Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Tícia 24/01/2024

Mt bom ver a arte antiga e ver que as animações atuais são bem fiéis a criação dos personagens. Me decepcionei com o Gordon, mas homem ñ presta msm. É ótimo ver a Mulher-Gato e a irmãzinha dela tbm. Mt bom

Vitor16Hq 19/01/2024

Ano um
A principal HQ com o nome de ano um.

É uma das HQs fundamentais do personagem. O Batman é um personagem que tem uma fã base que às vezes me afasta desse personagem, mas tem histórias muito boas escritas com esse personagem.

Essa história tem muitas coisas boas, é da época que o Frank Miller fazia HQs boas, então é óbvio que vão ter elogios nessa resenha.

A reação que o Batman causa em Gotham é muito bem explorada, na população, nos criminosos e na polícia, o quadrinho também desenvolve muito bem o Gordon. A HQ é um ano um tanto do Batman quanto do comissário Gordon. E um pouco da mulher gato.

A cena em que o Batman enfrenta três garotos em um escada de incêndio, um deles fica pendurado e o Batman precisa segurar ele pelo tornozelo e lutar com os outros dois, é uma cena ótima. Foi a primeira cena que achei excelente nesse quadrinho.

Sem contar a icônica cena do Batman entrando em um jantar de mafiosos e dizendo que o jantar acabou, é uma cena que eu já conhecia, eu já tinha assistido a animação baseada nesse quadrinho, mas lendo o quadrinho na íntegra, é uma cena incrível.

O estilo de arte do David Mazzucchelli se encaixou bem com a narrativa, gosto muito de como ele retratou o homem morcego aqui.

Pizza Fernandes 18/01/2024

Um clássico daqueles que fica melhor a cada relida. Esse quadrinho foi escrito para reimaginar a história do Batman a atualizando para a realidade da década de 1980 mas a realidade é que ele ainda continua "fresco" até os dias de hoje. Com roteiro e ilustrações fantásticos esse quadrinho estava anos luz a frente do seu tempo e tem um lugar merecido entre os maiores clássicos do gênero

Carrietta 13/01/2024

Esperava mais, já que essa hq é tão aclamada
Assim, eu sou obececada no Batman, e essa hq Basicamente é o Gordon como protagonista. E o arco dele é bom, só que é muito mal desenvolvimento e a sub trama da traição dele é totalmente ruim e desnecessária. Acho que a trama inteira é muito corrida e chata, o Batman não tem nenhum tipo de desenvolvimento decente, ele mal aparece aqui, e se aparece não tem nem 4 páginas seguidas dele, e senti muita falta disso. A trama tem a sub trama da mulher gato que não serve pra nada. E acho que todas as tramas tinham que ser mais desenvolvidas.

Se fosse pra focar mais no Gordon e no Batman junto como é aqui, a HQ pelo menos seria mais longa pra conseguir desenrolar os dois arcos, mas aqui é muito corrido, tem coisas boas sim na história, mas em sua maioria é defeitos.

A ambientação de Ghotam e da corrupção é muito boa, mas o dent foi mal aproveitado e todos esses personagens envolvidos e essa trama não foi bem desenvolvido. Mas a narrativa na visão do gordon e do Batman até que é boa.

Os desenhos não são tão bons, mas tem muitos quadros que são perfeitos. A coloração é boa.

Os últimos 2 capítulos foi puro tédio pra mim, pensei que eu ia gostar, mas não gostei.

Tinha que ser tudo mais bem desenvolvido e ter mais BATMAN nessa hq do BATMAN, o tempo passa muito rápido, tem páginas que em uma página são 3 messes, então, acho que foi muito corrido. Esperava mais!

Dorigu3tto 01/01/2024

História de Origem Perfeita
Frank Miller consegue transmitir perfeitamente o sentimento de injustiça que cobre Gotham, assim como constrói com qualidade gradativa aquele que viria a ser seu maior protetor.
Batman: Ano Um é uma leitura muito boa e indispensável para quem gosta do Morcegão.

Anderson Souza 29/12/2023

Olha um bom começo
Nunca tinha lido quadrinhos e Batman foi um bom começo, é uma leitura interessante, densa, não imaginava que um quadrinho conseguiria transmitir isso

emclara 14/12/2023

"Criaturas extraordinárias, os morcegos"
?//

Foi uma leitura rápida, mas que muito me surpreendeu. Eu não esperava menos da HQ que conta uma das origens ? não tão diferente das outras ? do homem-morcego.

Indiscutivelmente, Gotham City tornou-se uma personagem de tamanha importância nas HQs, visto que é a criadora de muitos heróis, anti-heróis e vilões. Conseguimos ver sua relevância aqui, como uma cidade desumana, caótica, corrupta e sem qualquer pingo de esperança. Tal cenário é mostrado na perspectiva de um Bruce Wayne jovem com muito treinamento, entretanto, ainda suscetível a erros; também de um tenente novo na cidade, chamado James Gordon, que apenas quer fazer seu trabalho e deixar seu passado para trás.

Sem dúvidas, recomendo.
Leivison0 15/12/2023minha estante
CARA! essa HQ é sensacional!
eu amo a forma que eles contam a origem do bruce e seus primeiros anos como batman.

além de diversos detalhes adicionais sobre a vida do james gordon.. minhas partes favoritas é o ponto de vista do próprio gordon.

não achei muitas pessoas que deram chance ao "ano um"
aqui no skoob, muita maneiro que você leu essa obra prima.

frank miller é outro nivel em questão de storytelling.. o jeito que ele forma a narrativa tem deixa preso do inicio ao fim..

e o que falar sobre o mazzucheli.. não sei na sua edição, mas na fisica após o fim do enredo, tem algumas anotaçoes e rascunhos dele.. recomendo muito ler caso não tenha visto.

acho que me emocionei e escrevi demais sksksk, mas umas das melhores hqs de origem por parte da DC.

emclara 15/12/2023minha estante
Não posso concordar mais com você, eu realmente adorei essa HQ! Acho que nunca li alguma obra do Frank Miller ou consumi uma do David, por isso foi uma grande surpresa para mim. Infelizmente a edição que li não tinha essas anotações que você disse, mas agora fiquei curiosa.

Com certeza deviam falar mais dessa obra! E fico feliz de saber que alguém gostou tanto dela quanto eu kkkkk

Leivison0 15/12/2023minha estante
Acredito que você ia gostar de varias outras obras do miller, ele fez "batman - o cavaleiro das trevas" que talvez é a historia mais conhecida do batman nos quadrinhos

ele também escreveu HQ do demolidor no tempo que trabalhou na marvel. e pra completar, ele que escreveu "300" no qual foi usado de base pra fazer aquele filme "300" do zack snyder sabe?

uma duvida, você leu a edição fisica de capa vermelha? ou leu online? se não me engano a de capa vermelha tem os rascunhos e o relato do David
é de se apaixonar pelos desenhos dele ksksksksk

parabéns pelo bom gosto!
ksks

emclara 18/12/2023minha estante
Li online. Consegui encontrar alguns rascunhos lindos e idênticos a arte final por aí na internet, mas infelizmente não encontrei esse relato.

Eu conhecia o trabalho de Miller em Demolidor, apesar de nunca ter lido, só não sabia que ele tinha feito Cavaleiro das Trevas e 300! Tipo?? Meu Deus como eu não tinha ideia disso? O cara é um gênio

Leivison0 18/12/2023minha estante
Aaaa entendi, talvez na versão online não tenha mesmo..

mas o relato é bem simples, ele diz como os herois foram perdendo aquele aspecto "infantil" dos anos 60 e foi tendo uma pegada mais adulta..

e segundo ele, isso justifica tantas pessoas gostarem do batman.. e isso faz bastante sentido!

e você tem total razão, o Miller é genial kkkkkkkk não sei se tu já leu cavaleiro das trevas.. mas quando tiver chance, de uma olhada e tenho certeza que vai se apaixonar.

já que você leu Batman Shaman recentente, recomendo ler "o longo dias das bruxas" a linha do tempo fica um pouco depois de ano um/shaman..

Enfim, sou só um pouquinho fã do morcegão.. mas só um pouco.. da nem pra perceber..

Se precisar de recomendação, já sabe quem chama! KKKKKK

emclara 20/12/2023minha estante
Muito obrigado pela recomendação ? Estou seguindo uma ordem de leitura, mas pode ter certeza que irei ler O Cavaleiro das Trevas e O Longo Dia das Bruxas.

E, fala sério, como não ser fã do morcegão? Simplesmente um dos maiores heróis dos quadrinhos!

milla_giancristofaro 15/11/2023

Simplesmente o melhor quadrinho que eu já li. Uma grande introdução de um grande personagem. Sou apaixonada por histórias que mostram, de certa forma, a origem dos personagens. Posso falar que foi extremamente satisfatório ver personalidades tão importantes para todo o arco não só do Batman, mas de Gotham, de uma só vez em uma só história. Muito bom ver Selina Kyle e Harvey Dent muito antes de passarem por suas transformações. Acredito que não teria como acertar mais em apresentar uma história com toda a essência e alma de Bruce Wayne. Uma história com caráter sombrio e que consegue te fazer captar a atmosfera de Gotham. O plot twist no final te deixa surtado, incrédulo de que Bruce arriscou abandonar tudo o que estava construindo desde a primeira página ao esconder a sua identidade para salvar um bebê? e não um bebê qualquer, mas filho daquele que o estava perseguindo. E nada realmente representa ele mais do que isso, se arriscar pelo que acredita ser o bem maior. E a cena fica melhor exatamente por isso, a redenção do Gordon diante do homem morcego, que finalmente percebe que talvez esse seja seu único parceiro em uma cidade corrupta onde não pode nem contar com os próprios companheiros de trabalho. Firmam então um pacto e o início de uma amizade. No final, impossível não dar um sorriso com a menção ao coringa e a nova parceria formada de grande sucesso entre Batman e Gordon. Um ponto que me incomodou extremamente enquanto eu lia mas que acredito ter aprofundado ainda mais a história foi mostrar a traição de Gordon, mostrando que até que o homem que representa a honestidade e o que tem de mais puro em Gotham, também tem seus defeitos e não consegue ser perfeito nem naquilo que se torna sua característica principal. O personagem consegue ser desonesto com a pessoa que teoricamente mais deveria importar para ele enquanto carrega o seu filho no ventre, o que piora ainda mais a situação. Odiei cada segundo dessa narrativa, mas o que gosto no núcleo de Gotham é mostrar que nem tudo é preto no branco, todos tem suas próprias nuances? vilões com acertos e heróis com erros lastimáveis.

Murillo Bertolini 24/10/2023

Boa história com ideias muito interessantes, mas pecando um pouco no desenvolvimento
HQ com uma ótima premissa: os Poços de Lázaro são um artifício que Ra's descobriu e criou para burlar as regras da natureza, ou ele apenas utiliza de um meio natural e necessário da natureza para bens próprios?

Na história, após a morte de Ra's al Ghul após a destruição do último poço de lázaro pelo Batman, eventos estranhos vem acontecendo no mundo todo: a população simplesmente não morre mais. A história trabalha de maneira muito inteligente e interessante temas caros ao Batman como preservação da vida a todo custo e o subverte, colocando em perspectiva o que aconteceria se ninguém mais morresse.

A história parte de uma premissa bastante inteligente e interessante, ganhando bastante com a narrativa dos eventos em Gotham, onde aparentemente uma orda de "mortos vivos" está dominando a cidade. Toda a explicação da motivação e princípios seguidos por Ra's faz muito sentido na história, mostrando como é necessário para o funcionamento da própria natureza a existência dos Poços de Lázaro, engrandecendo o vilão e suas motivações, mesmo após falecido.

No entanto, a história peca no seu desenvolvimento, fazendo com que a carta de Ra's narrando os acontecimentos decorrentes do apagamento dos poços, bem como explicando sua visão de mundo, fique confuso e um pouco maçante, para no final termos a conclusão que empolga para a continuação.

juhelwig 24/10/2023

Efeito Miller
Batman Ano Um foi uma leitura que guardo um carinho especial, e mais que especial, uma revolução na forma de ver a história de Bruce Wayne contada pelas lentes do genial Frank Miller.
Após a leitura amei mais os quadrinhos, me interessei, surgiu uma nova paixão e um novo parâmetro: essa história chega aos pés de Batman Ano Um? Normalmente a resposta é não, mas não pela falta de qualidade de outras hqs, mas sim pelo impacto e revolução que Miller causou na história do Homem Morcego.
Não apenas para os fãs de Batman e DC mas para qualquer fã de quadrinhos, Batman Ano Um é uma história essencial. Após ela CUIDADO! Você irá ter uma nova paixão... O universo dos quadrinhos!

Bernardo.Zanetti 21/10/2023

O MAIOR
Obra de arte, simplesmente perfeita essa história! Enredo, desenho, cores... absurdo, nao a toa é o melhor e o maior heroi de todos... pretendo reler mais milhares de vezes devido tamanha perfeição...
Ansioso pra ler os proximos, PICA

Murillo Bertolini 17/10/2023

Origem definitiva do homem-morcego em uma obra espetacular
Terceira leitura que faço dessa obra, e parece que cada vez mais me surpreendo positivamente com ela.

Em "Batman: Ano Um", Miller e Mazzucchelli constroem a original definitiva do homem-morcego, trazendo tudo que existe de melhor no personagem: suas motivações básicas, construção do personagem, sua relação com Gordon, a corrupção de Gotham, o realismo do personagem, entre outros fatores.

A escrita de Miller, tal qual na sua fase no Demolidor, me fascina. Ele consegue colocar em poucos balões toda a sensação que o personagem vem sentindo, bem como seus pensamentos, tudo isso de maneira única, que faz o leitor ser transportado imediatamente para a história. A facilidade de lidar com uma trama policial, com um vigilante a solta, bem como os temas de trauma, dificuldade da vida urbana e problemas pessoas em tão poucas páginas de maneira tão incrível, é de se aplaudir.

Além de Miller, David Mazzucchelli dá uma aula de narrativa, trazendo o visual perfeito do homem morcego em início de carreira, com um colant simples, mas muito funcional, com muitas vezes o personagem se confundindo com as sombras da cidade em seus desenhos.

Poderia ficar por mais alguns parágrafos falando dessa história incrível. Quadrinho sensacional, trabalho espetacular.

Fontana 12/10/2023

Muito bom! Nunca tinha lido uma história do batman antes de ler essa e eu eu adorei, uma ótima introdução dos personagens

Damian Souza 07/10/2023

Barman Ano Um
Batman bem humano, nada de poderes absurdos. Compensado com bastante batdinheiro e batapetrechos.
Acho que se alguem pretende começar a ler em ordem cronológica vale a pena começar por esta HQ.

Sara 24/09/2023

Impecável!
"Senhoras e Senhores? Vocês comeram bem. Comeram a riqueza de Gotham? seu espírito!"

É muito raro eu ler quadrinhos, apesar de gostar muito. Queria ter me iniciado nesse universo quando eu era bem mais nova. Acho que eu teria adorado!

Desde que eu fui apresentada ao personagem Batman, provavelmente pelo meu pai, ele se tornou um dos meus super-heróis preferidos. Talvez meu primeiro contato com a história dele tenha sido por meio da clássica animação Liga da Justiça. Eu amava! Depois, com a trilogia do Cavaleiro das Trevas, do Nolan. De lá para cá, meu interesse só foi aumentando.

Fiz essa introdução só para dizer que se você gosta do Batman, leia "Batman: Ano Um". É tudo o que falam mesmo! Um quadrinho que dialoga com o mundo real por trazer um personagem quebrado, em uma cidade que precisa ter esperança, apesar de sua realidade obscura, criminosa e corrupta.

Tudo que eu conheço sobre o Batman vem dos filmes, com algumas leituras aqui e ali. Ano Um é tão bem escrito e desenhado que não só nos lembra dos filmes, como também parece criar o seu próprio.

Inclusive, o filme do Batman com o Robert Pattinson foi inspirado nessa HQ. É impressionante como eles conseguiram transmitir para o longa-metragem, com tanta fidelidade, a atmosfera sombria e a corrupção característica dessa edição.

Contudo, é ainda mais intrigante poder conhecer mais detalhes sobre Gordon, suas revoltas e temores, seu receio de viver e criar uma família em Gotham, além de outros sentimentos que ainda não foram explorados nos filmes, por exemplo.

E, claro, ver o Homem-Morcego em ação, não apenas como um super-herói que tem todo um arsenal ao seu alcance, mas como um homem que também é atingido (fisicamente e emocionalmente). O Batman é fruto do que Gotham se tornou. Conhecemos bem sua história de origem, mas aqui ela também ganha um peso maior. Ele quer salvar a cidade para as pessoas, mas ele reconhece que para tentar mudar um sistema corrupto, ele precisa de ajuda.

Ainda que eu tenha curtido demais essa leitura, sinto que eu pude conhecer mais do Gordon do que do Batman. Claro que se levarmos em conta que o Homem-Morcego tem zilhões de HQs para chamar de suas, é interessante ver Gordon mais de perto.

Outro detalhe que deixa esse quadrinho ainda mais diferenciado é poder ler sobre o quadrinista David Mazzuchelli, que fez todo o desenho de "Batman: Ano Um". Mazzuchelli não só tem um carinho especial pelo super-herói desde criança, como também se apresenta para nós, leitores, a partir de sua opinião sobre o Batman, detalhando seu ponto de vista sobre como ele se tornou um personagem tão icônico e marcante para ele.

E diria que para muitos de nós também!
Fabio 25/09/2023minha estante
Resenha impecável! ?