Por que gênero importa?

Por que gênero importa? Leonard Sax

Resenhas -

Vitor 17/05/2021

Ciência
Livro base que nos mostra em vários estudos como o método científico entende as diferenças entre meninos e meninas e seus estágios e formas de desenvolvimento. Ótimo para pais e professores, ou qualquer um queira se informar com ciência, não com ideologia

Canoff 12/04/2023

Um guia para entendermos sobre gênero e desforias sexuais. Em 400 páginas, o autor fez mais que o Feminismo em anos.
"Por que Gênero Importa?" é um livro que aborda a distorção de gênero em meninos e meninas, um tema pouco compreendido pela sociedade. O autor compara meninos e meninas típicos com os atípicos e traz pesquisas que demonstram que a diferença é mais visível nos meninos. Ele aborda a falta de reconhecimento dos adultos em relação aos meninos, o que reforça estereótipos de gênero. O autor também discute as diferenças biológicas entre os sexos, como a visão, o olfato e o comportamento sexual, além de explicar as diferenças na maneira como meninos e meninas usam drogas e publicam fotos nas redes sociais. O livro levanta questões sobre a educação americana, que está se tornando cada vez mais feminina, com uma ênfase nos detalhes, cores e texturas. O autor também discute a relação entre meninas/meninos e professores. Embora o livro seja muito interessante, algumas das opiniões do autor podem ser contestadas, como a crença de que jogos violentos influenciam comportamentos anormais e a ideia de que a inconformidade de gênero em meninos pode ser revertida apenas com incentivo dos pais. No geral, é uma leitura interessante e informativa para quem quer entender melhor as diferenças de gênero e a influência que elas têm na sociedade.

- Resenha revisada por inteligência artificial.
Carolina 12/04/2023minha estante
Disforia de gênero em crianças normalmente não tem relação com uma disforia real. Assisti o vídeo de uma médica dando alguns exemplos - um garotinho, quando teve uma irmã mais nova que roubou a atenção dos pais, interpretou que ela recebia mais atenção por ser menina, então começou a falar que queria ser menina também. Quando a psicóloga entendeu esse contexto, explicou para os pais, eles deram mais atenção ao menino e tudo foi resolvido dessa forma bem simples.

Hoje em dia é criminoso que não se possa sequer investigar a causa de uma suposta disforia de gênero em crianças sem ser taxado de algumacoisafóbico. Não existe nenhum compromisso com a verdade e com a saúde, mas sim com a agenda LGTV...

Assisti no YouTube uma série de depoimentos de adultos que passaram pela transição de gênero (fazendo tratamento hormonal e até cirurgias para retirada das mamas no caso das mulheres e do pênis no caso dos homens), nos quais eles relatam, agora que tem entendimento, qual foi a causa da sua confusão e porque a transição de gênero não ajudou a resolver o problema deles. São todas pessoas que passaram pela chamada destransição. É muito duro, pois, eles não tem como reaver os órgãos perdidos. Claramente foram vítimas dos psiquiatras e dos médicos que cuidaram deles. É só pesquisar no YouTube por "detrans", "detransitioning", "detransitioning stories", "detransition" e termos assim. São MUITAS histórias.

Carolina,

Exatamente. É extremamente necessário a ponderação acerca de crianças que se sentem presos ao próprio corpo. O autor Leonard Sax diz exatamente isso. Aliás, seu humor é bem ácido! Cuidado que a comunidade LGBTQI+o alfabeto todo organizará seu cancelamento imediato, hahahaha!

Carolina,

Exatamente. É extremamente necessário a ponderação acerca de crianças que se sentem presas ao próprio corpo. O autor Leonard Sax diz exatamente isso. Aliás, seu humor é bem ácido! Cuidado que a comunidade LGBTQI+o alfabeto todo organizará seu cancelamento imediato, hahahaha!

Carolina 12/04/2023minha estante
Realmente não dá pra falar de certos assuntos publicamente sem correr o risco de ter suas redes sociais excluídas. O cancelamento é o de menos, até porque os LGTVs não são meu ?público?, o problema são as ameaças.

Só quero aproveitar que estou falando desse assunto, pra deixar aqui a dica da leitura do artigo da Wikipédia chamado ?ativismo p-d-filo?. Infelizmente esse tipo de ativismo está associado aos LGTVs e é praticamente impossível falar sobre esse assunto em certas redes sociais sem correr o risco de ter sua conta cancelada.

Eu escrevo desse jeito não é apenas por humor, mas para que as minhas postagens não sejam encontradas pelos robôs que vasculham as redes atrás de certos termos ?proibidos?. Acho que o Skoob ainda não tem disso, mas já estou acostumada a escrever assim.

Carolina,

Eu também tinha esse hábito. A diferença é que eu não consegui fugir dos bots. Também uso certos termos para não ser pego pelos robôs, mas acredito que o Skoob não tenha isso ainda.

Possivelmente, isso acontecerá através de alguns moderadores do app, mas eles aparentam ser bem competentes no que fazem, pois ainda não tive problemas com direito de opinião por aqui. Espero não ter, claro!

A respeito da recomendação, irei atrás do material e lerei o quanto antes. Muito obrigado por contribuir para a extensão do meu conhecimento. ;)

Carolina 12/04/2023minha estante
Cara, eu fui pesquisar agora o artigo da Wikipédia sobre o qual falei e vi que foi deletado... só sobrou uma lista de organizações pró-pfd0filia... É uma pena, pois era um artigo gigantesco, muito completo e bem escrito, todo em português, que eu já tinha mandado para várias pessoas.

Agora vai ter que procurar nos sites gringos... mas nem todo mundo lê inglês...

Pra remediar, me contentou que existe um livro no Clube de Autores exatamente sobre esse tema, chamado "Pfd0filia e ativismo pfd0filo", cujo autor é Claudio R. Garcia, que está custando 80 reais. Quando puder vou comprar, pois pelo o que li na sinopse, tem todas as informações que trazia o artigo da Wikipédia, como o desenvolvimento histórico das ações pfd0filas, as tentativas de legalização, a existência de grupos de instituições ocultas e não ocultas etc.

Não estou sabendo lidar com o fato do artigo ter sido deletado e não quero ficar sem uma fonte para essas informações, tanto pra mim quanto pra outras pessoas.

É um tema que considero de suma importância porque - desde que li o artigo e fiquei refletindo, percebi que cada vez mais a mídia apresenta conteúdo que envolve os dois temas, ou seja, "crianças", "infância" + "omo sexual idade".

Creio eu que da mesma forma que o omo sexual ismo primeiro foi descriminalizado, passando a ser considerado uma doença, um distúrbio, para em seguida ser também "despatologizado", normalizado, o mesmo deve estar prestes a acontecer com a pfd0filia... Vejo cada vez mais jornalistas comentando que a pfd0filia não é crime, mas sim uma patologia, que o pfd0filo tem que ser acolhido e tratado etc. Daí para a "despatologização" é um pulo...

Quando isso acontecer, esse tentáculo que nunca deixou de existir verdadeiramente dentro do lobby LGTV, vai voltar com tudo, e eu não duvido nada que criem o "dia do orgulho pfd0filo"...

Exatamente por isso não ser um assunto morto e encerrado, mas pelo contrário, que se projeta para o futuro, eu o considero tão importante.

Carolina,

Sim, o artigo foi deletado. Entretanto, vou atrás do livro que você recomendou. Com certeza, adicionarei à minha lista de leituras. E concordo com você quanto a legalidade da pedofilia estar progredindo ferozmente. Inclusive, não sei se você ficou sabendo, mas antes do Elon Musk comprar o Twitter, o outro CEO tinha retirado pedofilia como crime das diretrizes da rede social. Aliás, foi criado grupos/comunidades no Facebook para que pedófilos pudessem discutir seus "interesses sexuais" livremente.

Lari 17/01/2022

Primeiro do ano
É um livro escrito por um psicólogo com bases e evidências científicas. A intenção do livro é expor as diferenças de gênero e como potencializar as habilidades inatas e compensar as q não são inatas. O livro não é um ataque direto a ideologia de gênero, apesar de expor determinadas contradições.

Izabel.Melo 31/12/2021

O sexo importa?
Livro indicado para pais, professores, para que possam entender algumas diferenças que possam ajudam na educação e aprendizado da criança. Melhor menina ou menino? Não é melhor um ou outro, o que importa é que são diferentes.

Thayane Oliveira 04/09/2021

Um livro esclarecedor
O livro aborda de forma honesta e clara as diferenças entre meninos e meninas, demonstrando que muitas das diferenças não são fruto de construções socio-culturais como se pensava.
PRI 04/10/2021minha estante
Fiquei muito curiosa, mas na duvida sobre , ele aborda que sexo existe 2 , e em questão de gênero, como isso se dá?

Marcella.Pimenta 30/06/2022

Diferenças biológicas e sociais são uma realidade
O livro é voltado pra pais ou profissionais que lidam com crianças/adolescentes, mas todos podem se beneficiar das informações dele. Eu, que não me encaixo em nenhum dos grupos, achei a obra muito esclarecedora.

O autor, formado em medicina e com PhD em psicologia, aborda pesquisas comportamentais, científicas e casos que atendeu ao longo de mais de 30 anos de exercício.

Além disso, a abordagem é no sentido de entender as diferenças, saber que elas não são absolutas, e buscar formas de lidar com elas, o que pode significar o incentivo a uma atividade que a criança não gosta ou estimular uma prática pra qual ela demonstre ter interesse.

É importante ainda compreender que problemas da criança não sejam uma doença, mas algo que se possa resolver sem remédios.

Sax fala que é cientificamente comprovado que meninas são mais sensíveis à audição. Então, se o seu filho está disperso na escola, não presta atenção à aula, não significa que ele tenha deficit de atenção. Pode ser que ele sente no fundo da sala (o que geralmente os meninos fazem) e a professora fale baixo (para ele, porque na percepção dela, o volume da voz está apropriado). Daí a necessidade de se analisar cada caso individualmente, e não sair dando medicamentos pra crianças que não precisam.

Reconhecer as diferenças nos torna melhores em lidar com elas e aumenta as chances de criarmos indivíduos saudáveis e confortáveis na própria pele.

Erica.Lima 09/01/2022

Leitura essencial para pais e peofessores
Neste livro o Dr. Leonard Sax descreve de forma muito didática, com exemplos, as diferenças bilógicas dos sexos masculino e feminino. Ele apresenta estudos de diversos lugares do mundo para apoiar suas colocações e ainda dá dicas para pais e professores lidarem com essas diferenças sem caírem em esteriótipos e/ou ideologias.
Recomendo demais a leitura.
Espero conseguir colocar em prática com meus filhos ??

Janaína Calmet 26/08/2021

"O gênero não é algo alheio à natureza humana, tampouco acidental, muito menos uma invenção arbitrária da sociedade. É algo próximo da essência humana. O gênero importa. Como escreveu G. K. Chesterton, 'você é capaz de libertar as coisas de leis estranhas ou acidentais, mas não das leis da natureza (...). Você não vai conseguir libertar um camelo do peso de sua corcova; você pode acabar impedindo-o de ser um camelo. Não saia por aí como um demagogo, encorajando triângulos a fugir da prisão de seus três lados. Se um triângulo romper com seus três lados, sua vida chega a um fim melancólico'."
Erika 26/08/2021minha estante

Pedro do Contra 28/01/2022

Um livro urgente para o momento de histeria pseudosexual que vivemos
O autor expõe seus argumentos baseado em ampla literatura psicológica e clínica em geral. Texto fácil de ser lido. Um livro que todos os pais deveriam ler e refletir; deveria, aliás, constar em todas as estantes das casas brasileiras, especialmente numa época de alto teor ideológico no universo educacional-pedagógico do país. Um livro que, em suma, julgaria como sendo um "composto restaurador da sanidade".

Josué.LAL 02/03/2022

Ferida da sociedade, apesar de dolorosa precisa ser tocada
O livro trata de um assunto muito sensível, talvez até vindo de um momento muito precoce das idéias que passam a diminuir as diferenças de gêneros, me questiono se sendo lido por olhos descriminadores não pode servir como objeto ou arma de preconceito, não que o conteúdo do livro seja dessa forma, mas porque verdades podem ser distorcidas, as vezes até subconscientemente, para justificar os opiniões denfendidos por cada pessoa.

Se tratando do conteúdo reitero que me parece bem embasado e o critério principal do autor era de apresentar algumas diferenças existentes e comprovadas entre gêneros, até o capítulo 9 o livro apresenta um conteúdo bem simplista e normalmente sempre embasado nos artigos que ele aponta junto com alguns exemplos presenciados por ele que deixam a leitura muito mais fácil, contudo nos capítulos posteriores me pareceu que além de entrar em aspectos filosóficos sobre o assunto, oque não é um problema, mas me pareceu que a opinião do autor pesou mais do que os fatos científicos, mesmo tendo artigos presente estavam lá mais para justificar as teorias dele, não o contrário, isso não tira a possibilidade de o conteúdo do livro ainda assim ser científico, mas perde embasamento científio nesses capítulos.

A muitos aspectos proveitosos nesse livro, muitas idéias e fatos contidos nele, que são de fundamental importância até para criação de políticas, métodos de educação por exemplo, que sejam equiláteras para os gêneros, mas as ainda assim deve-se olhar para o conteúdo como um todo com olhar criterioso, nesse assunto que merece muita atenção e pesquisas futuras para confirmarem ou contradizerem oque está nesse livro

Alexandra284 03/10/2023

Leitura obrigatória
Este livro deveria ser leitura obrigatória para todos os pais e educadores, pois explica muito bem, de forma cientificamente provado, sobre as diferenças e particularidades dos gêneros, sem nenhuma ideologia.

vpedradacoutinho 18/03/2024

Surpreendentemente necessário!
Uma obra fundamental para entender as diferenças entre os gêneros masculino e feminino. Além de ser repleto de informações científicas, traz reflexões importantes para o nosso tempo com relação aos papéis de homens e mulheres na sociedade. Recomendo a todos os pais, educadores e líderes religiosos.