O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Fabi 17/04/2024

Lindo, engraçado, divertido, sensível e triste também.
Narra sobre um grupo de vizinhos e parentes que vive em um vilarejo em que todos sabem sobre todos.
Os sonhos de Selma são um alerta sobre algo terrível que pode acontecer e a narrativa gira em torno disso, mas com muitas passagens que enriquecem demais a história.
Recomendo muito.

Jacqueline 19/03/2024

Um bom livro. No começo parece uma escrita meio confusa, mas com o avanço das páginas é possível pegar o ritmo. Recomendo.

Claraszs 13/03/2024

A vida ganha sentido com a delicadeza
Esse foi meu primeiro 5/5 do ano. a leitura é magnifica, porque evoca dois tempos da personagem principal: quando criança e quando adulta e a remontagem da criança sendo adulta.
só li uma coisa de tamanha delicadeza lá pros meus 15 anos, quando li o mundo de sofia (que é meu livro favorito até hoje).
os diálogos desse livro nos faz ter reflexões muito bonitas e gentis. nos dá a possibilidade de aprender a ser pessoa com pessoas imaginárias.
de todos, me identifiquei muito com o oculista, que reflete a maneira que sou como pessoa, mas selma é um personagem impossível de não nos marcar.

estou emocionada em como o livro trata de dilemas diários e causos de uma forma tão leve e cativante. virou um dos meus favs, com certeza! ?

Wania Cris 09/03/2024

Até que é original...
Selma é encantadora e isso dá pra se notar logo de início. Ela é aquela que mantém as pessoas unidas e vemos na leitura como isso se consolidou através do tempo. Ver como isso aconteceu tem o poder de também nos unir à Selma e isso torna o livro emocionante em certo momento. Aconteceu comigo.

As personagens são encantadoras, mesmo a triste Marlies e é gostoso saber um pouco mais sobre a vida de cada um e sobre os motivos que lhes fizeram ser que são.

A tradução de Cláudia Abeling é tão confortável quanto pode ser algo vindo direto do alemão.

Giulia29 28/02/2024

Realismo fantástico
Esse livro me fez entender muitas coisas, tem um toque sensível e umas fantasias incríveis. Vale a pena a leitura, fala sobre amor, amizade e perda, tudo com muita leveza.

Thaís Venzel 22/02/2024

Um livro tristemente bonito.
Me despertou várias emoções durante a leitura, chorei igual criança e tem uma narrativa leve e singela. Até então foi a leitura mais prazerosa do ano e merece que seja lido por muita gente ainda.
É impossível não se apaixonar pelos personagens e se apegar a eles, o que acaba sendo uma grande fonte de sofrimento pra nós leitores.

Marcello Ramalho 19/02/2024

De fato, o começo é um pouco confuso. Até nos ambietarmos com a narrativa e o estilo a autora. Depois, o livro desliza bastante suave. Apresenta o relacionamento entre pessoas que se amam e se respeitam, luto e superação. Boa leitura

FlAvia.Forlin 13/02/2024

O dia em que Selma sonhou com um ocapi
A história me encantou muito, embora eu tenha me incomodado com a falta de informações dos personagens e sobre a conexão entre eles, não sei se foi intenção da autora, ainda assim criei um apego com vários personagens, principalmente o oculista e a Selma.

É uma leitura sem muitas reviravoltas mas justamente por isso gostei, é leve e sútil, fala da morte e principalmente da vida e das relações. Amei mais do que achei que fosse.

Os capítulos que falam sobre as ?vozes? do oculista e a partida de Selma foram os meus preferidos.

?O aeroporto fervilhava de verdades cuidadosamente guardadas, que queriam vir à luz no derradeiro instante. Por todos os lados havia pessoas que se abraçavam pela última vez e eu gostaria que elas estivessem fazendo isso porque a verdade que tinha vindo à luz não era tão terrível e assustadora como se imaginava. Talvez essas pessoas se abraçassem tão forte apenas para que a verdade abafada não tivesse chance de sair, soltar seu fedor e fazer barulho nos últimos metros.?

?Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos.?

?-Alegre-se por ser ao menos perguntada a respeito, geralmente essas coisas são válidas mesmo sem assinatura.?

kaunescau 06/02/2024

"Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos."
Não é um livro de reviravoltas, apesar de que alguns acontecimentos me deixaram surpresa. É um livro encantador, em todas as formas, é um livro leve mas que trata de assuntos pesados nas entrelinhas, é um livro sobre a vida.
Eu amo muito esse tipo de leitura, que parece ate banal e infantil em alguns momentos, mas você consegue ver que no fundo, há algo muito mais denso, e que te envolve.
Eu amei cada personagem, cada pessoa dessa cidade, e tudo que aconteceu, eu não sei explicar mas eu me senti parte daquela comunidade de amigos, e me emocionei MUITO!

"Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós."

É um livro sobre apreciarmos a vida, e como ela passa rápido quando a gente para de prestar atenção, já sinto saudades da história so de pensar, a vida passa, as coisas mudam, as pessoas vão e vem, resta a nós aprendermos a ver e a viver bem de acordo com o que temos aqui e agora.
Michele 06/02/2024minha estante
Nossa, abandonei esse livro há um tempo atrás. Talvez eu deva dar mais uma chance à leitura.

kaunescau 06/02/2024minha estante
sim, ele é meio confuso, mas eu amei tanto, depoiis da metade mais ainda

Lenir 30/01/2024

Uma leitura muito leve e bonita. Descreve uma comunidade de uma pequena cidade alemã, pelo olhar da protagonista. Prestem atenção no oculista, é o personagem mais encantador.

Michele 20/01/2024

Adorável
Um livro bem fofinho sem ser banal. Temas como morte e sonhos não realizados são tratados com delicadeza tornando a leitura quase um carinho.

Lilian.Cava 16/11/2023

Não curti tanto assim..
Livro 15 - 2023: O dia que Selma sonhou com um ocapi, Mariana Leky (Alemanha, 2017) ??

Esse foi mais um livro do clube do livro que eu brevemente participei. Achei legal a proposta de lê-lo, pois nunca que eu chegaria nele sozinha. Também não li quase nada da literatura alemã até hoje, então foi legal.

A Selma é famosa em sua cidade, pois cada vez que ela sonha com um ocapi (procurem no Google a foto), alguém na cidade dela morre nas próximas 24 horas.

Foi uma daquelas leituras que valeram a pena ser feitas pela surpresa da história. Não consegui me conectar muito com os personagens, então não tive uma experiência muito boa. É uma história no mínimo diferente e fora do que você espera encontrar.

Nota: 3.5 ?

AleBertulino 25/10/2023

O DIA EM QUE A SELMA SONHOU COM UM OCAPI
Posso dizer que como sempre, a TAG me surpreende com seu envio tão diverso de livros. A literatura alemã sempre foi um ponto fora da curva para mim. Que leitura linda e sagaz, chorei, sorri e me vi em muitas coisas nesse livro.

Camila Lira 09/10/2023

Humano
Não espere grandes reviravoltas nem impactos.
O livro é extremamente humano, relata erros e acertos de pessoas vivendo suas vidas. A cada escolha, a cada dia que passa, a vida na pequena cidade vai acontecendo e cada habitante tem uma personalidade e uma perspectiva diferente da sua própria existência. Alguns com mais aventuras, alguns com mais bom humor, alguns com mais empatia, mas todos com sua essência.
Esperava mais do final, mas entendi que era uma expectativa minha, pq em geral, eu sempre espero muito do final de livros bons demais, mas esse final foi normal, mediano. No entanto, o durante, o meio do caminho, eu achei sensacional.
Me identifiquei com vários personagens, e tenho certeza de que todos vão se identificar um pouco, principalmente com Louise.
Em geral, recomendo demais a leitura. Um livro leve mas com muitos ensinamentos valiosos.