O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Giulia 22/04/2024

? Planeta dos macacos
Não sei se é cedo (mês 4) pra considerar que esse livro é minha maior surpresa literária de 2024. Comecei a ler despretensiosamente pensando: não tem o livro da franquia planeta dos macacos? Nunca assisti o filme, mas os capítulos da primeira parte me instigaram a fazer isso. Costumo comprar apenas os livros que eu gosto tanto que vale a pena ter, é esse era um desses livros, mas estava tão empolgada com a história, que precisava terminar a leitura pelo Kindle mesmo. É uma ficção científica muito palpável, onde o autor fez várias correlações com nossos próprios conhecimentos humanos e, talvez, por isso, nos deixe tão envolvidos. O fato de parecer muito com os primeiros filmes, ao mesmo tempo que ter um final inesperado e não parecer nada com a última trilogia, deixa tudo ainda mais interessante.

Book 'n' Beverage 20/04/2024

Sobre superioridade de espécies.
Sou uma das poucas pessoas que ainda não assistiram à adaptação para o cinema dessa que é considerada uma obra prima da ficção científica - embora o autor francês não considere esse o gênero da sua obra publicada em 1963.
Uma história que te prende pela aventura e pelos dilemas vividos pelo protagonista que aterrissa em um planeta desconhecido cujos valores e espécies estão invertidos.
Adorei a crítica ao sistema exploratório de animais e à prepotência humana. Realmente coloca em perspectiva nossas práticas. Gostei bastante e o final surpreendeu!
Filmes na ordem cronológica da história:
Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
Planeta dos Macacos: O Reinado (2024 ? a ser lançado)
O Planeta dos Macacos (1968)
De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
Batalha do Planeta dos Macacos (1973)
Patricia 20/04/2024minha estante
Que legal que colocou a ordem dos filmes! Digno de maratona

Wes 13/04/2024

O livro nos conta a história de 3 humanos que viajam para um sistema distante com o intuito de estudar sua estrela. Porém, ao visitar uns dos planetas deste sistema, eles percebem que o mesmo não se encontra inóspito.

Boa parte do livro é formado por narrativas com poucos diálogos. (O que pode cansar algumas pessoas) Entretanto, o livro te prende durante toda a descrição do planeta soror e seus habitantes.

A sensação de mistério que o autor te impõe durante o desbravamento ao planeta é tão interessante quanto todas as reflexões que um mundo habitado e dominado por macacos pode te causar.

Portanto, acredito que este livro seja uma obra obrigatória para todos que curtem ficção científica.

M.Castrin 13/04/2024

Curioso
A perspectiva que são abordados as relações humanas, testes em animais, dominadores vs dominados são simplesmente fascinante, uma leitura essencial e atemporal

Nathelly.Gama 13/04/2024

Final surpreendente
Não assisti aos filmes, sabia apenas da vaga premissa do livro, e que boa leitura às cegas. Uma linguagem muito fluida que te envolve rapidamente na história, achei muito satisfatório e divertido e quando pensado de forma mais crítica podemos elencar inúmeros pontos de reflexão. E o final, ah ele realmente me surpreendeu.

ArtTorres 11/04/2024

"Jinn e Phyllis passavam as férias maravilhosas no espaço, o mais distante possível dos astros habitados"
Cara, que premissa interessante, que ideia BOA!
Infelizmente a execução deixou MUITO a desejar. Ele tenta ser um livro de ficção científica e falha miseravelmente. Ele chega perto de ter umas sacadas interessantes e umas passagens legais, mas não passa disso.
A narrativa é corrida e resumida, os diálogos rápidos e muito rasos. NADA é explicado no final e não é aquele final aberto que te deixa pensando, é aquele final aberto que parece que autor não soube terminar.
Alguns relacionamentos entre personagens (Não vou detalhar), são bem problemáticos e bizarros para dizer o mínimo.
Enfim, uma exceção a regra onde o filme é muito melhor

Lysiane.Correa 02/04/2024

Mais um favorito no ano
Já havia visto o filme há muitos anos. Que bom que eu esqueci tudo... fui surpreendida positivamente!

O livro em si é muito fluído de ser lido, com uma escrita nada complicada e com críticas muito pontuais em toda a trama. Estou me sentindo desconcertada... sentindo dor física e psicológica.

A experiência mais próxima que tive desse sentimento tão catártico foi "Saboroso Cadáver" (Agustina Bazterrica) ? honestamente não se aproximam em conteúdo, mas sim no sentimento que causa. Aquela tirada de tapete que te deixa sem chão, sabe?

Os fatos em si até podem ser facilmente previsíveis, mas me deixei levar e fiquei com cara de besta no final. E que bom! Que experiência!

Erika 31/03/2024

Não imaginava
Uma leitura bem interessante, fácil mas ao mesmo tempo "pesada". Trás algumas reflexões sobre a humanidade, nossos princípios e atitudes. Gostei mais do que pensei que gostaria.

Vanilson7 28/03/2024

Plot Twist genial no final.
Há momentos em que o livro tem uma abordagem científica, porém simples. Inicia com uma tripulação composta por três homens e um macaco de estimação que estão viajando o universo à procura de novas descobertas, até que chegam a um planeta muito semelhante ao da Terra e, devido a essa semelhança, decidem dar o nome de Soror, cujo significado é irmão. Repentinamente descobrem que o Planeta é dominado por macacos.

O livro nos convida a uma reflexão nos colocando no lugar de outro ser vivo: o Macaco; cuja raça forma a sociedade dominante/pensante, enquanto a raça do Homem é totalmente incapaz de ter quaisquer pensamentos superiores, são simplesmente seres bestiais...

Stephanys27 19/03/2024

Que livro incrível!
Amei a história e os personagens, foi escrito tão bem que não parece nada ridículo na verdade até parece um pouco plausível.
O início é um pouco arrastado mas quando você se habitua fica excelente.

MarcosBatista92 14/03/2024

Sensacional
Lembro me vagamente da história através do filme que assisti quando era mais novo. O livro é espetacular. Me vi cativado com a história de Ulysse no planeta Soror. É muito doido imaginar uma civilização onde o homem perde seu "domínio" para uma raça que sempre dominou. Senti muita repulsa enquanto lia sobre os procedimentos que faziam com humanos e isso me trouxe uma reflexão de como o homem age como animal pior que os macacos no que diz respeito ao tratamento dado aos seres "irracionais" e como o homem as vezes se julga superior a outro homem que as vezes julga como "selvagem".

Sheila.Bisson 06/03/2024

Vale muito a leitura!
Por mais que a história seja conhecida, vale muito a leitura. A escrita é bem fluída, a narrativa segue em uma tensão crescente até uma das cenas finais, que é impactante.
Além disso, podemos refletir muito sobre o que é a humanidade, de onde viemos e prá onde vamos, no sentido espiritual e real.

Laura 06/03/2024

QUE FINAL FOI ESSE?
Eu nunca senti tantas coisas com um livro só. To com muita raiva, mas ao mesmo tempo muito satisfeita. Super leve e super intrigante, fiquei muito nervosa e ansiosa em alguns momentos de tanta curiosidade que senti. Além desse plot que eu tava sentindo que viria.
Quanto as críticas, são claras. Experimentos anti-bioéticos, pertencimento na sociedade, estigmas relacionados a inferioridade (intelectual e de espécie) de indivíduos, humanidade no geral. A proposta é justamente inverter os papéis e causar um tão desconforto capaz de refletir até mesmo os mais ignorantes.
Sem dúvidas, um dos meus favoritos a partir de agora. ?

Remy Olem 05/03/2024

Que leitura MARAVILHOSAAAA! Antes de ler, eu fiz uma maratona de todos os filmes e depois fui lara o livro. Todas as obras são ótimas, mas o livro é surpreendente, espero que façam uma adaptação fiel a esse livro um dia, pois certeza que as pessoas que não conhecem a história ficariam de queixo caído. Entrou para meu top 10!

Aylla.Mendes 02/03/2024

Planeta dos Macacos
Leitura ótima!!! Esperava um pouco mais do final, mas me surpreendi. Não deixo de indicar o livro, bastante interessante ?