O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Wes 16/12/2019

A lenda de animal raro que abala os nossos sentimentos.
Livro favorito da vida!!!!!

Uma cidade
Uma senhora
E uma lenda

Toda vez que Selma sonha com um ocapi a população de uma pequena vila fica atenta, eles sabem que um certo presságio está pra chegar e alguém vai morrer. Mas será que isso é mesmo real ou coincidência?

É um livro sobre amor, perda e o que fazemos quando temos alguém no nosso lado. E o medo de perder justamente esse alguém.

Kecia.Viana 26/07/2023

Perfeito!
Amo metáforas! Amo poesia escrita em prosa... É esse o livro!

Selma é a definição de personagem que sempre guardarei no peito... Junto com Hanks (A Menina que Roubava Livros) e Jean Valjean (Os Miseráveis)

Todo mundo deveria lê-lo! ??

Estefani.Domingues 02/05/2021

Selma, Luíse, Oculista e o Ocapi
Confesso que a primeira vez quando comecei a ler achei sem graça, li apenas o primeiro capítulo e abandonei o livro, achei que era um livro infantil. Mas agora peguei pra ler novamente e amei, fala sobre amor companheirismo, em um vilarejo muito fofo eu amei.

Tamara 09/06/2023

As vidas na vida da gente
Um livro sobre as pessoas que passam e/ou ficam na vida de cada um, seus exemplos e limitações, sua partida e como lidamos (ou não) com isso.
Leitura acessível, com várias referências e curiosidades, além de um enredo que mistura realidade e fantasia. O fio condutor da história é a paixão da protagonista Luise pelo budista Frederik, e o desenrolar da vida na história deles.
Também mostra uma bonita relação de neta e avó, os ensinamentos e a cumplicidade que ambas constroem, sempre apoiadas pelo amigo da família, o oculista.

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

50livros 08/04/2020

Livro bom para se apaixonar
Esse livro é sobre família. Mas não somente sobre a concepção tradicional dela, e sim para o quanto esse núcleo pode ser expandido. Foi uma leitura muito bonita, me tocou de maneira muito profunda e fez um enorme sentido traçando-se um paralelo com a minha vida. Com certeza esse é um livro que relerei no futuro, a fim de absorver outras coisas. Por incrível que pareça, foi também uma leitura bem leve, a escrita da autora é uma delícia de acompanhar. Acabou sendo um livro que devorei. Apesar disso, acabei ficando com um tiquinho de ressaca, porque eu simplesmente não queria que ele terminasse. É um livro que eu indico de olhos fechados a quem for.

site: https://www.50livros.com/single-post/2020/04/02/A-EXPERI%C3%8ANCIA-de-O-dia-em-que-Selma-sonhou-com-um-ocapi-de-Mariana-Leky---TAGINEDITOS
Marcelle 15/04/2020minha estante
Onde conseguiu o livro?

50livros 15/04/2020minha estante
Recebi pela Tag Inéditos. :-)

Marcelle 19/04/2020minha estante
Obrigada

Natália Tomazeli 27/07/2023

Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer "nós".
"Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos."

Esse é o primeiro livro lido do desafio #12paísesem12 que eu embarquei em 2022 e que rendeu umas leituras muito boas, apesar de eu não ter conseguido ler os 12. Para quem não sabe, me propus a ler em cada mês do ano um livro que fosse escrito por alguém de um país fora do eixo "Estados Unidos/Inglaterra".

"O dia em que Selma sonhou com um ocapi" é um livro escrito por Mariana Leky, uma autora famosa na Alemanha.

Westerwald é um vilarejo onde vivem personagens completamente cativantes. Um deles é Selma, a avó da Luise, narradora da história. A premissa é simples: toda vez que a Selma sonha com um ocapi, alguém do vilarejo morre. E claro, que isso em um local tão pequeno, gera um rebuliço entre os moradores, que entram em catarse, medo, aflição...

Mas se vocês acharam que esse era um livro sobre morte, estão bem enganados! É um livro, acima de tudo, sobre o amor! O amor que une essa comunidade, o amor de uma vida inteira, o amor secreto, romântico, familiar, enfim, o amor em todas as formas mais lindas que se pode ter!

"O amor que surge marca tudo."

O ocapi na capa, na história e no título, expressa essa coisa excêntrica, única, autêntica e surreal. É um livro muito aconchegante e doce, ao mesmo tempo que sincero e melancólico. Eu achei um máximo essa proposta diferente da autora de fazer um povoado onde as pessoas não são mesquinhas, rudes e pequenas de mente, como vemos na maioria dos livros com comunidades nesse estilo. Aqui, esse pessoal funciona como uma grande família, e os relacionamentos entre eles são trabalhados de uma maneira profunda e bonita. É cativante o quanto esse livro nos traz o sentimento de "uau, a ainda vale a pena ter esperança na humanidade".

Além de todos esses aspectos, a narrativa da autora é muito acolhedora e faz florescer na gente uma nostalgia muito gostosa. Foi uma história completamente fora da minha zona de conforto, mas que me gerou uma sensação de renovação que me fez um bem danado!

Lucas 07/02/2020

Ocapi
Com uma linguagem simples, personagens bem construídos, uma prosa sensível com acontecimentos extremamente comoventes e muita poesia, uma das últimas cenas que envolvem uma revelação envolvendo cartas não finalizadas é uma das coisas mais bonitas que eu já li, ?O dia em que Selma sonhou com um ocapi? é uma leitura deliciosa que deve ser apreciada sem pressa, assim como a vida.

Jr. 03/04/2020

Decepção
Ele começou interessante, engraçado, com até algum suspense, prometendo algo bom. Mas rapidamente ficou sem conteúdo, a leitura se arrastava junto com os personagens.

Márcia Luz 17/02/2020

Falando sobre a morte com leveza
Esse livro me trouxe do início ao fim uma leitura prazerosa. Mesmo abordando morte, o livro não perdeu sua leveza nem mesmo por um momento. Além de ser uma leitura maravilhosa, a história se grava em nosso coração como um ensinamento, ou até mesmo um consolo. Eu amei, estou apaixonada. É um dos meus favoritos do ano!

Isa 02/12/2022

Sinfonia de vida
Terminei o livro essa madrugada e demorei pra conseguir vir escrever. Eu simplesmente amei. Tocou em lugares pessoais pra mim de un jeito muito bonito. Até a história de amor é bonita. É a vida de um jeito bonito e mágico (entendam como quiser). É um dos meus favoritos, sem dúvida.

"?Tenho a sensação de que alguém, espero que com a melhor das intenções, sentou-nos nas extremidades de uma mesma mesa. Só que a mesa tem nove mil quilômetros de comprimento (nesse caso, talvez seja apropriado falar de uma mesa gigante), e, embora a gente não se veja, sei que você está do outro lado dela.?"

Julinho 04/03/2023

Leitura fluida e "gostosa", sem apelar para uma narrativa medíocre, "O dia que Selma sonhou com um Ocapi" foi uma boa experiência. O livro trata de temas muito pesados - como luto, suicídio, alcoolismo, o desencontro entre pessoas que se amam - de forma leve e original. Nos sentimos tocados pela escrita poética de Mariana Leky. No entanto, acho que o livro peca na construção de alguns personagens e do enredo; entre eles, Frederick, o "grande amor" da narradora, Luise. Ele é muito impenetrável, não me convenceu que moça tenha se apaixono por ele tão rápido e tão ardentemente. Quanto o enredo, a autora "corre" em momentos chave (não vemos narrada a morte de Martin, um personagem tão querido) e se detêm além da conta em outros, que não são tão interessantes (como a história da traição do marido de Eslbeth). Senti falta também, de uma maior presença dos elementos do realismo mágico, que só se torna relevante no finalzinho do romance (*crie unicórnios, não crie expectativas*).
plxsrh 10/01/2024minha estante
O spoiler bem gostoso

Thais.Moreira 19/08/2020

Amei esse livro, super recomendo. Uma livro que te prende do começo ao final.

Rafael.Tadeu 26/04/2021

Sensível
Um livro que o tema principal é morte,mas que fala sobre a vida,usando uma cidadezinha pequena e seus moradores para mostrar tudo aquilo que deixamos passar,que deixamos de fazer,seja por medo ou falta de empenho,como a vida passa num piscar de olhos e não vivemos nada

É um livro bem linear,sem grandes plots,mas que tem um grande momento no meio pro fim, que foi algo que dá forma sensível que foi escrito,nunca me fez chorar tanto quanto nessa leitura

Eu amei muito e com certeza é um livro que para mim será inesquecível

ELCi 23/02/2020

O dia em que Selma sonhou com ocapi
Favoritei!!! Que história envolvente, fala da vida, das despedidas, dos encontros e desencontros...Qdo terminei, queria mais...Aquele livro para reler sempre! " Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós.. "

Natalia 11/11/2022

Perfeito para retomar o hábito de leitura
Leve, com personagens cativantes e uma história que aquece o coração. A forma que a escritora conta os acontecimentos é muito interessante, com uma ternura como se tivesse muito carinho por cada um dos personagens, e com detalhes que fizeram minha imaginação voar. Como ela mesma diz, é sobre o amor mesmo nos momentos difíceis, então me vi em muitos capítulos sofrendo e me sentindo confortada pelos próprios personagens. É um bom livro para ler quando se perde o hábito de leitura, pois é fácil e prende o interesse rapidamente. Ganhou um lugar especial na minha estante!