What You Can See from Here

What You Can See from Here Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Estefani.Domingues 02/05/2021

Selma, Luíse, Oculista e o Ocapi
Confesso que a primeira vez quando comecei a ler achei sem graça, li apenas o primeiro capítulo e abandonei o livro, achei que era um livro infantil. Mas agora peguei pra ler novamente e amei, fala sobre amor companheirismo, em um vilarejo muito fofo eu amei.

@leitoradassombras 27/04/2021

Eu amei a experiência de ler esse livro, principalmente por acompanhar boa parte da vida dos personagens. Me senti íntima deles, senti as alegrias e principalmente as tristezas. Um livro que vou carregar no coração com muito carinho com certeza!

Mas vale ressaltar, possui temas bastante delicados e conta com gatilhos de: suicídio, depressão, alcoolismo e maus tratos à criança.

Rafael.Tadeu 26/04/2021

Sensível
Um livro que o tema principal é morte,mas que fala sobre a vida,usando uma cidadezinha pequena e seus moradores para mostrar tudo aquilo que deixamos passar,que deixamos de fazer,seja por medo ou falta de empenho,como a vida passa num piscar de olhos e não vivemos nada

É um livro bem linear,sem grandes plots,mas que tem um grande momento no meio pro fim, que foi algo que dá forma sensível que foi escrito,nunca me fez chorar tanto quanto nessa leitura

Eu amei muito e com certeza é um livro que para mim será inesquecível

Ana 11/04/2021

Chorei e ri na mesma proporção lendo esse livro. Uma história sobre a vida tomando seu rumo e as pessoas tomando o rumo na vida. Um romance muito bonito, agradável (apesar das lágrimas no meio do caminho). Cada personagem tem sua peculiaridade e cada um cativa de maneira diferente. Uma história e um final que aquecem o coração.

Ana Lu 06/04/2021

Grande livro
Esse livro me fisgou desde o primeiro capítulo. Sou fraca com livros narrados por crianças. E assim é a primeira parte. Depois vem a segunda e a terceira, não mais na voz da criança Luise, mas na adolescente e adulta que ela se torna.

A história se passa em uma cidadezinha na Alemanha, em que estranhamente todos se conhecem. Histórias se cruzam com facilidade e fofocas viajam no tempo à velocidade da luz.

Selma, avó de Luise, em algum momento sonhou com um ocapi e alguém morreu nas 24 horas seguintes. A partir daí, o dia em que Selma sonhava outra vez com o animal, sabia-se que alguém iria morrer. Assim, podemos notar como a consciência de verdade consciente de que morreremos age mudando e transformando perspectivas.

Palavras como "nunca" e "sempre" são ditas como nunca e amores desde sempre abafados, raivas que há muito nos acompanham e perdões jamais anunciados são proferidos nas 24 horas seguintes ao sonho de Selma.

Eis que muita coisa pode acontecer a partir daí. E essa história tem muito a nos contar. Tem muito a nos abrir os olhos para as belezas da vida, as miudezas do cotidiano e pra nossa postura para o mundo.
Estou encantada com esse livro e não consigo dizer outra coisa que não: amei!

Gigi 04/04/2021

Lindo
O título pode parecer estranho mas tem tudo haver. Quando selma sonha com um ocapi alguém irá morrer. E esto causa sempre uma confusão na cidade. Mas embora o título remeta a morte, o livro é sobre amor. Emocionante e tocante, das lindas leituras que já fiz na vida.

Sofia.Oliveira 17/03/2021

Resenha: o dia em que Selma sonhou com um ocapi
Eu gostei. É um livro leve, que retrata a vida de pessoas conhecidas de um vilarejo na Alemanha.

É uma história leve, engraçada e com seus momentos de tristeza. Gostei bastante. Terminei hoje e já sinto falta dos personagens.

Recomendo.
rickcabrall 20/03/2021minha estante
Onde você conseguiu ler?

Sofia.Oliveira 20/03/2021minha estante
Oie! Eu comprei o livro no app shopee :)

Danielly.Clezar 10/03/2021

É uma das leituras mais leves e gostosas que já fiz! Fui capaz de mergulhar na história e ter vontade de fazer parte dela!

Sil 07/03/2021

Resenha de @kzmirobooks
O Dia em que Selma Sonhou com um Ocapi é um livro sobre relações e em como essa rede de pessoas que vivem ao nosso redor nos fazem ser quem somos, nos fazem ser pessoas melhores ou simplesmente não nos mudam. Este é um livro emocionante como nenhum outro que eu tenha lido, pois ele não precisa de uma carga dramática para mexer com o leitor (apesar de ter essa carga dramática, afinal alguém morre), ele simplesmente mexe com o leitor pois podemos perceber ali naquelas histórias um pouco de nós mesmos.

O livro é narrado por Luise, neta de Selma, desde a infância até a vida adulta. Ela é uma pessoa que foi moldada após ter perdido alguém ainda na infância,logo depois da terceira vez que Selma sonha com um ocapi. Então vemos uma moça tímida, travada como ela mesma diz, que sente um certo abandono por parte dos pais, mas muito amada por Selma e o oculista, um senhor que é secretamente apaixonado por Selma e pode-se dizer que ele representa a figura de um avô para Luise.

A cidade ficticia onde Luise vive é no interior da Alemanha, então todos ali se conhecem. Quando Selma sonha com um Ocapi a fofoca corre pela cidade e todos se preparam para o pior. Segredos são revelados, os apaixonados se declaram, e quem tem medo de morrer tenta nem sair do lugar no dia, mas quem quer morrer fica esperando a morte entrar pela porta e deixa uma janelinha aberta para a alma conseguir ir para o céu de forma tranquila. Quando o pior acontece todos ficam devastados, principalmente Luise, pois era alguém tão próximo a ela que essa morte sempre será carregada em sua vida, essa pessoa sempre será lembrada em seus melhores e piores momentos. É muito triste pensar que tão jovem ela tenha passado por algo tão terrível e por mais que o livro já avise na primeira frase de que alguém irá morrer ainda assim não tem como se preparar para algo tão terrível.

Apesar de Luise ser a narradora da história e a personagem principal o que eu senti que é que toda a cidade é protagonista desse livro, pois eles são muito descritos quando se trata de suas histórias pessoas, sentimentos e até algumas atividades do dia a dia. É como se Luise fosse uma narradora onipresente e onisciente da vida e dos sentimentos das pessoas ali. Pode parecer estranho um pouco, mas gosto da forma como ela nos dava as informações, pois não dava a impressão de que ela só sabia do fato mas sim que quem viveu aquilo contou a ela em algum momento. Então não foi estranho, por assim dizer.

Outra coisa que eu amei muito na história foram os diálogos. Acho lindo diálogos entre jovens e adultos, adultos e idosos, e jovens e idosos. Todos ali conversam de igual para igual e eu sei que isso foge da realidade, mas gosto muito da forma como o oculista fala com Luise sobre coisas da vida como se ele também estivesse aprendendo com ela enquanto ela aprende com ele, sabe? Pois eu acredito que a vida é assim: um constante aprendizado. Sem falar que os diálogos tem um jeito filosófico que eu adoro.

O Dia em que Selma Sonhou com um Ocapi já se tornou um dos meus favoritos do ano e espero que em breve esteja disponível para compra para quem outras pessoas conheçam essa história.

site: https://www.kzmirobooks.com/

Camilla 03/03/2021

Amor e Empatia.
Toda vez que Selma sonha com um Ocapi alguém morre em seguida...
A autora Mariana Leky aborda muito bem os temas: família, amor e empatia. Conseguimos ver isso do início ao fim da obra.
O que mais me chamou atenção é que uma família de sangue e agregados está sempre pronta pra ajudar uns aos outros.

Vanessa Cardamone 02/03/2021

Cativante
É um livro que sobre a morte, mas sobretudo sobre o amor. Os personagens me cativaram desde o primeiro instante e eu realmente torci por eles até o final.

Toda vez que Selma sonha com um Ocapi significa que alguém da vila vai morrer e é muito tenso quando isso acontece porque não queremos que ninguém morra. A história não é centrada em Selma, mas sim em todos que a rodeiam. Louise (neta), Oculista (melhor amigo de Selma que nutre uma paixão secreta por ela) são os personagens principais, Martim (amigo de Louise) e Frederick (monge) são personagens importantes que preenchem a história de Louise (que é a narradora).

"Ele o via raramente, o que facilitava o amor, pois os ausentes não têm como se comportar de maneira errada." pg. 131

A leitura é bem sensível e me emocionei bastante com o rumo dos personagens. Recomendo muito para quem quer uma leitura para chorar um pouco, mas mesmo assim sair com o coração quentinho.

Alice Batista 01/03/2021

claro, como ele poderia saber, quem reconhece assim de pronto o coração de um morcego?
Um livro para deixar o coração quentinho, te fazer rir e também emocionar.
Eu amei a história e os personagens. Foi lindo imaginar o dia-a-dia na cidadezinha de Westerwald, todo o cotidiano que pode parecer simples mas que carrega uma magia única.

"(...) tudo se murcha, pensou o oculista, tudo encolhe e verga e cai e se dobra pela frase: melhor não".

ElisaCazorla 07/02/2021

Delicadeza
A princípio, você pode achar que o livro é sobre nada e é exatamente isso! É o nada, o dia a dia, o tempo que passa, as relações com nossos vizinhos, o envelhecimento de quem amamos, a vida, a morte.
Um livro sobre aquilo que todos temos em comum: a rotina da vida.
Gostei muito da delicadeza dos personagens. Gostei da delicadeza da narrativa. Existe aquele bucolismo interessante que encontramos em vários autores europeus mas esse me agradou mais.
Se tiver a oportunidade de ter esse livro nas mãos, não perca a chance de lê-lo.