Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

mariahferraz 20/01/2024

Incrível!
Quinze anos se passaram após os acontecimentos de O Conto da Aia. Através de três narrativas distintas, a autora apresenta uma imagem mais ampla de Gilead, explicando a forma de vida adotada.

A escrita é bem mais fluida do que o primeiro livro. Os sentimentos são opostos e temos uma explicação mais aprofundada do sistema.

Recomendo a leitura, é um livro pesado, em muitos momentos é triste e frustrante, mas é uma leitura extremamente importante.

Paula 20/01/2024

Baú de reflexões
Pra mim um termo que pode definir essa obra prima da literatura é baú de reflexões, baú porque Os Testamentos é literalmente um tesouro, tem tanto valor em cada parte dessa história que não pode ser colocado em palavras, o significado histórico que a obra de Atwood carrega é muito profundo e digno de reflexões intensas, sobre a nossa própria realidade, nele todos os questionamentos que eu tive após ler o conto da Aia foram respondidos e outros foram gerados , mas em forma de reflexão? Enfim, história fantástica.

Nayara Rosa 20/01/2024

Girl Power
Eu tinha esquecido como eu gostava da escrita da Margaret e de como eu precisava voltar para Gilead. Achei muito interessante a autora ter decido voltar para esse mundo mais de 30 anos depois da publicação do primeiro livro. Mesmo tendo a série de tv, precisávamos desse olhar dela para como esse governo tão odioso começou a dar sinais de finalmente um declínio.
Esse livro não é focado nas Aias, mas sim em outras personagens que tbm estão passando por toda a crueldade desse regime. Eu tinha esquecido como essa história é revoltante, sobretudo para mim como mulher.. onde podemos traçar paralelos com a vida real e diariamente vemos nosso direitos (já adquiridos e com muita luta) serem questionados e duvidados.
Esse livro me deu forças para acreditar que as mulheres possuem um poder e resiliência dentro de si e lutar sempre para sobreviver.
Obrigada Margaret!

Duda França 19/01/2024

Resumo do livro Os Testamentos, de Margaret Atwood
Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é da aclamada continuação de "O Conto da Aia": Os Testamentos, de Margaret Atwood. Favoritei assim que cheguei na parte final.

Levei 4 dias pra ler esse livro, os primeiros capítulos são cansativos. Depois a narrativa fica muito envolvente, revelando os podres de Gilead, um país que se mostrava puro e santo, guardava segredos obscuros que não deveriam ser revelados pra ninguém fora dali.

Basicamente, a história ocorre 15 anos depois dos acontecimentos de O Conto da Aia. Há o ponto de vista de 3 personagens mulheres que se conectarão para efetuar a queda daquele totalitarismo: Tia Lydia, Agnes Jemima e Daisy.

Tia Lydia é uma das fundadoras, juntamente com outras tias, todas senhoras que não seriam eternas. Enquanto possuíam o poder nas mãos por saber segredos de cada cidadão e cidadã daquele país, eram responsáveis por educar as demais mulheres destinadas a se tornarem Aias, Martas, Esposas ou Tias. Mantendo uma espécie de diário, relatava tudo que sabia em suas páginas. Lembrando que em Gilead era proibido o acesso das mulheres a livros, papéis e canetas, porque elas poderiam se contaminar colocando ideias malucas na cabeça, apenas as Tias tinham acesso a tais perigos.

Agnes Jemima é uma jovem que cresceu ao lado de Martas e sua mãe Tabitha. Assim que ela faleceu, seu pai arranjou uma Esposa chamada Paula e uma Aia deu à luz a um bebê pra família, essa era sua função. Desde então, Agnes ficou marcada por todos aqueles acontecimentos, inclusive pelo abuso que sofreu do seu dentista. Resolveu não se casar, assim como sua melhor amiga Becka, e ambas se tornaram Tias.

Daisy é a mais diferente de todas. Após descobrir ser a Bebê Nicole, um ícone de Gilead, ela vai se infiltrar no país para acabar com tudo. Recebendo ajuda de agentes secretos e até da Tia Lydia, se juntará com sua irmã Agnes (sim, elas descobrem que são filhas da mesma Aia) e sairão, de forma ilegal, de todo aquele inferno.

_chol 19/01/2024

Incrível
"Os Testamentos" é um livro que ultrapassa o conceito de excelente. Atwood conseguiu construir uma tríplice narrativa que nos situa de modo envolvente no mundo distópico descrito pela autora em "O conto da Aia". As 3 mulheres que dividem a voz narrativa do livro nos permitem ter perspectivas muito interessantes sobre o universo apresentado, pois temos uma personagem que foi englobada pelo golpe que levou a formação de Gilead, outra que nasceu em Gilead e outra que cresceu no Canadá.

Ma$$iel 18/01/2024

Em meu fim está meu começo
Que livro bom! A continuação de o ?Conto da Aia? conta com 3 narradoras, de lugares diferentes com perspectivas quase opostas, gostei muito da Agnes e da Daisy, mas o que foi a narração da Tia Lydia ? Se no primeiro livro, a partir da visão da Offred vemos uma carrasca fantoche do governo, nesse livro conhecemos uma personagem totalmente diferente. Astuta e inteligente, ela soube se adequar ao regime e não só sobreviver, mas prosperar nele, foi uma adversária perigosa para a ditadura de Gilead e nunca esqueceu das suas origens e nem do seu propósito . Ela é disparada a melhor personagem do livro. Além disso, quando você percebe a relação das personagens com o ?O conto da Aia? você fica ?.

PaulaSilva88 18/01/2024

Simplesmente incrível empolgante
e emocionante, jamais imaginei que
Os Testamentos me faria chorar.
Tia Lydia se um dia te critiquei, me
perdoe. Amei com todo meu coração

Raphaela.Zamuner 17/01/2024

Esperava uma continuação da história de ?um conto de aia? mas na verdade os testamentos vai muito além disso, faz toda estrutura, organização e funcionamento de Gilead.
Com novas narrativas e personagens, fiquei obcecada pela história, mas confesso que o final muito ?fácil? das irmãs me decepcionou, não abordar a queda do governo e seu desenrolar, bem como o reencontro da família em detalhes e os pais das irmãs foi um erro bem grande na minha experiência?

Sadrak 17/01/2024

Depois do fim
Ufa, não resisti à carreira para terminar a leitura. Depois da página 300, peguei direto até terminar. Acho que os bons romances provocam isso na gente.

"Os testamentos" é uma excelente continuidade do "Conto da aia". Um presente para quem já era apaixonado por essa obra.

Ju 17/01/2024

Quando comecei a ler este livro me perguntei porque não o li antes. A história é muito bem construída e conseguimos entender melhor como a tia Lidya acabou se tornando uma tia. Também é possível entender como é se viver no lado oposto, sendo um cidadão de Gilliad. Vale muito a pena.

Fraan Fontes' 17/01/2024

Um bom desfecho
A história se passa 15 qnos depois dos acontecimentos do primeiro livro e fecha algumas pontas que ficaram soltas. Uma narrativa a em três perspectivas e admito que as partes estratégicas da Tia Lydia me pegaram mais. Quando foi afunilando pro final eu já tinha pego todos os plots antes de serem revelados mas ainda assim não estragou a história
Se a Margaret demorou 35 anos pra fazer esse livro já temos que ficar conformados que não teremos um terceiro com certeza haha

MAnica143 16/01/2024

Maravilhoso
Li em três dias
Queria saber o final dessa história maravilhosa
Muito bom recomendo ??
??????????+??

Kelly 15/01/2024

Esse livro não foca nas aias, foca em Gilead. Senti falta das aias, mas mesmo assim vale a leitura. Personagens odiados deixam de ser odiados.