O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Chokito Kakarico! 15/07/2020

Precisamos seguir em frente...
Confesso que a bela arte da capa e o título peculiar deste livro de Mariana Leky chamaram muito a minha atenção desde o momento que o vi no catálogo da TAG - Experiências Literárias.
Acabei ficando satisfeito pois não somente os detalhes estéticos fizeram com que essa obra tornasse uma agradável surpresa mas também sua prosa mágica, sua escrita leve e gostosa e principalmente a caravana de personagens fascinantes que compõe esse conto de fadas moderno com uma boa pitada de realismo fantástico.
O livro celebra a vida e a morte de uma forma sensível e alegórica. Mariana Leky usa o doloroso sentimento de luto pra falar sobre o amor que une a comunidade e sobre amadurecimento.
O cerne desse best-seller, que foi eleito o melhor romance de 2017 pelos livreiros da Alemanha, vai muito além de uma narrativa recheada de sutilezas e misticismo. Há uma exploração poética e tão familiar das sensações humanas de seus personagens logo após a perda, nos fazendo refletir sobre o enfrentamento das coisas que nem sempre queremos, mas precisamos pra seguir em frente.

Brenda | Literatura Difusa 13/07/2020

Um ocapi bem leve
Esse é um dos livros que mais gostei de ler em 2020. Tem uma ótima escrita e, apesar de abordar temas importantíssimos, é super leve. Depois da leitura fiquei com muita vontade de ir para a Alemanha e encontrar um monge.
Chokito Kakarico! 15/07/2020minha estante
Um monge bonito, guloso e que apareceu do nada. Huahuahu

Thaís Berganton 11/07/2020

Sintonia verde, azul e dourado
De fato um livro que aquece o coração! É leve, tranquilo, gostoso de ler! Westerwald é um ambiente muito acolhedor, uma cidade pequena cheia de paisagens. Os personagens são incríveis, especialmente Selma e o Oculista!
KarolDMelo7 11/07/2020minha estante
Fiquei curiosa!! Adorei seu feedback

Bia 06/07/2020

Ocapi
Muito intrigante em algumas partes que tem citações budista e que te fazem refletir sobre a vida. Como viveríamos sabendo que alguém ou você mesmo, poderá morrer amanhã?

Carol 06/07/2020

oficialmente meu livro preferido
Quando Selma, uma senhora alemã de uma pequena cidade, sonha com um ocapi é sinal de que alguém próximo irá morrer. Sua cidade é muito supersticiosa e por isso ter acontecido já cerca de três vezes, quando ela sonha tudo vira caos.
Um ocapi é tão bizarro quanto a morte, tendo pernas de zebra, cara de anta e corpo de girafa.
Só que esse livro não fala somente sobre a morte, mas também do amor, seja ele familiar ou secreto, fala de se abrir para novas oportunidades, sejam elas viajar o mundo todo ou ir trabalhar na cidade ao lado e fala sobre cuidado e amizade.
Pelo ponto de vista de Luise, neta de Selma, vemos o desenrolar dessa história que tinha tudo para ser mórbida, mas na verdade é fantástica e cativante. De seus dez anos até os trinta vemos como mudamos e, na verdade, nunca deixamos de ser os mesmos.
É um livro cheio de metáforas e comparações dignas dos mais lindos poemas e cartas de amor, é um livro que jamais vou me esquecer e tenho certeza que ainda lerei muitas vezes.

Ademais gostaria de dizer que adorei os títulos dos capítulos e a forma como mesmo que os personagens tenham nomes a maioria das vezes Luise se refere a eles por sua profissão ou papel social, por exemplo gêmeo carteiro, oculista, filha do dono do mercadinho e monge da esquerda.

site: instagram.com/carolfpch

Tássia 02/07/2020

Chorei, ri, me apaixonei.
Escrita encantadora, personagens envolventes e TÃO reais. Me senti dentro da estória, parte da vida dessas pessoas. Favoritado.

b0rgesf 01/07/2020

O dia que em que eu finalmente li.
O título da resenha é estranho, mas, tenho que contar que fiquei quase um ano querendo ler esse livro mas não encontrava em lugar algum; quando ele finalmente chegou aqui em casa, por uma troca no skoob eu quase não acreditei.
Vamos lá: toda a vez que Selma sonha com um ocapi, alguém próximo morre.

Selma é uma avó, o Ocapi é um mistério e ela realmente não gosta dele (já eu, acho um animal lindo). O livro é narrado pela sua neta, de então 10 anos de idade.
Cada capítulo fala sobre alguém, seja o oculista ou até mesmo a triste Marlies. É também, acima de qualquer coisa uma estória sobre família em que me apaixonei por todos os personagens.

O jeito que a estória segue, num ritmo acelerado e leve ao mesmo tempo é simplesmente incrível. A tristeza que vem quando Selma sonha e a rotina que todos tem que por vezes achei até um pouco chata são os pontos principais do livro pra mim; são pessoas normais, que poderiam facilmente ser da minha família ou até mesmo conhecidos.

Em algumas partes foi meio confuso. Talvez tenha me feito chorar como um bebê e talvez seja meu novo livro favorito.
Sayuri 01/07/2020minha estante
Chocada que a Selma é idosa :o

Livia.Gabriela 29/06/2020

Eu tinha outra ideia do livro. Isso não quer dizer que o livro é ruim.

Carolina.Santana 26/06/2020

Talvez esse seja meu livro preferido. Eu amei cada pedacinho, provavelmente pelo papel que minha avó ocupa na minha vida. O amor é o tema principal, e como é maravilhoso viver com amor, não é mesmo?

Bruno 20/06/2020

Uma reflexão sobre a morte
O dia em que Selma sonhou com um ocapi me pareceu a princípio muito despretensioso. A história se passa na Alemanha, com um grupo de personagens típicos de vizinhança/bairro. Mas a própria dinâmica destas personagens, o dia a dia, seus pontos de vista, suas dinâmicas pessoais, descobertas, impressões e principalmente a forma como cada um lida com a morte. Acredito que o centro do livro é o como nós lidamos com a morte, com o fato de alguém falecer. Me vi em vários momentos do livro reflexivo. Foi uma história que me fez sorrir, ficar triste com o rumo de algumas personagens, pensar, refletir, ficar apreensivo... enfim, uma série de sentimentos. E o final não foi clichê, ainda bem! Estava com medo de que fosse aqueles típico finais de "felizes para sempre", o próprio final me deixou reflexivo. Em suma é um livro para refletir e disfrutar de uma espécie de drama/romance/crônica, contado por Luise (uma das personagens). Uma das leituras mais legais que fiz nos últimos tempos.

Carla.Cerqueira 12/06/2020

Que leitura agradável!
Há tempos não lia um livro tão leve. História linda que emociona e faz rir

Frank 24/05/2020

Se Selma sonhar com um Ocapi, alguém próximo vai morrer. Conto de terror? Não, maos pra amor. O que é um ocapi? Animal tão estranho, que sonhar cpm ele sem nunca ter visto um é sinak de má sorte.
Ao saber disso, a cidade em polvorosa tem medo, mas finge não acreditar na superstição. Mas por dentro uma transformação. O medo faz palavras q nunca seriam ditas sairem, sentimentos nujca demonstrados aparecerem, vontades nunca expostas fugirem para a luz.
Boa leitura, te pega desprevenido e gruda em você.

Ingrid Bays 21/05/2020

Demorei um tempo para iniciar a leitura. Demorou outro tempo para engrenar. Quase desisti, até que me vi completamente envolvida com a sensibilidade da história. Refleti que a urgência de se abrir para o mundo é real, mas de prestar atenção ao nosso redor também.
@lendoedestacando

Lane 21/05/2020

....
Devorei o livro até a metade, do meio pro final foi uma leitura arrastada pq depois que teve a morte parece que a autora tentou contar a história desviando pra vida dos personagens e fugindo do foco, do contexto .Gostei dos personagens achei esse livro parecido com ?uma nova chance para o senhor Doubler? que foi justamente a caixinha da tag anterior a essa, a diferença é que o do Doubler focava mesmo numa reflexão sobre a vida ,filhos e pessoas em si, e esse focava em o que acontecia nas 24 horas após Selma ter o sonho, ou seja , quem morria e como, por isso mesmo achei que fugiu do foco no meio ,já voltando lá pro final a citar a criatura e os sonhos de novo. Também me decepcionei com o final pq eu gosto de saber -se tiver um casal na trama- o que exatamente aconteceu com esses, talvez isso tivesse me tirado uma nota cinco pq salvaria o pequeno detalhe que me incomodou.
De resto é uma leitura boa ,nos agrega conhecimentos já que cita pessoas e culturas diferentes,foi uma boa experiência.

Isadora 19/05/2020

O dia em que Selma sonhou com um Ocapi.
Isso mesmo, é esse o título do nosso livro. Pra quem não conhece, o Ocapi é um animal mamífero, que se assemelha tanto à uma girafa, pelo seu tamanho, quanto à um burro e uma zebra, devido à suas listras, tudo isso ao mesmo tempo.
Da mesma forma que um Ocapi é um ser intrigante, podemos dizer o mesmo do livro. O nome por si só já te deixa meio curioso e mesmo que a sinopse indique que o mamífero gigante é de extrema relevância pra história, a verdade é que nem é tanto assim. .
Selma é avó de Luise, a história é contada por ela. Vagamos por todos os personagens que se encontram na ilustração da contra capa do livro sem nos aprofundar tanto em alguns, e ao mesmo tempo nos afundando na personalidade de outros.
Todos eles tem uma coisa em comum, o medo do Ocapi dos sonhos de Selma que predizem que a morte de alguém está próxima. Como lidar? Como se preparar? Muitas verdades não ditas aparecem no momento derradeiro, momento esse que nunca se sabe que será o último. E é sobre isso o livro, não só a morte em si, mas sobre as questões da vida que são trazidas diante da morte. Dos fins inesperados e recomeços precoces, da família que não é, complexidades descomplicadas.
Todo o livro é escrito em metáforas, algumas explicativas outras não, te faz pensar muito. Os personagens são cativantes e cada um tem sua característica peculiar, mas quem não é assim? Cheio de falhas não resolvidas?
Enfim, o livro tem muita poesia e lições, vale a leitura!

@uma_almaliteraria