A Filosofia explica Bolsonaro

1 | 2 | 3 | 4

Davi.Paiva 03/03/2024

Leve, mas bem analítico
Link Amazon: https://amzn.to/3v1xG8U

Apesar de ser formado em Letras, a Filosofia é um dos meus ramos de estudo preferidos. E a ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro me fez ter mais vontade de entender política. Logo, é de se esperar que eu tenha gostado muito de encontrar um livro que una uma área de estudo que tanto aprecio analisando uma figura que tanto desprezo. Certo?

Nem tanto.

Vou explicar. Como já li livros como "Super-Heróis e Filosofia", "Star Wars e Filosofia" e também "Matrix: Bem-Vindo Ao Deserto Do Real", esperava encontrar algo mais embasado e fundamentado, usando diferentes filósofos para analisar esta figura execrável que governou o Brasil (e espero que não volte!). Infelizmente, acabei encontrando textos que mal tinham ideias de Nietzsche, Platão e Wittgenstein. Pelo menos as ideias de pensadores mais modernos como Byung-Chul Han e Peter Sloterdijk foram legais.

Se por um lado "A Filosofia Explica Bolsonaro" não se assemelha a outros livros que já li de pautas comuns sob o olhar da Filosofia, pelo menos encontrei textos curtos e fáceis de ler que me lembraram obras como "De Que Lado Você Está?" ou "Quem Tem Medo do Feminismo Negro?". Não sei se o autor, Paulo Ghiraldelli Jr., já escreveu para a revista "Carta Capital", mas se não escreveu, seria uma contribuição valiosa.

Ainda que a leitura tenha me surpreendido e gerado comparações positivas, ter uma introdução tão longa com capítulo de conclusão e excurso a prejudicam. Sem contar que é um livro publicado em 2019, ou seja, não contempla as ações de Bolsonaro na pandemia e na tentativa pífia de reeleição. Todavia, creio que a obra ainda pode ser um bom elemento de estudo do que foi viver esta época quando não se era um alienado chapado de cloroquina e se informando apenas por materiais via WhatsApp ou matérias assinadas por repórteres da Jovem Pan.

Pelo menos, para finalizar, a editora fez um bom trabalho com fonte Minion Pro (que coincidência! Usaram a fonte Minion para imprimir um livro sobre o Bolsonaro! Ahahahahahahah...) em bom tamanho, que compensou a folha branca que eles alegam ser Pólen Soft 70g/m².

Então se querem ler um material leve e analítico do que era esse filhote da ditadura antes e durante o seu primeiro ano na presidência, não deixem de ler esta obra.

Recomendo!

Thiago Santos 24/02/2024

Título não condiz com o conteúdo.
A leitura aborda diversos temas sobre Bolsonaro, mas em minha concepção, o autor se limitou apenas a criticar o Bolsonarismo, seu governo e os ditos "gurus" de seus apoiadores. Achei bem fraca quanto à questão filosófica, o qual foi abordado pelo autor apenas no final do livro, já no capítulo conclusivo, em poucas páginas e de forma bem superficial. Mesmo assim, acho que toda leitura é válida, mas a proposta oferecida pelo autor não foi contemplada no decorrer do livro.
Não me arrependo da leitura, mas resolvi ler com uma expectativa que não foi cumprida.
Por fim, para que fique bem claro, não há que falar sobre a intelectualidade do autor, pois é um pesquisador super conceituado e filósofo nato, entretanto, nesta obra, para minha singela e humilde opinião, deixou a desejar quanto à proposta. Se o título do livro fosse mais voltado sobre críticas ao Bolsonaro, sem propor uma explicação filosófica, teria se adequado bem ao tema, que neste sentido, expôs com bastante assertividade.

Capitão Peixoto 27/12/2023

Título mentiroso
É mais um daqueles livros tendenciosos. Apesar de eu também não ser simpatizante de Jair Bolsonaro, o livro não possui embasamento científico, filosófico ou político. São apenas devaneios.

Eliette 23/12/2023

A filosofia explica Bolsonaro
Bem teórico em alguns momentos.
Interessante ver desdobramentos hoje, apontados quando foi escrito em 2019...
Traz um assunto que já está entre os que serão estudados esse ano: Neoliberalismo!
Fabio909 23/12/2023minha estante
O que achou do livro??

Gabimartins7 28/06/2023

Surpreendeu demais
É um livro muito bom, fala do governo Bolsonaro e como ele altera a história do Brasil e como regredimos alguns degraus na democracia após esse demagogo ter sido eleito em sua maioria por evangélicos metidos a moralista.
Aborda de uma forma clara como a família Bolsonaro se aproveita do poder da presidência.
É muito importante ler esse livro pra entender nas mãos de quem estava nosso país.

Leonardo798 08/06/2023

Filosofia? Passou longe daqui...
Quando termino de ler algum livro, fico com algum apreço por ele. Este livro não me proporcionou isso, pois é uma tremenda enganação. Sim, há críticas a Bolsonaro e a direita que o acompanha, mas essas são excessivamente rasas e questionáveis, no sentido em que o autor usa estereótipos quanto a forma física de quem ele se propôs a criticar. É uma leitura rasteira em todos os aspectos.
Talvez, se o livro mudasse seu título, as pessoas não caíssem em suas contradições. Bolsonaro merece todas as críticas possíveis, pois o Brasil viveu dias apáticos em seu mandato. Mas a partir do momento em que se usa características físicas para construir uma crítica, isso se faz errado.
Enfim, é uma leitura que não recomendo, nem para quem é de esquerda, pois apesar de Bolsonaro não ter um pingo de benevolência (vide as falas durante a pandemia), devemos manter o debate em alto nível e jamais sermos rasteiros.

boscato 13/12/2022

banalização e crítica rasa ao governo Bolsonaro
Apesar de se tratar de um assunto muito intrigante e de demasia importância, o autor se resume a criticar de forma simplória o governo Bolsonaro com um pezinho aqui ou ali em filósofos e teses importantes. O título não condiz com a realidade e o texto não passa de um discurso de esquerda criticando o ex-presidente. O livro possui um único trecho de se admirar, que consiste na explicação do medo que Bolsonaro sente por lula, mas esse trecho deixo aos corajosos que desejam se aventurar por esse mundo pútrido da política brasileira

Bernal 02/12/2022

Ghiraldelli Júnior exerce um intenso papel anti-bolsonarista em suas publicações. Nesta obra, acredito que o comedimento foi uma das últimas coisas que ele se importou em considerar. Durante a leitura, temos contato com um tom exageradamente ríspido, que a meu ver acabou tornando o conteúdo menos interessante. De toda forma, até entendo a abordagem do autor, já que muitos fatos que compõem esse cenário bolsonarista que vivemos hoje são realmente abomináveis. O problema é que isso acaba tornando o livro pouco atrativo para aqueles que não estão no mesmo ponto de vista, e democratizar a explicação sobre essa ideologia tão impactante em nossa história, deveria ser algo a se pensar.

Melancia 30/11/2022

Além das críticas e dos comentários maravilhosos, achei o livro muito bom em sentido sociedade, capitalismo e crença, uma análise interessante que definitivamente não agrada todo mundo, mas que é relevante pra construção de opinião.

brearantes 28/11/2022

Resenha "A Filosofia Explica Bolsonaro"
Não poderia estar mais satisfeita ao responder as perguntas que em mim permaneciam. Sempre fui contra o governo Bolsonaro, e me perguntava como era possível alguém ser tão odioso e asqueroso. Como respostas, encontrei este livro que é no mínimo, muito esclarecedor. A única coisa que o livro não foi capaz de fazer, foi fazer com que eu tivesse empatia pelo Presidente da República.

enzopalacio 30/10/2022

O livro não entrega o que promete. O começo é interessante, mas acho que o autor se empolgou ao longo da obra em criticar elementos do bolsonarismo, esquecendo da filosofia. Sou contra o Bolsonaro, mas chega a ser cansativo ler tantos ataques a ele.

Luana.Rayalla 25/10/2022

Propaganda enganosa!!
Para não dizer que não tem filosofia um ou dois capítulos salva, fora o excurso. Porém no geral achei decepcionante porque muito pouco filosofia, o que é triste porque é um professor formado em filosofia, com o tema sugerindo que iria usar bases filosóficas. Uma grande pena

moacircaetano 25/10/2022

O título do livro é enganoso, já que há muito pouco de filosofia.
É muito mais uma alugar pessoal do personagem Bolsonaro que, apesar de acurada e acertada, tem pouco de científico.
Eu esperava algo mais acadêmico, mais esclarecedor, algo que realmente ajudasse a entender esse fenômeno bizarro e tão absurdo.

Bernardovsky 25/09/2022

O livro não condiz com a sinopse nem com título. Existe sim informações valiosas e importantes, porém nada de filosofia ou algo palpável. É de uma escrita simples e de fácil entendimento porém com dados dispostos de forma contraditória e desorganizada. Realmente não entendo o motivo de uma ideia de que o filho do Bolsonaro tenha um micro pênis possa contribuir pra essa literatura. Mas afinal de contas, toda leitura conta e a gente sempre aprende algo no fim das páginas.

1 | 2 | 3 | 4