Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

Ju_allencar 12/05/2024

Não me agradou
Não é meu estilo de leitura, gostei de uns 3 contos só. A escrita é confusa e por vezes eu me perdi na leitura.

Bia 09/05/2024

Morangos & Mofados
Não basta ler, é necessário sentir.
Morangos Mofados é a obra mais famosa de Caio Fernando Abreu, e foi meu primeiro contato com o autor. O livro contém 18 contos, de assuntos diversos, mas todos explorando as emoções, o psicológico, o âmago do ser humano, e o ato do sentir.
Não há como categorizar esse livro como fácil ou de difícil leitura, tudo depende do quão sentimentalista e poético o leitor é. Há contos de fácil compreensão, assim como há outros que é necessário ter uma percepção completamente poética para compreender o que o autor quer dizer com o conto. Como eu disse no início, não basta ler para compreender, é necessário sentir o que está sendo apresentado. Eu, que particularmente não tenho muito domínio de poesia e sentimentalismo, levei tempo para processar alguns contos, e outros, tenho que confessar que nem sequer entendi (Ex: Os Companheiros; Eu, Tu, Ele; Pêra, Uva ou Maçã?).
O livro é dividido em duas partes: morangos e mofados, além de um último conto entitulado Morangos Mofados. A primeira parte são os mofados, que, como se pode presumir, são contos de caráter mais melancólicos, tristes e trágicos, como o mofo, que surge em meio a podridão. Meus contos preferidos dessa parte foram: Os Sobreviventes, que aborda a falta de esperança e perspectiva de futuro; e Além do Ponto, que mostra como é estar numa situação em que ocultamos para o outro sobre quem realmente somos, na tentativa de manter uma relação com determinada pessoa ou grupo.
A segunda parte são os morangos. Vale lembrar que o morango não é uma fruta completamente doce, há sempre um toque azedo nele, e assim são os contos dessa parte, apesar de serem contos mais "felizes", há sempre um ponto negativo ou algo de desagradável. Meus favoritos foram: Natureza Viva, que mostra a apreensão e o medo antecedente a se declarar para alguém; e Aqueles Dois, dois homens que se apaixonam de forma natural, pura, e genuína, sem sequer perceberem.
Todos os contos, por serem dubiamente líricos, geram diversas interpretações de cada um, a visão que eu tive de um conto, pode ser completamente diferente da sua. E é isso que torna a leitura extraordinária, a precisão e imprecisão ao mesmo tempo.
Caio Fernando Abreu foi grandioso e progressista ao escrever esse livro durante a ditadura militar. Ele era abertamente homossexual, e não se comediu em escrever sobre esse tema, assim como também sobre drogas e lascívias. Ele mostra a vida como ela realmente é, sentimentos como verdadeiramente são, sem censuras e inibições. Livro maravilhoso, que merece e deve ser lido!

Emilly_Ss 07/05/2024

- "Mas não se preocupe, não vou tomar nenhuma medida drástica, a não ser continuar, tem coisa mais autodestrutiva do que insistir sem fé nenhuma?"

bruna 03/05/2024

?Natural é as pessoas se encontrarem e se perderem?
Sinceramente? Gostei.
Fiquei na dúvida entre 3,5 ou 4 estrelas.
Alguns contos eu não entendi, talvez pq eu tenha ficado buscando sempre uma reflexão, uma moral.
Gostei da escrita, gostei dos contos. Meu favorito foi ?O dia que Júpiter encontrou Saturno?.

O Mofo = aquilo que provocou a desesperança
O Morango = o fio de esperança

Ansiedade. Perplexidade.
Buscar um sentido pra viver. Plantar morangos, talvez?

GabiGwaby 03/05/2024

So li por causa da Unicamp, mas até que gostei a escrita me agradou, porém me perdia muito, achei muito confuso os contos e também algumas partes meio pesadas

Marry dudis 02/05/2024

O campo mofado
Eu realmente não tenho palavras para descrever exatamente oque esse livro causa,cada conto uma reação,não tem como sintetizar a complexidade humana que envolve as histórias em uma simples resenha.
Sofri,senti e tentei compreender cada história .A Unicamp ter colocado essa obra como obrigatória foi maravilhoso.

gablues 30/04/2024

Não sou uma pessoa muito afeita a contos; narrativas curtas raramente me cativam. Mas esse livro aqui foi uma experiência completamente fora do comum. Eu não fazia ideia da potência da escrita do Caio; a melancolia e a esperança que ela exprime. Esse retrato tão vivo de uma geração, que termina de uma maneira ? apesar dos percalços ? leve.
Saí encantada pela figura do Caio, pelo seu modo tão original de descrever situações tão cotidianas e transformar elas num universo em expansão. É uma leitura às vezes desafiadora, que te dá mais perguntas que respostas, mais sensações do que entendimentos (se é que sentir não é uma forma de "entender"), e que no fim instaura em você um ar de nostalgia; não uma nostalgia saudosista, e sim uma que transborda com a grandiosidade de uma geração que, da sua maneira, mudou os rumos da produção artística desse país.

giovana122 30/04/2024

Odeio livro de vestibular
É aquele famoso ler obrigado, nunca é legal quando é assim. Até que tem uns contos legais, mas acho q nunca pegaria de novo pra ler

thais_lra 29/04/2024

Amei. Segundo livro do Caio que eu leio e me surpreendi muito. Livro de contos com histórias fortes, diversas e interessantes que te intrigam, te incomodam e te fazem refletir.

vero 26/04/2024

Quanta genialidade!! confesso que me perdi VÁRIAS vezes e me senti bem burra, mas faz parte. são tantas nuances, tantas camadas, tantas interpretações e sensações... é tão denso e incisivo de uma maneira tão disfarçada que quando você se percebe já foi enlaçado. já sou apaixonada por contos, e esses só me fizeram amar ainda mais. as metáforas, as críticas, tudo simplesmente genial!!

Débora 22/04/2024

Não encontrei uma linearidade entre os contos. São todos muito sensíveis. Uns contos vão até o topo, brilham, são inovadores, bonitos. Tão bonitos. Os outros eu não sei. Ou não falam comigo, ou falam muito pouco.

No geral, é bom, porque os contos muuuuito bons fazem valer a pena. Acho que é um retrato de sua geração. O Caio me lembrou muito o Cazuza, não só pela causa da morte em comum. É de uma juventude selvagem que morre cedo. Os cigarros saíram de moda, pegam mal, e pena que eles morreram assim.

Amal0 18/04/2024

Bem escrito mas confesso que alguns contos são confusos.
Esse foi o primeiro livro do autor que leio.

dressanderman 12/04/2024

Morangos mofados foi o primeiro livros de crônicas em português que eu li, e foi por ele que eu comecei a ler mais livros de autoria em português.

João Pedro 07/04/2024

Consegui sentir os morangos e o mofado desse livro, ele consegue descrever muito bem o sentimento de vazio e solidão mesmo sem estar escrevendo um conto com palavras depressivas, apenas com retratos do cotidiano de personagens.

Beatriz.Michelato 07/04/2024

Strawberry fields forever
Esse é um dos meus livros favoritos. sempre gostei muito de livros de contos e esse sempre me pegou muito. talvez por todo o contexto histórico envolvido, talvez pela vida do autor, mas a crueza de cada conto me marcou muito
obs: strawberry fields é a minha música favorita dos beatles