Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Michelli.Mezzon 03/01/2024

Fogoooo no parquinho!
Se O conto da Aia foi lento e um pouco maçante, nessa continuação não há nada de lentidão. A história tem muitas cenas de ação e traz um desfecho incrível!!!

Richard.Capiotto 03/01/2024

A primeira do ano, e começamos com um soco no estômago.
Primeiro livro lido do ano, é um grande soco no estômago! Primeiro por ser arrebatado por uma escrita extremamente bem feita, segundo pelos temos abordados e o modo como se desenrola essa loucura que é/foi Gileard. Atwood é tão exímia no que faz, que durante a leitura eu ficava me questionando se de fato tais relatos eram verdadeiros. O modo como se constrói a narrativa e ela se desenrola me fisgou e não conseguia soltar o livro. Confesso que, dente os 3 relatos que vamos acompanhando durante o processo de absorção da história, os da Tia Lydia foram de longe os mais intensos e perturbadores; acompanhar o seu desenvolvimento seus pensamentos, suas emoções, memórias e ideias foi o ponto alto de Os Testamentos, pra mim. Os níveis de tensão que senti acompanhar seus relatos foi incrível. Os relatos da personagem que nasceu, cresceu e viveu naquele regime teocrático foi morno pra mim, enquanto a história da garota canadense foi a parte mais fraca pra mim. O livro, como um todo, tem algumas falhas que pra mim, atrapalham um pouco a experiência. Algumas motivações que me pareceram banais, alguns diálogos que não enriqueceram em nada, emoções juvenis que pareceram que foram colocadas ali somente pra demonstrar que se tratava de uma adolescente, e um plot que não me agradou muito! A reta final pareceu ser escrita às pressas pra uma enredo que em seu início estava sento tão bem construído. O último capítulo, assim como em O Conto da Aia, nos dá uma visão quase certa de que tudo aquilo de fato aconteceu, embora ainda haja abertura para questionamentos, o que é muito interessante!
Em fim, uma boa leitura e um bom livro para começar esse ano! Passagem de embrulhar o estômago? Sim. Brutalidade? Muita. Mas a vida não é assim?

Ana Júlia 31/12/2023

"Você se considera uma raposa ou um gato?"
Preciso de um tempo pra digerir completamente toda a história desse livro e do Conto da Aia, todas as nuances e detalhes descritos
É incrível ver como algumas pessoas acreditavam mesmo naquilo que propuseram pra Gilead e achavam que aquilo seria a salvação do mundo, como outros se calavam por medo e como outras ainda se adequaram ao regime buscando formas de sobreviver. E também é impossível não comparar vários ideais e acontecimentos dos livros com a realidade vivida, afinal a vida imita a arte (ou a arte imita a vida?).
"Os testamentos" respondeu diversas dúvidas que ficaram após a leitura de "o conto da aia" e de certo forma criou mais questionamentos, principalmente acerca do regime e como foi a queda, como as pessoas, principalmente as mulheres, se adaptaram ao "novo mundo", afinal foram as que mais sofreram, e as mais novas nem chegaram a conhecer o mundo antigo. cresceram com aquele ideal cravado no cérebro e se contentavam com ele.
Enfim, um livro muito bom, Margaret sabe como desenvolver a história e os personagens, e o arco de redenção de alguns foi muito explicativo, acredito que esse deveria ser um livro de leitura obrigatória.

Isrrael Reis 27/12/2023

Fui dormir mudo e acordei calado
Mana essa escritora sabe como escreve um livro que prende o leitor do início ao fim. Eu fiquei impressionado porque eu lia uma quantidade significativa de páginas sem eu perceber o tempo passar de tão bom que foi. Obrigado Margareth Atwood por fechar meu ano com chave de ouro. 5 estrelas de com força!

Mylene 27/12/2023

Os testamentos
Essa leitura demorou a ser finalizada por circunstâncias externas da vida, mas, nos momentos em que pude me dedicar a ler, foi rápida, fluida e instigante. Diferente do primeiro livro, acompanhamos o desenrolar da história pela perspectiva de três personagens diferentes, três mulheres em posições distintas em Gilead.
Particularmente, foi bem interessante para mim acompanhar as narrativas da Tia Lydia, ainda mais sobre o começo de tudo, pois ela foi estudante de Direito, se tornou juíza e foi arrastada para esse sistema ditatorial. Mas, além disso, considerando que até então tudo que sabíamos decorria de uma Aia, foi interesse ver Gilead por posições femininas diferentes (Tia, quase Esposa, Postulante, Estrangeira).
Gostei bastante da história e acho que esse livro traz complementos importantes para preencher lacunas que o primeiro livro deixou, especialmente quanto ao surgimento de Gilead, à queda do sistema e o funcionamento do Mayday. Apesar disso, achei o final um tanto corrido e apressado ? o que, talvez, tenha sido a intenção, para mostrar que são relatos abandonados na história; de toda forma, isso não me agradou.
Recomendo o livro, principalmente se você gostou do primeiro. Mas se não gostou, pode valer a pena também, porque apesar de ser o mesmo universo, a narrativa é bem diferente.

?Às vezes, ter fé dá uma trabalheira.?

Kesy 26/12/2023

Engenhoso
Não vou superar tão cedo esse drama

Embora esteja longe, bem longe de ser ficção O Conto da Aia e Os Testamentos mostram o que vem acontencendo de pior na humanidade ao longo das Eras.

Supressão dos direitos civis de determinadas sociedades, a violência de gênero, intolerância,
guerras e destruição.

Muitas reflexões que mexeram comigo!

Status: afetada

analeticia 23/12/2023

Fechando o ano com chave de ouro
No começo eu me peguei pensando "é realmente necessário uma continuação de o conto da aia?", até que relembrei do meu sentimento ao terminar o primeiro livro e eu tinha tantas perguntas, e se não todas, a maioria foi sanada com maestria pela Margaret. O ponto de vista de cada mulher dessa história é extremamente necessário para o complemento da história no geral. Sentimentos como raiva, apreensão, surpresa, confusão, tristeza vieram de diversas formas durante essa leitura. Houve um pequeno gap de quando comecei e quando terminei essa história, muita coisa na minha vida mudou em 2 meses, mas voltar a ler esse livro foi uma das melhores coisas que eu poderia ter feito para mim nesses últimos dias de 2023. Recomendo que todo mundo leia, para que jamais seja uma possibilidade que uma Gilead exista.

Michelle B. 20/12/2023

Melhor que o primeiro?
Tive essa impressa desde o começo da leitura, mas a autora se manteve fiel ao estilo de contar a história, gostei mais do que o livro 1 por ter 3 pontos de vista diferentes ao mesmo tempo!

Marcelle.Francelin 18/12/2023

Surpreendentemente gostei mais desse segundo
Adorei o primeiro mas fiquei cansada de tantas explicações sobre o universo do livro, por essa ser a continuação não foram tão necessárias assim e, para mim, esse foi o ponto alto. Além de que a mudança de narração realmente me animou de ler página por página, até porque conseguiu explorar mais (além de uma única casa como O conto da aia) e senti mais emoção por o livro em si decidir dar praticamente um final definitivo para Gilead.