A Dúvida

A Dúvida Vilém Flusser

Resenhas - A Dúvida

Bruno Oliveira 01/09/2016

No geral, é um livro bem fraco.

Ele tem ideias interessantes nas críticas que faz à Descartes, ainda que essas críticas não tenham valor nenhum e estejam inteiramente erradas, e tem também ideias interessantes na própria proposta filosófica de Flusser, que lembra bastante algumas coisas do budismo.

Mas a argumentação é fraquíssima, e passa de um ponto para o outro com uma superficialidade enorme, a bem dizer, não dá nem vontade de refutar, só de passar para o outro lado da rua e continuar andando.

Flusser também tem uma visão bem rasa de várias filosofias e vários temas que trata com certo desprezo, de modo que diversas críticas que ele faz aos outros são, para quem conhece minimamente esses filósofos, meros preconceitos históricos ou incompreensões básicas.

Já me tinham dito que o Flusser era fraco, mas ainda que seja, seu livro tem bons momentos e acho que a obra dele ainda pode ter outras coisas por revelar. Coerência, cuidado e rigor não são tudo o que interessa na filosofia, eu acho, creio que tem que existir um espaço para a inspiração e criatividade, ainda que um pouco à margem da racionalidade.
Cesar Yuri 03/07/2021minha estante
Onde que eu acho os seus livros

burguês safado 16/09/2022minha estante
como assim fraco, flusser é um dos maiores teóricos da comunicação do séc. xx. poderia explicitar melhor sua posição? em que exatamente discordou do autor? fiquei genuinamente curioso

Bruno Oliveira 29/12/2023minha estante
Desculpem, não tinha visto que recebi comentários. Na época, escrevi um textinho abodando especificamente como o Flusser lê errado o Descartes: https://medium.com/p/d1eb37e6952d

Mas não escrevi mais do que isso a respeito dele e não acho que voltarei a lê-lo.