Lições Preliminares de Direito

Lições Preliminares de Direito Miguel Reale

Resenhas - Lições preliminares de Direito

Gaitista 26/11/2023

Reale è reale
Sou advogada e depois que terminei a graduação decidi ler esse livro novamente e por inteiro ao invés de fragmentos? E que lição acertada.
Melhorei no meu entendimento sobre o direito e consequentemente na minha carreira

Icaro 16/11/2023

Clássico do Direito
Outro livro que me acompanhou no curso de Direito do IBMEC SP esse semestre.

Clássico do Direito nacional, esse livro de Introdução ao Estudo do Direito escrito por Miguel Reale formou milhares de juristas Brasil afora.

Nota 9,5/10 ???

mxavier 16/02/2023

Resenha "Lições Preliminares de Direito" de Miguel Reale
Penei para ler esse livro, mais por preguiça do que por qualquer outra coisa. Vai ver que férias faculdade de Direito fosse o que eu precisava para conseguir recomeçar essa leitura essencial. E é realmente essencial para todo estudante de Direito essa obra.

Miguel Reale preparou um livro introdutório perfeito para conhecer o Direito, ou melhor, a arte que é o Direito. Ele não se aprofunda em nenhum assunto em específico, justamente por se tratar de um livro de introdução, mas consegue abordar tudo que é essencial, além de dar exemplos pertinentes para alguns causos.

Lições Preliminares de Direito cumpre o seu objetivo com perfeição e garante aos estudantes do 1º período um olhar sobre o Direito como matéria, ciência e arte. Um olhar verdadeiro de quem realmente aprecia e colhe amor por sua profissão.

P.S.: Uma pena que seu filho tenha sido o autor do processo de impeachment de 2016.

Dalton 31/12/2022

Introdução ao Estudo do Direito
Um dos livros iniciais do curso de Direito, o autor Miguel Reale é um jurista muito importante e reconhecido internacionalmente. Não posso avaliar a didática, pois ainda não li obras semelhantes de outros autores para poder comparar.

Jeff 19/09/2021

Reale consegue escrever uma obra sem muitas ambiguidades, que até mesmo pessoas leigas no direito conseguiriam entender. Li a obra no 1° semestre da graduação e foi essencial para conseguir alentender o conteúdo.

mateus maciel 25/06/2021

Lições Preliminares de Direito
Ótimo livro para estudantes que estão em processo de iniciação ao estudo do Direito. Nessa obra, Miguel Reale adota uma linguagem coloquial, o que considero importantíssimo, uma vez que estudantes inexperientes, na posição de leigos, não estão acostumados com a linguagem jurídica.

Dentre os capítulos mais esclarecedores, didáticos e bem escritos, destaco: o das Fontes do Direito, o referente às Relações Jurídicas e o capítulo sobre Hermenêutica, ou Interpretação do Direito.

Logo, recomendo muito, pois é um livro que cumpre a sua função de introduzir a ciência jurídica na vida dos estudantes de Direito.

Ericles Santos 13/03/2021

Didático
O mestre paulistano dá a base propedêutica aos novos ingressantes na Ciência do Direito com clareza e objetividade, sem, contudo, pecar na falta de conteúdo rigoroso.

Ericles Santos 13/03/2021

Didático

ei_tor 06/05/2019

Simplesmente espetacular! Miguel Reale apresenta uma escrita muito didática e tranquila. Uma ótima introdução para o curso de Direito, apresentando conceitos essenciais e introduzindo ideias a serem expandidas com o decorrer do curso.

Jener 19/01/2017

Imperdível
Ao longo da minha carreira como profissional e estudante eterno do Direito, eu já li esse livro três vezes. Super recomendado.

Pedro.Hermes 02/09/2016

Essencial!
Livro essencial para compreensão inicial do direito.

Fabio 07/04/2010

Miguel Reale faz um apanhado geral do Direito, e o mostra através da perspectiva de sua teoria do Direito Tridimensional. Ao longo do livro é dado ênfase na tríade fato, valor e norma, desde a conceituação básica do direito, até, por exemplo, a diferenciação de Eficácia, Vigência e fundamento, estes também baseados na dita tríade.