Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Tatá 26/03/2024

Que perfeição!!! Não imaginava que uma continuação (que nem estava nos planos da autora) e 15 anos depois fosse ser tão boa! Da uma outra visão pra história, principalmente das tias, tira muitas dúvidas que surgem no 1 livro e simplesmente não perde a qualidade! PERFEITO

Thays184 20/03/2024

Perfeitoooo!
Foi de longe uma das minhas melhores leituras desse ano! Amei conhecer mais de como tudo funcionava, como Gilead foi criada, como as tia se tornaram tias e por aí vai.

A gente descobre isso e muito mais nesse livro. Achei a narrativa muito viciante e em momento algum fiquei entediada, mesmo tendo três pontos de vista. Fiquei em choque com a ingenuidade das meninas que nasceram Gilead. Adorei saber como esse governo nojento foi derrubado.
Tia Lydia, uma personagem que eu odiava muito se mostrou uma mulher de extrema inteligência.

Hanna157 19/03/2024

A continuação de o conto da aia é assim como o primeiro um livro incrível! A principal diferença para mim é que a leitura foi um pouco cansativa devido ao formato da narrativa, mas depois quando as peças se encaixam tudo começa a fluir.
Neste livro a história de Gilead é contada através da perspectiva de três mulheres, suas histórias se entrelaçam e mostram outros lados da história que não foram mostradas no livro anterior e como as fraudes e crimes de Gilead foram expostos e o início da sua queda.
Definitivamente uma leitura que vale cada página.

Cissa 18/03/2024

Nossa eu realmente amei d+ esse livro, uma continuação incrível do mundo de O Conto da Aia, inclusive achei melhor, com leitura mais fluída e a escrita muito boa.
O livro é incrível e cheio de críticas a sociedade de modo doreto e indireto, com assuntos sérios assim como o do primeiro livro, mas mais aprofundado, principalmente pela diversidade de pontos de vista que permitiram melhor integração com a história. Recomendo muito.

Luana 18/03/2024

Resenha- os testamentos
É a continuação de contos de aia, mas a série muda bem a história dos personagens. Tem alguns momentos q enrola bem e me senti confusa lendo.
MAS, gostei do final e fechou bem a história (deixou alguns pontos abertos mas gostei de como ficou o final).

Ravena 15/03/2024

Necessário? Não, indispensável!
Eis que você lê um livro, ele se enquadra em em alguns gêneros , Ficção especulativa, distopia, opa esse segundo me agrada! Mas com a leitura de "O conto da aia" fica difícil não associar realmente com uma Ficção especulativa.
O livro é tão palpável que te arrasta pra dentro... Você está lá! Você é ela! A narrativa epistolar te consome!
E devo dizer que 35 anos depois de seu predecessor, claro que eu imaginava que seria um ótimo livro afinal Margaret não parou de escrever nesse período, logo ela amadureu e sua escrita amadureceu consigo. Mas eu definitivamente não imaginava que seria na minha opinião melhor inclusive que seu antecessor!
Estou atônita, em choque, inflamada e podia sentir o livro queimar!
São 3 narradoras! 3 pontos de vista convergindo! Tinham 3 chances pra dar errado mas ainda bem que foram 3 chances que deram certo!
No começo é um pouco mais lento devido ao seu caráter de apresentação, se bem que pra quem é fã da série (como eu que cheguei nos livros pela série) alguns personagens não requeria tanta apresentação, mas o aprofundamento... Eu Era a tia Lydia! Eu era ingênua em muitos pontos como a Agnes! E tinha boa parte da petulância e da indignação da Dayse!
A narrativa te dobra, te engole de tão envolvente! Da pra ler sem ter lido o "o conto da Aia"? Olha dá, mas não recomendo, embora seja tão violento e opressor quanto sua prequência (eu diria ainda mais violento e opressor) eu não recomendo. E vou ser prolixa porque eu já não tenho mais o que falar a não ser que eu amei! É incrível! Devia ser distribuído nas escolas!
Eu ainda estou zonza! Aaaaaaa!
Enfim, se você quer saber como e quem derrubou Gilead por favor leiam esse livro!
A edição da Rocco é linda de mais! Não percebi nenhum erro na edição!
E como sempre:
"Nolite te bastardes carborundorum" ?

Raquel228 13/03/2024

A forma que foi finalizado a história é muito boa, mas confesso q eu acho a escrita dessa autora muito cansativa, o que pra mim tornou bem difícil a leitura.

Sandrovsky 10/03/2024

Coerente e envolvente
Gostei das personagens, da coerência com o primeiro livro mesmo depois de 35 anos de lançamento e da história com um final cheio de esperança para nossas heroínas.
Pelo fim de todo regime totalitário, as "Gileads" que persistem e a opressão feminina que persiste em não sucumbir!

Josec91 07/03/2024

Para os órfãos da série
Esse livro é simplesmente perfeito pra quem assistiu a série e não aguenta esperar.
Os desfechos desse livro acontecem muito anos à frente da série, e do primeiro livro, mas é possível reconhecer muitos personagens e ter um vislumbre do futuro que aguarda Gilead.

LarissaPatricio 05/03/2024

Tia Lydia: Crack do jogo
Uma continuação digna de respeito, escrita 35 anos depois do primeiro livro. A autora teve um máximo de atenção e cuidado com os leitores em criar essa segunda obra. Emocionante!
Dessa vez teremos relatos de 3 mulheres e suas experiências no governo totalitário teocrático de Gilead: a Tia (poder), a filha de um Comandante (submissão), e uma cidadã Canadense (resistência).
Achei esse livro bem mais pesado do que o primeiro, pois uma das personagens citada anteriormente é uma criança...Alerta pedofili4.

DAbora277 05/03/2024

Amei, amei, amei, superou minhas expectativas, o conto da aia é uma série maravilhosa e saber que a autora se importou em dar uma continuação digna faz toda diferença, eu passei a ter empatia pela tia Lúcia (coisa que eu nunca imaginei que teria), fiquei tão feliz em saber que a Agnes se tornou uma menina com personalidade e opinião, e ah a Nicole também! A june merece, que mulher incrível. Não vejo a hora da próxima temporada da série pra ver como esses acontecimentos vão ser descritos.

malu :) 03/03/2024

"é tarde demais para gilead impedir sua destruição iminente"
?que livro FODA!
diferente de "conto da aia", que é narrado apenas pela offred, nesse livro a gente tem a narração de três personagens que acabam se conectando no decorrer da história: agnes, daisy e lydia.
agnes vive em gilead, na verdade, ela é parte da primeira geração, a que não pegou o golpe nos estados unidos e não sabe nada sobre a vida antes do modelo que gilead apresenta. agnes foi roubada de sua mãe na transição de governo e entregue a uma esposa, assim, ela cresce na alta sociedade de gilead já com os novos costumes enraizados.
daisy vive no canadá, ela é engajada em movimentos anti-gilead e vive uma vida bem comum. o que ela não sabe é que na verdade ela é filha de uma aia que escapou de gilead. daisy é na verdade uma das pessoas mais procuradas do país. e acaba que essa informação é o que une as três personagens do livro, que buscam por fim a gilead de uma vez por todas.
e por fim, lydia. sim, é a tia lydia do primeiro livro, aqui ela narra desde a sua vida nos estados unidos, até o momento atual, onde ela se torna a tia mais importante de todas. ela também conta sobre o que passou na transição de governo, o que acaba sendo bem interessante considerando que ela era juíza e advogada que atuava com casos de crimes sexuais antes de se tornar a tia que conhecemos.
das personagens, tia lydia foi com certeza a que mais me cativou. ela é MUITO bem trabalhada. óbvio que como qualquer leitora de "conto da aia" odiei ela no primeiro livro (afinal ele é narrado do ponto de vista de uma aia, e como aia, eu também odiaria ela) mas aqui a gente vê um outro lado da personagem.
a gente passa a entender cada decisão que ela toma, não necessariamente concorda, mas passa a entender. e acaba que percebemos que tudo pra ela não passou de uma questão de sobrevivência ao novo regime.
lydia é inteligente e é isso que salva ela. ela sabe jogar e manipular na medida certa, sem ser arrogante ou desrespeitosa aos olhos dos comandantes, mas conseguindo as coisas do jeito que ela quer ou precisa. como ela mesmo diz: "uma vez juíza, sempre juíza.", e lydia passa todos os seus anos em gilead montando casos e declarando sentenças, mesmo que não diretamente.
ela guarda informações e aprende a utilizá-las no momento certo pra sair por cima, e é isso que a mantém em segurança durante todos esses anos.
no fim, lydia tinha poder, nos modelos aplicados a gilead, claro, mas tinha.
e não, não a condeno por tudo que ela fez, porque nunca estive no lugar dela para saber do que eu também seria capaz (inclusive citação INCRÍVEL dela sobre isso bem no capitulo final: "você pessoalmente nunca teria feito essas coisas daquele jeito! mas você pessoalmente nunca precisou fazê-las.").
lydia é complexa e é isso que faz dela uma excelente personagem.
mas falando do restante do livro, agnes e daisy são personagens interessantes de acompanhar. a discrepância nas realidades em que vivem é com certeza o ponto alto na narração das duas. era muito louco sair do pov de uma pro pov da outra e ver que mesmo em lugares tão próximos, elas levavam vidas tão diferentes.
agora sobre os plots do livro: são muitos! confesso que previ todos eles mas isso não foi algo ruim. o mistério não foi mau feito, porque, sinceramente, a proposta não era mistério. e mesmo adivinhando os tais plots, a sensação daquilo que eu imaginei se concretizar continuava sendo impactante! até porque todas as revelações tem importância pra história do livro.
acho que minha única reclamação é sobre o final. ele não é ruim de forma alguma, mas esperei um pouco mais de detalhes. já que o livro é todo muito apegado a detalhes durante toda a história, esperei algo menos generalista do fim sabe, algo mais lento e explicativo.
mas enfim, mesmo com essa crítica não achei que valia tirar alguma estrela do livro pq ele é de fato excepcional.
por fim: achei "os testamentos" melhor que o "conto da aia", mas acho que ele só faz sentido se lido depois mesmo. é necessária a introdução do regime de gilead que o primeiro livro traz e é importante pra história desse livro aqui entender as relações com os personagens do primeiro livro.
então leiam a duologia!!! é com certeza top livros que TODO mundo deveria ler, de verdade