O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Terezinha Soares 01/04/2020

Ocapi
"O dia em que Selma sonhou com um ocapi" é um livro leve, doce... Ocapi é um animal bem bizarro, meio que uma mistura de zebra, girafa, cervo, rato... Que existe sim! Pode pesquisar! E de todas as vezes que Selma, que é uma personagem amável, uma senhorinha maravilhosa, sonha com ele, alguém na cidade morre. E recentemente Selma sonhou com esse animal. E agora, todos da cidade estão preocupados com quem será que vai morrer. É um misto de "isso não existe" com "e se for eu?"... Então, todos escrevem cartas revelando todos os seus sentimentos mais profundos, pois, afinal, não se sabe quem será a próxima vítima do sonho de Selma.
_
O livro é dividido em três partes. E o fim de cada uma deixa um mexido no coração. É uma leitura às vezes arrastada... porque não traz aventuras e ação, traz sonhos, realidade, doçura... Um pouco de realismo mágico, um pouco de retrato da nossa vida...
_
Selma não é a protagonista. Nós vamos acompanhar a vida de Luise até a vida adulta. Há um romance entre Selma e o Oculista, que nunca revelaram seu amor... A amizade forte entre Luise e Martin... O livro é repleto de metáforas da vida... Como a que o pai de Luise falava para Selma "Você tem que se abrir mais para o mundo"... É doce, é lindo...

camilanak 28/03/2020

Livro que engana: você acha que é uma leiturinha leve, despretensiosa, dia-a-dia de uma cidadezinha no interior do interior do interior da Alemanha e, antes que você perceba, você está lá revisitando vários momentos da sua própria vida, suas decisões e seus pensamentos. A escrita é linda demais, nada é mencionado por mero acaso, as coisas vão se encaixando com o passar das páginas (para o bem e para o não-tão-bem-assim).

Ãndrea 27/03/2020

O dia em que Selma sonhou com um ocapi...
Nunca sonhe com um Ocapi... Nunca!

Aline 27/03/2020

O-C-A-P-I
Um romance, uma vida e uma entrelinha. Tudo junto em uma estória de realismo fantástico.

Laura.Radicchi 25/03/2020

Este é um livro que eu nem sei muito bem por onde começar. Eu tenho um pouco de dificuldade com o realismo fantástico, tem horas que as descrições de coisas absurdas como cotidianas no meio da historia quebra um pouco a ninja concentração. Dito isto, este livro foi além de todas as minhas expectativas, as dosagens de realismo fantástico foram perfeitas, e sempre muito cirurgicas. Para além disto, os personagens construídos são excelentes, não tem como não amar a Selma e o Oculista. Este livro, trata de assuntos, como morte, ansiedade, traição, amor, divórcio, abandono parental mas de uma maneira tão sensível e fantástica que não se torna pesado ou difícil ler. Enfim é um livro muito bom e recomendo bastante a, leitura.

Luana 24/03/2020

Sobre o amor
O dia em que Selma sonhou com um ocapi mudou completamente a vida dos habitantes de Westerwald. Uma perda trágica marca aquela comunidade, especialmente Louise, neta de Selma que luta pela sua infância entre o desejo do pai explorar o mundo e a incerteza de sua mãe quanto ao seu divórcio. Apesar da tragédia, é um livro sobre relacionamentos de uma vida toda, confiança e amor. Sobre a salvação e sobre aqueles momentos em que pressentimos, sabemos de algo.

Gisaa 24/03/2020

Eu realmente adorei esse livro, me fez sorrir, mas me fez chorar também, gostei muito.

Viviane 23/03/2020

Ocapi
Livro de fácil leitura, nos faz pensar sobre a eminência da morte e sobre as relações que estabelecemos.

Djamila 21/03/2020

A simplicidade que toca
Esse livro simples, sem muitas reviravoltas ou situações extraordinárias, nos toca justamente por isso, pela sua proximidade com a nossa própria história.
Esse livro é sobre a vida e como diversas situações perpassam por ela, e que, nós meros mortais, não enxergamos com tanta clareza.
Esse livro é sobre o tempo e como ele passa de forma diferente para cada um de nós, e como sentimos essas nuances em nosso próprio espírito.
Lindo livro!!!!

Jenifer.H 25/02/2020

Leve
Com uma linguagem simples, personagens bem construídos, uma prosa sensível com acontecimentos extremamente comoventes e muita poesia, as revelações envolvendo cartas não finalizadas é uma das coisas mais bonitas que eu já li, ? é uma leitura deliciosa que deve ser apreciada sem pressa, assim como a vida.

Lys 23/02/2020

Você reconheceria um Ocapi se visse um?
Esse animalzinho simpático, que apesar das listras, é parente das girafas e não das zebras. O problema é que: toda vez que Semla o vê em seu sonho, alguém da comunidade passa dessa vida para a melhor.
Apesar do tabu da morte, a autora nos leva à um romance de formação acompanhando a vida da personagem desde sua infância à vida adulta. Isso contribui para que possamos conhecer todas as pessoas em sua vida e como as pessoas dessa comunidade são unidas no verdadeiro tópico da obra: o amor!

ELCi 23/02/2020

O dia em que Selma sonhou com ocapi
Favoritei!!! Que história envolvente, fala da vida, das despedidas, dos encontros e desencontros...Qdo terminei, queria mais...Aquele livro para reler sempre! " Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós.. "

Liliane 20/02/2020

Confesso que terminei esse livro apenas pq não gosto de deixar nenhum no meio do caminho. Não me cativou. O relato da vida simples e pacata numa pequena cidade é interessante, a entrada do monge budista mexe com a dinâmica de tudo, mas para mim ficou faltando alguma coisa.

Maria 20/02/2020

Vida real!
Não sabia o que esperar dessa leitura, principalmente pelo fato de ter visto muitos comentários negativos a respeito. Mas o que posso dizer é que, pelo menos pra mim, foi uma experiência incrível e transformadora. O livro retrata a complexa simplicidade da vida real exatamente como ela é, com uma narrativa fluida a história vai nos envolvendo e nos arrancando sensações de todo tipo no decorrer dos acontecimentos. A peculiaridade de cada personagem e a forma singular do relacionamento deles, torna a história ainda mais especial. Recomendo muito mesmo!!

Rosa Daré 19/02/2020

No livro, um dia após Selma sonhar com um ocapi, alguém do vilarejo onde ela mora, morre. Os sonhos jamais revelam quem vai morrer. E é essa a magia do livro: a incerteza, a incredulidade e o preparo para a iminência da morte. Sem saber quem vai ser o escolhido pela velha e indesejada senhora, segredos são revelados, amores confessados, pedidos de perdão proferidos, num interminável acerto de contas com a vida. O incrível é que nós, mesmo sabendo que somos mortais, deixamos para o incerto amanhã ações que poderiam ser realizadas no presente.