Batman: Year One

Batman: Year One Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Keyth 21/04/2024

Essa HQ é impecável
Faz um tempo que estou (não tão) levemente obcecada por Batman, pela batfam em um geral. E, embora já esteja lendo as comics mais recentes, acho que ler os grandes clássicos do homem morcego sempre é uma boa pedida, afinal você sempre acaba se deparando com enredos envolventes e personagens cativantes.

Batman: Ano Um entrega todas essas coisas, e muito mais. Reconta a clássica história de origem do Batman de uma forma inovadora, focando em suas falhas e acertos nos primeiros dias de Bruce como Batman.

O traço do artista e a escolha de cores são muito bonitos e ajuda construir ainda mais a atmosfera.

Após ler essa comic, acho que fica bem óbvio a fonte que o Nolan bebeu ao fazer Batman Begins.

No mais gerais, dêem uma chance para essa HQ, mesmo que não seja acostumado a ler isso.

leonardo1083 18/04/2024

Nunca vou entender a cuequinha
Não acredito que o batman é na verdade um homem crescido que usa cuequinha é adora entrada dramaticas, incrível

garibela_ 13/04/2024

Batman: ano um
Nunca tive muito costume de ler HQs, fora os gibis de turma da Mônica quando eu tava no fundamental I.
Também não sou muito chegada a filmes de super-heróis, mas gosto muito do Batman e do Homem-Aranha.
Quando mencionei pra um amigo que não costumo ler gibis, ele me deu uma lista com indicações por onde eu podia começar. Foi assim que esbarrei em Ano Um, e felizmente outro amigo meu teve a confiança e bondade pra me emprestar o exemplar que tem em casa.
A narrativa de Miller é tremendamente envolvente, os traços de Mazzucchelli são SENSACIONAIS e o cuidado de Richmond com a paleta de cores tornaram a experiência de ler essa HQ totalmente surpreendente e fascinante. Eu amei.

unknown 10/04/2024

O puro suco do batman
Oque esse quadrinho inspirou o Nolan é brincadeira , considero no mesmo nível dos filmes a história e ótima e te faz entender bem como o batman funciona e como ele é. E faz qualquer um gostar do comissário Gordon que depois desse quadrinhos pra mim tá entre os melhores personagens de gotham City , o único ponto que eu achei negativo é a selina kyle , achei meio jogado a história dela ela é bem deixada de lado dito isso 10/10

Luiz_CAG 06/04/2024

Leitura obrigatória para os fãs do Batman!
HQ "Batman: Ano Um" é uma obra essencial para os fãs do Cavaleiro das Trevas! Tem um roteiro incrível do Frank Miller e uma arte elegante de David Mazzucchelli, que combina muito com a proposta do Quadrinho. A história nos leva às origens tanto do Batman quanto do então, tenente Jim Gordon em Gotham City. Enquanto Bruce Wayne enfrenta incertezas e desafios em sua busca por justiça, Gordon luta contra a corrupção dentro da própria polícia. Alternando entre os pensamentos internos dos protagonistas, a narrativa oferece uma visão íntima de suas motivações e dilemas. Com temas profundos como a busca por justiça e a luta contra a corrupção, "Batman: Ano Um" é uma verdadeira obra-prima dos quadrinhos do Batman, obrigatória para qualquer fã do personagem!

P3te3rr 04/04/2024

A melhor HQ de todos os tempos...
Na década de 80, o universo da DC Comics estava uma bagunça enorme, com um multiverso bagunçado, histórias malucas e muitas publicações medíocres. Eis que surge uma grande ideia na editora: reiniciar tudo! Em 1986, um mega evento da DC ocorre: "A Crise nas Infinitas Terras".

Após isso foi preciso pensar em maneiras novas de escrever seus três principais personagens: o Batman, o Superman e a Mulher-Maravilha; a trindade da DC. Para o Homem de Aço, ficou encarregado o roteirista e desenhista John Byrne a dar uma nova roupagem ao herói. Fez isso com sucesso, pois essa é uma das melhores HQs que já li.

A Mulher-Maravilha também foi rebootada, mas não sei muito sobre ela, pois foi o único reboot da trindade que ainda não li. Mas a tarefa mais difícil era a de rebootar o homem-morcego. Como eles fariam isso? O Batman já estava perfeito para eles (ênfase no PARA ELES).

Ainda nesse contexto, havia um roteirista que já era considerado ali um dos maiores, se não o maior roteirista de todos os tempos: Frank Miller. Miller fez um trabalho excepcional na Marvel, levando o Demolidor para outro patamar. Na DC, havia escrito a HQ Ronin e Batman: O Cavaleiro das Trevas, dois sucessos estrondosos dos gibis. Ele era perfeito para o papel.

Mas ele não queria desenhar, como em seus outros trabalhos na DC (agradeço por isso kkkkk). Então precisaram chamar um desenhista. Mais um gênio entra nessa obra, o artista David Mazzucchelli. Miller e Mazzucchelli já haviam trabalhado juntos, então tudo certo.

Com um roteiro FANTÁSTICO que não se prende a nada surreal, Miller escreve uma história para o Batman completamente pé no chão, onde Bruce ainda está iniciando em sua jornada contra o mundo do crime e Jim Gordon está enfrentando dificuldades em seu casamento com a Barbara e na filiação com a polícia corrupta de Gotham. A história gira em torno desses dois núcleos, criando um terceiro mais secundário com a Selina Kyle.

A premissa da HQ não apresenta nada tão grandioso, isso é um fato. Mas o que se torna genial aqui é a narrativa, a forma como essa história é contada, algo jamais visto no mundo dos quadrinhos. Eu me arrepio até hoje com diálogos e cenas dessa HQ.

Para complementar essa profundidade toda em uma narrativa fabulosa, Mazzucchelli cria desenhos perfeitos para a história, trazendo um estilo que, para mim, é a melhor arte que já vi em todos os quadrinhos que já li.

Mas a genialidade não acaba por aí...

As cores eram limitadas na época por conta do tipo de papel utilizado na publicação (papel jornal). E aí entra mais uma gênio, a colorista Richmond Lewis que teve uma limitação de 60 cores em seu arsenal. Quando a HQ foi encadernada, ela fez um retrabalho na arte, melhorando ainda mais a qualidade e a profundidade dessa obra.

Esses 3 gênios criaram a melhor HQ já escrita (pelo menos pra mim). E sinceramente, não sei se essa opinião vai mudar...

*** 12/03/2024

Muito fluído e rápido!! leitura perfeita depois de um tanto de fantasia densa que li

já estava querendo ler quadrinhos do Batman há muito tempo mas fiquei com medo de ficar perdida com mta informação e essa edição foi ótima pra mim por começar do zero!

amo o universo do Batman, simplesmente o melhor dos super heróis

acho incrível que não tem um "vilão" decidido pq a cidade e a polícia já fazem esse papel

a introdução da Selina e a narração do Gordon foram ótimas!

Gabriel 10/03/2024

Clássico
Batman: Ano Um é uma leitura rápida e prática sobre a origem do homem morcego, sendo ao mesmo tempo uma ótima introdução ao personagem James Gordon.

História minúscula, se inspirando principalmente em quadrinhos pulp e histórias policiais, o quadrinho introduz uma versão mais realista e cruel da cidade Gotham e de Bruce Wayne, que seguem dessa forma até os dias de hoje.

Gostei como apresentou ambos os personagens (Batman e Gordon) ao mesmo tempo e mostrou a semelhança de ambos em meio ao caos da cidade em que vivem. Os conflitos são diferentes das histórias convencionais do Batman, a polícia e a mafia são os principais antagonistas da história e faz sentido pela proposta realista e introdutória da história.

Batman: Ano Um é a porta de entrada para qualquer fã do personagem, leitura obrigatória para compreender melhor o personagem.

Estevão Erthal 16/02/2024

Gotham Ano Um!!!
Finalmente fui ler a famosa história da origem do Batman, que ganhou forma graças ao incrível Frank Miller. Saio contente, e com alguns pontos a destacar.

A primeira parte que me chocou foi como Miller e companhia conseguiram revelar com perfeição o quão miserável e patética era Gotham antes do morcegão e do próprio Jim Gordon. Eles mostraram detalhadamente o nível de pobreza, prostituição e corrupção na cidade governada por líderes corruptos e pelos ricos, enquanto 99% da população era cega ao que acontecia de baixo dos panos.

O segundo ponto a destacar é sobre o próprio Batman. Achei realmente legal de ler (e ver) a origem dada por Miller ao maior detetive de todos os tempos. Como que, até mesmo o rei do preparo, em seu início, teve também seu momento em que prevaleceu a inexperiência, contando com a sorte, antes de se tornar a lenda dos quadrinhos que é hoje. Apesar de ser uma boa leitura, ao mostrar os pontos chaves que levaram Bruce a se tornar o morcego, antes de começar imaginei que Miller aprofundaria um pouco mais a origem do herói. Imaginei algo mais parecido com Batman Begins, o icônico filme de 2005.

Falando sobre Jim Gordon, o então detetive é, na minha opinião, o maior destaque. A história foi bem sucedida em mostrar que, mesmo sendo um dos mais confiáveis polícias, ele também teve um tempo obscuro antes de Gotham e que chega até a trair sua esposa (perdeu vários pontos comigo Jim...)...

Apesar de se chamar Batman Ano Um, senti que a história foca muitas vezes no detetive e em toda Gotham, falando também muitas vezes de Dent e da Selina. Compreendo que Miller fez isso exatamente pra mostrar como Gotham estava quebrada e precisava de um herói. Porém, creio que faltou um pouco mais de Batman. Não muito... Mas talvez só um pouco mais de aprofundamento, o que ele passou e tal.

O final, apesar de depois ter compreendido, me deixou um pouquinho confuso inicialmente, na parte em que o Romano é introduzido, em especial.

Pra finalizar, não querendo ser muito repetitivo mas já sendo, é uma história muito legal de ler, principalmente por mostrar o início do morcegão e mostrar sua cidade destroçada pelos corruptos. Ainda sim, acho que faltou um pouco mais de Batman.

Pagethroughh 13/02/2024

Muito bom mas...
Gostei muito da leitura. Segundo quadrinho do Batman que eu li, é intenso e achei bem legal saber como o Batman ganha a confiança do Gordon. Mas, em algumas partes não gostei tanto dos diálogos.

guiii 11/02/2024

Altas hq
Pra quem quer começar a ler quadrinhos e gosta do batman essa é a melhor opção, comecei a ler hqs com batman ano um e assim fui atrás de outras historias. Nessa hq o batman, esta no primeiro ano sendo de fato o batman, como o nome ja sugere. Mt boa vale a pena

Porteiro_ 31/01/2024

Origem muito boa do Morcegão e Jim Gordon.
Bom quadrinho de origem do Batman, e também do comissário Gordon. Quadrinho é contado pelo ponto de vista de Bruce Wayne e Jim Gordon. Achei bem interessante essa escolha. Mostra o retorno de Bruce a cidade e seu primeiro ano na sua cruzada como vigilante ao combate a crimes de rua e crime organizado. Enquanto Gordon é transferido pra cidade onde vai ter que lidar com corrupção interna do sistema e toda criminalidade intrínseca na cidade.
Acaba tendo também partipação e citações a outros personagens muito importantes em outras histórias do morcegão. É bem legal.

Roteiro é muito bom. Gosto como ele faz a criação do Batman. É interessante como ele aborda essa parte onde para impor medo nos criminosos existe toda uma performance teatral do Bruce para que seja criada uma figura sobrenatural que se esconde nas sombras chamada Batman. É uma justificativa legal pra um bilionário fortemente armado e treinado se fantasiar de morcego e bancar o super-herói numa cidade barra-pesada. Eu gosto.
Gosto também de conhecer mais sobre Jim Gordon. Um dos amigos mais antigos do morcego em sua jornada. Aqui ele ainda não é comissário. Tem que lidar com corrupção interna na polícia e os problemas que isso vão causar a ele por ser um policial incorruptível, enquanto se preocupa com sua esposa grávida e bebê que vai nascer em uma cidade abandonada por Deus.

Por mais que não seja um traço que eu goste, a arte é boa. Pra quem tem curiosidade em uma das melhores HQs de origem do Batman, é também uma leitura rápida. Recomendo.

Gio 31/01/2024

Batman
Eu quero começar a ler quadrinho do Batman, mas não pelo Batman
Eu só quero ver meus filhos (todos os robins)

Atlas8 26/01/2024

Uma grande história de origem
Acho incrível o fato do foco principal da história ser o comissário Gordon, e acho melhor ainda não ter nenhum vilão do Batman aqui

Odeovo 25/01/2024

Opinião Curta
Esse foi o meu primeiro quadrinho, indicado pelo meu irmão. Genial! Embora não seja muito fã de super-heróis, adorei tudo o que há nesse quadrinho! Rápido, envolvente, o traço é fantástico, as cores, embora limitadas, são fenomenais! Perfeito!