Artemis Fowl

Artemis Fowl Eoin Colfer

Resenhas - O Menino Prodígio do Crime

Mateus 14/05/2011

Artemis Fowl sempre foi para mim aquele tipo de livro que vemos nas estantes de bibliotecas e livrarias, temos uma certa curiosidade por saber do que se trata, mas não fazemos muito esforço para lê-los. Sempre existem livros assim, e todos tem de concordar comigo. Quando surgiu uma grande oportunidade de lê-lo, porém, resolvi deixar esse fato de lado e comecei logo a leitura. Como sempre acontece comigo, não esperava gostar tanto.

Em um primeiro momento, pensei que Artemis Fowl fosse um livro infantil. Mas no decorrer da leitura, fui logo descobrindo que estava enganado: infanto-juvenil sim, mas infantil nunca. Há certas características que o tornam um livro extremamente maduro em relação a outros do gênero, o que acabou por me surpreender mais do que nunca pois realmente não esperava encontrar algo assim. É o caso das cenas de batalhas, imensamente bem escritas e que possuem detalhes que outros livros infanto-juvenis nem de longe possuem.

Neste primeiro volume da série somos apresentados a Artemis Fowl, um garoto de 12 anos extremamente inteligente que vê sua riqueza em perigo quando seu pai desaparece. Para ganhar dinheiro resolve arquitetar um plano que ninguém nunca antes havia tentado: roubar o ouro das fadas. Um plano assim poderia se mostrar impossível para outras pessoas, mas não para Artemis Fowl. Com sua genialidade e inteligência resolve levar o plano até o fim e passar por cima de todos que o entrarem em seu caminho.

Não posso deixar de mencionar o que mais gostei em todo o livro: os códigos secretos. Sempre fui apaixonado por assuntos relacionados a esse, e quando vi os desenhos na capa do livro, fui logo tentando desvendar o que queriam dizer. É claro que não descobri nada, mas assim que o livro me deu as dicas, fui rapidamente lendo tudo o que a mensagem codificada queria dizer e após pouco tempo de leitura, já havia decorado todos os desenhos e suas respectivas letras. Imagino que isto não tenha agradado apenas a mim, mas a todos os leitores, pois garante uma leitura extra em relação ao livro e é algo delicioso de se fazer.

Para finalizar, Artemis Fowl é uma incógnita. Não sabia se torcia contra ou a favor de seus atos, e ao terminar o livro senti como se houvesse presenciado um grande ponto de interrogação. Em "O Menino Prodígio do Crime" o personagem não foi muito bem aprofundado, mas acredito que nos próximos livros iremos saber melhor quem é Artemis Fowl (ou não). E é exatamente isso que me faz querer acompanhar a série. A única coisa que sei é que Artemis é apenas um garoto... um garoto genial e criminoso, que está apenas começando sua carreira.
Erika 14/05/2011minha estante
Excelente resenha, Mateus!

Dexter 23/05/2011minha estante
Não falei que você ia gostar? ^_^

Goth0 02/11/2011minha estante
Gostei da tua resenha, mas discordo no
"É o caso das cenas de batalhas, imensamente bem escritas e que possuem detalhes que outros livros infanto-juvenis nem de longe possuem."

Thiago Tenório 06/03/2012minha estante
Muito boa a resenha e também gostei muito do livro!

Matheus 05/11/2012minha estante
Exelente resenha

Lilian Machado 04/10/2013minha estante
Realmente o universo é um pouco infantil mas o acho que o objetivo do autor é atingir o público infanto-juvenil.Li este livro já estava mais velha, mas ele conseguiu me interessar muito!Adoro as histórias do Artemis. Coisa que não aconteceu, por exemplo, com Perci Jackson que é um livro voltado ao mesmo público, mas que não me agradou nem um pouco!

Marcia 17/01/2021minha estante
Um ? herói ? diferente. Li quando minha filha tinha nove anos. Portanto, já adulta. Mas gostei muito. Se vc gosta de fantasia e de humor inglês, sugiro que só comece a leitura quando tiver todos os livros da coleção.

Sofia_Granger 20/12/2022minha estante
Concerta esse livro é do tipo que você olha na biblioteca e vc fica com curiosidade, foi oq aconteceu comigo agorinha mesmo.

Bia 01/01/2023

Artemis Fowl o dono da prr td
Eu amei o livro, sério foi bem mais do que eu esperava, o protagonista sério eu me apaixonei por ele, que cara foda, o mundo do livro também é muito legal e bem explorado, gostei de como desenvolveram os personagens, enfim amei.

Edivan 12/01/2022

Amei demais!!
Do início ao fim a história se desenvolve de maneira que o Artemis sempre tem uma carta na manga pra surpreender o leitor, além de nada ser repetido. Super recomendo o livro, maravilhoso!
EmillyLuna 12/01/2022minha estante
É o mesmo do filme?

Edivan 13/01/2022minha estante
nunca vi o filme

Eukaua 31/08/2021

D'arvit
Artemis Fowl é um livro sobre sequestros, roubos, humanos, cartas na manga e fadas. A sim, e antes que eu me esqueça... Aqui a gente torce pelo sequestrador.

O que falar de Artemis? Um pirralho de 12 anos, Muito metido, Tormento das fadas e herdeiro de toda fortuna dos Fowl, uma família que há muitos anos vem se metendo em encrencas.

Aqui você vai conhecer um garotinho que tem como hobby explodir fadas, e por algum motivo ele te faz amar isso. É cruel? Sim! É divertido? Sim! Somos horríveis por gostar disso? Sim também!

Mas o fato é que não dar pra ler Artemis Fowl, sem se encantar pelo menino prodígio do crime!?

Ric 21/08/2021

Fraco
Tentativa de ser um Percy Jacson. Mas achei fraco e forçado demais. Se o cara é um gênio devia ser beeeeem mais esperto, as decisões dele são muito óbvias, ou eu sou tão gênio quanto ele.

Alan (@coracaodeleitor) 07/12/2020

Olá literáriooooos!!!

E hoje iremos conversar sobre esse relançamento incrível da @galerarecord , Artemis Fowl.

O livro originalmente lançado 20 anos atrás pela Record agora vem nessa nova roupagem linda e esperamos que eles relancem o resto da coleção também hahaha.

Artemis é um garoto de apenas 12 anos porém já é um gênio do crime. Ele decide então reaver a fortuna do Clã Fowl, conhecido no ramo do crime.

Mas para isso ele precisará de um artigo mágico. Um livro de uma fada, só assim ele conseguirá colocar seu plano em prática.

Então ele acaba sequestrando uma fada porém ela faz parte da elite policial do Reino das fadas. Ele acha que está tudo bem com seu plano porém sua aventura está apenas começando.

Achei um livro muito divertido e bem escrito. Artemis é um anti-herói que realmente se esforça pelos seus ideias e acaba deixando você na torcida por ele.

Claro que ainda há muito desenvolvimento de personagem e a relação entre ele e a fada ainda cresce bastante. Mas acho legal como o autor conseguiu misturar tantos elementos diferentes na história sem que ela ficasse confusa.

Quero muito continuar a ler essa série. Mas deixo claro que é infanto-juvenil. Então é uma série para um público específico ou para os mais velhos que curtem essas histórias mais fantasiosas.

Me diverti muito e super indico.

hevelyn 20/11/2021

Incrível
Eu amei a experiência de ler Artemis, achei incrível a mistura de mitos e modernidade e como Colfer fez tudo se encaixar tão bem. Foi um pouco difícil de terminar mas admito que foi pelo fato de não ter o costume de ler todos os dias, tirando isso foi um livro que eu gostei bastante de ler. Não me interessou ao ponto de querer ler o resto da saga, mas este eu recomendaria, parece um pouco contraditório, eu seiKKKKKK enfim, foi uma ótima leitura e vou sentir saudade de querer agredir o Artemis ao mesmo tempo que queria dar amor e carinho ?

Queria Estar Lendo 09/12/2014

Resenha: Artemis Fowl
Artemis Fowl é aquele tipo de série que sempre ouvi falar, achei que seria interessante ler, mas nunca demonstrei real interesse. Sempre via exemplares nas bibliotecas e livrarias da vida, porém nada além disso. Interesse raso, vazio, superficial.

Até o momento que decidi: já passou da hora de dar uma chance à essa série, Eduarda. E aqui estamos nós.

Artemis Fowl conta a série de um pequeno gênio, um garotinho pálido e de cabelos escuros, oriundo de uma família com um vasto e invejável histórico no mundo do crime. Descrito como um anti-herói, o garoto de apenas 12 anos é o atual responsável por honrar o posto que sua família ocupa.

O livro começa com Artemis, e seu guarda-costas praticamente sobre-humano, Butler, à caça de informações que poderão devolver à família Fowl o status, e a riqueza, que lhes é cabido. Apenas uma mente genial pode cogitar uma hipótese tão insana quanto a encontrada pelo garoto: Artemis esta à procura do Livro das Fadas, para com eles descobrir um modo de conseguir seu próprio pote de outo ao final do arco-íris.

A história nos apresenta também seres fantásticos, como a fada Holly Short, seu superior Raiz, um centauro que é genial com aparelhos tecnológicos e um anão, Palha, responsável pelos momentos mais 'eca' do livro. Ainda que seja o personagem principal da série, que leva o seu nome, Artemis aparece menos do que deveria no livro. Suas motivações e planos ficam normalmente nas sombras, provavelmente para imprimir uma ideia de genialidade ao personagem.

Com narrativa leve e de fácil compreensão, o livro conduz o leitor durante toda a aventura em alternados pontos de vista, dificultando que haja uma torcida efetiva por apenas um dos lados. Afinal, Artemis tem o fator humano e por isso de maior identificação para com o leitor, isso sem citar seu drama familiar, porém suas motivações são torpes e seus atos também. O Povo, como são chamados os seres fantásticos, possuem sua rixa com os Homens de Lama, humanos, mas tentam ao máximo não interferir em nosso mundo. Personagens como Holly tendem a cativar o leitor, e mesmo quando seu comandante, Raiz, decide por atitudes torpes em represália as ações de Artemis ainda assim é impossível deixar de nutrir carinho por estas criaturas.

Artemis Fowl - O menino prodígio do crime é de uma leitura extremamente agradável, recomendada para todas as idades. Quando li, não pude deixar de pensar que seria uma dica excelente para quem quiser incentivar uma criança e/ou um adolescente a começar a ler. E também para aqueles que, como eu, adoram o gostinho de ler algo simples, divertido e ingênuo.

Julioocss 21/04/2020

Boom
Muito bom, para quem curte uma fantasia com duendes, fadas, trolls e tudo que tem direito, vai gostar. Hahaha

Karla Lima @seguelendo 01/05/2021

@seguelendo
Essa foi uma releitura que aqueceu o meu coração. Li Artemis Fowl pela primeira vez quando tinha uns 15 anos de idade e me apaixonei pela história, pelo universo e pelos personagens.

Mais de quinze anos depois, a obra continuou atrativa e me diverti muito lendo, relembrando as passagens e a construção do enredo.

A leitura é muito rápida, com uma narrativa dinâmica e cheia de momentos espirituosos. Os personagens são ricos e carismáticos, conquistando os leitores com facilidade.

Claro que a passagem dos anos influenciou minha percepção como leitora. Hoje sou uma audiência muito mais madura do que aquela Karla de 15 anos, mas o encanto não se perdeu. E me apaixonei de novo pela história do menino prodígio do crime.

Mesmo sendo uma obra infanto juvenil, Artemis Fowl é para todas as idades. É divertida, cheia de aventura e diversão garantida, tenha você quinze, trinta ou sessenta anos.

Foi muito gostoso relembrar, reler essa obra que me marcou a adolescência e despertou a vontade de reler toda a série de novo. Sem contar que essa edição está tão linda que dá gosto ter na estante.

Mais do que recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CIyy_B-jSgJ/

Lu 27/10/2009

Achei um pouco chatinho. Não o Artemis Fowl em si, que é até engraçado, mas o próprio universo criado pelo autor. Achei tudo muito infantil. Bem, é um livro infantil... mas que pra mim não teve o mesmo apelo que Harry Potter ou a Trilogia Fronteiras do Universo.

Ley 20/02/2021

Artemis seria um irmão distante de Sheldon young só que mais diabólico?
Fiquei curiosa sobre essa história por ter visto, em algum lugar, que havia um filme baseado neste livro. O que eu não sabia, era que esse é apenas o primeiro livro de uma série protagonizada por Artemis Fowl. A série contém oito volumes, e mais dois livros extras (um de arquivo, outro sendo uma graphic novel). Todos eles foram lançados pela editora Record, e agora este primeiro volume está sendo relançado pelo selo da Galera com uma nova arte de capa.

Artemis Fowl é apenas um garoto de doze anos mas também é o vilão da própria história. Ele pode ser melhor classificado como um anti-herói, por ter uma índole questionável e não ser como vilões totalmente maldosos. O personagem tem uma ambição nata, provavelmente herdada de seus antepassados: os Fowls. Sendo uma família rica, toda essa riqueza foi adquirida por meio de negócios a margem da lei, tendo bastante destaque por esses empreendimentos.

O livro é irlandês, sendo destinado ao público juvenil, com uma ótima premissa, o que diferencia das leituras convencionais onde o herói é totalmente bom. Artemis passa uma imagem autoritária, mesmo tendo apenas doze anos. No início compreendemos que ele está no "comando" dos empreendimentos da família devido ao desaparecimento de seu pai e também pela impotência da mãe devido a situação de seu marido.

Para conseguir realizar seu mais novo plano, ele precisará mexer com algo mais inusitado: o Povo das Fadas. Sendo algo fora do comum em livros de ficção científica, foi uma surpresa me deparar personagens de fantasia. As fadas tem um papel riquíssimo na obra e são bem desenvolvidas conforme a história avança.

Para começar, a fada Holly, é uma das mais presentes na história. Ela trabalha como uma agente especial ao que é equivalente para nós com uma polícia especializada em casos específicos. Ela é uma Leprechaun, algo que me encantou ainda mais por trazer uma parte do folclore da Irlanda para o leitor. Nas participações de Holly e outras fadas, pude notar que com a evolução da história, eles também terão papéis relevantes em outros livros.

As Fadas mostram o subterrâneo como seu lar, explicando o motivo para não conviver com humanos. É interessante lermos seus pontos de vista, porque sempre há algo importante a aprender, e constantemente há críticas destinadas à humanidade. Como um povo subterrâneo, é de se imaginar que eles seriam mais mágicos que qualquer outra coisa, mas as Fadas não ficam para trás quando o assunto é tecnologia, tendo um conhecimento superior ao do ser humano, e ainda mesclando seus dons mágicos a favor dos aparatos tecnológicos.

Creio que a fantasia e ficção científica ficarão ainda mais entrelaçadas conforme eles ganham mais espaço na trama. Essa junção me impressionou (como já devem ter notado haha), assim como a inteligência de Artemis. Sua perspicácia para mirabolar planos é admirável. Artemis me surpreendeu por usar sua inteligência para abrir novos horizontes, crendo também no Povo das Fadas, em seguida provando seu argumento.

É comum vermos personagens ditos como inteligentes acreditando somente numa realidade existente, mas Artemis foge desse comum em sua procura pelas fadas, quando quase ninguém conhece sobre elas. O personagem também amadurece ao longo desse livro, e podemos notar isso pelas suas escolhas. Seu apego emocional por seu mordomo e parceiro, é uma espécie de amizade que ajuda o protagonista a melhorar mais.

Para uma introdução aos personagens e ao enredo, esse foi um livro que me cativou e me deixou interessada em continuar a ler. Não foi possível escolher um lado durante a leitura, mas às vezes eu torcia bem mais para Artemis, e em outros momentos, também torcia para Holly e seu Povo. A leitura me deixou dividida, bem como me fez gostar dos personagens.

A forma de narração é em terceira pessoa, com capítulos mais longos, e o narrador conta a história como se fosse uma transcrição de arquivo detalhando as atitudes de Artemis. No final, o epílogo me deixou com uma pulga atrás da orelha sobre por que ele estaria transcrevendo aquilo tudo e o motivo dele não tratar de Artemis com adjetivos melhores, mas isso serviu para eu ficar cheia de suposições.

Artemis se mostra um ótimo protagonista, atraindo seus leitores para dentro de sua mente prodigiosa e ambiciosa. Espero mesmo continuar esses livros. Este primeiro volume tem uma história que termina com um final fechado, mas também deixa vários ganchos para outros livros. Acredito que as próximas obras serão sobre outras aventuras do personagem, colocando seus planos em ação.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/12/resenha-artemis-fowl-o-menino-prodigio.html

Luísa Toresan 10/08/2020

Foi bom, fiquei um pouco perdida na mitologia, mas acho que é normal, por ser o primeiro livro. Achei os capítulos demasiadamente longos. Não foi ótimo, mas não foi péssimo. Foi uma leitura ok.

Bibliophibela 18/12/2021

Melhor que o filme
De longe melhor que o filme, já que mostra de fato a inteligência do Artemis, e os momentos sm que seu plano quase falha mas ele usa improviso ao invés de uma desculpa de "ele já esperava que isso fosse acontecer" pra resolver o problema, além de mostrar o lado do povo das fadas, claro.

Rusbis 09/10/2012

Vídeo-Resenha de "Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime" no Vlog Literário Ler Vicia.

Confira: