O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 25/04/2020

Complicado
Quando uma obra parece algo e se mostra outra normalmente se tem um caminho de redenção ao leitor para que mostre que vale a pena mesmo não sendo o que era esperado. Infelizmente O Dia que Selma Sonhou com o Ocapi não é isso, não se redimi totalmente.
A escrita é complicada, a autora assume diversos tons durante a narrativa e não se decidi qual adotar. Ora é uma narrativa leve com fatos simples que nos fazem sorrir, mas do nada tudo fica sombrio e parece que cada decisão corre risco de vida para os personagens.
A protagonista é fraca narrativamente falando. Ela assume um papel mais de narradora que qualquer outro, não é ativa e sua personalidade extremamente fragmentada confunde um leitor desavisado. O destaque do livro é a Selma, ela é a clara personagem que todos gostam e se espelham. Mesmo sendo uma senhora de idade seu papel é bem ativo na narrativa e marca o início e o fim dos arcos.
O final é sentimental e muito bom, em termos narrativos, é algo que marca o nosso coração e acaba sendo impossível não se emocionar.

Oceano 09/09/2021

Que livro perfeito! Fazia tempo que eu queria ler e, olhe, superou minhas expectativas.
É profundo, engraçado e trágico tudo ao mesmo tempo. Você se apega tanto aos personagens que nem parece um livro que fala sobre a morte. E no final você ri e chora com a mesma intensidade.

Maira.Rafaela 27/03/2022

Uau
Esse livro me arrebatou de muitas formas. Uma escrita delicada, aborda assuntos fortes de maneira leve e sensível. O livro tem uma pegada fantástica para assuntos da vida real.
Chorei, ri, tive medo de virar a página, ansiei por respostas. Tenho em minha mente os dia que passei lendo, foi uma experiência muito especial.

Sírius 24/11/2021

O dia em que Selma sonhou com um ocapi é...
Surpreendente, sai da minha zona de conforto e confesso que fiquei um tanto confuso sobre o gênero da trama no início, mas é bom.
Os personagens, cada um tem sua particularidade, sua história e seus demônios particulares com os quais lidar; e essa humanidade os torna cativantes e a trama interessante. Acaba que você se sente um amigo íntimo do personagem, por o conhecer tão bem.
É uma história mais... Real, com comentários que lhe fazem refletir e cheio de "verdades para o último minuto".
Comigo, ele demorou um pouquinho pra pegar, mas quando ele cativa, mis amigues, não tem que te faça desgrudar desse livro.
Perfeito para tirar de ressaca ou só ler algo mais... prático e com escrita mais fluída e realística.
Recomendo pacas se é isso que você busca, um livro com romance, misticismo, realismo e forma fluida e "cuidadosa" de lidar com os problemas.

Carla.Cerqueira 12/06/2020

Que leitura agradável!
Há tempos não lia um livro tão leve. História linda que emociona e faz rir

Gigi 04/04/2021

Lindo
O título pode parecer estranho mas tem tudo haver. Quando selma sonha com um ocapi alguém irá morrer. E esto causa sempre uma confusão na cidade. Mas embora o título remeta a morte, o livro é sobre amor. Emocionante e tocante, das lindas leituras que já fiz na vida.

Nati156 02/07/2020

Chorei, ri, me apaixonei.
Escrita encantadora, personagens envolventes e TÃO reais. Me senti dentro da estória, parte da vida dessas pessoas. Favoritado.

Chokito Kakarico! 15/07/2020

Precisamos seguir em frente...
Confesso que a bela arte da capa e o título peculiar deste livro de Mariana Leky chamaram muito a minha atenção desde o momento que o vi no catálogo da TAG - Experiências Literárias.
Acabei ficando satisfeito pois não somente os detalhes estéticos fizeram com que essa obra tornasse uma agradável surpresa mas também sua prosa mágica, sua escrita leve e gostosa e principalmente a caravana de personagens fascinantes que compõe esse conto de fadas moderno com uma boa pitada de realismo fantástico.
O livro celebra a vida e a morte de uma forma sensível e alegórica. Mariana Leky usa o doloroso sentimento de luto pra falar sobre o amor que une a comunidade e sobre amadurecimento.
O cerne desse best-seller, que foi eleito o melhor romance de 2017 pelos livreiros da Alemanha, vai muito além de uma narrativa recheada de sutilezas e misticismo. Há uma exploração poética e tão familiar das sensações humanas de seus personagens logo após a perda, nos fazendo refletir sobre o enfrentamento das coisas que nem sempre queremos, mas precisamos pra seguir em frente.

Jessica Dias 31/07/2020

A morte como tema central
Fazia tempo que eu não chorava lendo um livro. Extremamente sensível, este livro me acertou em cheio. Personagens muito bem construídos e a descrição da pequena Westerwald me encantava a cada página.
"O amor que surge marca tudo, como para dizer: Agora isso não te pertence mais."

Tati Vizú 07/08/2020

A morte tratada com delicadeza
Gostei do livro. Aborda um tema "pesado" de modo tranquilo e gracioso. Gostei dos personagens e confesso que me emocionei bastante em certos trechos.

Angelica.Silva 19/08/2020

Favorito demais
A obra é da autora alemã, Mariana Leky, e figurou por várias semanas na lista dos mais vendido na Alemanha.
Eu me apaixonei pela história logo nas primeiras páginas. Uma narrativa simples, porém cheia de sentimentos, força,doçura, daquelas que flui com muita facilidade.
Os moradores da pequena cidade Westerwald, sabem que quando Selma sonha com um ocapi, sempre alguém morre. Isso já aconteceu outras vezes, e nunca falhou. Luise, Martin, o oculista, o monge, Marlies, e os moradores sabem que não vão conseguir enganar a morte. O que eles ainda não sabem, e que desta vez, a morte vai mudar suas vidas para sempre.
Honestamente, achei a leitura fascinante. Esse é um daqueles livros raros de se encontrar, principalmente nos tempos sombrios que vivemos.
É um livro sobre amor. O amor em sua forma mais pura e terna.
O estilo de escrita me lembrou outros dois livros que amo: O maior milagre do mundo e O sol é para todos.
Vi semelhança também com um dos meus filmes favoritos, O fabuloso destino de Amélie Poulain, acho que pela doçura e verdade da história.
Recomendo a leitura apenas para aqueles que apesar de "São tempos difíceis para os sonhadores", ainda conseguem acordar todos os dias e tentar ser pessoas melhores, que não se permitem corromper com tanto ódio, amargura que temos ao nosso redor, e apesar dos pesares, ainda acreditam na força do amor, do bem e da esperança!

MJ 21/08/2020

O início é bem promissor, depois cai um pouco, faz a gente se perguntar que horas volta pro ritmo inicial.
Mas no geral é um bom livro.

Victoria 15/09/2020

Único
Esse livro foi diferente de tudo o que já li, achei surpreendente a escrita da autora e o desenrolar da história e como foi uma leitura ao mesmo tempo leve e tão carregada de sentimentos, me fazendo sorrir e chorar. Amei

sabrinasilva26 19/10/2020

Encantador.
Esse livro foi uma surpresa ótima e teve um papel fundamental em refazer minha rotina de leitura. Foi gostoso de ler e me ver extremamente envolvida com a vida quase pacata dos personagens.

Ainda não consegui decidir se o final foi feliz ou triste.

Vívian M. 21/10/2020

Amei cada pedaço dessa história, a fantasia e os personagens tem um encanto absurdo.