Recursão

Recursão Blake Crouch

Resenhas - Recursao

alendaletra 19/04/2024

Sobre o tempo
Onde memória e tempo se cruzam? O que molda nossa realidade? Como afetamos a realidade dos demais? O que resta da nossa identidade e da percepção do que é real sem a dimensão do tempo? Ficção envolvente, vale cada página do seu tempo!

Tai 18/04/2024

Recursão
Li matéria escura e não curti muito, e na maioria das resenhas que li diziam que Recursão era melhor e de fato é bem melhor. Apesar de ter o mesmo pano de fundo sobre tempo/espaço e sua relatividade achei que nesse livro a história melhor construída.

willherondale 17/04/2024

Estou em prantos
Sou suspeita pra falar pq amo qualquer ficção que envolva viagem no tempo, mas mano sem condições que livro incrível com certeza se tornou um dos meus favoritos

isalike 17/04/2024

Surpreendente!!!
Primeiro livro de ficção cientifica que eu li e fui surpreendida positivamente! É uma leitura que te prende, e te faz prestar atenção nos detalhes, como nas datas? O que faz toda diferença pro entendimento do livro
Demorei um pouco pra ler por ter achado confuso em alguns momentos, mas definitivamente vale a leitura.
E deixa a reflexão de: se você pudesse, voltaria no tempo?

juliazoratti 17/04/2024

Resenha
Um livro muito inteligente, tomou um rumo tão extraordinário que eu não imaginava. Esperava por algo comum e, até certo ponto posso dizer raso, mas ele entra em uma complexidade incrível é totalmente profundo. Recomendo de olhos fechados!

Gabriela.Perusselo 17/04/2024

Muito bom e confuso na mesma medida
O livro é incrível, muito bem escrito e te deixa preso a todos os capítulos. Eu li sem esperar nada (nem mesmo li a sinopse) e acho que foi a melhor coisa. Tem que ter muito atenção aos personagens e as datas, parece bobo mas quando você se dá conta disso a cabeça explode. Achei que de 70 a 80% ele deu uma desacelerada pela repetitividade mas nada que me fizesse parar de ler.

nanabanana 15/04/2024

Incrível!!
Admito que não li muitas ficções científicas na vida. acho que tenho um pouco de receio de não compreender bem as coisas ou a mensagem, e ficar perdida. mas esse aqui foi tão bem avaliado e indicado que resolvi dar uma chance, e que surpresa maravilhosa!
me atrai muito histórias sobre viagens no tempo, embaraços no espaço-tempo, linhas diferentes se fundindo, loucura e caos. eu AMO muito esse tipo de confusão. a parte da ficção científica é bem tranquila, famosa "para leigos" de fácil entendimento, muito bom pra quem quer começar no gênero. o ritmo e a leitura é eletrizante, frenética e eu não consegui parar de ler até chegar no final! os personagens não são muito aprofundados, senti que os acontecimentos em si eram levados como ponto principal, mas mesmo assim me emocionei e fui cativada pelo drama daquelas pessoas.
o meio do livro pode dar uma arrastada porque ele se torna um pouco repetitivo, mas isso não me incomodou em nada. sempre tem algo novo acontecendo, mesmo nessa sensação de looping.
o final foi satisfatório, gostei mesmo, e em vários momentos me lembrou muito uma produção cinematográfica.
muito bom! amei.

tha_rbrandao 15/04/2024

Se pudesse, você voltaria atrás?
03 | the book lovers club - abril

Somos feitos de memórias tal como estrelas feitas de poeira, uma luz do passado reverberando em um presente que não existe, mas que qualifica sua existência. - Esse foi o pensamento que tive logo que comecei a entender esse livro.

Novamente, graças ao clubinho eu estou me aventurando com gêneros que até então eu nunca cheguei perto; sci-fi é um deles. Tive medo de não conseguir acompanhar o raciocínio lógico, porque confesso que definitivamente eu não sou uma pessoa de exatas, e falar de física para mim é o mesmo que me explicar a ciência por trás da magia de um feitiço, mas Crouch parece ter o dom de falar de assuntos complexos de uma maneira acessível. Foi uma enorme surpresa me pegar entendendo todos os conceitos de espaço-tempo abordados, o que claramente atribuo à escrita envolvente e muito cinematográfica desse livro. Em muitas partes eu consegui visualizar tudo tão bem que parecia que eu estava vendo um filme ao invés de um livro.

A parte da investigação policial eu achei um pouco chata, os dramas do Barry e da sua família não me pegaram muito. Até mesmo o personagem ficou meio sem sal sem açúcar para mim durante muito tempo, começando a me afeiçoar a ele somente aos 45 do segundo tempo. Na verdade, acredito que não me envolvi emocionalmente com ninguém em especial, e o que mais me tocou foram as reflexões que o livro provocou. Eu me senti triste não por eles em si, mas por coisas pessoais que a história deles me fizeram refletir. Muitas vezes tentei visualizar em minha mente, da maneira mais detalhada possível, lembranças antigas da minha vida e foi chocante perceber como as memórias se diluíram com o tempo, se tornam embasadas, abstratas e distantes?

?[?] e lhe ocorre que talvez haja um motivo para nossas lembranças serem armazenadas com um ar nebuloso e desfocado. Talvez a abstração que as reveste sirva como um anestésico, um amortecedor que nos protege da agonia do tempo e de tudo que ele rouba e apaga de nossa vida.?

E assim como Barry diz em determinado momento, faz nos perguntarmos se a vida não é uma eterna despedida daqueles que amamos, enquanto que nos iludimos com a sensação de controle sobre nossas vidas e a ideia de realidade concreta, ao passo que na verdade, vivemos pelo passado, só tendo uma breve miragem do futuro. E sem essas lembranças nas quais nos agarramos tanto, quem somos? O que resta?

Algo que gostei bastante também é como a gravidade da situação vai, gradativamente, escalonando ao nível global. É algo difícil de se fazer (dar a real sensação de perigo mundial), e muito desesperador de se ler. A cada instante eu pensava: não pode piorar mais. Daí vinha alguma coisa e provava o contrário, que sim, dá pra piorar e MUITO.

Houve momentos em que me irritei com as escolhas de alguns, mas tudo bem, faz parte da experiência. Achei a resolução um pouco confusa, mas nossa, a repetição que vinha acontecendo, onde a Helena tentava acertar as coisas, já estava me deixando agoniada então foi um alívio eles terem conseguido resolver os problemas, e não posso deixar de pensar que eu jamais teria tanta determinação igual a Helena teve! Eu simplesmente iria chutar o pau da barraca e aceitar que tudo vai explodir na minha cara mesmo.

Não acho que seja um livro perfeito (eu raramente acho), mas esse aqui me deixou tão nervosa e alarmada com as consequências que eu gostei muito, e vou reler com certeza!

lauany.run 15/04/2024

THE BEST ??
A alguns dias eu estava pensando e cheguei a perguntar pra algumas pessoas se existia algum livro que era o preferido delas que fazia elas falarem horas sobre ele e que o coração acelerava sabe aquele livro que você presentearia pra alguém

Sem dúvidas este livro se tornou o meu best seller a minha melhor Leitura talvez do ano talvez da vida! Talvez so quem já perdeu alguém que gostaria muito de voltar no tempo só pra impedir isso entenderia do jeito que este livro me tocou

A pegada dele e do tipo A Biblioteca da meia noite, só que além de ser surpreendente ele te faz pensar demais o que você faria se pudesse mudar algo do seu passado e o que isso mudaria no seu presente, as vezes as coisas só acontecem porque tem que acontecer

? a vida só pode ser compreendida olhando se para trás mas só pode ser vivida olhando se para a frente?

Márcia 15/04/2024

"Aquele que controla o passado controla o futuro" G.O, 1984
Sinceramente não tenho muito o que colocar na resenha desse livro, porque é fácil de dar spoiler, mas essa leitura é uma experiência incrível, e foi bom eu ter lido de forma mais lenta porque teve partes que sentia a aceleração e agonia de tudo. Eu amei a perspectiva sobre o tempo que ele traz, e as várias reflexões que consegui ter ao longo da leitura!
"Não quero mais olhar para trás. Estou pronto para aceitar que a dor faz parte da existência."
Recomendo muuuito o livro e já estou ansiosa pra ler outras obras do autor ??

Pdrmcd 14/04/2024

Um excelente sci-fi sobre tempo e memória
Acredito que esse tenha sido o livro mais rápido que li: foram apenas dois dias.

Não era familiarizado com o trabalho de Blake Crouch, e devo dizer que estou surpreendido. Para além da narrativa, que conta com um enredo envolvente e de tirar o fôlego, a escrita do autor consegue ser leve e profunda ao mesmo tempo.

Mesmo os termos mais técnicos, que podem amedrontar uma primeira vez, Blake consegue fazer uma escrita fluida, sem rusgas e que te deixa extremamente ansioso para ver o que vai acontecer nas próximas página.

Devo parabenizar pelo livro, que é realmente uma das melhores leituras que fiz em 2024. E ainda mais pela reflexão feita sobre a ganância humana de querer controlar o incontrolável.

Recomendo!

rachelbb 13/04/2024

Abandonei
Tive que abandonar o livro com 60% dele lido pq achei muito confuso, eu queria ter gostado mas criou uma mistura tão grande que eu me perdi, no início dava pra acompanhar mas depois ficou uma bagunça. Não achei que valia a pena continuar sem entender nada

sayu 12/04/2024

Que livro incrível!!! Li em pouquíssimos dias porque a escrita, a história e os personagens me deixaram simplesmente fascinada, mas o final me dilacerou por dentro!!! Acabei o livro sem cair a ficha de que tinha acabado, chorei muito :(

Lorena 11/04/2024

Muito top!
Adorei demais esse livro, fui ler sem saber tanto do que se tratava e que surpresa positiva. muito massa mesmo, bem construído bem escrito, difícil é não se envolver com os personagens e suas historias, fiquei toda hora querendo saber oq ia acontecer e tentando entender tudo. muito bom para quem gosta de física quântica e coisas mais transcendentais, faz muito a pessoa pensar.
nota 5 fácil e mais um livro favoritado.
Marília 11/04/2024minha estante
Tô amando vcs gostando e as reflexõess. Virou um dos meus favoritos tbmm

ByConclusive 11/04/2024

Ficção científica?
Sim e das brabas... É tão interessante quando um livro consegue te mostrar que você pode saber nada de um tipo de assunto específico e te deixar embasbacado.

Talvez por já ter lido o Matéria escura antes desse, meio que já esperava que fosse vim algo grandioso em relação aos detalhes e possibilidades dos acontecimentos do livro.

Não deixou a desejar em nada.