O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Ana 03/04/2024

Simplesmente magnífico...
Que final de trilogia maravilhosa...
Sinceramente estou sem palavras, o que posso dizer é que essa trilogia de fantasia foi totalmente diferente de todos outros livros do mesmo gênero que já li.
Incrível demais!
Como nos dois outros livros anteriores, a leitura é fluida, com muitos acontecimentos que te deixam com mais vontade de saber o que vai acontecer depois.
Essa escritora ganhou meu coração e já quero ler suas outras obras!
??????????????

Jóice 03/04/2024

Leitura incrível. Fechou a trilogia com chave de ouro. A autora nos traz tanto da sociedade e de como agimos com os nossos semelhantes, nos achando superiores, d e uma forma que da pra sentir essa dor e essa raiva no papel. Ela se abrindo ao leitor no final e o discurso anexo no final do livro só melhoraram ainda mais a experiência.

"Acho que se você ama alguém, não escolhe como eles vão corresponder ao seu amor."

Wes 26/03/2024

Final digno
Confesso que para mim esse livro foi uma montanha russa. Os dois primeiros, foram uma leitura corrida, fluida e bem natural do início ao fim. O início deste último livro foi exatamente igual, porém, para mim, o meio dele deu uma desacelerada; no final da metade do livro engatou com tudo e foi sensacional. Um final digno para essa trilogia que prometeu tudo e entregou tudo e mais um pouco.

Meu primeiro contato com autora foi essa trilogia e definitivamente me conquistou. Com certeza os livros dela terão lugar cativo em minha lista de leitura.

Lu F. 24/03/2024

A trilogia ?A Terra Partida? me conquistou pelo mundo complexo e cruel, os personagens ambíguos e uma escrita avassaladora.

Tenho um carinho muito grande pela trilogia. Contudo, achei esse último livro bem? mediano. Ele é cansativo e confuso. Sei que uma parte tem a ver com o fato dos capítulos da Nassun serem tão chatos (ela é uma coitada, mas mesmo assim).

Achei o final meio meh. O primeiro livro continua sendo o meu favorito e o melhor da trilogia. A Essun é uma personagem FANTÁSTICA, simplesmente por ela ser tão poderosa e tão cretina. Adoro ela. Os personagens secundários são sensacionais também (Alabaster, Tonkee e Ikka são maravilhosamente escritos).

Embora esse último livro tenha sido um balde de água fria, recomendo a trilogia. É um trabalho fantástico de construção de mundo e sobre como o preconceito destrói (nesse caso, literalmente rs) o planeta.

Matheux 06/03/2024

Perfeito
Uma conclusão ótima pra trilogia. Fiquei muito satisfeito com o fim dos arcos de cada personagem e a forma com que o enredo como um todo terminou.
Simplesmente perfeito.

Anny 05/03/2024

Fim da Terra Partida
O primeiro livro da trilogia foi surpreendente, tudo era muito novo e o desconhecido deixava tudo melhor, uma verdadeira obra-prima. Mas nesse último livro, acompanhando Nassun e Essun essa magia não conseguiu se sustentar, tudo aconteceu de forma que pareceu bem fácil e até óbvia. Contudo, foi um final sem pontas soltas e já imaginava que seria difícil de sustentar todo o mistério, o que fez perder uma estrela, mas ainda vale a leitura.

Rafael 21/02/2024

Literatura fantástica em todos os sentidos
Terminei essa trilogia com saudade dos personagens. Uma ótima ficção que noa faz pensar nas relações em que estamos por meio de uma lente fantástica.
Maravilhoso ver o que autoras como Jeimisin, Butler e Le Guin conseguem fazer.

A série começa, continua e termina muito bem!

Luanabookclub 02/02/2024

N.K. e sua trilogia épica
Terminei essa série! E a sensação é tão gratificante!

Trilogia Terra Partida!!! N.K Jenkins

? A quinta estação começa com um primeiro livro escrito de uma forma poética que se mantém durante toda a série, porém teve um choque com essa escrita e com a forma que ela optou para contar essa história. Achei difícil, cheio de termos e nomes de personagens difíceis e muita coisa que ela não explica. Mas não espere isso dessa autora, ela não mastiga as coisas pra gente, ela te envolve em algo desconhecido e com coisas que só serão explicadas no último livro. Teve um plot no final que não descobri.

? No segundo livro, O portão do obelisco, as coisas ficam um pouco mais claras e como já estava adaptada com a escrita ela fluiu melhor, mas abriu um leque de coisas que tive que chegar no terceiro livro para descobrir. Novos personagens com novos desmembramentos.

? O Terceiro livro foi meu favorito, Céu de Pedra, onde tudo se conecta, as explicações vão surgindo e a emoção toma conta de cada encerramento. O final foi surpreendente para mim.

Que sensação boa de ler algo épico!

No terceiro livro tem o extra com o discurso que ela deu na premiação que recebeu pelos livros. E foi uma porrada! Leiam! Foi maravilhoso!

Laví 01/02/2024

Final digno da série
No último livro da trilogia vamos acompanhar a jornada da Nassun, que diga-se de passagem não consegui me apegar nenhum pouco, e da Essun. A autora no início, fez eu me sentir burra porquenparece um quebra-cabeça sem todas as peças mas a medida que a história vai avançando a compreensão vem.
Tem uma outra linha temporal explicando como as quintas estações começaram, comedores de pedra e os Obeliscos. Me apaguei muito aos personagens que são amigos da Essun.
Foi um final que amarrou todas as pontas e apesar de ser um final silencioso, foi aquele silêncio de encaixe sabe? Tudo se encaixou, e por mais que eu quisesse saber mais do que aconteceria depois, não importa porque quem narra a história pra gente não se importa com esse detalhe e não é o objetivo final vermos se TUDO vai ficar bem. O principal foi resolvido.

Guilherme 31/01/2024

Obra prima da ficção científica e fantasia!
Minha resenha é referente não só ao último livro, mas a trilogia como um todo.

Não à toa os três livros receberam o prêmio Hugo. Nunca li uma obra de ficção científica com uma temática tão diferente e fora dos padrões. Não só o mundo, mas também sua magia e principalmente seus personagens.

Fugindo da ficção tradicional europeia, você sente a visão de outras culturas, povos e etnias nesse mundo. Além disso a história consegue nos prender do início ao fim com personagens cativantes e uma história misteriosa. Você vai entendendo aos poucos e sente que se ler novamente tudo já estará lá nos detalhes. E por meio desse mundo fantástico a autora aborda temas como preconceito e opressão.

Falando especificamente do terceiro livro, apresenta um final para trilogia excelente e sem pontas soltas. Mas já adianto, este livro não é para qualquer um. Sua história e resoluções são complexas, te deixando perdido em alguns momentos, principalmente no livro final, o que pode afastar alguns leitores. Para mim foi perfeito!

Ao meu ver, a dedicatória da autora resume perfeitamente a sua trilogia: ?dedicado àqueles que têm de lutar pelo respeito que é dado a todos os outros sem questionamento?.
fecomas 31/01/2024minha estante
???

Erika Neves.1 31/01/2024

Bem, essa ainda não é a minha resenha sobre o livro. Só estou escrevendo essas palavras de apoio a todas as pessoas que estão se achando loucas por terem odiado essa bomba pretensiosa. É muito fácil duvidar da própria sanidade mental diante de uma nota tão alta e de tantas resenhas dizendo que é uma obra-prima, mas não se aflija, em breve colocarei em palavras tudo que, que eu tenho certeza, você Tb está sentindo.

Valéria 24/12/2023

O céu de pedra.
O que dizer dessa conclusão de série? O mundo foi expandido de tal forma que é difícil mensurar a grandiosidade dessa história. As perguntas são respondidas nesse livro e a conclusão é poética. Livro fantástico e que aborda temas tão relevantes e atuais de uma forma tão única que parecem terem sido criados apenas para essa série. Vejo que o mínimo que o leitor souber antes de começar essa trilogia, melhor para a experiência. Basta a sinopse do primeiro livro para se aventurar nessa série maravilhosa e única.

Marcello.Buzon 19/12/2023

O fim existe?
Eu sou apaixonado na escrita de N.K.. simples assim.
Dito isso, está trilogia mexeu muito comigo e de formas bem diversas. Este terceiro livro especificamente não foi o melhor (e eu nem esperava isso, porque o primeiro é insuperável), mas de longe foi ruim.
Um pouco confuso, abstrato demais, mas que no fim não atrapalham a leitura e nem a experiência deste 'encerramento'.
Essa trilogia mereceu cada um dos prêmios e merecia até mais, pois é única e extremamente inventiva.

Alan (@coracaodeleitor) 05/12/2023

PQ NINGUÉM FALA DESSA TRILOGIA? Gente esses livros são perfeitos. Eu tô sem chão com esse terceiro livro! Perfeito!
Rê Bastos 08/12/2023minha estante
Vou colocar na lista só pelo seu surto kkkkk