O Princípio Anarquista e Outros Ensaios

O Princípio Anarquista e Outros Ensaios Piotr Kropotkin

Resenhas - O Princípio Anarquista e Outros Ensaios

Luciana.Raquel 30/03/2021

Muito bom!
Leitura excelente pra quem quer iniciar os estudos sobre os princípios anarquistas ou, em específico, sobre o comunismo anarquista de Kropotkin. Linguagem simples e conteúdo bastante informativo. Gostei muito.
Bernardo 12/01/2023minha estante
excelente livro para se introduzir no anarcoComunismo!

João Sales 20/12/2020

Kropotkin
"A ideia é a ação são inseparáveis, se a ideia tem ascendência sobre o individuo; e, sem ação, a própria ideia atrofia-se"

Gabi Sagaz 23/10/2021

Que a ideias vençam
O comunismo anarquista ou socialismo libertário constitui uma teoria e prática excepcional. Kropotkin aponta erros e acertos das comunas anarquistas e ensina o básico para formação de uma caráter anarquista.

Rech_ 24/11/2023

O Princípio Anarquista
Uma obra introdutória para se entender algumas das propostas do Anarquismo, uma visão geral que, particularmente, gosto muito, principalmente por partir de um geógrafo.
Pretendo conhecer mais escritos do Kropotkin após construir uma base teórica mais ampla sobre o tema.

Ronaldo Thomé 16/10/2018

O Princípio Anarquista e Outros Escritos
Seria ingênuo resumir o Anarquismo como um sistema perfeito, onde todas as coisas se resolvem e todos vivem felizes... De certa forma, é exatamente isto que Kropotkin faz questão de estabelecer nesta obra.
Aqui, lemos diversas considerações fortes e corajosas de um dos mais talentosos e científicos pensadores do movimento. Piotr Kropotkin chegou a abandonar um futuro garantido como herdeiro do trono russo, bem como vários cargos em universidades para militar pela causa libertária.
Aqui lemos críticas poderosas ao Marxismo, ao autoritarismo da Revolução Russa; vemos o estabelecimento das diversas comunas e a derrocada das mesmas pela falta de objetivo e comprometimento com os ideais iniciais.
Enfim, extremamente utópico mas nunca ingênuo, o Anarquismo se legitima como uma via alternativa ao sistema polarizado em que vivemos e, com Kropotkin, assume-se como força intelectual.

Recomendado para: quem deseja saber que há mais que esquerda e direita, e que ambos são iguais pela maneira como se organizam.

Nota: 10,0 de 10,0.

Edson Medeiros 06/10/2020

Para conhecer o anarquismo e enriquecer o debate
Ainda que eu, desde minha mais antiga lembrança, seja adepto do espectro político mais à esquerda - em diferentes distâncias do centro ao longo da vida -, adorei esta obra! O debate político no Brasil que hoje está restrito a "esquerda" x "direita", seria muito enriquecido com o tempero anarquista (o legítimo, recuse imitações!). Este livro compila alguns ensaios do russo Kropotkin, com maior destaque para "O princípio anarquista", mas não se resume ao manifesto das bandeiras negras. As análises do autor acerca da formação e manutenção da sociedade burguesa e o alerta sobre os possíveis vícios do comunismo, em certa medida comprovados durante o regime stalinista na URSS e no alvorecer da China comunista, colocam-no numa posição entre sociólogo-historiador e profeta. Para não limitar o debate e conhecer novos caminhos, Kropotkin deveria constar na bibliografia obrigatória do ensino médio.

Laís 26/12/2022

Kropotkin discute as principais dificuldades enfrentadas pelos movimentos socialistas da virada do século XIX, discutindo a desunião do movimento naquele período.

Roberto Noir 09/07/2013

Ensinando anarquia
Neste livro estão reunidos alguns ensaios de Kropotkin que falam desde os princípios básicos da anarquia até algumas questões mais particulares, como o casamento na visão anarquista e como o revolucionário deve portar-se para que ele não venha a contribuir para que um novo regime opressor surja. O autor também fala de como seria a convivência nas comunas e o porquê das que existiram terem fracassado. Leitura obrigatória para aqueles que desejam entender um pouco mais do anarquismo.