O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

sabrinasilva26 19/10/2020

Encantador.
Esse livro foi uma surpresa ótima e teve um papel fundamental em refazer minha rotina de leitura. Foi gostoso de ler e me ver extremamente envolvida com a vida quase pacata dos personagens.

Ainda não consegui decidir se o final foi feliz ou triste.

sabrinasilva26 19/10/2020

Encantador.

Ainda não consegui decidir se o final foi feliz ou triste.

Andrea 07/10/2020

O mágico do cotidiano
Selma já havia sonhado três vezes com um ocapi - um bicho com pernas de zebra, ancas de tapir, torso vermelho-ferrugem de girafa, olhos de cervo e orelhas de rato - e em todas as vezes alguém morreu. Assim toda a comunidade ficou em polvorosa por vinte quatro horas, alguns com medo e outros prontos para se despedir, já que eles estavam certos que alguém iria morrer, mas não se sabia quem.

Cartas cheias de sempre e nunca foram escritas, revelando verdades e segredos até então impronunciáveis, lotando a caixa de correspondência da cidade. Quando as vinte e quatro horas passaram, estavam todos vivos, e correram para buscar as declarações feitas em um momento de despedida, sepultando os pensamentos revelados antes da hora. Mas naquela vez a morte chegou com atraso, e leva quem eles menos esperavam.

A escritora alemã Mariana Leky utiliza-se do realismo fantástico para aproximar os seus leitores desta pequena comunidade, onde as relações são movidas pelo afeto, prevalecendo com o outro muito mais a gentileza e a preocupação do que qualquer outro sentimento mesquinho.

Por algum motivo, que eu ainda não consegui decifrar, a história me causou um estranhamento bom. A minha leitura não foi rápida, pois eu tinha a impressão de ser transportada para dentro do livro, e me via pensando, respondendo e realizando novas perguntas aos personagens.

Resenha completa no blog:

Sabrina 05/10/2020

Maravilhoso! Embora o tema central seja a morte, é um livro leve e muito bom de se ler.
maare 05/10/2020minha estante
Quero muito ler esse! Tem na biblioteca que trabalho é o título, capa e resumo me chamaram muito a atenção!

Sabrina 05/10/2020minha estante
Recomendo.

Ju Perissê 21/09/2020

Livro fofo, com personagens encantadores, cheio de sentimento e vida.
Livrinho super fofo da literatura alemã, que foi um dos mais vendidos na Alemanha em 2017 (ficando em primeiro lugar na lista por várias semanas). Quando Selma sonha com um ocapi, alguém vai morrer nas próximas 24 horas. A leitura flui muito bem. Os personagens são encantadores. E, apesar de trazer, na chamada, o tema da morte, o livro trata muito mais da vida. A história mostra o amor entre as pessoas da cidade, o cuidado com aqueles que mais amamos e nos dá aquela sensação de que a vida passa MUITO rápido e que, às vezes, temos somente uma chance pra fazer ou dizer o que queremos.... depois, pode ser tarde demais.

Victoria 15/09/2020

Único
Esse livro foi diferente de tudo o que já li, achei surpreendente a escrita da autora e o desenrolar da história e como foi uma leitura ao mesmo tempo leve e tão carregada de sentimentos, me fazendo sorrir e chorar. Amei

Rafa 05/09/2020

Sensaincrível
Muito tocante e diferente, o livro aborda os temas amor e morte que mesmo não sendo opostos se veem sempre juntos

Edson.Oliveira 01/09/2020

Agradável
O livro tem uma pegada boa, me identifiquei muito com a personagem. Achei que o final poderia ter sido mais desenvolvido, ficou um gostinho de e aí o que aconteceu...

Kamis 30/08/2020

Não dava nada para o livro e no fim, chorei várias vezes. É livro que te deixa confortável e que lida com a morte de uma forma bonita, com amor.

r_enataf 26/08/2020

O dia em que li este tesouro
? -Obrigada por me trazer no final, tantos comec?os - ela sussurou. -E obrigada por na?o ter me dito nada durante toda a vida. Sena?o talvez, na?o pude?ssemos te?-la passado juntos. Imagine so?.?

em tempos de isolamento ler algo que te traz reflexões e de quebra ser tão simples faz o bem danado a gente. A história é incrível, as personagens são preciosos. Amei!!!!

MJ 21/08/2020

O início é bem promissor, depois cai um pouco, faz a gente se perguntar que horas volta pro ritmo inicial.
Mas no geral é um bom livro.

Thais.Moreira 19/08/2020

Amei esse livro, super recomendo. Uma livro que te prende do começo ao final.

Angelica.Silva 19/08/2020

Favorito demais
A obra é da autora alemã, Mariana Leky, e figurou por várias semanas na lista dos mais vendido na Alemanha.
Eu me apaixonei pela história logo nas primeiras páginas. Uma narrativa simples, porém cheia de sentimentos, força,doçura, daquelas que flui com muita facilidade.
Os moradores da pequena cidade Westerwald, sabem que quando Selma sonha com um ocapi, sempre alguém morre. Isso já aconteceu outras vezes, e nunca falhou. Luise, Martin, o oculista, o monge, Marlies, e os moradores sabem que não vão conseguir enganar a morte. O que eles ainda não sabem, e que desta vez, a morte vai mudar suas vidas para sempre.
Honestamente, achei a leitura fascinante. Esse é um daqueles livros raros de se encontrar, principalmente nos tempos sombrios que vivemos.
É um livro sobre amor. O amor em sua forma mais pura e terna.
O estilo de escrita me lembrou outros dois livros que amo: O maior milagre do mundo e O sol é para todos.
Vi semelhança também com um dos meus filmes favoritos, O fabuloso destino de Amélie Poulain, acho que pela doçura e verdade da história.
Recomendo a leitura apenas para aqueles que apesar de "São tempos difíceis para os sonhadores", ainda conseguem acordar todos os dias e tentar ser pessoas melhores, que não se permitem corromper com tanto ódio, amargura que temos ao nosso redor, e apesar dos pesares, ainda acreditam na força do amor, do bem e da esperança!

Nayane.Pinheiro 11/08/2020

Um livro de leitura leve e gostosa, uma história cativante, com doses romance e superstições, que me fez descobrir o Ocapi, até então não sabia da sua existência no mundo real, pelo título do livro pensei que era apenas uma criação literária. Agora fiquei com vontade de vê um Ocapi pessoalmente.

Tati Vizú 07/08/2020

A morte tratada com delicadeza
Gostei do livro. Aborda um tema "pesado" de modo tranquilo e gracioso. Gostei dos personagens e confesso que me emocionei bastante em certos trechos.