O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Douglas.Bonin 05/03/2023

Eu queria ser neto da Selma.
Conheço o risco desta aventura, mas o parentesco com Selma representa a vivência com pessoas queridas.

Este livro é lindo. A narrativa me remeteu diversas vezes para o destino de Amélie Poulain, mas existe uma proximidade com morte, que, lembra Ivan Ilitch.

Enfim, foi uma grata leitura.
Gessyka.Loyola 06/03/2023minha estante
Quero muito começar esse logo ??

Douglas.Bonin 06/03/2023minha estante
Vale muito a pena!!!

Julinho 04/03/2023

Leitura fluida e "gostosa", sem apelar para uma narrativa medíocre, "O dia que Selma sonhou com um Ocapi" foi uma boa experiência. O livro trata de temas muito pesados - como luto, suicídio, alcoolismo, o desencontro entre pessoas que se amam - de forma leve e original. Nos sentimos tocados pela escrita poética de Mariana Leky. No entanto, acho que o livro peca na construção de alguns personagens e do enredo; entre eles, Frederick, o "grande amor" da narradora, Luise. Ele é muito impenetrável, não me convenceu que moça tenha se apaixono por ele tão rápido e tão ardentemente. Quanto o enredo, a autora "corre" em momentos chave (não vemos narrada a morte de Martin, um personagem tão querido) e se detêm além da conta em outros, que não são tão interessantes (como a história da traição do marido de Eslbeth). Senti falta também, de uma maior presença dos elementos do realismo mágico, que só se torna relevante no finalzinho do romance (*crie unicórnios, não crie expectativas*).
plxsrh 10/01/2024minha estante
O spoiler bem gostoso

Luciane.Gunji 28/02/2023

Não à toa, os títulos dos livros sempre me chamam a atenção e são um dos critérios para eleger a próxima leitura.

Literalmente, a obra fala sobre o dia em que Selma sonhou com um ocapi e essa obviedade faz com que o seu desenvolvimento seja tão natural.

dearmilla 27/02/2023

Delicado e profundo
Esse livro é de uma extrema delicadeza e assim como os personagens que após Selma sonhar com um ocapi refletem sobre a vida, a morte, os medos e os desejos também me vi assim.

Apesar de ser vendido como "uma morte a cada ocapi", a história não se resume a isso... nos envolvemos com os personagens dessa vila que mesmo com as diferenças se complementam.

Como boa fã de realismo mágico, amei como foi desenvolvido nesse livro. É bem sutil, uma mistura de mitologia, superstição com situações cotidianas.

Recomendo!
Paloma 28/02/2023minha estante
Um dos meus preferidos ??

Bruna.Toledo 27/02/2023

Morte, relacionamentos, amizade e amor como nunca vi antes
"Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos"

O dia em que Selma sonhou com um ocapi me pegou desprevenida, com essa capa bonitinha e título um tanto quanto inofensivo. Me revirou inteira, me deixou em prantos e órfã de personagens tão peculiares e caricatos quanto cativantes.

A escrita é deliciosa, bem humorada, muito leve e rítmica, quase infantil, escondendo nas entrelinhas profundidade e inteligência emocional gigantescas. A autora trata da morte, de relações familiares, amizade e amor com delicadeza e uma pitada de fantasia. O improvável é quase um personagem na história.

Virou um dos meus livros favoritos da vida.

Clara2471 25/02/2023

Novo favorito
Esse livro é ao mesmo tempo um quentinho no coração e um soco no estômago. ele consegue lidar com temas pesados e profundos de maneira leve e nos faz nos apegar aos personagens por mais diferentes que eles sejam de nós. me lembrou um pouco o livro "gente ansiosa" com uma pitada de realismo mágico.

Bheatriz.Lessa 21/02/2023

Lindinho
Acho que demorei pra entender a ideia do livro. Então resolvi dar uma pausa e ler uma resenha. Sim, precisei que outra pessoa pensasse por mim e retomei a leitura com outra mentalidade.
Um livro bem leve e calmo sobre a vida e a morte, engraçado nos momentos mais tristes. Uma leitura muito leve de ser feita e trás ótimas reflexões.
Coincidentemente é o 3? seguido que leio com essa temática, acho q por isso que não me chamou de cara tanta atenção, mas foi uma ótima leitura.

looflatlantis 20/01/2023

?? Você inventou o mundo? ?? Não, foi você ?.
Quando Selma sonha com um ocapi, é sinal de que alguém está prestes a morrer. Mas o livro não é apenas sobre os sonhos dela com esse animal bizarro.

O livro me fez parar para refletir várias vezes durante a leitura, e me fez sentir que não aproveito minha vida da forma que posso e deveria.

Um livro que te faz se apegar em todos os personagens, e no final te destrói. Apesar de tudo, com toda certeza, um dos melhores que já li.

Uma leitura bem fluida e que com toda certeza recomendo.

Hannah.Leventhal 15/01/2023

Livro bonito e bem escrito
O livro é lindo. Chorei desesperadamente no final. É bonito acompanhar o cotidiano de uma cidadezinha na Alemanha. A vida e a morte dos personagens. A primeira vez que a personagem se apaixona, princípios do budismo que vão aparecendo. É um pouco parado, mas tem haver com o contexto. Os personagens são bem construídos e reais. Indico muito se você gostar de leituras "tranquilas" e do cotidiano.

Karine.Campos 14/01/2023

Livro de uma sensibilidade e emoção incríveis... Os personagens são lindos e é impossível não se apaixonar por cada um deles. Termino a história com saudades...

Anatolen 13/01/2023

Ocapi
Leitura leve, rápida e fácil! Muitas vezes me pareceu quase 'infantil' demais. Gosto de realismo fantástico mas este aspecto foi pouco explorado no livro. Chama atenção o forte vínculo entre os personagens do núcleo principal.

Clara 12/01/2023

Livro leve e denso. Fala das relações de um vida que poderia ser de qualquer um e por isso é tão rico e emocionante. O fantástico está presente na narrativa? o que deixa o livro com um tempero especial. Super recomendo.

chungkinggirl 07/01/2023

"Você inventou o mundo." "Não, foi você."
A premissa do livro é exótica e chama atenção: toda vez que Selma sonha com um ocapi, animal estranhíssimo, alguém na cidade alemã de Westerwald morre.

Narrada por Luise, neta de Selma, a trama percorre todos os habitantes da cidadezinha e faz com que nos apaixonemos por eles mesmo sem querer.

Quando a história começa, a impressão é que esses personagens são meros rascunhos de si mesmos, seus nomes não revelam nada e não é possível saber quem são exatamente e qual sua importância, mas, lentamente, a narrativa trata de lhes dar corpo, de enriquecê-los, e o que era simples rascunho inacabado se torna uma imagem completa e definida.

Sem falar que os eventos aparentemente desconexos e sem revelância assumem ares de grande importância na totalidade da narrativa.

Reviravoltas, diálogos inusitados, humor seco, dores escondidas e verdades do instante derradeiro fizeram dessa história um evento na literatura. Mexeu comigo de uma maneira que eu já esperava, mas para a qual eu não estava preparada. Esse livro descobriu algo em mim e agora eu não sei como esconder novamente.

Vitória Marcone 31/12/2022

Que delícia de leitura.
A autora consegue abordar um tema pesado e sofrido de forma leve e divertida, despertando as mais diversas emoções.