Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

Débora 22/04/2024

Não encontrei uma linearidade entre os contos. São todos muito sensíveis. Uns contos vão até o topo, brilham, são inovadores, bonitos. Tão bonitos. Os outros eu não sei. Ou não falam comigo, ou falam muito pouco.

No geral, é bom, porque os contos muuuuito bons fazem valer a pena. Acho que é um retrato de sua geração. O Caio me lembrou muito o Cazuza, não só pela causa da morte em comum. É de uma juventude selvagem que morre cedo. Os cigarros saíram de moda, pegam mal, e pena que eles morreram assim.

Amal0 18/04/2024

Bem escrito mas confesso que alguns contos são confusos.
Esse foi o primeiro livro do autor que leio.

dressanderman 12/04/2024

Morangos mofados foi o primeiro livros de crônicas em português que eu li, e foi por ele que eu comecei a ler mais livros de autoria em português.

João Pedro 07/04/2024

Consegui sentir os morangos e o mofado desse livro, ele consegue descrever muito bem o sentimento de vazio e solidão mesmo sem estar escrevendo um conto com palavras depressivas, apenas com retratos do cotidiano de personagens.

Beatriz.Michelato 07/04/2024

Strawberry fields forever
Esse é um dos meus livros favoritos. sempre gostei muito de livros de contos e esse sempre me pegou muito. talvez por todo o contexto histórico envolvido, talvez pela vida do autor, mas a crueza de cada conto me marcou muito
obs: strawberry fields é a minha música favorita dos beatles

Mariana113 05/04/2024

?Morangos Mofados? - Resenha
Primeiramente, preciso confessar que tenho uma relação de amor e ódio com livros de contos. Mas essa é uma de amor. Ler sobre o sofrimento dos personagens e suas diferenças foi marcante. Os tipos de sofrimento e as maneiras de cada um lidar ou não com elas me deixou boquiaberta. Quanto mais você lê, mais interessante fica. Sinto que a abordagem de assuntos polêmicos, especialmente para a época que foi publicado, é de extrema relevância e a obra continua sendo atual. Ela também relembra que não se deve julgar o próximo sem saber o que ele está passando ou sentindo.

Ana 02/04/2024

"O infinito não acaba. o infinito é nunca; ou sempre"
Não li todos os contos, só os selecionados pela Unicamp e alguns outros, e embora tenha gostado, acho que não soube entender direito todas as mensagens que o autor quis passar neles. talvez um dia eu leia os outros pra ter uma opinião mais completa sobre kkkmkkkkkkkkk
Sturionn 03/04/2024minha estante
Ameeeei amoooor

velasquesmadu 30/03/2024

Eu tinha lido O Ovo Apunhalado, e ele tem contos bem pesados e mais difíceis de entender, muitas menções a morta... Enfim, agora li Morangos Mofados e a experiência foi tão maravilhosa quanto, mas ainda mais!! Tenho contos favoritos, ideias e reflexões que nasceram ao ler as palavras do Caio Fernando Abreu.

Incrível, recomendo

carloseduvrdo 29/03/2024

Maravilhoso, bem escrito e condiz com a realidade brasileira durante o Regime Militar. Fernando aborda o medo, a angustia, o preconceito, o vício, o amor e nos faz enxergar, questionar ou até mesmo se identificar com os personagens. Mas que personagens são esses? Quem eles refletem? Refletem a mim, a você ou a ele (autor)? Os melhores contos são o da janela de zinco e o de Raul e Saul, incríveis.

Emerson297 20/03/2024

Densamente reflexivo
Sua leitura é intrigante do começo ao fim, tanto na melancolia quanto no romance, o escritor pega na tua mão e te leva numa única jornada de solidão, agonia e liberdade. É de fato algo único e eu adorei.

nilah0 18/03/2024

A leitura do caio me atravessa, mas confesso que o começo desse livro não me fez ficar obcecada, como sempre fico com tudo em relação ao Caio. comecei a ficar fascinada pela leitura apenas quando chegou a parte "Os Morangos" - aí sim fiquei apaixonada. mas o fim do livro, "Morangos Mofados" achei um tanto comum, nada surpreendente, diria até que um pouco previsível.

mas, com certeza, obviamente, é uma leitura que vale muito a pena, apesar de eu achar um tanto complexo e confuso alguns contos. Sou apaixonada pelo Caio, por tudo que ele faz e com esse livro não seria diferente.

Camila1856 18/03/2024

Comecei a leitura com certa dificuldade; porém, à medida que prosseguia nos contos, percebi que muitas deles nos conduzem mais para um "sentir/experimentar" emoções que para um compreendimento lógico.

O livro é divido em três partes:

1. O Mofo

- Aqueles Dois

3. Morangos Mofados

Jadson.Bomfim 14/03/2024

Morangos Mofados de Caio Fernando Abreu
Tinha muitas expectativas com esse livro, todo mundo recomenda e fala super bem. Mas, tinha momentos em que eu tive certa dificuldade para compreender e me conectar com os contos.

Algumas histórias são muito perfeitas, como a gigante "Aqueles dois", que faz parte do livro 'Os cem melhores contos brasileiros do século', curtir também "Terça-feira gorda", entre outros.

'Ovelhas negras' segue sendo meu livro favorito de Caio, porque, diferente dos 'Morangos' a conexão foi instantânea.

Nota: ???

Laura 13/03/2024

Morangos mofados
Adorei os contos que li! foram só para o vestibular da unicamp mas me surpreendi muitoo
todos falam sobre cotidiano nos anos 70/80 e tem referência a música dos beatles strawberry fields forever

Leonardo.H.Lopes 10/03/2024

“Morangos Mofados” mofou eu entusiasmo com Caio
Sempre é mais agradável escrever sobre as coisas que gosto, mas de vez em quando encaro escrever sobre aquilo que não me agrada, e aqui está um exemplo disso: não gostei de "Morangos Mofados".

Comprei o exemplar da coletânea de contos de Caio Fernando Abreu já faz uns anos, quando soube que se tratava de um livro com vários textos que refletiam a homossexualidade, angústia, desassossego e inconstâncias humanas das mais profundas, temas que me interessam. Demorei muito para encarar a leitura, muito devido à oscilação de minhas vontades literárias. Neste ano, o coloquei na lista de livros com certo entusiasmo que, com a leitura, mofou.

Realmente, os contos retratam as facetas da angústia e inconstância humanas. Me incomodou o retrato de gays de forma estereotipada em muitas passagens: perdidos, bêbados, drogados, pervertidos sexuais e marginais; entretanto, entendo que, de certa forma, é um espelho da violência que acontece com quem, como eu, é homossexual e que, em outros períodos, era mais latente.

Mas nem de longe a coletânea deixa de ser boa por causa de seus temas, o problema está no tratamento literário dado aos temas. “Lolita”, por exemplo, possui como eixo central um tema que enoja, pesadíssimo, mas o tratamento dado pelo grande escritor Vladimir Nabokov faz com que esse livro seja imenso do ponto de vista literário, uma obra prima. Já as histórias de Morangos Mofados são contadas de um modo chato e seu autor, definitivamente, não domina a técnica do fluxo de consciência, empregado inúmeras vezes, deixando os pensamentos dos personagens soltos e, muitas vezes, sem nenhum tipo de concatenação, causando confusão e deixando a leitura extremamente enfadonha.

Passei de um conto a outro de modo automático, apenas ansiando por terminar o livro. Não dá vontade de prosseguir a leitura. O conto que realmente se destaca, único que gostei genuinamente, é “Aqueles dois” que, ao narrar o processo de apaixonamento entre dois homens, consegue ser claro em sua sutileza e objetividade, sem precisar recorrer à subjetividade confusa do fluxo de pensamentos. Esse conto me lembrou muito o conto “Uma Amizade Sincera”, de Clarice Lispector. Contudo, assim como uma andorinha voando sozinha não faz verão, apenas um conto bom não é suficiente para sustentar uma coleção de contos.