Mulheres, Mitos e Deusas

Mulheres, Mitos e Deusas Martha Robles
Martha Robles

Resenhas - Mulheres, Mitos e Deusas

Leiliane R. Falcão 24/03/2024

Não funciona como guia de mitologia, nem como literatura
Estava com a expectativa super alta com a leitura deste livro. Comprei unicamente pela capa, que é belíssima, e esperava encontrar algo parecido com Mulheres que correm com os lobos, ou algo na linha de um manual de mitos. Porém, o livro é mais um guia genérico e meio romanceado sobre mulheres relevantes dentro do recorte da autora, que é uma mulher mexicana. O que me incomodou na parte dos mitos clássicos foi a falta de algum contexto prévio (imagino que pessoas que não possuem nenhum conhecimento em mitologia irão penar com os primeiros capítulos). Eu que já li alguns livros sobre mitologia greco-romana, em alguns mitos tive dificuldade para me situar, nao sei se por desatenção minha ou pela construção confusa da autora. Outro ponto que incomoda é que para algumas mulheres, a autora explora mais a vida do homem que esteve ao lado dela, fuginfo completamente do objetivo do livro. Isso pegou mais na história de Olímpia e da Cleópatra, mas é recorrente em todo livro. O capítulo sobre as santas também me incomodou, o fato de ter um recorte mais voltado para o México é culturalmente enriquecedor, mas senti falta das históriasgrandiosas de Santa Joana D'Arc, Santa Hildegarda e Santa Teresinha. O capítulo sobre as mulheres do nosso tempo é lastimável, ao fazer a leitura é inevitável nao perceber a decadência (afinal, como saímos de Elizabeth I para Isadora Duncan?). Toda essa crítica com certeza reflete a impressão muito pessoal de uma leitora, e pode ser de alguma forma até irrelevante para leitores mais progressistas e descoladinhos, mas o que eu realmente achei imperdoável nessa leitura foram as viagens que a autora deu ao tratar de pessoas reais. Fica claro que é tudo muito especulativo e onírico, mas poxa, a autora se propõe a analisar uma figura histórica, e não avisa o seu leitor que pode ser que em algum momento ela romanceie algum trecho da história. Fica difícil saber aqui o que é trabalho de pesquisa e o que é ficção. Demorei 3 meses para completar a leitura, é um livro que como ficção não prende, como guia de mitologia ajuda muito pouco, e como trabalho de literatura é pobre e cafona. Para não dizer que foi uma perda de tempo, valeu para conhecer a história de Heloísa e Abelardo, e Cristina da Suécia.

Jess 03/03/2024

Intrigante e envolvente
O livro "Mulheres, mitos e deusas" não é uma leitura simples. Por vezes, é bastante cansativa e de difícil entendimento. Mas ao mesmo tempo, é cativante.
Além disso, o estilo de escrita da autora pode intrigar o leitor e fazê-lo ler por horas, somente para descobrir os destinos das mulheres descritas.
Considero esse livro como uma peça chave para entender a reprodução de machismos e a força do patriarcado ainda hoje vivenciados em nossa sociedade.

Juliana Tavares 29/02/2024

Uma viagem pelo feminino
Louca, exagerada, emotiva. Tem que ser cuidadora, falar baixo, obedecer sem questionar.

Tudo isso faz parte do que é ser mulher e o livro mostra como essas e outras características atribuídas às mulheres foram construídas no imaginário coletivo da mitologia às filósofas e artistas.

Me peguei muitas vezes analisando o que já ouvi e ouço sobre atitudes minhas e de mulheres que estão na mídia, além do que vejo nas ações da minha mãe e de outras mulheres do meu convívio. E essa viagem pelo feminino me deixou com sentimentos conflitantes: por um lado, fiquei feliz por (re)conhecer mulheres tão incríveis que passaram pela história; por outro, fiquei triste por não ter lido esse material antes. Mas, ainda bem que o fiz - antes tarde do que nunca, não é?

Fico feliz por ter mergulhado na história do feminino, pretendo fazer essa viagem mais vezes e convido você a fazê-lo também. O conhecimento proporcionado através deste livro é fundamental para que nós, mulheres, e sociedade como um todo, saibamos tudo o que foi definido como coisa ou jeito de mulher e possamos identificar e mudar essas atitudes em nós.

isabelle333 16/02/2024

Cansativo
O livro não é ruim, mas é cansativo, maçante e não fluiu pra mim. Demorei muito tempo pra concluir a leitura.

Emilly 31/01/2024

Misto de emoções
Ao longo do livro me senti perdida em emoções distintas por conhecer mulheres tão distintas e tão incríveis, e por causa da escrita muito bem trabalhada que te prende ao livro. Porém demorei muito na leitura, parecia que as vezes meu cérebro não acompanhava a leitura, então tinha que dar um tempo do livro, apenas por isso não é cinco estrelas.

Lucy 20/01/2024

Mulheres mitos e as outras
Então, é um livro cheio de tendencias, parece que a autora teve muito tempo entre cada exerto do livro pra escrever e em cada um ela usou sua personalidade em destaque naquele momento pra fazer, e os humores eram distintos.
Ainda há uma grande inclinação católica com um viés ao mundo subversivo dos anos 1920 e seu entorno, mas com certa rigidez, pois ao certo só podia ser bom como era se fosse visceral e sem e com grandes arroubos e sem levantes de luta sobre a questão do próprio feminino.
Ainda há muito o que entender sobre a própria autora e sua herança mexicana, falo de mim, e até mesmo a minha relação com tudo isso, pq sinceramente eu queria pegar e perguntar se ela tava passando bem em certos momentos de grandes entusiasmos sobre certas mulheres que o mereciam, mas era claro que havia mais um quê de sua psiquê que da própria glória da personalidade, enquanto do outro lado as personalidades consagradas eram esquartejadas, menosprezadas ou até mesmo questionadas por ela.
Claro que ela podia fazer tudo isso, mas a custo de quê?

Michelli.Mezzon 03/01/2024

Bom, mas maçante
Esse é um livro muito bom, mas eu achei tão lento, um pouco repetitivo e maçante? foi difícil concluir a leitura.

Edilaine 31/12/2023

Martha Robles faz magia com as palavras !
“Mulheres, Mitos e Deusas" apresenta um panorama da história da humanidade através de breves biografias de algumas figuras femininas notáveis. Me agradou de imediato a decisão de não distinguir personagens ficcionais e figuras mitológicas de personalidades históricas, dando a todas o mesmo tratamento. Porém, a escolha das biografadas parece, por vezes, um pouco arbitrária, como na sequência que narra a história de Alexandre - o Grande, meio que “fazendo de conta" que retrata as mulheres envolvidas na vida dele ou que foram afetadas por suas conquistas. Mas, no geral, a condução narrativa é bastante admirável !
Para mim, o ponto alto da obra foi a beleza da escrita de Martha Robles, o lirismo com que ela trabalha as palavras me encantou, conseguiu me envolver e despertar emoções mesmo recontando histórias já bem conhecidas, e capturou minha atenção na descoberta de outras com as quais eu não tinha familiaridade. Em certo momento, ela passa para um relato em primeira pessoa surpreendente, que evidencia sua empatia e atributos como escritora.
Inesperadamente, os capítulos que mais me tocaram foram justamente aqueles que imaginei que menos me interessariam - o das santas católicas - onde Robles nos conduz pela colonização do México através de sua cristianização forçada, e no refúgio que a imagem de Maria representou para divindades femininas ancestrais, na qual todo um povo dilacerado encontrou a ideia de misericórdia.
Valeu muito a pena embarcar com a autora nessa viagem por continentes e milênios, e sobretudo poder refletir sobre tudo o que poderia ser diferente se as mulheres sempre tivessem tido mais voz.

Dry 25/12/2023

Decepção
Palavra que resumi bem esse livro. É triste falar isso, pois verdadeiramente coloquei uma expectativa muito alta. O título nos leva a crer que o livro trata de uma forma analítica o feminismo ao decorrer da história, e de início realmente achamos que será assim, mas conforme a leitura avança percebemos que não existe uma análise, apenas uma crítica superficial, narrando os fatos sem aprofundamento nenhum na persona mulher, e sim em tudo ao seu redor, nos levando até a esquecer de qual personagem a autora está falando. Esse livro é na verdade um compilado de histórias sobre mulheres "famosas historicamente falando" de uma forma resumida, tediosa e sem base de pesquisa.
Leiliane R. Falcão 24/03/2024minha estante
Queria ter lido seu comentário antes de ter comprado essa bomba kkkk

Dry 27/03/2024minha estante
Kkkk eu pensei o mesmo depois que li, "Gostaria de ter visto alguém falando a verdade" .. mas faz parte, é bom que a gente tira nossas próprias conclusões.

Sammy 22/12/2023

Pior leitura do ano!
A autora não tem a menor coerência: começa a tratar de arquétipos femininos na mitologia e afins, passa por uma espécie de "carta psicografada" (como sendo a rainha Elizabeth I escrevendo uma carta depois de morta, ao estilo Brás Cubas), fala de aparições da Virgem Maria no México e termina com mini-biografias de mulheres problemáticas. Nesse meio tempo, enaltece Dalila e outras vilãs; diz que vai tratar de mulheres, mas passa boa parte do escrito destacando os homens.... É uma obra bem estranha, mas não me surprende que tenha se tornado un livro icônico, já que entrega ao público de gosto pós-moderno exatamente o que ele quer: motivos superficiais para reclamar da sociedade e de toda uma tradição e parecer um intelectual ao fazer isso. A incoerência é ressaltada pelo exagero poético desnecessário ou, em suas próprias palavras (ainda que não falando de si mesma), "abuso de figuras literárias emotivas e adjetivadas". Para não dizer que achei de todo ruim, posso afirmar que gosto da ideia de valorização da cultura mexicana. Num mundo de "universalizações", um pouco de patriotismo equilibrado faz bem. É uma forma de não deixar a história ser apagada.
Dry 26/12/2023minha estante
Tive a mesma percepção a respeito ?

Leiliane R. Falcão 24/03/2024minha estante
Finalmente uma resenha de alguém que parece ter lido o mesmo livro que eu... péssimo!

Bia 21/12/2023

Demorei seis meses para ler este livro... A leitura não é ruim, mas o livro, para mim, não fluiu muito bem. A ideia é falar sobre as várias mulheres que marcaram a história, como deusas gregas, personagens históricas, santas, escritoras, artistas e rainhas... No entanto, muitas vezes, parei para me perguntar "este livro fala sobre mulheres ou sobre os homens que essas mulheres criaram/se envolveram?"". Um exemplo, quando estava lendo sobre Olímpia, só se falou de Alexandre e Filipe.
A leitura foi boa e agregou muito, mas não sei se foi somente impressão minha ou se mais pessoas pensam o mesmo, achei que o livro não falou muito sobre as mulheres, em si.

soso.taylors 29/11/2023

Alexa plays the man by taylor swift
Eu amo mulheres. E eu amo, sobretudo, ler sobre elas. Esse livro foi maravilhoso do início ao fim, trazendo histórias das mais variadas figuras femininas que existiram (ou não) ao longo da história. O prólogo em si já é incrível e o resto do livro mantém esse padrão. Certamente posso dizer que minha parte favorita foi a das deusas porque amo as mitologias, mas não tiro o mérito das outras partes; pelo contrário, devorei cada uma delas porque ler e reconhecer a grandiosidade de mulheres nunca é demais.

Flavia_Lo 20/11/2023

Livro bom, mas que têm páginas demais.
Comecei a leitura super animada, querendo aprender mais sobre a visão da mulher no decorrer do tempo, mas como foi frustrante.

Nos primeiros capítulos foi super interessante acompanhar as narrativas, realmente fiquei chocada com as histórias que não conhecia e me interessou muito em saber mais.

Porém depois disso as descrições ficaram muito longas e foram traçadas de forma mais superficial, tive a impressão que a autora que escreveu a primeira parte, não é a mesma que escreveu a última.

Seria mais proveitoso diminuir o tamanho de alguns capítulos, cortar as grandes explicações que não interferem diretamente na história e falar mais sobre muitas outras mulheres apagadas da narrativa de construção da humanidade.

Havia momentos em que se focava tanto na árvore genealógica da pessoa ou na vida de alguém mais conhecido próximo a ela, que eu até me esquecia de quem aquele capítulo buscava apresentar.

Enfim, leitura interessante, mas muito cansativa, esperava histórias menos parecidas, que incluísse mais mulheres apagadas da história e que abordasse essas figuras de forma mais objetiva, fazendo com que o leitor consiga memorizar melhor, quem ela foi e como ela foi uma peça importante.
Fabio 21/11/2023minha estante
Mais uma belíssima resenha, Flavinha, querida!???
Mesmo aparentemente sendo bem prolixo!
Parabéns pela escrita!???

Flavia_Lo 22/11/2023minha estante
Obrigada Fa ?
Foi difícil falar desse livro, gostei muito de algumas partes, mas outras infelizmente foram bem maçantes

Fabio 22/11/2023minha estante
Eu te entendo, Flavinha... livros assim, acabam, por nos desanimar durante a leitura, mesmo quando estamos gostando do enredo

Flavia_Lo 22/11/2023minha estante
É bem frustante, mas acontece

lareS2 10/11/2023

Histórico
Na verdade, acreditava que o conteúdo do livro seria outro, a perspectiva histórica retardou minha leitura, pois é um modelo ao qual não estou acostumada, entretanto, ainda foi de muita valia e extremamente informador

Luiza 04/11/2023

Muito interessante!
Curti muito a leitura, apesar de ser densa e um livro beeeem grande. Agrega muito conhecimento e traz uma perspectiva diferente sobre diversas gerações de mulheres. Pretendo ler ele novamente, em algum momento, mas dessa vez vou comprar o livro físico :)