Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Talita379 19/06/2023

Gilead e suas consequências
Essa continuação de O Conto da Sua é muito boa.

Margaret apresenta os desdobramentos da República de Gilead e as consequências nos países vizinhos, novos personagens são introduzidos e o enredo é satisfatoriamente surpreendente.

Vale ressaltar que não se trata de uma continuação direta, assim como a série, mas sim um vislumbre do que é Gilead por dentro e como as ações dos extremistas religiosos impactou na vida de gerações de pessoas.

Uma leitura que prende a atenção e entrega ao final um sentimento de completude.

Lu 05/11/2020

Incrível!
5 estrelas e favoritado. Bacana demais saber o que aconteceu depois de O Conto da Aia, o destino de Gileard e de personagens tão importantes, como tudo aconteceu, enfim, gostei muito. Sem contar a escrita da Margaret, fluída e muito agradável.

Amanda Fidelis 17/10/2020

Diferentemente de O conto da aia, em Os testamentos o leitor acompanha três relatos, em vez de um, que explicam a situação atual de Gilead até a sua derrocada. O primeiro de uma personagem descrita como uma tia que escreve os seus ?testamentos? em Ardua Hall, espécie de sede onde ficam as tias. Os dois outros são depoimentos de duas meninas que tiveram contato com regime de Gilead: a testemunha 369A, diretamente de dentro da república, enquanto a testemunha 369B, de fora, já no Canadá.

Aline Casellato 05/09/2022

Um volume satisfatório, com ressalvas.
Me prendeu do início ao fim.

Sendo uma fã tanto do livro quanto da série de TV estava muito ansiosa pra ler esse volume. Gostei muito de conhecer melhor os contornos de Gilead e sobretudo saber a fundo a origem da icônica Tia Lydia.

A história é muito bem amarrada com o primeiro volume, e permite vermos diferentes pontos de vistas de mulheres de diferentes ?Classes?.

Tirei uma estrelinha por que o enredo principal da Tia Lydia não me pareceu muito crível. Uma personagem que sempre fez tudo pra sobreviver e estar sempre um passo à frente não me parece que seguiria os rumos que foram tomados. Também queria ter visto mais sobre a vida da Offred, que eu esperava que tivesse mais contornos. A lacuna de onde está o pai da Nicole também não foi respondida, ficando um gostinho de quero mais. Mas não sei se quero esperar 30 anos pra um novo lançamento e pra ter essa resposta kkkk - me pareceu um descuido, do tipo ?esqueci?.

Sara Sousa 16/06/2021

História Fantástica
O livro conta com maestria três histórias que se cruzam. São três mulheres que de alguma forma estão relacionadas à Gilead e possuem fatos em comum.
A obra vem explicar um pouco mais sobre O Conto da Aia, livro do mesmo universo também escrito por Margaret.
O leitor é levado a entender diversas minúcias da vida em Gilead, não apenas das Aias, mas agora de outros cargos da sociedade. Muitas injustiças são expostas e o poder é o maior mal de Gilead.
Achei a leitura muito boa! Amei e recomendo demais.

Janaina Edwiges 16/04/2020

"Precisamos nos recordar incessantemente dos descaminhos tomados no passado para não voltarmos a repetir os mesmos erros"
O regime teocrático da República de Gilead me causa repulsa, horror e medo. Ele me assusta, porque está sempre à nossa espreita. Tenho a triste sensação que pode ocorrer a qualquer momento em nossa sociedade, ainda mais nos dias de hoje, em que tantos governantes autoritários e preconceituosos estão no poder. Somando-se a uma camada da população cada vez mais ignorante, fanática religiosa, que repudia a ciência e não sabe respeitar as diferenças de raça, gênero e crenças. Muito do que vemos em Gilead já teve precedentes na história da humanidade e continua acontecendo ao redor do mundo.

O conto da aia e Os Testamentos são extremamente necessários e precisam ser lidos, pois é exatamente contra as ideias propagadas por estes regimes opressores que devemos lutar. Leiam! Deem de presente! Divulguem esses livros incríveis!

Falando especificadamente sobre Os Testamentos, a história acontece quinze após os eventos de O conto da aia e é intercalada pelo relato das três protagonistas: A temível Tia Lydia, que nos conta sua versão dos fatos e como se tornou uma das fundadoras desse sistema tão cruel. Agnes Jemima, nascida e criada em Gilead, filha de um alto comandante e Daisy, que vive no Canadá, frequenta a escola e compartilha dos sentimentos de repúdio e protesto à Gilead.

Essas mulheres terão suas vidas entrelaçadas, trazendo à tona vários segredos pessoais e que sustentam os pilares do regime. Será possível a derrocada final de Gilead? Leia e descubra!
Vivi.Montarde 16/04/2020minha estante
Excelente resenha, Jana. Vc escreve muito bem!

Janaina Edwiges 17/04/2020minha estante
Muito obrigada, Vivi! Também adoro suas resenhas :)

Clarinha 08/04/2021

Apesar de não ser a minha zona de conforto, é um livro muito bom.

Assumo que comecei a achar a leitura mais interessante a partir da metade do livro.

Mas é um livro muito bom!

Zambe 09/08/2020

Estou encantada com o livro, demorei a leitura pq sempre ficava imersa nos pensamentos a cada fim de capitulo. Assim como Os Contos de Aia, é uma leitura forte e impactante. Sem duvida entrou na lista dos favoritos.

Lolli 12/05/2021

pensando aqui sobre o livro "Os Testamentos" e como foi legal ver o esquema da Tia Lydia se concretizando desde o começo, de uma oprimida a uma líder pra poder sobreviver mas sempre com a ideia de derrotar a opressão de Gilead

e sobre como foi maneiro ver a Tia Lydia trabalhando pelas mulheres como podia, deixando ao menos uma categoria de mulheres ter acesso às coisas enquanto todas as outras eram divididas apenas para os trabalhos vistos como femininos

essa separação dos trabalhos femininos em classes é muito legal também, mesmo que seja muito assustador, mas tipo... a ideia literária disso, achei maneira

Anderson 06/06/2021

Quando a continuação supera a qualidade do livro pioneiro
Os testamentos, segundo livro da duologia "O conto da Aia" cumpre efetivamente em responder todas as dúvidas que ficam após concluir o primeiro livro e com uma escrita e ordem dos fatos muito mais instigante e dinâmica. Nesse sentido, é perceptível a evolução da autora e o quanto foi benéfico o modo como a sequência foi organizada, pois foi justamente a falta de outras perspectivas e a ausência de progressão que me fez gostar menos do primeiro livro. Com isso, os testamentos consegue cumprir tormente com o seu papel e me faz amar e recomendar ainda mais essa história.

Mello 17/05/2021

Melhor que o primeiro
Conta a história de como se deu a queda de Gilead. Os textos foram realmente descobertos por estudiosos da época e tem uma história interessante sobre o poder e a vingança. Vale a pena a leitura.

Eduarda.Silva 11/02/2022

SENSACIONAL
O livro, escrito 35 anos após o lançamento de O Conto da Aia, veio para nos trazer respostas, principalmente, a resposta de como foi o fim de Gilead (ficamos sabendo disso no capítulo extra do primeiro livro).

É uma leitura empolgante, há pontos de vista de 3 mulheres totalmente diferentes e esses pontos de vista são intercalados no livro.

No começo, eu fiquei um pouco perdida pq uma das mulheres mora no Canadá (Daisy), uma nasceu em Gilead (Agnes) e a outra deixou seus manuscritos (apenas no fim sabemos quem é essa terceira mulher misteriosa), e acredite se quiser, essas histórias se conectam.

No momento em que essas histórias começam, a ditadura de Gilead havia completado 15 anos.

Novas personagens também aparecem, as Pérolas, que responderam um dos meus questionamentos do primeiro livro, eu me perguntei: "no futuro não existirão mais aias?". As Pérolas viajam para o Canadá e são responsáveis p trazer pessoas para Gilead, elas mentem dizendo que a vida seria incrível e que a pessoa nunca estaria sozinha (isso era usado, principalmente, com moradoras de rua), por fim, essas mulheres eram transformadas em aias, Tias, Marthas etc.

O livro esclarece muitas coisas sobre as Tias, principalmente sobre a Tia Lydia, confesso que essa personagem me impressionou (mas só um pouco, tá? kkkkk).

Essa continuação é perfeita, eu recomendo muito!!

Há uma coisa na parte física do livro que eu só me toquei depois, no início de cada ponto de vista, há um pequeno desenho que nos ajuda a identificar quem é a narradora (sim, eu sou muito lerda).

Sobre a série: eu assisti todos os episódios disponíveis e, por conta disso, consegui identificar MUITOS pontos, assistir a série é essencial, é realmente muito boa.

Dai 14/03/2021

Irmandade
Digito essas palavras no teclado do meu smartphone, com o dedo indicador direito, cuja unha ostenta um esmalte nude lascado... Enquanto escrevo, pondero sobre a finitude humana, a brevidade do nosso tempo aqui e sobre as "formas autorizadas de se viver" hoje, agora. Aqui.

Sendo mulher, esposa e mãe. Sendo filha e também uma irmã - não é surpresa alguma que esse livro, assim como o anterior, tenha me evocado fortes emoções, proposto muitos questionamentos e convidado à novos olhares.

Pra além da narrativa deliciosamente instigante da autora, da satisfação de conhecer os destinos de nossas personagens mais queridas - e daquela que amamos odiar - e os meios e agentes do (início) do fim de Gilead, temos essa simulação visceral de existir em um mundo onde não há espaço pra nós. Sustentar a coisa toda nos ombros, podendo contar apenas com a fé em nossa perseverança. Vingar o que nos foi roubado, ainda que nos custe tudo que restou. Buscar o desconhecido, às custas de tudo que tínhamos como caro, sagrado. Arriscar nossa liberdade, em resgate daquelas que jamais a experimentaram.

Sacrifício? Obstinação?

Irmandade!