Dias Vazios

Dias Vazios Barbara Nonato

Resenhas - Dias Vazios

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 12/06/2020

Mereceu o prêmio que ganhou
Trata-se de um livro muito bem escrito, é a história de Rebeca que acorda de um coma de 12 anos e começa nos apresentando todos os personagens de forma surpreendente. Descrições e detalhes maravilhosos até de personagens que não terão relevância alguma para a história.

Ela vai nos apresentando e nos levando para a reunião para a revelação do que aconteceu há 12 anos com maestria. É aquela história que a gente sabe que já viu, mas está tão bem contada que a gente continua lendo.

Vou dar 4 estrelas por não ter me surpreendido no fim. Fiquei na expectativa de ela estar levando a narrativa para um lado e fizesse uma virada surpreendente, mas não, ela seguiu o caminho seguro.

Não vou dar spoiler, mas isso me frustrou um pouco no fim.

Mas valeu a pena? Com certeza. Foi o melhor livro nacional que li nos últimos tempos.

(leia Yamesh) :)

Maria 08/06/2020

A vida é pauleira...

Fran 11/02/2020

IG @rassumido
Ontem peguei esse livro para ler e simplesmente não consegui parar. Ainda bem que era domingo e eu estava "de boa" em casa. Sabe um livro recheado de dilemas morais que não são fáceis de absorver?
Dias vazios conta a estória de nove amigos:
Rebeca - ficou 12 anos em coma
Lionel - cantor famoso
Daniel - médico
Afonso - advogado
Luciana - sofre violência doméstica
Ana Paula - professora
Jamile - gordinha que virou top model
Mundo - humilde
Fernanda - riquinha superficial
O livro retrata a amizade que eles tinham antes de Rebeca ficar em coma e como eles foram se afastando. Como a necessidade de cada um provar sua inocência foi sendo prioridade e como eles fecharam os olhos para o que acontecia ao seu redor, que vai desde polícia corrupta até mau uso das redes sociais.
É a primeira vez que me deparo com a escrita da autora e fiquei simplesmente apaixonada. O livro superou todas as minhas expectativas, a narrativa super atual me envolveu nos seus dilemas e eu absorvi cada palavra com muita sede de aprendizado. Foi bem instigante, fascinante e instrutiva conhecer Rebeca e seus amigos. A sinopse e a capa não fazem jus à estória maravilhosa que vocês irão encontrar ao folhear as páginas. Com certeza, super recomendo vocês a conhecerem!

Agueda Faon 18/05/2020

SE EU TIVESSE UMA FILHA, LERIA ESSE LIVRO PARA ELA...
Então, se uma mãe ler este título, está aí a dica... Leia para a sua filha! Eu gostaria que esse livro tivesse existido na minha adolescência, e mais ainda que minha mãe o lesse para mim... rsrsrs Nós mulheres, em qualquer fase da vida, corremos o risco de acreditar que a felicidade proporcionada por um relacionamento com o homem dos sonhos, ou com aquele que de alguma forma nos faça sentir especiais, é tudo o que precisamos para as nossas vidas. Barbara Nonato vem nos mostrar que não é bem assim, e que é preciso cautela. Muita cautela! Mas "Dias Vazios" não se conforma em nos entregar apenas esse alerta. Ele se atenta a muito mais. Eu diria que essa obra transborda consciência. E é isso que me fez achá-lo incrível! Sensacional! Leitura mais que recomendada! Parabéns à escritora! Foi um tempo fascinante que suas palavras me proporcionaram! Muito obrigada!
Barbara Nonato 19/05/2020minha estante
Muito obrigada!

ZeL 09/02/2023

Super interessante!
Tocante, o livro é intenso do começo ao fim. A autora sabe mexer com nossos pensamentos. Ela relata sobre violência doméstica, abuso de idosos, problemas psicológicos diversos. Quantas Lucianas temos pelo mundo!? Quantos Nilo?s temos soltos? Uma leitura muito reflexiva. Gostei muito da narrativa da autora, ela é instigante e te deixa com um gostinho de quero mais, Dias Vazios daria um ótimo segundo livro.
ZeL 10/02/2023minha estante
Adorei sei livro!! Você tem mais livros publicados né? Me recomenda algo seu? :)

Barbara Nonato 12/02/2023minha estante
Oi! Todos os meus livros estão na Amazon em formato digital. Sou suspeita pra recomendar, mas gosto muito de "Sob a sombra da névoa" e " Dois lamentos". Obrigada mais uma vez por sua leitura e análise.

ZeL 14/02/2023minha estante
Obrigada vou já ver pro meu Kindle! ?

Barbara Nonato 15/02/2023minha estante
Eu que te agradeço. Depois conta o que achou!

@lerpracrer 14/01/2021

Suspense brasileiro
A história é muito bem elaborada e prende muito a atenção do leitor. As vezes lia antes de dormir e quando via já havia se passado mais de 1h.
O mais me encantou, no entanto, é a proximidade com a realidade brasileira que a autora trouxe.

Cada personagem representa um estereótipo na nossa sociedade, e traços de preconceito, gordofobia, violência contra a mulher e individualismos são marcantes.

Uma das personagens é vítima de violência pelo marido e confesso que foram tantas as cenas em que ela sofreu nessa situação que fiquei horrorizada e mais sensibilizada ainda para a situação. Realmente: nem tudo é o que parece ser. Acho que essa é a essência do livro.

Ademais, mostra como que amizades podem se dissipar com os anos quando cada um olha só para o próprio umbigo. As pessoas só mostram sim suas próprias vitórias ao longo do tempo, mas será que a gente não deveria julgar menos e procurar saber o que existe por trás da pessoa que pode estar sofrendo?

Muitas reflexões, uma história intrigante, mas que fez eu me sentir em casa. Por um lado é ruim perceber como esses problemas estão tão presentes no nosso país e sociedade, mas acho que essa aproximação deixa o leitor ainda mais ligado à história e sensibilizado com os temas.

Leiam!!

Ale 06/03/2020

Um mistério cercado de temas atuais
Mais que um instigante thriller, uma história que traz à reflexão temas atuais, como violência doméstica, preconceito, bullying...
Recheado de trechos de difícil digestão, o livro prende pela narrativa envolvente e personagens bem construídos.
Uma história atual e necessária.

mere 30/06/2020

Não conhecia a autora. Li o livro por causa do título que me chamou a atenção.
E gostei muito.
Nos faz pensar em como realmente deixamos as coisas pra trás.
Conforme a vida segue,vamos deixando de nos importar com quem era próximo. A vida vai nos levando por caminhos diferentes e chega o momento em que vc não se importa mais em saber se aquele amigo ou familiar está bem. Já não faz mais parte do seu cotidiano.
Triste realidade.
Barbara Nonato 30/06/2020minha estante
Obrigada!

Priscila 04/10/2020

Na primeira metade do livro o leitor desvenda o caso, mas a segunda metade é muito melhor: como a própria autora diz ao final, é sobre amizade e uma coleção de temas pesados.

Apesar de vários erros de ortografia, alguns de semântica e poucos de pontuação e digitação, o livro é bem escrito e a história, muito boa!

Daniela 28/06/2022

Cumpre o objetivo
O livro foi completamente diferente do que eu esperava.

Ao ler a sinopse achei que seria um mistério, mas a intenção da autora era outra, completamente diferente. Não estou dizendo que isso é ruim, muito pelo contrário. Gostei da história e achei bem interessante a forma como temas bem complexos e delicados foram abordados. Acho que, talvez, alguns excessos atrapalharam a leitura, deixando alguns cenários e diálogos um pouco fora da realidade.

No que diz respeito ao crime que separou o grupo de amigos, não fica difícil pro leitor adivinhar o que realmente aconteceu bem antes do final do livro. Mas, novamente, isso não é um problema. Isso porque não se trata de um romance policial, mas sim de uma história sobre amizades, julgamentos, preconceitos etc. cuja função principal é te fazer refletir.

E, no quesito reflexão, o livro cumpre bem o seu propósito.

Vinicius 27/06/2022

É um bom livro
Eu li com altas expectativas, por conta do prêmio kindle de literatura, o qual Dias Vazios venceu. Acho que por isso achei que a história foi um pouco aquém do que imaginei. Porém, não é um livro ruim, de forma alguma. É um bom livro.
Só achei que alguns clichês fizeram o desfecho ser mais ou menos previsível e talvez meio forçado. Também achei que muitas coisas eram repetições.
De toda forma, a construção de personagens é boa, as temáticas abordadas como acessórias são válidas, como ciúmes, violência contra a mulher, redes sociais, bullying, futilidades etc. No final, o livro dá uma subida, com um certo suspense ganhando vez.

Mariana_ 27/03/2020

A vida é pauleira...
Foi um bom começo. Nunca tinha lido nada da autora! Recomendo!

Ane 05/07/2021

Eu terminei esse livro num completo surto. Achei que ele tem um vibe Lucy Foley (enredo) + Dan Brown (descrições). No começo do livro me incomodou o fato de ter parágrafos longos, as vezes 3 ou 4, entre as falas e tive que voltar 1 ou 2 páginas e reler a ultima fala, pois tinha esquecido, achei que fosse por ser o começo do livro e precisasse de ambientação, mas continuou até o final então eu só pulava os parágrafos em que os personagens divagavam.

Acertei cerca de 80% do desfecho do livro, algumas me surpreenderam mesmo. Certeza que se tornou um dos meus livros favoritos de 2021!

Sarah 15/07/2020

Muito bom mesmo, não é atoa que recebeu o prêmio da amazon. Lembro que recebi o e-mail da amazon falando sobre o livro e fiquei curiosa. O livro trata de muitos assuntos, mas eles não ficam jogados e perdidos, são muito bem escritos, de forma consciente. Recomendo!

Marina Mendes 11/04/2024

O intervalo de alguns anos pode ter o poder de distorcer e afastar amizades. Se houver um acontecimento relevante neste meio, a situação cresce em proporções.

Na adolescência eles eram nove amigos: Rebeca, Daniel, Mundo, Ana Paula, Luciana, Jamile, Afonso, Fernanda e Lionel. Na idade adulta, mesmo que não percebam, são quase desconhecidos, afastados por um fato que tirou um deles de cena por doze anos e levou os demais a caminhos distintos, conturbados e conflituosos.

Exatos doze anos em coma sobre o leito de um hospital, que geram um despertar controverso e sem lembranças, trazendo uma realidade onde tudo pode ter acontecido e reaproximando um grupo fragmentado. Um despertar que remexe traumas antigos; que abre feridas mal cicatrizadas e que muitos ainda omitem; que revela novas personalidades; que traz à tona realidades desconhecidas; que revolve a poeira para jogá-la de volta em suas faces confusas. O que parece bobagem de adolescentes pode esconder algo grave, muito grave.

Pode a amizade ter sobrevivido após tanto tempo e envolta em tanta desconfiança? Quem é o verdadeiro culpado pelo acontecido? O que de fato levou àquela hospitalização? Qual o motivo? E a principal pergunta: o que a vida fez com as vidas deles?

Obra vencedora da 4ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura