito de nossos monstros e demônios internos, como também os externos. Há descrições pesadas, há gore, há sofrimento. Por isso indico que só inicie a leitura se estiver se sentindo muito bem consigo mesmo, pois é aquele tipo de livro que te faz sofrer e perder a esperança na humanidade, nas pessoas, te faz enlouquecer junto com os protagonistas.

Também é importante ter cuidado com os gatilhos, pois é um livro forte e que incomoda, que causa desconforto. Mas se esse é um tipo de leitura que você gosta eu a recomendo de olhos fechados e com propriedade. Leia-a e sinta-a, pois apenas assim vocês entenderão o que realmente eu quero dizer.

Resenha completa e com detalhes sobre cada conto no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/05/05/resenha-toda-noite-e-um-abismo-felipe-teodoro/

May 10/04/2020

O que te dá mais medo de noite?
UMA PITADA DE REALIDADE

O que conquista nessa antologia, é o fato de o autor misturar monstros com problemas reais, em muitos contos parece até que o monstro da história é uma representação da mente do protagonista, uma figura para ilustrar todo o horror da mente humana. Ele constrói as histórias em cima do medo, da insanidade e da ganância dos homens.

TODO TIPO DE LOUCURA HUMANA

Nos contos, apesar de todos terem essa pegada de realidade, os motivos dos personagens são diferentes, em alguns contos temos a maldade em si, em outros temos personagens que chegaram ao ápice da loucura e em outros contos temos personagens que tiverem uma vida tão triste que eles mesmos jogaram sua vida no abismo.

LEITURA RÁPIDA

Não posso deixar de citar, que apesar de ser uma antologia, ela é bem curtinha, então dá para ser lida em um sentada de tarde.

Os contos que eu mais gostei, sem dúvidas foram:

? É sempre noite
? O show não pode parar
? Horror no morro

Já leu essa antologia? Qual sua opinião sobre antologias, costuma ler?