A Cientista Guerreira do Facão Furioso

A Cientista Guerreira do Facão Furioso Fábio Kabral

Resenhas - A Cientista Guerreira do Facão Furioso

Vivian 21/05/2023

Simplesmente impecável. Pra quem é preto, é um livro que trás acolhimento e diversão.
Páginas ilustradas com frases importantes, leria mais mil vezes!

Davi.Paiva 19/11/2022

PN + A + NS = ACGdFF
Link Amazon: https://amzn.to/3Gr7NTv

Mais um livro que adquiri graças a uma feira de troca de livros realizada pela Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo. E sendo uma obra do segmento afro, tive grande interesse em ler.

Primeiro, a avaliação editorial: papel pólen, fonte serifada e capítulos abrindo com uma frase em uma página preta? A editora mandou muito bem! Só não foi melhor porque o índice não indicava as páginas dos capítulos e exigiam uma folha inteira para a inclusão de tais frases de abertura. Então deu para sentir um "vazio", dependendo de onde a frase estava colocada e onde começava um capítulo. Mas até aí, não foi nada que possa ser considerado um erro ou vacilo.

A protagonista é bem carismática. A questão de ela ser lésbica é retratada com tanta naturalidade que eu até pensei "é assim que as coisas deveriam ser", visto que ninguém faz alarde.

O mundo criado pelo autor também é muito interessante. Tem um passado, regras, tecnologia avançada comparada com a nossa, um sistema de valorização da cultura afro... Para quem viu o filme do Pantera Negra e/ou conhece a estética afrofuturista, sabe que Fabio Kabral acertou em cheio.

Daí vocês podem me perguntar: se você gostou da protagonista e do mundo, quer dizer que você amou o livro?

E eu digo: não.

Quase posso descrever esse livro com uma fórmula matemática: PN + A + NS = ACGdFF. "PN" porque ele tem a estética afrofuturista tal qual "Pantera Negra". "A" porque ele uma luta e um ódio contra corporações no melhor estilo cyberpunk de "Akira". E "NS" porque as suas batalhas de personagens se movendo rápido, dando enormes saltos e cortando pessoas ao meio com apenas um golpe fazem "Naruto Shippuden" parecer uma inspiração ao autor.

Tudo bem que gosto de "Pantera Negra", "Akira" e não acho "Naruto Shippuden" tão ruim quanto "Dragon Ball Z". Logo, estou comparando coisas boas com o livro. Todavia, acho que o autor misturou coisas demais em um livro que tinha um potencial muito bom para se desenvolver mais coeso. E nessa aventura de juntar tudo, até as coisas boas saíram prejudicadas: eu posso ter gostado da protagonista, mas ver como ela volta a ser uma criatura descontrolada de fúria após saber que o pai havia sido sequestrado pelo vilão mesmo depois de ela passar por todo o treinamento para lidar com o seu poder? Prefiro a imagem estática de Jamila ao que ela se torna no decorrer do livro. Ou melhor: não se torna.

Sem mais.

Amanda.Paes 26/08/2022

Li A Cientista Guerreira do Facão Furioso depois de ler O Caçador Cibernético da Rua 13 e que diferença! Uma coisa que sentia que no caso do Caçador era mais difícil me apegar à história do João Arolê, parecia tudo meio distante e apático então a história não conseguia me cativar. Mas é impossível não se apaixonar pela Jamila e o jeito que o livro parece ser os pensamentos dela sem filtro e não só uma narração em primeira pessoa. Confesso que a leitura deu uma guinada depois do capítulo "Borbulhas", que me serviu de gancho perfeito para me prender na narrativa. No fim das contas, uma ótima leitura! Estou curiosa para ler O Blogueiro Bruxo das Redes Sobrenaturais

emmelie 05/01/2022

Um dos livros mais emocionantes que eu já li
Fazia mais de um ano que eu tinha vontade de ler esse livro, porém sempre acabava adiando, mas olha, se eu pudesse teria lido antes, é simplesmente um livro mágico.
A história te surpreende em vários momentos, a ponto de pensar "QUE GENIAL", eu simplesmente não sentia isso a muito tempo com uma leitura, aquela sensação boa de não querer parar de ler.
O autor conseguiu reunir ancestralidade, representatividade, muita (literalmente muita) ação, construção de mundo e reviravoltas de cair o queixo em um único livro, se é isto que procura, esse é o livro perfeito.

Mi 15/05/2020

Incrível
Esse livro, me deixou curiosa pra saber o que acontecia a cada página, Jamila é uma menina fantástica. Ao msm tempo q é super inteligente, cria tecnologias jamais imaginadas, em uma sociedade extremamente futurista e tecnológica, ela é uma adolescente. Ela passa por diversas mudanças e dificuldades com seu próprio corpo, com sua própria essência e ela aprende a trabalhar isso ao longo do livro, é algo fantástico de se ler e eu consegui me colocar no lugar dela.
É um livro perfeito, vc conhece sobre a religião africana, sobre a cultura ao msm tempo que lê uma história de uma personagem que luta todos os dias pra encontrar um espaço na sociedade e o mais importante, ela luta pra se encontrar.
Além de tudo isso, a sociedade criada tem cada detalhe que vc fica chocado com a quantidade de coisas inimagináveis que esse autor conseguiu pensar e colocar dentro de um livro pra funcionar. É uma sociedade fo...! E um livro maravilhoso, super recomendo.