Seja Feita a sua vontade

Seja Feita a sua vontade José Lázaro Boberg

Resenhas - Seja Feita a sua vontade

Lais 09/10/2020

Válidas reflexões
Essa obra nos leva a grandes reflexões e a uma mudança de paradigmas, se tornando uma grande ferramenta de auto conhecimento, pois nos remete a razão e a um mergulho para o interior da alma.

A "Vontade de Deus" que o autor se refere é a ação das leis naturais/morais, que se encontram escritas na propria consciência cujo caráter é universal e nos leva ao exercício pleno do livre arbítrio. Por outro lado, muitas religiões pregam como sendo as leis de Deus, que nada mais são do que criações humanas, ou seja, leis teológicas.

O autor apresenta duas concepções filosoficas: se tem livre arbítrio ou um Deus interventor? Dessa forma é possível meditar entre a diferença da visão teista e deista, sobre como vivenciamos Deus, o enxergamos e nos relacionamos com ele. Ao proferir a oração do pai nosso imaginamos Deus com uma figura humana, sentado em seu trono entre as nuvens nos observando e intervindo. Dessa forma nos colocamos na condição de dependentes, passivo e submissos, negando nosso próprio querer (visão teista). Por outro lado observamos uma postura mais madura, cuja ênfase está no processo autônomo do livre arbítrio, que nos torna responsáveis por nós mesmos e pelos nossos atos (visão deista)

Boberg nos convida a refletir qual é a postura que temos assumido diante da vida e de Deus: passividade, obedecendo a vontade de terceiros ou buscando nos tornar protagonistas e mais responsáveis?

Este livro é um tributo ao livre arbítrio e ao final apresenta a brilhante visa o de Deus segundo Spinoza, o que traduz, de certa forma, todo o conteúdo de suas páginas.