O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Júlia 16/12/2021

O livro é diferentão, daqueles que pode afugentar muitos leitores, e encantar outros. Eu me encantei. A história é leve e muito íntima, introspectiva. O cenário é bucólico. Me parece que cada personagem representa uma característica muito forte da própria autora, com algumas nuances fantasiosas. Os personagens possuem alguma característica muito marcante, e a personagem principal ?a dona da historia? que não é Selma, apresenta um desenvolvimento muito bonito e suave ao desenrolar do livro. A escrita é delicada e imersiva. Meu único receio para não dar 5?? foi que talvez eu não tenha entendido 100% por que o final terminou daquela maneira. Mas assim como a vida, a história dos personagens não acaba exatamente ali, e acho que talvez a escritora quisesse passar um pouco disso, de retratar um espaço de tempo de uma história que continua acontecendo, o que eu achei muito lindo. Fazia tempo que eu não lia algo que descrevesse o desenvolvimento romântico tão delicadamente. É único, diferente, delicado, emocionante. Se você busca algo assim, o livro é pra você.

Rodrigo 04/12/2021

O livro é razoável. A proposta é interessante, ao partir de um realismo fantástico, mas acaba se tornando um romance simplista e com um enredo que não é bem construído.

Sírius 24/11/2021

O dia em que Selma sonhou com um ocapi é...
Surpreendente, sai da minha zona de conforto e confesso que fiquei um tanto confuso sobre o gênero da trama no início, mas é bom.
Os personagens, cada um tem sua particularidade, sua história e seus demônios particulares com os quais lidar; e essa humanidade os torna cativantes e a trama interessante. Acaba que você se sente um amigo íntimo do personagem, por o conhecer tão bem.
É uma história mais... Real, com comentários que lhe fazem refletir e cheio de "verdades para o último minuto".
Comigo, ele demorou um pouquinho pra pegar, mas quando ele cativa, mis amigues, não tem que te faça desgrudar desse livro.
Perfeito para tirar de ressaca ou só ler algo mais... prático e com escrita mais fluída e realística.
Recomendo pacas se é isso que você busca, um livro com romance, misticismo, realismo e forma fluida e "cuidadosa" de lidar com os problemas.

Angelita 11/11/2021

Selma e Luise, amo vocês
"O amor que surge marca tudo"

Toda vez que Selma sonha com um Ocapi nas próximas 24h alguém morre, mas não uma pessoa específica que aparece no sonho, qualquer pessoa.
Esse fato inusitado muda a rotina dos moradores da pequena cidade de Westerwald, uma pequena cidadezinha na Alemanha. A história é contada do ponto de vista de Luise, sua neta e apesar do imaginário infantil passando para a vida adulta, a magia do "poder" de Selma abala sua família de formas bem específicas. Ficamos encantados com a rotina de Selma e seus chocolates Má cherie, Martin e o levantamento de peso, do oculista e suas inúmeras cartas, entramos na rotina de todas as pessoas que são tão próximas e se auxiliam em todos os momentos. Esse livro é lindo e delicado, tocando de forma sutil nas diversas formas de amar e ser amado por alguém em tempos de felicidade, mas principalmente nos tempos difíceis. Sinto falta de Selma e passei por uma ressaca literária forte por isso, a simplicidade de Selma, mesmo não se "abrindo tanto para o mundo" é encantadora demais.

AnA 15/10/2021

É um livro ok
Ele é livro até q gostosinho de ler. Acho q a forma q foi escrito n foi tanto para mim, ou talvez seja o momento em que estou na minha vida, mas tive dificuldades para realmente "entrar na história". Pra mim só foi ficar mais interessante lá pra 200 quase 300 páginas. Tem horas que ele é muito lento e detalhista onde n precisava, e rápido e meio raso onde precisava ser lento. Enfim, n é um livro ruim, mas n foi tão impactante para mim

Susan.Kate 08/10/2021

Muito poético!
Logo no início do livro é dito que toda vez que Selma sonha com um ocapi (uma espécie de mini girafa, com pernas de zebra, ancas de tapir, olhos de cervo e orelhas de rato), alguém morre dentro de 24 horas. Assim, quando Selma acorda dizendo que sonhou com o animal, todo mundo se prepara para o pior. E com isso, suas vidas se transformam drasticamente.

✏ A narrativa, em terceira pessoa, é extremamente poética, apresentando trechos divertidos, seguidos de momentos de extrema tristeza, finalizando com passagens de uma beleza singular. A linguagem do livro é simples e capaz de entreter e aquecer o coração. Tudo ao mesmo tempo!

Apesar de não ser tão longo (314 páginas), o livro se aprofunda na caracterização dos personagens e em suas relações. Eu consegui me enxergar um pouquinho em cada um dos personagens, sentir suas dores, suas alegrias e suas paixões, apresentando diversas situações que me fizeram repensar sobre minha forma de encarar as dificuldades da vida.

🔖 O que achei mais interessante é que, assim como ocorreu com “Os sete maridos de Evelyn Hugo”, apenas lendo a sinopse, eu, provavelmente não escolheria esse livro. E acabou sendo, para mim, uma das minhas leituras preferidas de 2019. O tipo de livro que me faz ter certeza de que devo continuar participando de clubes de leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CUqv15zLsj5/

Géssica 20/09/2021

O puro suco da sensibilidade na escrita
Que coisa mais linda. Esse é um livro cheio de sensibilidade e poesia. Não poesia em seu sentido literal, mas a poesia contida na vida.

Clara Vellozo 14/09/2021

Um livro que fala sobre a morte ao falar sobre a vida
É fato: se Selma sonha com um ocapi então alguém vai morrer. A partir daí acompanhamos uma série de reações dos personagens que convivem com esta gentil senhora sonhadora, imaginando que chegou sua vez de morrer.

Um livro que fala sobre a morte, mas também sobre viver em comunidade, sobre envelhecer, sobre partir e sobre ficar. Leitura leve com seus momentos de tristeza e alegria. Gostaria que a humanidade de cada personagem fosse mais explorada para além de suas ações, mas me envolvi com a história em si e suas leves doses de realismo fantástico.

Oceano 09/09/2021

Que livro perfeito! Fazia tempo que eu queria ler e, olhe, superou minhas expectativas.
É profundo, engraçado e trágico tudo ao mesmo tempo. Você se apega tanto aos personagens que nem parece um livro que fala sobre a morte. E no final você ri e chora com a mesma intensidade.

llRods 27/08/2021

Fora do esperado mas emocionante
Fiquei bastante empolgado com a sinopse e da a impressão de que a história será focada nisso, nos sonhos e suas consequências. No início realmente é, sendo super empolgante, porém, depois o foco se torna outro, e por mais que seja gostoso de ler, a mudança me decepcionou.
Em certo ponto a leitura fica bem arrastada e lenta, incomoda um pouco, mas ainda assim você quer saber como se segue, e o final é emocionante.

Ananda102 17/08/2021

Um livro que fala sobre a vida
Eu gostei bastante desse livro, apesar de eu ficar um pouco confusas com algumas coisas. Mas se você gosta de livros que tratam sobre a vida, você vai gostar.

Pedro 16/08/2021

Incrível!
O livro tem uma narrativa bastante diferente, com um ar de fantasia, mas é impressionante o quanto a história é profunda, dolorosa e realista. Amei a experiência e com certeza lembrarei dessa história por muito tempo.

Marina 07/08/2021

Porra, chorei nessas últimas 60 páginas o que vale um ano !!
Comecei o livro com uma alta dose de expectativa, queria ler esse livro tem um certo tempo e ele estava parado na minha estante... Infelizmente foi um balde de água fria, o livro tem uma construção lenta e desenvolvimento muito massante... Até a 3 e última parte, meu Deus acho que todos os acontecimentos se desdobraram durante as últimas páginas desse livro, e óbvio as lágrimas me alcançaram como boa chorona que sou e todo o livro fez sentido. A minha rota inicial para esse livro seria 2 ?? ... Mas eu fui adotada por Selma, o oculista e Elsbeth se tornaram meus grandes amigos, Palm e Marlies se tornaram donos de todo meu afeto, papai e mamãe fizeram as coisas ganharem sentido com tanta distância, e Frederik é o grande amor de qualquer um ... O livro termina de forma tão espontânea que você imagina " É isso , o fim é de certa forma um recomeço." ????
escritoriando 05/01/2023minha estante
não entendi o epílogo desse livro :(

Marina 08/01/2023minha estante
Acho que ele é sem sentido de certa forma, tudo só ganha algum sentido no fim e mesmo assim você tem que ter uma mente aberta :D

Lari 09/07/2021

Muitas lágrimas
Esse livro me mostrou como a vida passa, a gente tomando decisões ou deixando que ela simplesmente flua. Perdemos pessoas especiais na nossa vida e isso nos molda de inúmeras maneiras. Somos o resultado de todas as nossas experiências. Incluindo o luto. O livro mexeu demais comigo e mostrou que o importante é o agora. Então ame agora, chore agora, sinta raiva agora, viva o hoje, porque nunca se sabe quando aquele abraço será o último.

Iasmin 29/06/2021

Sem fôlego.
Fiquei semanas economizando página por página pra esse livro não acabar.
Se você quer ler um livro sobre amor e não aquele amor clichê de casais e tals leia esse livro.
Não sei mais o que dizer dele só lendo pra saber como ele é gostoso de ser lido.