O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Lys 23/02/2020

Você reconheceria um Ocapi se visse um?
Esse animalzinho simpático, que apesar das listras, é parente das girafas e não das zebras. O problema é que: toda vez que Semla o vê em seu sonho, alguém da comunidade passa dessa vida para a melhor.
Apesar do tabu da morte, a autora nos leva à um romance de formação acompanhando a vida da personagem desde sua infância à vida adulta. Isso contribui para que possamos conhecer todas as pessoas em sua vida e como as pessoas dessa comunidade são unidas no verdadeiro tópico da obra: o amor!

Giovanna 05/02/2020

null
Eu não tenho nem o que falar sobre esse livro porque ele é sinceramente perfeito e eu amei ele com todo meu coração

Aleatoriedades da Li 28/12/2019

Um livro sobre a vida
É um livro que não da para explicar para ninguém a história. As personagens nos são apresentadas de forma que vamos criando carinho e entendendo e nos identificando com a peculiaridade de cada um: o amor inalcançável, a depressao, a atenciosidade, a perda, o medo de mudança, a busca pelo que somos....
Um livro que trata de forma delicada dos aspectos da vida, sem drama, sem glamourização, mas com a simplicidade que ela tem.

Victor Vale 17/12/2019

Na Realidade Fantástica os personagens extremamente humanos são formados. No absurdos eles criam profundidade, tão belos como se fossem de carne e sangue. Belíssimo.

Manu.Mota 16/12/2019

Carpe diem!
Como boa paliativista vivo dizendo que falar da morte é falar da vida, que a lembrança de que n somos eternos é que nos dá sentido. Pois bem, de uma forma gostosa de ler e envolvente esse livro é um convite a essa reflexão.
Em uma cidadezinha alemã, todas as vezes em que Selma sonha com um ocapi (animal estranho e q de fato existe, é uma mistura de girafa, zebra, camundongo, anta e cervo) alguém na cidade morre em 24hrs. O problema é que ninguém sabe quem será, então todos começam a viver como se fossem morrer (n vamos todos?). Cartas são enviadas, palavras ditas, decisões tomadas...
É um livro que fala sobre de fato colher o dia. Então Carpe Diem!

Wes 16/12/2019

A lenda de animal raro que abala os nossos sentimentos.
Livro favorito da vida!!!!!

Uma cidade
Uma senhora
E uma lenda

Toda vez que Selma sonha com um ocapi a população de uma pequena vila fica atenta, eles sabem que um certo presságio está pra chegar e alguém vai morrer. Mas será que isso é mesmo real ou coincidência?

É um livro sobre amor, perda e o que fazemos quando temos alguém no nosso lado. E o medo de perder justamente esse alguém.

Erika 12/12/2019

Ô livro chato!
Estória maçante!
Não me cativou nem um pouco.
Toda vez que eu pegava no livro eu dormia. Consegui ler sofregamente até a metade. Abandonei sem dó! Muito ruim!

Fabi 17/04/2024

Lindo, engraçado, divertido, sensível e triste também.
Narra sobre um grupo de vizinhos e parentes que vive em um vilarejo em que todos sabem sobre todos.
Os sonhos de Selma são um alerta sobre algo terrível que pode acontecer e a narrativa gira em torno disso, mas com muitas passagens que enriquecem demais a história.
Recomendo muito.

Dani @meu_romeo 19/11/2019

Resenha 🌷
#resenhameuromeo

320 páginas || Mariana Leky || @taglivros

Olá leitores, hoje trago a resenha do livro O DIA EM QUE SELMA SONHOU COM UM OCAPI, que eu recebi na caixinha do mês de outubro da Tag Livros.

Selma tem um dom especial. Toda vez que ela sonha com o Ocapi alguém está prestes a morrer.

E a cada sonho, a expectativa e o nervosismo de toda a pequena cidade de Westerwald se acende, já que ninguém sabe quem será a próxima pessoa a morrer.

As 24 horas seguintes são sempre angustiantes, e revelações são sempre feitas, só que o que não se esperava era que depois do último sonho a vida de tantas pessoas mudaria.
⠀⠀⠀⠀
🌷Primeiramente começo dizendo que esse livro trata-se de uma literatura fantástica, o que por si só, já me chamou a atenção quando eu comecei a ler, já que estou totalmente na vibe de livros com fantasia.

No começo eu tive uma expectativa que a história se encaminharia para uma coisa e confesso que fiquei bem surpresa como a autora conduziu de uma forma que eu como leitora não esperava.

O livro é bem leve e tem uma leitura bem fluída, apesar de o começo ser um tanto mais parado, depois de por volta da página 100, a leitura ganha um ritmo muito bom e ficou bem difícil pra mim parar até chegar ao final.

Fiquei surpresa e bem emocionada com os temas tratados, que por mais que seja uma literatura fantástica, a autora conseguiu se aprofundar em temas como o fato de você se importar com as pessoas e sobre a morte que por si só é sempre um tema tocante.

Soltei muitas lágrimas e terminei o livro bem pensativa sobre tantas coisas, que é até difícil falar pra vocês.

Recomendo bastante a leitura pra quem quer sair da sua zona de conforto e conhecer um livro diferente, mas com uma profundidade surpreendente.

Só agradeço mais uma vez a @taglivros por este ano estar me proporcionando sair da minha zona de conforto e conhecer livros que jamais imaginei que fosse gostar.

site: www.instagram.com/meu_romeo

Conça 16/11/2019

Minhas impressões, opniões e sentimentos
Minha nota é 4.3

O livro trata-se de um romance com realismo fantasiado, que fala de amor e não de morte como sugere a sinopse. Uma impressão impactante era que o livro me surpreenderia muito mais que a capa.

O enredo se passa em Westerwald, uma cidade pequena no interior da Alemanha, todos os habitantes sabem que Selma tem um dom muito peculiar: Quando ela sonha com um ocapi, é sinal de que alguém está prestes a morrer. A questão é que ninguém sabe de quem será a vez, e, nas 24h seguintes ao sonho de Selma, as verdades mais secretas são reveladas, as cartas iniciadas como sempre e nunca são, enfim, enviadas a todos, cada um a sua maneira, refletem a respeito de sua mortalidade.

A narrativa acontece com a personagem Luise, e inicialmente tem como foco os sonhos de Selma. No decorrer da narrativa que tem uma certa excentricidade fui deparando com o envolvimento de sentimentos mais profundos que a verdade oculta.

A maior das minhas impressões foi a parte que o livro fala da dor encapsulada que cada um vive e até onde devemos temer o prazo de validade, o quanto é importante se abrir para o mundo não permitindo que as vozes internas falem tão alto como o oculista permitia. Vozes que servem como uma percepção apurada do que temos feito entre o certo e o errado, ou até mesmo, do que deixamos de fazer impedidos pela mesmas vozes que nos assombram com o pedido do ?sempre e do ?nunca?.

A minha opinião é que ?O dia em que Selma sonhou com ocapi? serve de alerta a abundância das nossas formas e pensamentos que contribuiu e contribuem para nos fechamos para o mundo, pisando em vários lugares circulados de vermelho, sem querer mudar os óculos para encarar a vida de maneira sincera, será que a verdade oculta somente podem serem reveladas no instante final?

Nesse enredo me entreguei de corpo e alma e tive a oportunidade de enfrentar vários sentimentos deferidos e digeridos nas descobertas de cada página virada, envolvendo passado, presente e o futuro incerto. E, mais ainda, a verdade dita e não dita.
Por toda essa exposição acima recomendo essa obra.

LuCoury 13/11/2019

Toda vez que Selma sonha com um ocapi, alguém de sua vila morre no dia seguinte. E sob o medo de morrer, todos repensam suas vidas! Cartas são escritas, palavras são ditas, amores são expressados. Porém, após a morte de alguém, o resto da vila reprime a súbita paixão pela vida e tudo volta ao normal. Para mim, essa seria a mensagem principal do livro. Que não esperemos grandes momentos para valorizar o que temos e viver nossas vidas. Atitudes simples podem ser magníficas!
Por ser Realismo Fantástico, os personagens tem características peculiares e super divertidas. A narrativa tem momentos intensos, engraçados e tristes. Um pacote completo! Uma leitura bem leve e fácil de ler, perfeita para ser lida entre livros muito pesados!

Nathi Nates 06/11/2019

Diferente, sensível e tocante
O livro no começo é bem chatinho, o que por diversas vezes me fez querer desistir. Mas uma vez que passei da página 130 me interessei profundamente! A história a partir de então passou a me tocar muito e quando percebi estava completamente envolvida e torcendo pelo final que eu desejava. E digo que ele foi mais perfeito ainda.
Apesar do livro falar da personagem Selma ele NÃO é sobre ela e isso é ainda melhor e mais irônico. É um livro muito diferente da literatura americana e mega ritimada que estamos acostumados. É lento, pausado e muitas vezes pouco movimentado, logo, acaba por ser uma leitura completamente diferente. E isso fez toda a diferença na parte que esse livro me tocou. Em uma das cnas no final quando Selma lia certas coisas aquilo me tocou não pela cena no livro, mas sim ao que ela me fez pensar sobre minha vida! E gente!!!! EU CHOREI FEITO UMA DESGRAÇADA! E FOI INCRÍVEL!
Jamais um autor tinha me feito chorar por causa de mim mesma! Eu sempre chorei por personagens e diálogos e eis que esse livro me apresentou algo completamente novo! Realmente mudou minhas definições do que é uma boa leitura!
Sejam sensíveis a esse livro, a sua falta de preencher diálogos, a simplicidade que vamos vendo com o final dele se aproximando. É encantador! Tag rrasou na escolha!

Marília 01/11/2019

Muito lindo

Flávia @fala.werneck 29/10/2019

Literatura fantástica
A história do livro é diferente, tem um toque de literatura fantástica pela relação dos sonhos com o ocapi e a morte. Mas a forma como a narrativa é escrita dificultou a minha conexão com a personagem principal. Ainda assim, foi uma boa leitura e uma maneira agradável de conhecer um pouco da literatura alemã.