O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

camilanak 28/03/2020

Livro que engana: você acha que é uma leiturinha leve, despretensiosa, dia-a-dia de uma cidadezinha no interior do interior do interior da Alemanha e, antes que você perceba, você está lá revisitando vários momentos da sua própria vida, suas decisões e seus pensamentos. A escrita é linda demais, nada é mencionado por mero acaso, as coisas vão se encaixando com o passar das páginas (para o bem e para o não-tão-bem-assim).

Ãndrea 27/03/2020

O dia em que Selma sonhou com um ocapi...
Nunca sonhe com um Ocapi... Nunca!

Aline 27/03/2020

O-C-A-P-I
Um romance, uma vida e uma entrelinha. Tudo junto em uma estória de realismo fantástico.

Laura.Radicchi 25/03/2020

Este é um livro que eu nem sei muito bem por onde começar. Eu tenho um pouco de dificuldade com o realismo fantástico, tem horas que as descrições de coisas absurdas como cotidianas no meio da historia quebra um pouco a ninja concentração. Dito isto, este livro foi além de todas as minhas expectativas, as dosagens de realismo fantástico foram perfeitas, e sempre muito cirurgicas. Para além disto, os personagens construídos são excelentes, não tem como não amar a Selma e o Oculista. Este livro, trata de assuntos, como morte, ansiedade, traição, amor, divórcio, abandono parental mas de uma maneira tão sensível e fantástica que não se torna pesado ou difícil ler. Enfim é um livro muito bom e recomendo bastante a, leitura.

Luana 24/03/2020

Sobre o amor
O dia em que Selma sonhou com um ocapi mudou completamente a vida dos habitantes de Westerwald. Uma perda trágica marca aquela comunidade, especialmente Louise, neta de Selma que luta pela sua infância entre o desejo do pai explorar o mundo e a incerteza de sua mãe quanto ao seu divórcio. Apesar da tragédia, é um livro sobre relacionamentos de uma vida toda, confiança e amor. Sobre a salvação e sobre aqueles momentos em que pressentimos, sabemos de algo.

Viviane 23/03/2020

Ocapi
Livro de fácil leitura, nos faz pensar sobre a eminência da morte e sobre as relações que estabelecemos.

Djamila.MagalhAes 21/03/2020

A simplicidade que toca
Esse livro simples, sem muitas reviravoltas ou situações extraordinárias, nos toca justamente por isso, pela sua proximidade com a nossa própria história.
Esse livro é sobre a vida e como diversas situações perpassam por ela, e que, nós meros mortais, não enxergamos com tanta clareza.
Esse livro é sobre o tempo e como ele passa de forma diferente para cada um de nós, e como sentimos essas nuances em nosso próprio espírito.
Lindo livro!!!!

Patricia 06/04/2020

Quando Selma sonha com um ocapi, alguém próximo à ela morre nas próximas 24 horas. E toda a cidade sabe disso. Mesmo aqueles que dizem ser besteira, também acreditam nisso. E a história do livro se inicia com a Selma sonhando com um. E quando essa informação vaza, toda a cidade já começa os preparativos tradicional de "e se eu morrer", ao mesmo tempo em que todos começam a agir com extrema cautela visando evitar uma morte por acidente bizarro.
Quando comecei a ler o livro, com toda essa premissa e comportamento dos habitantes dessa cidade, eu esperava um livro leve. Com um humor negro, mas dessa forma leve.
Pois fui tapeada, mas de uma maneira maravilhosa. Com a narração em primeira pessoa de uma menina chama Luise, a história dos demais personagens vai sendo desvendada. Mesmo sendo em primeira pessoa, a narradora é onisciente, então não há segredos para nós.
Todos os personagens desse livro tem uma profundidade impressionante. A cidade em que eles vivem é pequena, daquelas onde todo mundo se conhece desde sempre. Então eles compartilham muita história juntos e isso fica bem claro. Eu confesso que me apeguei muito rapidamente à todos e até fiquei com vontade de morar nessa cidade só para poder conviver com eles. Mas é claro que, sendo personagens tão profundos, eles passam longe de serem perfeitos, embora de certa forma sejam comuns (mesmo não sendo).
Mas nem tudo são flores nesse livro e também levei várias porradas que destroçaram o meu coração (e pensar que estava fugindo desse sentimento porque o último livro que li fez a mesma coisa).
Uma forma de resumir ao extremo esse livro é dizer que ele fala sobre a vida, e isso inclui uma parte extremamente importante sobre ela: a morte.

Lys 23/02/2020

Você reconheceria um Ocapi se visse um?
Esse animalzinho simpático, que apesar das listras, é parente das girafas e não das zebras. O problema é que: toda vez que Semla o vê em seu sonho, alguém da comunidade passa dessa vida para a melhor.
Apesar do tabu da morte, a autora nos leva à um romance de formação acompanhando a vida da personagem desde sua infância à vida adulta. Isso contribui para que possamos conhecer todas as pessoas em sua vida e como as pessoas dessa comunidade são unidas no verdadeiro tópico da obra: o amor!

ELCi 23/02/2020

O dia em que Selma sonhou com ocapi
Favoritei!!! Que história envolvente, fala da vida, das despedidas, dos encontros e desencontros...Qdo terminei, queria mais...Aquele livro para reler sempre! " Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós.. "

Liliane 20/02/2020

Confesso que terminei esse livro apenas pq não gosto de deixar nenhum no meio do caminho. Não me cativou. O relato da vida simples e pacata numa pequena cidade é interessante, a entrada do monge budista mexe com a dinâmica de tudo, mas para mim ficou faltando alguma coisa.

Maria 20/02/2020

Vida real!
Não sabia o que esperar dessa leitura, principalmente pelo fato de ter visto muitos comentários negativos a respeito. Mas o que posso dizer é que, pelo menos pra mim, foi uma experiência incrível e transformadora. O livro retrata a complexa simplicidade da vida real exatamente como ela é, com uma narrativa fluida a história vai nos envolvendo e nos arrancando sensações de todo tipo no decorrer dos acontecimentos. A peculiaridade de cada personagem e a forma singular do relacionamento deles, torna a história ainda mais especial. Recomendo muito mesmo!!

Rosa Daré 19/02/2020

No livro, um dia após Selma sonhar com um ocapi, alguém do vilarejo onde ela mora, morre. Os sonhos jamais revelam quem vai morrer. E é essa a magia do livro: a incerteza, a incredulidade e o preparo para a iminência da morte. Sem saber quem vai ser o escolhido pela velha e indesejada senhora, segredos são revelados, amores confessados, pedidos de perdão proferidos, num interminável acerto de contas com a vida. O incrível é que nós, mesmo sabendo que somos mortais, deixamos para o incerto amanhã ações que poderiam ser realizadas no presente.

Flávia @fala.werneck 29/10/2019

Literatura fantástica
A história do livro é diferente, tem um toque de literatura fantástica pela relação dos sonhos com o ocapi e a morte. Mas a forma como a narrativa é escrita dificultou a minha conexão com a personagem principal. Ainda assim, foi uma boa leitura e uma maneira agradável de conhecer um pouco da literatura alemã.

Letícia 17/02/2020

Narrativa sobre o amor.
A história começa explicando que quando Selma sonha com um ocapi, alguém morre em 24h (ou um pouco mais). Todos os habitantes da cidadezinha localizada nas montanhas Wasterwald sabem disso. Quando o sonho acontece, todos se perguntam quem será a vítima e, durante o dia todo, cartas são escritas, segredos revelados e desculpas proferidas.
A narrativa se mistura entre real e fantástica, o que torna a leitura muito interessante e diferente do comum.
O dia em que Selma sonhou com o ocapi é uma narrativa sobre o amor. Sobre várias formas de amor. E também sobre a morte, mas não a morte em si e sim o que fica e o que advém dela.

Citações:

"Pensei que não podemos nos intimidar diante de despedidas afetadas, que podemos muito bem dar um jeito, pois enquanto ninguém morre, toda despedida é negociável."

"A todo momento há algo bonito a ser descoberto."

"Toda a infelicidade do ser humano vem do fato de ele não conseguir permanecer tranquilo num quarto."

"Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos."

"Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós."