O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Thaís Berganton 11/07/2020

Sintonia verde, azul e dourado
De fato um livro que aquece o coração! É leve, tranquilo, gostoso de ler! Westerwald é um ambiente muito acolhedor, uma cidade pequena cheia de paisagens. Os personagens são incríveis, especialmente Selma e o Oculista!
KarolDMelo7 11/07/2020minha estante
Fiquei curiosa!! Adorei seu feedback

Sabrina 05/10/2020

Maravilhoso! Embora o tema central seja a morte, é um livro leve e muito bom de se ler.
maare 05/10/2020minha estante
Quero muito ler esse! Tem na biblioteca que trabalho é o título, capa e resumo me chamaram muito a atenção!

Sabrina 05/10/2020minha estante
Recomendo.

Aguirre.Natalia 28/04/2022

Fabuloso!
Os personagens foram criados com o coração da escritora, história tem um enrredo encantador. Não tem como não se apaixonar.

Ana Lu 06/04/2021

Grande livro
Esse livro me fisgou desde o primeiro capítulo. Sou fraca com livros narrados por crianças. E assim é a primeira parte. Depois vem a segunda e a terceira, não mais na voz da criança Luise, mas na adolescente e adulta que ela se torna.

A história se passa em uma cidadezinha na Alemanha, em que estranhamente todos se conhecem. Histórias se cruzam com facilidade e fofocas viajam no tempo à velocidade da luz.

Selma, avó de Luise, em algum momento sonhou com um ocapi e alguém morreu nas 24 horas seguintes. A partir daí, o dia em que Selma sonhava outra vez com o animal, sabia-se que alguém iria morrer. Assim, podemos notar como a consciência de verdade consciente de que morreremos age mudando e transformando perspectivas.

Palavras como "nunca" e "sempre" são ditas como nunca e amores desde sempre abafados, raivas que há muito nos acompanham e perdões jamais anunciados são proferidos nas 24 horas seguintes ao sonho de Selma.

Eis que muita coisa pode acontecer a partir daí. E essa história tem muito a nos contar. Tem muito a nos abrir os olhos para as belezas da vida, as miudezas do cotidiano e pra nossa postura para o mundo.
Estou encantada com esse livro e não consigo dizer outra coisa que não: amei!

kaunescau 06/02/2024

"Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos."
Não é um livro de reviravoltas, apesar de que alguns acontecimentos me deixaram surpresa. É um livro encantador, em todas as formas, é um livro leve mas que trata de assuntos pesados nas entrelinhas, é um livro sobre a vida.
Eu amo muito esse tipo de leitura, que parece ate banal e infantil em alguns momentos, mas você consegue ver que no fundo, há algo muito mais denso, e que te envolve.
Eu amei cada personagem, cada pessoa dessa cidade, e tudo que aconteceu, eu não sei explicar mas eu me senti parte daquela comunidade de amigos, e me emocionei MUITO!

"Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós."

É um livro sobre apreciarmos a vida, e como ela passa rápido quando a gente para de prestar atenção, já sinto saudades da história so de pensar, a vida passa, as coisas mudam, as pessoas vão e vem, resta a nós aprendermos a ver e a viver bem de acordo com o que temos aqui e agora.
Michele 06/02/2024minha estante
Nossa, abandonei esse livro há um tempo atrás. Talvez eu deva dar mais uma chance à leitura.

kaunescau 06/02/2024minha estante
sim, ele é meio confuso, mas eu amei tanto, depoiis da metade mais ainda

Amanda 16/04/2023

Um livro que é gostoso e leve de ler, com personagens cativantes e que aborda temáticas profundas, como luto e envelhecimento, sem pesar. Amei!
P.S.: Selma e o oculista entram para o rol de personagens mais amados da vida
Ingrid145 16/04/2023minha estante
Fiquei interessada neste livro depois da sua resenha! :)

Amanda 16/04/2023minha estante
Que legal Ingrid! Olha, é um livro muito indicável. Se puder, leia. Traz temáticas profundas sem gerar aquela sensação incômoda. É um livro bom pra relaxar mas também emociona e deixa o coração quentinho

Amanda 16/04/2023minha estante
Se você chegar a ler, depois me diga o que achou ?

Deby Rodrigues 26/04/2023minha estante
Que bom saber! Comecei hj.

Ingrid145 26/04/2023minha estante
Eu comecei a ler, Amanda! Estou adorando!!! Muito obrigada pela indicação!

Amanda 26/04/2023minha estante
Que ótimo meninas ??

Mari Pereira 29/05/2022

Adorei a leitura!
O livro é narrado por Luise, de criança a adulta, envolta em sua cidade e uma série de personagens peculiares.
Com o andar da história, você vai se envolvendo com cada um deles e não quer parar de ler até saber o desfecho.
Um livro bonito, gostoso de ler. Desses que deixa o coração quentinho.

Carol 06/07/2020

oficialmente meu livro preferido
Quando Selma, uma senhora alemã de uma pequena cidade, sonha com um ocapi é sinal de que alguém próximo irá morrer. Sua cidade é muito supersticiosa e por isso ter acontecido já cerca de três vezes, quando ela sonha tudo vira caos.
Um ocapi é tão bizarro quanto a morte, tendo pernas de zebra, cara de anta e corpo de girafa.
Só que esse livro não fala somente sobre a morte, mas também do amor, seja ele familiar ou secreto, fala de se abrir para novas oportunidades, sejam elas viajar o mundo todo ou ir trabalhar na cidade ao lado e fala sobre cuidado e amizade.
Pelo ponto de vista de Luise, neta de Selma, vemos o desenrolar dessa história que tinha tudo para ser mórbida, mas na verdade é fantástica e cativante. De seus dez anos até os trinta vemos como mudamos e, na verdade, nunca deixamos de ser os mesmos.
É um livro cheio de metáforas e comparações dignas dos mais lindos poemas e cartas de amor, é um livro que jamais vou me esquecer e tenho certeza que ainda lerei muitas vezes.

Ademais gostaria de dizer que adorei os títulos dos capítulos e a forma como mesmo que os personagens tenham nomes a maioria das vezes Luise se refere a eles por sua profissão ou papel social, por exemplo gêmeo carteiro, oculista, filha do dono do mercadinho e monge da esquerda.

site: instagram.com/carolfpch

@leitoradassombras 27/04/2021

Eu amei a experiência de ler esse livro, principalmente por acompanhar boa parte da vida dos personagens. Me senti íntima deles, senti as alegrias e principalmente as tristezas. Um livro que vou carregar no coração com muito carinho com certeza!

Mas vale ressaltar, possui temas bastante delicados e conta com gatilhos de: suicídio, depressão, alcoolismo e maus tratos à criança.

Jean 09/02/2020

O dia em que Selma Sonhou com um ocapi
Perfeito!
Personagens cativantes, chorei demais em algumas partes dos livros, além da tensão que senti ao saber que a Selma Sonhou com algum Ocapi.
O oculista realmente foi meu personagem incrível e que conseguiu realmente evoluir ao longo do livro.

Sofia.Oliveira 17/03/2021

Resenha: o dia em que Selma sonhou com um ocapi
Eu gostei. É um livro leve, que retrata a vida de pessoas conhecidas de um vilarejo na Alemanha.

É uma história leve, engraçada e com seus momentos de tristeza. Gostei bastante. Terminei hoje e já sinto falta dos personagens.

Recomendo.
rickcabrall 20/03/2021minha estante
Onde você conseguiu ler?

Sofia.Oliveira 20/03/2021minha estante
Oie! Eu comprei o livro no app shopee :)

kerem 24/05/2022

Surpreendente!
Uma leitura que me tirou do tino (eu realmentenao esperava o que aconteceu) pq ultimamente eu conseguia prever como acabaria os livros que eu estava lendo. Chorei e sorri com essa historia (mais chorei) que fala sobre a vida e a morte de um jeito tão tocante. Já tem muito tempo que esse livro estava na minha estante, eu não dei nada pela capa, e agora que acabei de ler só queria não ter lido para poder ler como se fosse a primeira vez.

Marina 07/08/2021

Porra, chorei nessas últimas 60 páginas o que vale um ano !!
Comecei o livro com uma alta dose de expectativa, queria ler esse livro tem um certo tempo e ele estava parado na minha estante... Infelizmente foi um balde de água fria, o livro tem uma construção lenta e desenvolvimento muito massante... Até a 3 e última parte, meu Deus acho que todos os acontecimentos se desdobraram durante as últimas páginas desse livro, e óbvio as lágrimas me alcançaram como boa chorona que sou e todo o livro fez sentido. A minha rota inicial para esse livro seria 2 ?? ... Mas eu fui adotada por Selma, o oculista e Elsbeth se tornaram meus grandes amigos, Palm e Marlies se tornaram donos de todo meu afeto, papai e mamãe fizeram as coisas ganharem sentido com tanta distância, e Frederik é o grande amor de qualquer um ... O livro termina de forma tão espontânea que você imagina " É isso , o fim é de certa forma um recomeço." ????
escritoriando 05/01/2023minha estante
não entendi o epílogo desse livro :(

Marina 08/01/2023minha estante
Acho que ele é sem sentido de certa forma, tudo só ganha algum sentido no fim e mesmo assim você tem que ter uma mente aberta :D

Géssica 20/09/2021

O puro suco da sensibilidade na escrita
Que coisa mais linda. Esse é um livro cheio de sensibilidade e poesia. Não poesia em seu sentido literal, mas a poesia contida na vida.

zize 21/10/2020

Simplesmente amei. Há tantas coisas bonitas nesse livro, nunca tinha lido nada parecido.
Jonathas.Fiscarelli 21/10/2020minha estante
Estou curioso a respeito desse livro. Me parece muito amável

zize 21/10/2020minha estante
Realmente é um livro muito amável que aquece o coração, apesar das partes bem sentimentais que me fizeram chorar. Também achei ele bem reflexivo/"filosófico".