Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

geov 02/03/2024

O livro te prende do início ao fim. apesar de terem 3 pontos de vista diferentes, de pessoas em diferentes situações, ele detalha muito bem cada um deles e consegue transmitir o sentimento de cada uma, te faz vibrar em cada acontecimento.
possui uma escrita muito fluida, personagens incríveis e uma história curiosa, que te traz a vontade de saber mais e mais. no final, poderia ter sido revelado algumas coisas importantes, mas não deixa de ser um livro muito bom. eu recomendaria sem sombra de dúvidas!

Bruna3810 02/03/2024

Mds que livro satisfatório
Sabe todo o sentimento ruim que o primeiro livro dá?? Então, esse segundo vem e limpa limpa limpa kkkkkkk mano que livro bom, sério, ele é bem mais dinâmico que o primeiro, já que se trata de mais de um ponto de vista, e também os acontecimentos são mais dinâmicos, e são tantos, TANTOS plot twists que você fica cada vez mais animada pra saber o que vem depois, e não decepciona nem um pouquinho. Me senti totalmente contemplada com as respostas das perguntas que fiquei sobre o primeiro livro, e o final também é muito bom. Enfim, maravilhoso, esses dois livros foram uns dos melhores que já li.

Cecí 29/02/2024

Queima, quengaral
"Eu sabia que deveria haver mais palavras, pois já naquela época aquela explicação dos fatos não me pareceu muito certa. Gatos não queriam saber de tricotar. E nós não éramos gatos."

Autocontrole e Margaret Atwood não são coisas que combinamos: não importa o quanto eu tente guardar algumas páginas pra depois, sempre devoro seus livros. O ritmo dos acontecimentos é tão acelerado quanto o da leitura e finalmente proporciona alguma justiça às atrocidades perpretadas por Gilead.

Mais do que uma reflexão sobre os perigosos rumos da nossa sociedade atual, Os Testamentos também trás consigo uma mensagem de esperança - literária e idealista, diga-se de passagem, mas esperança pouca é melhor que esperança nenhuma.

LAvia494 29/02/2024

Amei O conto da Aia, para mim foi um dos melhores livros que eu li em 2023. Esperei tanto para ler esse livro. Eu gostei, foi bom ver o que ocorreu depois que a Bebê Nicole foi levada e ver a diferente vida entre as meninas e ver como esse sistema caiu.
Leiam!

Leandro.Argentini 28/02/2024

Não tava na minha lista de leitura 2024, mas que sorte tive quando aproveitei a promoção na Amazon. Desde o Conto da Aia eu fiquei com pé atrás para Os Testamentos, porque eu achava que não ia suprir a expectativa criada no primeiro... a boa notícia é que superou. Trechos que chagavam a arrepiar a pele e uma vontade de não para de ler.

matheusoarex 23/02/2024

Finalmente terminei essa trama Gileadeanaaaaaaaaa ?
Bom, finalmente terminei esse livro kkkk mds, fazia 6 meses desde o último histórico mas eu tava lendo e n tava fazendo os relatos. Enfim, o livro é bom mas tem umas partes sobre Gilead que tem palavras muito coloquiais, e realmente tem que ter por ser uma sociedade que vive na idade da pedra e dominada por neandertais. KKKKK Mas no fim tem uns plots bem interessantes que dão um pouco de ação para a trama e no fim temos o que pedimos para a Margaret Atwood depois do conto da aia. Leiam e vejam o desfecho sobre como acaba uma sociedade que nasce por meio de ditadores. Citando palavras da própria, "Totalitarismos podem desmoronar de dentro para fora, à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder; ou podem ser atacados de fora para dentro..."

Gigi.the.reader 23/02/2024

"O amor é forte como a morte"
Terminei este livro em prantos, e bastou meia página para tal.

Já aviso que tanto "O conto da Aia" quanto "Os Testamentos" possuem gatilhos para assédio/abuso sexual e estupro e estupro de vulnerável/pedofilia.

Eu dei uma pontuação maior para este livro do que para "O conto da Aia" porque, apesar de tratar da própria "Offred" narrando, de ela ter presenciado o início de Gilead, ter sofrido com as mudanças, sanções, sentenças acerca de seu corpo e estilo de vida, e também ter sido peça essencial no desenrolar das reviravoltas de sua própria história, e também da trama de "Os Testamentos", ela foi uma personagem passiva grande parte do tempo.

Terei que me limitar a isso acerca dela, pois senão darei spoilers.

Já nessa sequência, temos 3 personagens muito mais ativas, especialmente a Tia Lydia.

Sem contar que nos encontramos afastados dos horrores que as aias são obrigadas a enfrentar - pelo menos, em boa parte do tempo.

É notável a maior maturidade e experiência na escrita da Margaret nesse livro, embora no primeiro ela já fosse ótima.

Ela desenvolve muito bem 3 personagens absolutamente distintas, com idades muito discrepantes, com vivências extremamente diferentes. Isso foi uma bela amostra da qualidade de sua escrita.

Sem contar inclusive a criatividade para as reviravoltas, os diálogos e as respostas às situações que as personagens escolhem.

Confesso que essa última me deixou com muita raiva e aflição, especialmente pela Daisy, mas também pela Agnes. É cada atitude horripilante de burra, que só por deus.

Porém isso também mostra a qualidade da construção de uma personalidade adolescente imatura e impulsiva, e um tanto mimada (Daisy), e também de uma personalidade adulta a qual sofreu com uma educação limitante, e cresceu onde criatividade, atitude e inteligência eram desencorajadas, censuradas e punidas (Agnes) - ambas impecáveis.

Embora não retrate com muitos detalhes, apenas a ideia de retratar uma sociedade opressora, com seu poder militar - em grande parte roubado, diga-se de passagem - e de alienação, é muito bem pensada, inclusive com inspiração em regimes passados na história internacional (que a autora empresta aos fundadores de Gilead).

Porém, toda sociedade apresenta falhas, em especial regimes teocráticos puritanos como este. E as falhas deste são imensas. Em especial as intrigas, omissões e conspirações. E a queda sempre é um fato. As perguntas são: quanto tempo esse "paraíso na Terra" durará? E como irá cair?

Enfim, eu recomendo demais ambas as leituras. Vocês podem até se arricar a ler o segundo livro sozinho. Mas ele lido em sequência já deixa várias perguntas no ar, que dirá se lido sozinho. Minha recomendação é que vocês leiam "O conto da Aia" primeiro.

Eu nunca assisti à série, mas pretendo.

Lucas 20/02/2024

Foi como voltar para casa... leitura super agradável (embora o conteúdo seja o oposto) e muito interessante a história ser narrada por três personagens tão importantes desse universo. muito bom!

bilibiod 20/02/2024

é um livro um pouco cansativo de ler e parece maior do que é.
a história é bem parecida com o conto da aia, eu gostei do final mas fiquei com aquele gostinho de quero mais, me pareceu que acabou muito de soco, visto que todo o livro se desenvolver muito lentamente, o final é curto e rapido

Thai 18/02/2024

Fantástico
Eu amei saber o que houve depois do Conto da Aia e qual foi o destino final dos personagens desse romance. Vale a pena cada página lida e eu devorei cada uma delas.

Nico 17/02/2024

Os Testamentos
O livro é uma continuação muito bem vinda para o universo criado da obra, pelo menos para mim, muitas das dúvidas que eu tinha sobre toda a organização desse tipo de Estado foi suprida. Enfim, muito bom e envolvente, além de me fazer ter uma nova e bem-vinda visão da Tia Lydia