Mulheres, Mitos e Deusas

Mulheres, Mitos e Deusas Martha Robles
Martha Robles

Resenhas - Mulheres, Mitos e Deusas

Flavia_Lo 20/11/2023

Livro bom, mas que têm páginas demais.
Comecei a leitura super animada, querendo aprender mais sobre a visão da mulher no decorrer do tempo, mas como foi frustrante.

Nos primeiros capítulos foi super interessante acompanhar as narrativas, realmente fiquei chocada com as histórias que não conhecia e me interessou muito em saber mais.

Porém depois disso as descrições ficaram muito longas e foram traçadas de forma mais superficial, tive a impressão que a autora que escreveu a primeira parte, não é a mesma que escreveu a última.

Seria mais proveitoso diminuir o tamanho de alguns capítulos, cortar as grandes explicações que não interferem diretamente na história e falar mais sobre muitas outras mulheres apagadas da narrativa de construção da humanidade.

Havia momentos em que se focava tanto na árvore genealógica da pessoa ou na vida de alguém mais conhecido próximo a ela, que eu até me esquecia de quem aquele capítulo buscava apresentar.

Enfim, leitura interessante, mas muito cansativa, esperava histórias menos parecidas, que incluísse mais mulheres apagadas da história e que abordasse essas figuras de forma mais objetiva, fazendo com que o leitor consiga memorizar melhor, quem ela foi e como ela foi uma peça importante.
Fabio 21/11/2023minha estante
Mais uma belíssima resenha, Flavinha, querida!???
Mesmo aparentemente sendo bem prolixo!
Parabéns pela escrita!???

Flavia_Lo 22/11/2023minha estante
Obrigada Fa ?
Foi difícil falar desse livro, gostei muito de algumas partes, mas outras infelizmente foram bem maçantes

Fabio 22/11/2023minha estante
Eu te entendo, Flavinha... livros assim, acabam, por nos desanimar durante a leitura, mesmo quando estamos gostando do enredo

Flavia_Lo 22/11/2023minha estante
É bem frustante, mas acontece

Laura Brand 04/05/2020

Nostalgia Cinza
Escrito em 1966, em meio a uma poderosa onda feminista pela luta de mais direitos para mulheres, Mulheres, mitos e deusas é uma bela homenagem a alguns dos grandes nomes femininos que fizeram história, seja ela real ou mitológica, em forma de coletânea. Recentemente, o livro chegou em uma edição belíssima pelo selo Goya, da Aleph! Saiba mais sobre Mulheres, mitos e deusas!
Mulheres, mitos e deusas é um riquíssimo trabalho de organização de histórias e origens de figuras femininas. Escrito em 1966, em meio a uma poderosa onda feminista pela luta de mais direitos para mulheres, o livro é uma bela homenagem a alguns dos grandes nomes femininos que fizeram história, seja ela real ou mitológica, em forma de coletânea. Para quem gosta de mitologia, por exemplo, Mulheres, mitos e deusas é um prato cheio. Como escrito na nota à edição brasileira, a obra "escrita por uma mulher, sobre mulheres e sua subjacência na história; mas não se dirige somente a elas. Narra e discute a grande aventura humana sob a óptica particular do olhar feminino".
O livro é dividido em partes pensadas de acordo com alguns temas e momentos históricos. São elas: "As origens", que fala sobre algumas das mais antigas figuras mitológicas; "Da tragédia à história", que trata de mulheres com narrativas de superação que fizeram história dentro da mitologia grega e romana; "O amor", que reúne algumas mulheres cuja história está diretamente relacionado a narrativas amorosas e românticas; "As fadas", cujo próprio nome do capítulo já explica de quem vai se tratar; "Rainhas", uma das partes mais interessantes e que abordam figuras reais que venceram o tempo da vida; “Caminho de Deus”, parte dedicada às figuras femininas relacionadas a algumas religiões, com atenção especial às algumas figuras católicas e cristãs cuja expressividade se faz presente no México; e "Nosso tempo", parte que conhecemos algumas escritoras e ativistas contemporâneas.
O livro em si e as escolhas feitas pela autora possuem um caráter bem ocidental. Não existem referências a figuras femininas do oriente e acredito que isso deixe o livro um pouco superficial e, mesmo entendendo que seria impossível contemplar absolutamente todas as figuras femininas, o livro perde um pouco da riqueza cultural que poderia ter ao abordar outras figuras femininas orientais, como representações da cultura hindu, por exemplo, que trazem um leque gigantesco que poderia ter sido explorado. Entretanto, é interessante observar a presença de mulheres mexicanas, tendo em vista a nacionalidade da autora.
Eu particularmente não conhecia a maior parte dessas figuras, então o livro se tornou uma boa referência tanto para me apresentar a novas mulheres que deixaram sua marca na história, seja ela real ou mitológica, quanto para servir de base para futuras pesquisas e ensaios. Mulheres, mitos e deusas não serve tanto como material de análise e sim material de consulta sobre diversa figuras femininas através dos tempos.
As primeiras páginas cumprem esse papel de análise e trazem reflexões bem interessantes sobre o que alguns mitos e imagens de mulheres trazem para a representação do feminino e dos arquétipos das mulheres. Entretanto, por um bom tempo a autora se limita a apenas narrar a história das célebres figuras, mencionando vez ou outra a questão da mulher como forma de propor reflexões ou fazer pontuações, mas sem chamar a conversa e o diálogo a respeito dessas questões uma vez que ela logo passa para o próximo capítulo e a próxima mulher escolhida.
Ao contrário do que eu pensei e do espera-se pela sinopse, Mulheres, mitos e deusas não é um livro que estuda os arquétipos femininos contidos nas deusas e nos mitos femininos como faz Mulheres que Correm com os Lobos, por exemplo. Mulheres, mitos e deusas traz um catálogo de figuras femininas contidas em mitos, histórias bíblicas, lendas e no imaginário popular, apresentando sua história de forma resumida. Confesso que criei expectativas erradas, pensando que existiria uma parte maior de análise e menos de objetividade e apresentação de cada mulher. Entretanto, isso não tira o mérito do livro de ser uma excelente referência para quem quer conhecer mais sobre figuras femininas ao longo do tempo. Enquanto lia Mulheres que Correm com os Lobos, por exemplo, algumas figuras citadas em Mulheres, mitos e deusas aparecem e usei o livro como referência para essa leitura também. É o caso da história de Malinche, por exemplo.
A linguagem do livro é, por muitas vezes, bem acadêmica, levando em conta o fato de ter sido publicado pelo selo Goya, mesmo de História da Bruxaria. Para os leitores do gênero, é uma leitura bem fácil, mas para quem busca uma linguagem mais mastigada com informações mais sutis, pode ser uma leitura mais complexa e menos fluida. Além disso, por muitas vezes o livro adquire um caráter bem mais histórico e explicativo do que analítico.
Existem alguns detalhes que destoam na linguagem do livro, como, por exemplo, ao falar de Elizabeth I a autora de repente mudar a narração para a primeira pessoa. Acho que teria sido um recurso interessante se tivesse sido feito ao longo de todo o livro, de maneira padronizada. Entretanto, apenas com essa figura icônica em específico, ficou algo bem jogado e estranho, quase como um texto intruso no livro.
Mulheres, mitos e deusas também vem com uma edição bem caprichada, com capa dura, uma imagem que combina bastante tanto com o enfoque do livro, quanto no fato de chamar a atenção logo de cara ao já apresentar uma figura conhecida. Além disso, a diagramação do livro é bem elegante, com um espaçamento entre linhas bem agradável, com divisões de capítulos bem pensadas e uma estruturação inteligente.
Mulheres, mitos e deusas é um excelente livro para apresentar figuras femininas e suas histórias e conquistas. Não conhecia a maior parte dessas mulheres e isso é um ponto altíssimo. Com toda certeza é um livro para ser pensado como referência de estudo e coletânea de perfis de algumas das figuras ocidentais mais ilustres da história. É um livro que usarei para consultas futuras e é um belo acréscimo à minha coleção de livros escritos por mulheres e que falam sobre mulheres.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2020/04/resenha-mulheres-mitos-e-deusas.html
Starming 01/08/2021minha estante
A única coisa que eu mudaria é que ela trata sim de algumas figuras do oriente, mas elas são uma minoria evidente diante das imagens ocidentais.

Priscilla 21/06/2022minha estante
Eu achei muito machista a forma como ela aborda algumas questões já superadas como a tal da feminilidade, que nem deveria ser abordada pois nos submete a uma essência que não existe e, sim, foi construída no patriarcado. E também a forma como ela exalta o "poder" de criar, como se isso fosse um atributo divino, um compromisso legado pelos deuses e a razão de ser mulher. Ora francamente. Muito machista. Desanima continuar a ler já nas primeiras 10 páginas!

Rafael.Ludicanti 06/09/2022minha estante
Gostei de sua resenha.

Lizandra.Mirelle 15/10/2023

O poder do feminino ao longo do tempo
Desde da primeira vez que vi esse livro, queria muito ler ele e esse ano consegui. E ele conseguiu atender as minhas espectativas e ser do jeito que eu esperava. Se trata de um livro histórico/jornalístico/reportagem onde somos apresentados e reapresentados para mulheres que durante a história do mundo, moldaram o mundo com suas palavras, ações e jeito de ser. Conheci muitas pessoas novas e outras pude ter uma perspectiva diferente.
Senti falta de fotografias, acho que daria um up a mais no livro.
Vale demais a leitura!
MarcosMoreno 17/10/2023minha estante
Esse ano as leituras rendeu pra você, né? Você leu bastante livros. Eu só li mais foi gibis.

Lizandra.Mirelle 17/10/2023minha estante
Está rendendo bem pra mim

Dry 25/12/2023

Decepção
Palavra que resumi bem esse livro. É triste falar isso, pois verdadeiramente coloquei uma expectativa muito alta. O título nos leva a crer que o livro trata de uma forma analítica o feminismo ao decorrer da história, e de início realmente achamos que será assim, mas conforme a leitura avança percebemos que não existe uma análise, apenas uma crítica superficial, narrando os fatos sem aprofundamento nenhum na persona mulher, e sim em tudo ao seu redor, nos levando até a esquecer de qual personagem a autora está falando. Esse livro é na verdade um compilado de histórias sobre mulheres "famosas historicamente falando" de uma forma resumida, tediosa e sem base de pesquisa.
Leiliane R. Falcão 24/03/2024minha estante
Queria ter lido seu comentário antes de ter comprado essa bomba kkkk

Dry 27/03/2024minha estante
Kkkk eu pensei o mesmo depois que li, "Gostaria de ter visto alguém falando a verdade" .. mas faz parte, é bom que a gente tira nossas próprias conclusões.

Sammy 22/12/2023

Pior leitura do ano!
A autora não tem a menor coerência: começa a tratar de arquétipos femininos na mitologia e afins, passa por uma espécie de "carta psicografada" (como sendo a rainha Elizabeth I escrevendo uma carta depois de morta, ao estilo Brás Cubas), fala de aparições da Virgem Maria no México e termina com mini-biografias de mulheres problemáticas. Nesse meio tempo, enaltece Dalila e outras vilãs; diz que vai tratar de mulheres, mas passa boa parte do escrito destacando os homens.... É uma obra bem estranha, mas não me surprende que tenha se tornado un livro icônico, já que entrega ao público de gosto pós-moderno exatamente o que ele quer: motivos superficiais para reclamar da sociedade e de toda uma tradição e parecer um intelectual ao fazer isso. A incoerência é ressaltada pelo exagero poético desnecessário ou, em suas próprias palavras (ainda que não falando de si mesma), "abuso de figuras literárias emotivas e adjetivadas". Para não dizer que achei de todo ruim, posso afirmar que gosto da ideia de valorização da cultura mexicana. Num mundo de "universalizações", um pouco de patriotismo equilibrado faz bem. É uma forma de não deixar a história ser apagada.
Dry 26/12/2023minha estante
Tive a mesma percepção a respeito ?

Leiliane R. Falcão 24/03/2024minha estante
Finalmente uma resenha de alguém que parece ter lido o mesmo livro que eu... péssimo!

La Volpe 23/05/2020

Médio!
Nesta obra a autora se propõe resgatar a essência perdida ao ressignificar o papel feminino no mundo mas, em minha opinião, ela não conclui o que propõe. Martha Robles divide o livro em 7 partes para falar das mulheres em diversas conjunturas e, falando sobre certas mulheres, ela consegue fazer o que propôs, como em Lilith por exemplo, porém em outras, ou a autora faz uma biografia da mulher ou mesmo se perde e começa a falar sobre os homens ao redor daquela mulher, como é o exemplo de Olímpia e Margarida.

Em suma, é uma obra que em certos momentos é maravilhosa, pela análise que a autora faz da vida daquelas mulheres, e em outras se torna totalmente chata pois se desvia da mulher e fala, muito, de homens ou simplesmente narra a vida da personagem. É um livro interessante pelo que trás e por que não é necessário começar a lê-lo do início, mas se esperam alguma análise muito profunda ou totalmente nova, vá se decepcionar.
Duda 04/08/2020minha estante
nossa eu senti a mesma coisa que vc!!! tem capítulo que eu termino e parece que eu não sei nada da história daquela mulher, mas sim dos homens ao redor dela

Casy. 25/04/2023

Acabou que eu estudei bruxaria lendo esse livro, só que eu achei que era outra coisa, mas no fim eu adorei.
Mariana113 25/04/2023minha estante
Hahahaha amei o comentário!

Bea 26/08/2020

O livro traz uma análise de várias mulheres ao longo da história, desde Eva, Afrodite e Cleópatra, até Cinderela, Rainha Elizabeth I e Simone de Beauvoir. Em cada capítulo nós podemos conhecer uma presença feminina, alguns são maiores do que outros, mas todos muito bem escritos e resumidos para que todas pudessem ter espaço.

A linguagem não é difícil, na verdade eu achei bem fluida e a leitura pode ser feita por qualquer um! Considero o conceito desse livro super importante e fiquei muito interessada em pesquisar mais sobre cada uma delas, já que aqui são apresentadas de forma breve.

Além de ser edição capa dura, o livro ainda traz a imagem de Vênus de Sandro Botticelli como capa! Fala sério, eu babo demais! hahahahaha

Indico muito a leitura para todos, mais ainda para as mulheres. É uma ótima opção para darmos espaço e conhecermos melhor algumas personagens que não receberam a devida atenção da sociedade.

"[...] Separar-se do marido é escandaloso para a mulher, mas não prejudica em nada a reputação do homem. Quando eles se aborrecem em casa, saem às ruas para se distrair. No entanto, quando somos nós a fazer o mesmo, eles não nos deixam sair, alegando que temos de cuidar dos filhos. Asseguram eles que, permanecendo em casa, as mulheres evitam inúmeros perigos, enquanto os homens, pobrezinhos, têm de se afastar a fim de combater nas guerras."
Ana 27/08/2020minha estante
quero ler,parece ser muito bom.

Bella Corradi 13/04/2023

Livro bem difícil de ler, um floreio na linguagem que definitivamente não ajuda na velocidade da leitura. Achei que fosse encontrar uma análise do feminino através dos tempo, como o subtítulo diz, mas são apenas as histórias de várias mulheres, sem muita análise e ligamento dos pontos. Muitas histórias acabam sendo ofuscadas pela história de um homem (marido, filho, amante das mulheres). Mas quem estiver com tempo e paciência vale a leitura. Gostei muito de saber detalhes dos Mitos e Deusas.
Dani 13/04/2023minha estante
Estou lendo agora, mas é realmente difícil de ler, chato até. Tô me esforçando para tentar sair da página 10.

Emilia 09/06/2023

Demorei mas terminei
O livro é certamente uma fonte de conhecimento sobre o feminino, suas lendas, indo da mitologia ao sagrado. Como cada capítulo é independente um do outro, dá para ler de pouquinho em pouquinho, sem pressa, quase degustando.

O que me fez dar 4 estrelas foi a escrita (ou a tradução) do texto em si, achei por ora meio enrolada e pouco focada no que esse mito trouxe para a construção do feminino na atualidade. O texto parece mero relato, sem muita conclusão da autora a cada capítulo. Alguns capítulos mais sucintos e outros mais prolixos, a depender do gosto da autora, o que deixa o livro arrastado.

Mas, de fato, um livro rico e boa fonte para informação sobre as figuras femininas do passado e presente.
Nicolas388 11/06/2023minha estante
Adorei a recomendação ^^

Daniela742 05/11/2022

Leitura arrastada
Apesar do livro ser denso, em diversas partes foi, ao mesmo tempo, raso. A autora não conseguiu aprofundar, simplesmente contou a história de cada mulher citada, sem nenhuma reflexão associada. Demorei uns dois meses para ler, achei bem arrastado.
Jessica 20/11/2022minha estante
Oii, eu não entendo a parte em que o livro foi escrito em 1966 e fala de data como 1984

Isabella 18/10/2020

Tédio
Começou lento, mas eu forcei. Continuou lento. E chato. Eu tinha altíssimas expectativas pra esse livro e isso deve ter contribuído pra minha decepção, mas não gostei da maneira em que as mulheres são retratadas nesse livro. Senti que a autora deu muito foco pros homens ao redor dessas mulheres, e ok, foram importantes pra construir suas histórias, mas eu não esperava que ela fosse falar tanto assim sobre eles.
Decidi abandonar porque eu pegava esse livro só pra terminar na força do ódio. Vou deixar de enfeite na estante por enquanto (essa edição tá linda, não posso negar) e tentar voltar de onde parei quando o ranço passar.
Chato e chato
Brunan 03/02/2021minha estante
Kkkkkkkkk perfeita essa análise

Priscilla 21/06/2022

Decepção....
Sinceramente, não dá pra ler este livro. Posso até entender que está datado pois foi escrito numa época em que as questões de gênero ainda não eram discutidas amplamente. Mas a autora insiste em falar de feminilidade e essência feminina, conceitos que não são mais aceitos por conta de suas inegáveis raízes no patriarcado. O fato de reduzir-nos a uma essência é abrir precedentes para uma afirmação de que ser mulher é um fato biológico e não uma construção política e cultural. Mesmo que a autora ignorasse o conceito de gênero; ainda em construção na época da publicação do livro; se ela fala de essência feminina, fica fácil então afirmar que a submissão ao homem é, por conseguinte, um fato natural, justificado pela tal essência ou feminilidade. Coloca o problema político e cultural da mulher na sociedade, outra vez, pra baixo do tapete do patriarcado.
Tive certeza que ia parar de ler quando a aultora sugere que o poder de gerar vida foi um legado divino, e que devemos ser gratas ao patriarcado, ops, aos deuses, por essa benção! E mesmo que simbolicamente, se ela afirma isso no prefácio do livro, ela afirma mais uma vez o controle sobre nossos corpos, como se a obrigação da mulher com a maternidade fosse um fato dado e um dever a ser cumprido com alegria e devoção. Ora francamente. Não dá. Não sou, e tenho certeza que não devemos ser jamais gratas ao patriarcado!!!
Outras autoras mais esclarecidas falaram destes temas, mulheres e mitos e deusas de forma mais apropriada: Silvia Federici em "Mulheres e caça às bruxas", e o clássico " A criação do patriarcado" de Gerda Lerner são leituras mais nutritivas!
Confesso que parei de ler no prefácio. Talvez no futuro, eu dê outra chance à aultora, a ver se ela desenvolve melhor o tema no corpo do livro. Mas tenho dúvidas de que as colocações seguintes não venham também recheadas de machismo sistêmico e instituido.
Pam 18/07/2023minha estante
perfeita análise!!! falou tudo o que pensei, também abandonei bem no começo.

Dalila 02/10/2021

Cada mulher é um capítulo, divididas em temas como a tragédia, a história e o amor. O texto é floreado, faz um arrudeio danado nas palavras. E achei muito repetitivo, pq sempre acaba voltando para mulheres e deusas gregas. Isso não é ruim pq tem um apanhado muito bom de como as mulheres são pintadas de loucas e apagadas da história. As santas Mexicanas foram o ponto alto. E amei o monte de informação aleatória sobre varias mulheres, minha alma de fofoqueira ficou vibrante. Pra quem gosta de história é uma otima opção.
Erudito Principiante 03/10/2021minha estante
Resenha muito legal e descontraída. Poderia ter escrito mais!

juliabmelo 02/11/2020

O livro de história que eu gostaria de ter lido
?Tal é a raiz do ser em sua luta apaixonada e a causa, para todos os tempos, do afã libertador das grandes vontades?

Este é um livro que eu gostaria de ter lido mais nova, enquanto estudante escolar apaixonada por história. Ler esse livro me fez perceber como a história mundial que nos é ensinada carece de mulheres protagonistas, e acho que mudou para sempre a minha forma de enxergar a história da humanidade.

Minha única critica, que é bastante recorrente em outras resenhas é que é uma leitura bastante arrastada, mas talvez não seja um livro para ser ?engolido?.